A Moreninha

A Moreninha Joaquim Manuel de Macedo

Resenhas - A Moreninha

Clara 27/07/2022

Esse foi difícil de ler, apesar de uma história muito engraçada e consideravelmente muito boa, a literatura brasileira é robusta o suficiente para me causar um nó na cabeça.

liviad 27/07/2022

Desfecho um pouco decepcionante mas já era de se esperar tendo em mente a época que o livro foi escrito, tem umas problemáticas bem marcantes também mas não adianta ler livro de época esperando militância. Tirando isso o livro é incrível, plot muito bom (:

thomas 26/07/2022

lolita br
duas estrelas porque ri uma ou duas vezes e confesso que as declarações de amor são bem bonitas, mas não vale a pena a leitura considerando a idade de ambas as partes. sem contar o racismo que não passa despercebido.

Jessie 25/07/2022

Leve e divertido (embora n pareça)
A princípio comecei a história por meio da minha professora de português, à trabalho escolar. Mas logo na primeira página pude me surpreender com a leveza e trama bem humorada de A Moreninha.
Temos por protagonistas o estudante de medicina Augusto e a irmã de Filipe(também estudante de medicina e amigo de Augusto), Carolina ou como muitos a chamam, apenas a moreninha. Carolina é uma garota de 14 anos muito travessa, que transborda de alegria e contém aquela diversão infantil em seu modo de viver. Já Augusto é um rapaz inconstante no amor e como seus amigos Fabrício, Filipe e Leopoldo o dizem, é um grande incorrigível por sí só.
Toda a trama da história se passa durante as comemorações do feriado de Sant'Ana e a aposta dos quatro estudantes. Retrata também os costumes da burguesia carioca, dos muitos bailes, das moças da corte e dos estudantes e seus amores.
Augusto consegue amar a apenas uma mulher por mais de 15 dias?
Bem, é o que veremos em A Moreninha.

Clio0 19/07/2022

A Moreninha é um dos romances tarimbados em listas de vestibular por ser um dos senão o primeiro romance brasileiro... o que não implica que a leitura seja lenta ou a escrita defasada. Joaquim Manuel de Macedo parecia escrever com a alegria típica de quem absolutamente não se sentia intimidado pela façanha e o resultado é uma história leve e fácil de assimilar.

A galeria de personagens raramente ultrapassa os vinte anos, portanto não espere grandes discussões filosóficas ou morais. Os poucos diálogos mais extensos representam um papel bem simples: garantir o drama do casal de namorados.

A caracterização de ambos é interessante e recheada de humor. Carolina é a típica menina de quinze anos, cheia de atrevimento e criancice. Augusto é ainda mais especial, pois como um estudante de medicina, o autor se deleita em fazer dele arrogante, sentencioso e imaturo.

É uma obra surpreendentemente suave para o Romantismo, com um vocabulário relativamente simples. Pode-se dizer que ela passa longe da tragédia e ornamentação descritiva que é parte da definição desse movimento.
Cris 27/07/2022minha estante
Lembro de ter gostado quando li na adolescência. Preciso reler.

Ots 25/01/2023minha estante
Você pontuou muito bem.
É uma leitura leve que faz a gente dar boas risadas.

Iria.Collar 30/07/2023minha estante
Leitura agradável. Li na adolescência.

Heloisa 18/07/2022

Moreninha
O livro é um dos clássicos brasileiros mais famosos do Romantismo, apesar de algumas pautas questionáveis no enredo, que poderiam ser consideradas problemáticas na sociedade atual, retratam em minha visão uma perspectiva histórica. Entretanto, o romance que começa desde a infância das personagens, torna essa leitura muito leve, além de ser extremamente essencial na história literária do nosso país.
Heloisa 18/07/2022minha estante
mas tô feliz de ter tirado ele da minha lista! Gostei do livro

jotave_brito 13/07/2022

A moreninha
Esse aqui é bem aquele romance clássico, onde a donzela espera pelo príncipe e tals...

Depois que eu li esse livro me deu maior vontade de ir conhecer a ilha de Paquetá.

Wane 11/07/2022

O que falar da a moreninha?
O livro explana sobre a vida de Augusto e suas dificuldades amorosas.
A leitura no tanto é melancólica e poética, não sendo o estilo de livro que tenho costume de ler. Porém, valeu a experiência. Desta forma, quem não gosta muito de clássicos ou livro com escrita complicada, eu não indicaria este livro.
Apesar de ser uma leitura rápida, nele se explana o romance com uma inocência e angelicalidade. Além disso, o plot foi bem óbvio. Isso fez com que não gostasse tanto do livro.

Mari.Costta 09/07/2022

Puro romance
É um deleite acompanhar esta história de amor tão puro, que nasce na infância e sobrevive ao tempo.
Tem linguagem simples e prende a leitura!
Também retrata muito bem os costumes e a sociedade brasileira na época em que foi escrito.
Tinha lido durante a época de escola e agora que reli, adorei!

Guilherme 06/07/2022

Mais um livro lendo com a namodada. Demorou mas terminamos hehehe. No geral bem típico do romance brasileiro do seculo xix. Mtt bonzinho de se ler.

Nat Wissinievski 03/07/2022

É um bom livro pra quem gosta de romances clássicos e clichês como eu. Eu achei uma leitura divertida, mas alguns que não estejam muito acostumados com uma linguagem menos atual podem ter dificuldades com o vocabulário. Outro problema também é que, por ser um livro antigo, há muitos pensamentos retrógrados e problemáticos contidos na história, mas se tiver bom discernimento, essas questões podem ser até boas para refletir e discutir com outros leitores do livro.

Rafa 03/07/2022

Legal
Li o livro para a escola e foi bem interessante.
No começo fiquei bem perdida com relação à linguagem complicada, mas depois me acostumei e consegui entrar um pouco na história.
É um livro para se ler tendo em mente o período em que se passa, pois apresenta coisas que não condizem com o contexto atual, como racismo e a diferença de idade entre o casal principal.

Bia 01/07/2022

É só bom
É uma linguagem comum de literatura, complicada, o livro é chato pra k7 no início, mas no final é bom, e só.. não leria novamente. Mas é bom

shakur. 01/07/2022

A Moreninha
A Moreninha é um romance clássico escrito por Joaquim Manuel Macedo. O enredo da história é mágico, seria um grande romance se a prática da época fosse normalizada, no caso, a pedofilia. Sabemos que era normal um relacionamento entre um homem de meia idade e uma menina de quinze anos, e é interessante ler livros que aborde esse tipo de assunto pois veremos o quanto a mentalidade da sociedade evoluiu.
Apesar de tudo, é um bom livro mas não se dá para apagar esse fato.

Ketlyn Stefhane 30/06/2022

Referência de metalinguagem
Li na época do colégio e não aproveitei tudo que essa delicinha de obra podia me oferecer, relendo agora pude aproveitar.