A Moreninha

A Moreninha Joaquim Manuel de Macedo

Resenhas - A Moreninha

Laís 28/06/2022

Romance incorrigível
Poderia dizer que parece aqueles romances com açúcar, na verdade é. Mas tão bom ler esse tipo de livro que deixa o coração tão quentinho. Contemplar a pureza dos personagens, o amor surgindo de mansinho e depois se tornando um fogo ardente entre Carolina e Augusto. Faz bem ler livro assim, nos deixa esperançosos.

"Assim como o grito tem o eco, a flor o aroma, e a dor o gemido, tem o amor o suspiro. O amor é demoninho que não pede licença para entrar no coração da gente e, hóspede quase sempre importuno."

Bochannie 21/06/2022

Incômodo
É uma história bem inocente, com um amor de infância. Representa bastante o romantismo, então é ótimo para tomar de base ou até mesmo fazer um trabalho sobre o estilo literário da época.
Em questão do livro em si, da forma como foi desenvolvido, não tenho nenhuma reclamação. Na realidade, é até bom para ler, pois é bem curtinha. Da pra ler em um dia.

A única reclamação que eu tenho, que foi algo que alterou bastante a minha impressão sobre o livro, foi mais a parte da descrição do autor em relação a moreninha(isso é mais uma questão pessoal, não diria que é um problema extremamente explícito, só sou eu que vi problema nisso).

A moreninha é bem nova, tem 14 anos, já Augusto tem lá por uns 20 anos. Até aí eu estava tranquila, pois por mais que eu não goste, era comum na época.
Mas o que sempre me deixava desconfortável era na hora de descrever a moreninha, a sua aparência. Sempre na hora da descrição, seus traços infantis eram sempre destacados, e tudo bem, praticamente ela ainda era uma criança, mas aquilo sempre carregava um sentido romântico, admirado(sem nenhuma segunda intenção, claro, era apenas inocente), e isso, inconscientemente, me causava desconforto porque era na visão de um homem adulto.

Mas, era apenas isso, no final a avalição foi mais feita por uma questão de impressão e de sentimento em si, porque se fosse para colocar uma avalição analisando o livro de forma neutra, colocaria um 3 por aí.

É isso :)

ray 13/06/2022

escola
li esse livro muito rápido para escola, não gostei da história, me senti empacada nesse livro, precisava ler pra terça (amanhã) então acabei deixando passar alguns detalhes, mas a diferença de idade deles me incomodou MUITO
não leria fora da escola

liviad 10/07/2022minha estante
Mano sou muito lerda então pq eu não imaginei nada

Gaby 05/06/2022

A moreninha.
Livro nacional, uma estória sem conflitos, e com um final feliz. Divertida e nada complicada. A história é singela e divertida, com os elementos característicos de folhetim, que o escritor ajudou a popularizar no século XIX. Já esperava o final, mas mesmo assim muito bem construída.

Kally.sol 02/06/2022

O romance A Moreninha é um clássico da nossa literatura e representa a narrativa romântica com características nacionais. O Romantismo, como grande parte dos movimentos literários, tinha força na Europa. A obra de Joaquim Manuel de Macedo dá os primeiros passos para o Romantismo tipicamente brasileiro.
A obra mostra os costumes e a organização da sociedade que se formava no século XIX no Rio de Janeiro: os estudantes de medicina, os bailes, a tradição da festa de Sant?Ana , o flerte das moças entre outros. Também está presente a cultura nacional, através da lenda da gruta, em que  o choro de uma moça que se apaixonou por um índio e não foi correspondida se transforma na fonte que corre na gruta.
A idealização do amor puro, que nasce na infância e permanece apesar do tempo, é uma das principais características que enquadram a obra como romântica. Além disso, a menção à tradição religiosa (festa de Sant?Ana), o sentimentalismo e caracterização da natureza através da ilha, da gruta e do mar contribuem para montar o cenário do amor romântico entre Augusto e Carolina.
A linguagem da obra é simples, com a presença do popular. O narrador é onisciente, em terceira pessoa. O romance se desenrola em três semanas e meia, em tempo cronológico. A leitura leve, o suspense presente no decorrer do romance e o final feliz fizeram da obra uma referência, que teve repercussão não só na época de sua escrita, como também é lida até hoje.

JhonJhon 01/06/2022

A face/ início da ruptura de um período
A Moreninha é uma obra carregada de características românticas, não poderia ser diferente, visto o período que foi escrito. Nos dias de hoje ler um romance romântico soa maçante, mas é fascinante ver a sociedade daquela época e seus costumes, por exemplo, um flerte era muito difícil e as informações demoravam a chegar aos mocinhos e quando chegava, vinham distorcidas. Ler " A moreninha" é caminhar pelas caminhos do romantismo e desvendar como a paixão, a aposta e fidelidade a uma promessa infantil tem seu proposito e valor dentro desta obra incrível.

Ana Bia 31/05/2022

A moreninha
Achei que ia ser difícil de ler por ser um clássico mais não foi, a história é interessante e tem como encontrar todas as características do romantismo amei

Loh Valente 30/05/2022

Um romance tão gostosinho de se ler!
Gostei muito do enredo e dos personagens, a forma como acontecem as coisas...
O que me incomodou foi a idade deles e algumas situações, tipo, a ideia foi boa, mas a execução..... Apesar disso gostei bastante

isadorarxg 28/05/2022

eu li dois capitulos e dps n consegui mais ler, fui procurar um resumo pq eu precisava terminar o livro até segunda mas se n fosse por isso tlvz eu tivesse desistido. pq eu desistiria? nao é que o livro seja chato mase incomodava muito q a carolina tinha 15 ano e o augusta ja era maior de idade, por mais qno livro seja de mil oitocentos e sei la quanto eu ainda m consigo engolir isso

Bell 27/05/2022

Um livro razoável, com questões a se pensar como o machismo e a pedófilia da época e o retrato do Brasil historicamente.

luagmess 25/05/2022

Eu sabia!
Este romance de certa forma me deixou confusa por conta da norma usada, principalmente na parte medicinal, mas não decepciona nada, por isso é um clássico! Comecei a ler por conta da escola e agora se tornou precioso para mim.

juh 25/05/2022

Foi pra escola!!
Tem pedofilia e racismo mano, n tem como eu gostar disso kkkkk. No começo eu tava até q gostando e conseguindo andar de acordo com o ritmo do livro, mas dps eu só conseguia pensar q eu tava com sono e perdi todo o plot twist. Enfim, eu entendi, mas é impossível aproveitar livro da escola.

Leticia 24/05/2022

Chato
Li pra escola também.
Eu quase arranquei meu cérebro pelos ouvidos 62827 vezes não lembro de ter lido nada tão chato na vida