O Mago de Camelot

O Mago de Camelot Marcelo Hipólito

Resenhas - O Mago de Camelot

Autora Nadja Moreno 21/11/2013

O Mago de Camelot - Marcelo Hipólito - Blog Escrev'Arte
O Mago de Camelot conta a saga de Merlin, abordando em suas páginas cada um dos personagens que conhecemos originalmente em estórias como Brumas de Avalon ou Arthur da Távola Redonda, por exemplo. Marcelo nos apresenta a vida do mago desde a sua infância, até suas magias mesmo depois de se alma separada do corpo. Gostei muito de conhecer uma nova visão do mago. Me lembrava de ter lido somente características dele já como mago, e não como uma criança e depois adolescente, que teve seus motivos para ansiar pelo conhecimento e domínio da magia.

Os personagens vão surgindo e vão dando forma ao enredo, fazendo com que o leitor viaje por décadas e acontecimentos transformadores de uma Britânia do século V. A narrativa realmente nos leva para estes tempos remotos e nos faz visualizar a magia que perpassa por esta época tornada mágica pela literatura ao longo do tempo.
"
Constantino cedeu-lhe Excalibur como uma proteção adicional, abençoando os filhos com um retorno seguro. Uma lâmina bela e mortal, de gume duplo e afiado, resplandescente em sua empunhadura de ouro maciço, esculpida na forma de um violento dragão com aguçadas presas de prata e furiosos olhos de rubi."

Ao longo da trama, os personagens vão surgindo, a cidade de Camelot é criada, a távola redonda surge, vemos luxúria, traição, vingança, guerras, lutas e magia. Tudo isso é narrado com uma linguagem clara e muito bem trabalhada. Nomes conhecidos surgem, como Morgana, Artur, Lancelot, Guinevere... Rapidamente ao longo das 151 páginas do livro todos são apresentados, se desenvolvem e dão sequência aos acontecimentos. Tudo é feito com cuidado, mas senti falta de mais páginas e mais detalhes para a profusão de acontecimentos. Não imaginava quanto tempo de estória poderia caber em tão poucas páginas!

Não encontrei erros e a diagramação feita pela Novo Século é, como sempre, impecável. Se você gosta de magia e do ambiente dos primeiros séculos, apresentados com uma linguagem condizente com a singularidade destes tempos, O Mago de Camelot é leitura obrigatória! ;)

site: http://escrev-arte.blogspot.com.br/2013/11/resenha-o-mago-de-camelot-marcelo.html

Ace Barros 28/11/2013

O Mago de Camelot (Resenha retirada da sessão Um Toque Masculino do blog Coisas de Meninas)
Recontar um mito conhecido não é fácil. É preciso coragem, criatividade e competência para mexer com o que já foi canonizado, dar nova roupagem e garantir o seu diferencial. Quando o mito é algo tão enraizado no inconsciente popular como é o de Merlim, Arthur e seus cavaleiros, a tarefa pode ser ainda mais dura. É possível trazer algo novo para uma história tão antiga? E se o caso fosse beber de várias fontes ricas dessa mesma história para "arrotar" algo enraizado nos clássicos e adicionar novos elementos? Foi dessa forma que encarei a leitura de O Mago de Camelot do autor Marcelo Hipólito.
Tive o prazer de conhecê-lo durante a XIª Bienal do Livro da Bahia, agora em novembro, e fui apresentado diretamente por ele ao seu trabalho como autor e principalmente ao mais recente deles: O Mago de Camelot. Conversar com ele não só foi o bastante para me convencer a comprar o livro, como também fundamental para o garantir ao Marcelo o titulo honorário de autor parceiro do blog de tão proveitoso foi o bate papo.
O livro apresenta uma roupagem mais dura e crua para a história de Merlim, não digo real pelo fato haver presença de magia (não que eu desacredite desse fato é claro, afinal: Não creio em bruxas, mas que elas existem, isso existem). Dividido em duas etapas nomeadas Luz e Trevas, arcos que representam ascensão e queda de Merlin, o livro reconta a origem do mito, seu trágico envolvimento com o druidismos, sua entrada em um monastério católico e sua visão de um futuro melhor para a Bretanha. Melhor na visão dele é claro, pois o mago não é tão altruísta o quanto de costume. O clima é bruto, adulto, com textos corridos e ásperos que contribuem para dar ao místico um tom mais próximo ao real, assim como feito nas Crônicas de Fogo e Gelo de George R.R. Martin. Graças a agilidade do texto a leitura se torna dinâmica, e acredite se quiser, apesar de o livro ter apenas pouco mais de 150 páginas o livro se torna profundo.
Como já adiantei ao Marcelo, gostei bastante da leitura, mas senti falta de maior participação do Merlim nos últimos capítulos. Não que ele esteja ausente, mas por ser um livro sobre ele esperava ver um pouco mais do Mago da Bretanha como conselheiro de Arthur. Achei a parte Trevas muito boa, mas quando chega em Luz a queda de Camelot foi muito rápida e focada em seu rei. Achei que veria mais do período glorioso dos Pendragon e Merlim vendo seu sonho próximo da concretização (ou não). Mas entendi que tudo isso foi para enriquecer e trazer a novidade ao desfecho que é diferente do esperado.
Ao Marcelo resta dar os parabéns pela obra e avisar que logo irei atrás dos outros livros.

site: http://www.coisasdemeninas.blog.br/

Isabela Mazza 09/03/2014

Achei o livro BÁR-BA-RO, literalmente!
(Postada no blog: Bálsamo dos Livros)

Eu nunca pensei que fosse gostar tanto de um livro que falasse sobre essa lendária história e de toda esta trama que sempre ouvi falar, mas não sabia sobre o que realmente se tratava!

O autor nos apresenta Merlin desde quando tinha seus quinze anos e estava com seu irmão na feira das ruas de Ratae para furtar os transeuntes, forçados por sua mãe - uma mulher rancorosa, frustada e infeliz - que ganhava uns trocados como prostituta; até sua ascensão como druida, monge e mago se passam vários anos. É uma jornada longa.

O livro se passa na Britânia no Século V d.C. (acompanha um mapa da mesma) e o que mais me chamou a atenção foi toda a ganância, as estratégias e as cartas na manga que apareceram durante seu percurso. Durante seu caminho nos é mostrado toda a violência da guerra - entre saxões e britânicos - para se tomar um povo, o conflito de interesses, os reis que assumiram o trono e de que forma as personagens que aparecem sempre acabam tendo seus destinos cruzados e interferidos nessa teia. Claro, sempre com aquela dose amarga de magia envolvida.

"Merlin experimentou o fragor das narinas do cavalo e o tremor do solo sob seus cascos potentes. O machado de Hengist se projetou para lhe separar a cabeça dos ombros."

Quem foi Merlin? Apesar de tudo, um homem devotado a trazer paz e justiça para os povos, além de reverenciar a existência de um rei que fosse bom e justo. Este mago difundiria vagarosamente o fim da era teocentrista entre os povos, para o cultivo da razão e da ciência, acompanhado pelo declínio da magia, da barbárie e da superstição.

Achei o livro BÁR-BA-RO, literalmente! O Marcelo tem uma escrita super objetiva que faz com que devoremos todas as 151 páginas do livro em pouco tempo, talvez até em horas. Me encantei mais ainda por esta história, mesmo que seja apenas mais uma de suas versões, foi única. Na 'Parte I - Trevas' do livro se foca nos passos tomados por Merlin para alcançar seu objetivo e a ''Parte II - Luz'' começa com um futuro rei no auge de seus sete anos de idade, que cresceria em meio aos mais abastados para conhecer a situação de seu povo e educado com a sabedoria desconhecida pela polução.

Conheci e entendi tantos personagens que sempre ouvi falar que preciso citar para que sintam um gostinho da trama, sem falar de alguns termos que esclarecerei segundo o apresentado pelo enredo:

♠ Personagens:
- Uther Pendragon;
- Igraine;
- Arthur;
- Morgana;
- Mordred;
- Guinevere;
- Lancelot.

- Druidas: o Druidismo é um caminho espiritual de natureza pagã, todo druida é um pagão. O termo pagão tem origem no vocábulo latino paganus, que era usado para designar alguém que nasce no pagus (o campo, a Natureza).

- Excalibur: a Lâmina do Dragão (uma espada).
- Távola redonda: ampla mesa circular, desprovida de cabeceiras e emblemas de hierarquia, em torno da qual se sentavam o rei e seus cavaleiros para conversarem como irmãos.

♠ Locais:
- Avalon, a Ilha das Maçãs: fonte do poder dos druidas e o coração da Natureza.
- Camelot: uma nova capital criada pelo Rei Arthur, com leis, tribunais e bibliotecas.

Por fim, deixo ✰✰✰✰✰ merecidíssimas e uma super indicação para quem gosta de medievalismo, que te para no tempo, tem magia, cavaleiros, sangue e te horroriza com a frieza das pessoas quando se trata do poder.

P.S. A propósito, já viram o filme Aprendiz de feiticeiro? Citam dois personagens: Merlin (por auto) e Morgana, mas é uma produção da Disney (deu pra ver que é super floreado). O Mago de Camelot não tem nada disso, não se iluda!

site: http://balsamodoslivros.blogspot.com.br/2014/03/resenha-o-mago-de-camelot-de-marcelo.html#more

Reno Martins 17/12/2013

Um Merlin singular

Marcelo Hipólito, mas uma vez, mostra a qualidade do seu trabalho. O Mago de Camelot é breve e surpreendente, com edição primorosa da Novos Talentos. Texto agradável, que exige atenção. Personagens muito bem construídos, o que vem caracterizando o autor.

O Merlin foge muito do usual, ganhando certa tinta contemporânea. Não é o velho clássico - sublime e distante; muito menos um jovem prodígio, onde se cristalizem qualidades típicas de grandes sábios imberbes. Em Marcelo Hipólito, Merlin é brilhante, mas selvagem. Uma força mal domada, apenas contida, que anseia por transformação mas, obstinada, acaba tentando destruir tudo o que conhece e tudo o que é. Uma história grandiosa e melancólica, que reflete o nosso tempo.

Essa trama atual - escrita habilmente, sem agredir o clássico - não flui com monotonia. Ao contrário, ela pulsa, atiça, arrebata numa sucessão de eventos de tirar o fôlego. Seu desfecho é de sutileza e espirituosidade espantosas.

O Mago de Camelot acaba como uma experiência rica e intensa. É impossível concluí-lo sem algum inconformismo - um gostinho de quero mais. Entretenimento certo!

Cenas cruas recomendam vedação para menores.

Caroline 17/12/2013

Encantador! <3
O Mago de Camelot nos traz a história de Merlin, o lendário Mago; desde a sua infância, vivida de forma comum até se tornar um homem detentor de um poder inigualável.

Merlin, juntamente com seu irmão, tiveram uma infância pobre. Criados por uma mãe desajustada, seguiram caminhos tortuosos recorrendo à pequenos furtos. Até o dia em que são pegos no ato.

Merlin não sabia que após meses preso teria seu destino mudado drasticamente. Ele e seu irmão são retirados da prisão por um Druida chamado Blaise. Os Druidas que são seres detentores de um poder imensurável, proveniente das forças da natureza. Representam um povo temido até mesmo pelos mais nobres e desbravadores.

Em seguida, Merlin descobre que sua saída da prisão não era um bom presságio. Sentiu a morte de perto até o momento em que sua vida é poupada, inicialmente por motivo desconhecido. Pouco depois, a Blaise é revelado que Merlin é um garoto especial e por isso mesmo este se dispõe a ensinar-lhe todo o seu conhecimento. O que faz Merlin, aceitar de imediato, motivado pelo desejo de vingança.

Anos depois Merlin atinge a idade adulta e com ela também chega ao auge do poder dos Druidas. Mas Merlin queria mais. Ele procurou unir-se, claro, a outros povos que detivessem o poder dos elementos da natureza e conhecimento sobre rituais de magia; fingindo converte-se à religião destes. Assim, Merlin torna-se um verdadeiro Mago, maior até mesmo do que o seu Mestre Blaise.

Em suas visões Merlin, descobre que haveria um homem que seria o responsável por levar à Britânia os valores da Justiça, caridade, honra e compaixão, e libertar o povo aprisionado pelas leis dos homens e da religião.

Cada passo dele se torna calculado com o intuito de atingir o seu objetivo. E dessa forma, inicia-se a longa jornada de Merlin para coroar o Dragão. Porém, motivado pelo poder, a soberba lhe conduzirá a grandes armadilhas.

" Nossos atos trazem dentro de si mesmos as sementes da nossa própria ruína"

Minhas impressões:

O Mago de Camelot é um livro muito envolvente. A leitura flui naturalmente e representa grande movimento, o que a torna rápida e agradável. Há quem diga que o livro nos remete a outras obras. O que posso dizer é que obviamente qualquer história que envolva o Rei Artur e Merlin haverá pontos convergentes, como também divergentes.

Penso que o Hipólito construiu uma história bem particular, original, com características próprias. Quando li a sinopse me interessei de imediato e de fato, o livro me agradou bastante. E olhe que não é do gênero que comumente leio, mas fiquei encantada. Foi muito bem escrito.

Um dos aspectos que mais apreciei foi o fato de o autor traçar a vida de Merlin desde o início, descrevendo toda a sua trajetória; demonstrando a cada virar de páginas a sua evolução até ele se tornar o grande e poderoso Mago de Camelot.

Viajar no tempo através deste livro foi uma experiência maravilhosa.

Espero que leiam e se encantem também com O Mago de Camelot.

site: blogandolinhas.blogspot.com.br

Amanda's Tale 30/12/2013

Marcelo Hipólito - O Mago de Camelot
Olá, tudo bem queridos leitores? Então venho trazer mais uma resenha pra vocês de um autor parceiro do blog. E dessa fez é o livro O Mago de Camelot que traz a estória 200 anos antes e 200 anos depois.
Os 200 anos antes conta a estória de Nimue uma maga gigante, e tudo que acontece em sua vida. É uma pequena introdução, pra podermos entender melhor o que é Camelot.
Enquanto isso 200 anos depois, conhecemos Merlin um menino pobre, que em seu destino está que ele será muito poderoso, mesmo ele ainda não sabendo, muitas coisas irão acontecer em sua vida, e ele terá muito poder que poderá mudar a estória do mundo.
E cada vez mais Merlin vai melhorando seu poder, e aos poucos ele vai conseguir manipular o destinos das pessoas, e é assim que nascer Arthur, onde sua mãe morre no parto e ele é separado de seu pai ainda bebe, e fica aos cuidados de um senhor humilde.
Merlin quer que Arthur se torne um rei justo, e que não seja fraco, Arthur também segue todos os conselhos de Merlin, até ele conhecer sua esposa, que não é manipulável. E a partir daí que os planos de Merlin está por um fio.
Gente, não vou escrever mais nada, se não vou acabar contando de mais. O livro é muito bom, o autor tem uma escrita muito boa. Mas, o livro possui uma linguagem um pouco rebuscada, nada que faça com que você não entenda o que está escrito.
O autor faz com que a leitura fluía, deixando o leitor com curiosidade do estará por vir.
O livro trará temas como: vingança, incesto, romance, assassinato, magia e muito mais, que fará você se perder na estória e querer conhecer o mundo de Camelot.
A diagramação do livro é simples, as folhas amarelas, a capa é linda com um toque de mistério e o livro é bem fininho.
Então se você já leu ou pretende ler, me diga o que você achou ou o que você espera do livro. Beijos, até o próximo post.

Editora: Novo Século
Páginas: 151

site: amandastale.blogspot.com

Dessa 01/01/2014

RESENHA: O mago de Camelot - A saga de Merlin para coroar um dragão

A CAPA - Algo que se espera dos livros é que a capa esteja de acordo com a narrativa do texto, pois há muitos leitores que são envolvidos primeiramente por ela e, sendo assim, a decisão entre ler e não ler fica por conta dessa primeira impressão.
A capa desta obra é muito bem trabalhada. O que mais chama atenção é a simetria da árvore a paisagem ao redor. Com cores frias em degradê, causam uma impressão de mistério que instiga a imaginação.

A RESENHA - Com uma escrita bem elaborada e um vocabulário rico, o livro "O mago de Camelot" é dividido em duas partes contando com prólogo, 19 capítulos e epílogo. A ficção remonta a história da Idade Média, tendo como fio condutor da narrativa é o famoso Merlin e sua história para trazer ao trono um rei segundo seus interesses.
No prólogo o foco é na lendária e misteriosa Camelot e dos segredos que a envolvem. Através da personagem Nimue o leitor tem uma visão mais mística do motivo pelo qual a ilha permanece durante a trama como um lugar a ser temido e evitado. Essa foi uma personagem muito marcante para mim que, como uma devotada da Natureza, tem uma frase que a expressa muito bem:
"(...) afastou-se por uma trilha enlameada, ciente da triste sina que a aguardava."
A primeira parte descreve desde a época de Constantino e as guerras constantes entre britânicos e saxões, perpassando a infância miserável de Merlin que, de um garoto pobre e sem qualquer perspectiva, tem seu destino mudado por uma interferência da Natureza ao ser escolhido por ela para que, através de um druida (antigos adoradores e devotos da Natureza) fizesse parte da ordem.
Assim, vemos Merlin ser instruído e, como os demais druidas (como bem descreve o autor) moldar tudo ao seu redor priorizando seus próprios interesses. No entanto, o que se percebe dos demais druidas é que há uma certa "submissão a algo maior", ou seja, se algo lhes for revelado e para que esse algo se torne real a ausência do próprio se fizer necessária, eles acatam tudo sem titubear. No entanto, Merlin não segue esse padrão.
Essa primeira parte encerra-se com o surgimento do herdeiro esperado e concebido através das intervenções do druida, dando assim fim a um período de caos e obscuridade que imperava há anos.

Na segunda parte do livro, o herdeiro Pendragon, Artur, fica sob a tutela de Merlin após este retornar de anos sob instruções relativas a ordem dos monges, visando seus próprios interesses.Nessa parte há um foco maior sobre outra personagem que ajudará a moldar o destino dos demais envolvidos nessa trama: Morgana. Acredito que uma frase que expressa bastante sua personalidade e função no livro seria essa:

"E suas lágrimas de ódio moldariam o futuro tanto quanto as ambições de Merlin."

Com a retomada lendária da famosa Excalibur, Artur é coroado rei. Após anos de vitórias conquistadas graças a coragem característica do Pendragon inicia-se a construção de Camelot, capital construída para representar a superação da religião pela razão tão cuidadosamente idealizados por Merlin, que após ser druida e monge, agora se denominava mago e acreditava que a religião impedia que a humanidade alcançasse "seu verdadeiro potencial."
Contudo, o livro traz reviravoltas que resultam em uma conclusão que promete encantar o leitor.

MINHAS IMPRESSÕES - O que mais me agradou foi a linguagem utilizada pelo autor: clara e muito bem trabalhada. O enredo não ficou perdido em temos obscuros, pelo contrário, o autor soube escolher as palavras certas para passar a intensidade da narrativa repleta de magia.
Recomendo essa leitura para todos que gostem de ficção histórica, pois mesmo o livro tendo uma base pré definida, ainda assim foi utilizada nessa obra a dose certa de imaginação para oferecer ao leitor uma visão geral e mais ampla desse passado místico que encanta a muitos, sem deixar de ser fiel aquilo que já conhecemos.
Marcelo sobre preencher as lacunas com muita imaginação, maestria e respeito.

site: http://leiagarotaleia.blogspot.com.br/2013/12/resenha-o-mago-de-camelot-saga-de_26.html

Stark or Snow 02/01/2014

[Resenha] O mago de Camelot - Marcelo Hipólito
Chovia muito; estamos no século V da era cristã em uma luta sangrenta entre Britânicos e Saxônicos. Um druida de nome Blaise lê na natureza um futuro sombrio para todos, nos anos que estariam por vir.

Com uma narrativa minuciosa, fazendo com que o leitor mergulhe nos campos de batalhas e nas cidades decadentes da idade medieval, Marcelo Hipólito, consegue nos transportar para as estradas de terra batida e os salões dos grandes reis, com uma perícia fora do comum na escrita. O autor surpreende a cada momento, você acha que o fim está próximo e, de repente, uma reviravolta acontece e joga todos de volta ao olho do furacão. Nesse livro, ninguém está a salvo.

O Mago de Camelot conta a história dos grandes mestres druidas e do jovem Merlin, que mesmo sem saber, tem um futuro obscuro em que vai dividir a magia, e ser amado e odiado em toda a ilha britânica. De seu passado pobre, como filho de uma prostituta e ladrão de feira a conselheiro de um dos reis mais aclamados da história, Merlin cumpre seu caminho manipulando a natureza e os homens em busca de poder e conhecimento; ganha desafetos e é considerado o primeiro e mais poderoso dos Magos. Habilidoso aprendiz e mestre arrogante, descobre em uma batalha a verdade e resolve abandonar tudo, atrás de mais conhecimento.

Se pudesse descrever essa obra em apenas uma palavra escolheria “ELETRIZANTE”. Com muitos suspiros e falta de ar, me afundei nas poças de lama e sangue, seguindo o caminho que me conduziu a Merlin, Rei Arthur e sua Távola, travando batalhas e amando as robustas mulheres. Um livro que vou levar para a vida e que vou indicar em rodas de conversas.

******************************************************************************

MARCELO HIPÓLITO é um escritor brasileiro, nascido em São Paulo. É autor dos romances O Mago de Camelot: a saga de Merlin para coroar um dragão (Novo Século, 2013), Osíris: deus do Egito (Marco Zero, 2009) e Lúcifer: o primeiro anjo (Marco Zero, 2006). Hipólito é também diretor de três filmes de curta-metragem de ficção, roteirista de cinema e produtor de teatro.

site: http://vendedorderins.blogspot.com.br/2014/01/resenha-o-mago-de-camelot-marcelo.html

Leitor Sagaz 11/01/2014

A saga de Merlin para coroar um Dragão
Resenha postada no blog Leitor Sagaz

Os mistérios de Avalon a destreza e sabedoria de Merlin são reveladas de maneira rápida e precisa, gostei bastante deste livro do nosso parceiro Marcelo Hipólito, confiram a resenha:

Mesmo sendo uma história conhecida por todos, Marcelo Hipólito conseguiu trazer nuances que eu ainda não tinha visto, os mistérios de Avalon se mostram de maneira bem interessante e chamativa.

O surgimento de Merlin e o início de sua jornada para vir a se tornar o grande mago, conhecido em toda a Britânia. De um mísero ladrão, preso e humilhado para um aluno promissor dos ensinamentos dos Druidas. Merlin começou cedo seus treinamentos e logo se mostrou o mais ávido de todos os tempos, trazendo alegria e medo ao seu mestre.

De maneira rápida e muito agradável, Marcelo conseguiu neste livro nos passar toda a saga de Artur e Merlin, sempre voltados para o objetivo de transformar a Britânia em um lugar mais justo e livre da horda dos Saxões.

As vitórias, derrotas e traições são muito bem descritas nesta obra, se por acaso você meu amigo leitor ainda não conhece a história do Rei Artur, recomendo que leia este livro e desvende os mistérios de Avalon, deixe-se inebriar pelos poderes da magia.

Não posso me ater a descrever os fatos da história pois, quero que vocês leiam e descubram os caminhos por si mesmo, garanto que a leitura será muito agradável.

Mais uma obra nacional de excelente qualidade, e digo para vocês assim como Marcelo Hipólito disse para mim:

"Que a magia de Merlin ilumine seus passos."

Quotes:

" - Eu o preparei para que imponha um reinado de honra e valor, onde os justos protejam os indefesos da opressão dos tiranos e da ladainha dos religiosos. Você é o arauto de uma nova era, de paz e progresso. Essa é a sua missão, Pendragon."

" - A falsa moral dos cristãos não me interessa - retrucou Merlin. - A Cruz não é diferente da Natureza. Ambas escravizam com seus dogmas e rituais, tornando seus seguidores fracos e temerosos, servis ao poder dos sacerdotes."

Espero que tenha gostado da resenha, deixem seus comentários e voltem para dizer o que acharam do livro. Continuem de olho no Leitor Sagaz que iremos ter promoção valendo este livro.

Diego de França

site: http://leitorsagaz.blogspot.com/2014/01/resenha-o-mago-de-camelot-marcelo.html

Angel* 20/01/2014

O MAGO DE CAMELOT - A saga de Merlin para coroar um dragão - Marcelo Hipólito

Muito raramente lia livros de autores nacionais. Mais raramente ainda, me dedicava a ler autores nacionais contemporâneos. Isso mudou quando, em 2007, a escritora Simone Marques que dava seus primeiros passos no caminho literário, me convidou para ler um livro que estava escrevendo. Aceitei o convite e lia cada capítulo que ela, na época, publicava on line. Fiquei tão surpresa com a qualidade de sua história que além de me tornar sua fã incondicional, imediatamente voltei-me para os novos autores nacionais. Devo isso a ela. E lamento que as grandes editoras do Brasil só publiquem autores nacionais renomados.

De lá para cá, conheci muitos escritores, estreitei laços de amizade com alguns e pude fazer viagens ímpares através de seus livros. Alguns desses autores mostraram-me que não deixam nada a desejar em relação a consagrados autores estrangeiros e, com certeza, Marcelo Hipólito é um deles.

No livro O Mago de Camelot, Marcelo Hipólito fala sobre o tão conhecido Merlin que foi considerado como feiticeiro, profeta, santo, louco e por aí vai. Quem nunca ouviu/viu uma história de Merlin, do rei Artur, dos Cavaleiros da Távola Redonda? Eu os conheci através do filme A Espada era a Lei do Walt Disney, depois nos livros As Brumas de Avalon e em vários outros.

O que chama a atenção em o Mago de Camelot é a forma como o autor narra a história apresentando-a sob sua ótica pessoal. É revigorante poder ler sobre um tema tão amplamente abordado e encontrar aspectos que trazem um diferencial. E Marcelo Hipólito é muito bom nisso. Já no primeiro contato com uma história sua, um conto publicado na antologia Metamorfose – A Fúria dos Lobisomens intitulado Razão e Fúria percebi essa qualidade do autor, que também se faz presente em Lúcifer, o Primeiro Anjo (amo esse livro!) e Osíris, deus do Egito.

Outra coisa que me chama muito a atenção em sua escrita é a sensibilidade com que descreve algumas passagens. Elas são expressadas de forma tão intensa e, ao mesmo tempo, carregada de delicadeza, que é impossível o leitor não se sentir o próprio personagem. Simplesmente fantástico!

Tenho Marcelo Hipólito como um dos melhores autores nacionais contemporâneos, por isso, recomendo a leitura de O Mago de Camelot e de todos os seus livros que são, além de bem escritos, histórias que proporcionam momentos de grande prazer.

bj da angel ;)

site: www.comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com http://www.skoob.com.br/estante/livros/todos/14906

Ana Crisinah 23/01/2014

Resenha - O Mago de Camelot - A Saga de Merlin para Coroar um Dragão
O livro começa contando a história de duas crianças pobres, sendo uma delas Merlin e outra seu irmão, que acabam fugindo de sua mãe, uma mulher má que não trata os filhos nada bem. Em outro capitulo conta à história do rei e seus filhos, onde o rei acaba sendo traído pelo homem que ele mais confia. E vai indo assim nos primeiros capítulos e você tem que prestar muita atenção se não acaba se perdendo na história, mas você vai pensar “O que esse cara tem a ver com Merlin?”, é onde os caminhos deles se cruzam, quando um dos druidas mais poderoso da época resolve atender ao pedido do traidor e fazer um sacrifício com as duas crianças.

Quando Blaise mata o irmão de Merlin ele vê algo no sangue do menino que acaba revelando que Merlin é o escolhido, o druida que cumpri as regras como assim deve ser, salva Merlin e não sacrifica o garoto. Ele acaba “adotando” Merlin como seu discípulo, porem o garoto tem um ódio do druida por ter matado seu irmão, com o tempo isso vai amenizando.

"E Blaise espantou-se com a mensagem revelada no precioso líquido. Atônito, precipitou a adaga contra Merlin, mas em vez de estocá-lo, cortou-lhe as amarras, libertando-o." - O Mago de Camelot - A Saga de Merlin para Coroar um dragão

Depois de algum tempo acaba acontecendo coisas importantes na história, a pessoa acaba entendendo como surgiu Camelot, a vida de Merlin como foi, quem apareceu em sua vida, qual era essa “missão” que ele tinha que realizar que foi vista pelo seu mestre druida.

O livro é repleto de magia. O que eu achei legal é que o autor não deixou a desejar no sentido de mostrar como era realmente naquela época, onde existi muitas guerras por conquistas de espaços (terras), pessoas (que nesse caso seria os reis) vivendo muito na luxúria, desejando a mulher alheia, mortes e mais mortes, etc.

Mas tudo é muito legal na hora de imaginar, para quem gosta de livros estilo medieval, vai amar essa história. O livro é curtinho, mas tem uma história bem legal, é escrito de uma maneira de fácil compreensão. Recomendo a sua leitura com certeza.

site: http://garotaeseuslivros.blogspot.com.br/2014/01/resenhaomagodecamelot.html

AmantesporLivro 26/01/2014

O Mago de Camelot: A saga de Merlin para coroar um dragão
Ficha Técnica

Título: O Mago de Camelot: a saga de Merlin para coroar um dragão.
Autor: Marcelo Hipólito
Páginas: 151
Editora: Novo Século
Nota: 5/5

Quem nunca ouviu histórias do grande Rei Artur e sua famosa Espada Exacalibur? Ou nunca ouviu histórias do maior Mago de todos os tempos, Merlin? Bom, este livro mostra uma história pouco conhecida que retrata o surgimento de Merlin e sua trajetória para coroar o Rei Artur. Da sua infância até o aprendizado das antigas artes dos Druidas, à execução do seu plano para trazer paz e sabedoria para a britânia, Merlin sofre muito e também se perde em prepotência até encontrar o seu verdadeiro propósito.

O livro retrata a lenda de forma crua, sem utilizar de exibicionismos tipo Disney. Mostra um Merlin impetuoso quando jovem e sábio quando velho e também explica a origem de Artur, não de forma heroica, mas como parte de um plano de traição e magia, mortes e invejas. Como todo conto da Idade Média, temos Reis injustos e povo sofrido, mortes honradas ou por interesses, ou seja, uma verdadeira carnificina marcada por uma fé cega.
Sobre o livro, a linguagem é culta, porém, não dificulta nem deixa o livro chato. Toda a história apresenta fluidez e pontos interessantes, que empolga a leitura. A diagramação ficou muito boa e os capítulos curtos e rápidos.

A pesquisa histórica ficou muito fiel, inclusive por mostrar a história sem muitos enfeites, sem grandes romances ou heroísmos, apenas demonstrando uma lenda que pode muito bem ter ocorrido.

É uma história de Reis e Magos, com intrigas políticas e históricas, retratando a formação de uma sociedade européia e uma futura civilização ocidental. Indico muito este livro. Até mais!

site: http://www.amantesporlivrosefilmes.blogspot.com.br/2014/01/resenha-o-mago-de-camelot-saga-de.html#more

Andrea 17/02/2014

Resenha postada no blog Own Mine

A Britânia vivia uma Guerra Civil - tanto os bretões, quanto os saxões sonhavam em reinar naquelas terras. Os druidas eram os membros de uma religião pagã, que acima de tudo privilegiava a natureza, e que eram, ao mesmo tempo, queridos e temidos pela população e pela realeza. No prólogo, Nimue, a Dama do Lago, faz um pequeno altar para aquele quer viria a ser o Filho da Natureza, em Avalon, a terra sagrada dos druidas (mesmo que não fosse uma).

Duzentos anos mais tarde, encontramos Merlin, um garoto pobre que vive por meio de seus roubos. Após ser preso, junto de seu irmão, é resgatado por Blaise, um druida que é chamado pelo Rei para fazer sacrifícios. Mas, ao invés de sacrificá-lo, Blaise prevê que o garoto será muito poderoso, e decide tomá-lo como aprendiz, mesmo sabendo que isso pudesse trazer prejuízos à sua religião.

Merlin é um ótimo aprendiz - e consegue acolher, em pouco tempo, os ensinamentos do antigo druida. Então, decide tomar seu próprio rumo e se juntar aos nobres da Britânia e ajudá-los a retomar o país. É aqui que o mago tem uma visão do qual seria sua missão no futuro: criar o próximo rei da Britânia, filho do poderoso Uther com a mulher de seu melhor amigo.

Assim que o pequeno Artur Pedragon nasce, Merlin o separa o pai, e o destina a uma criação que lhe mostraria o que é justo e certo - voltando o garoto para um reinado de justiça e igualdade entre todos aqueles do reino. O Rei Artur, então, começa a tomar as rédeas do próprio destino - e governa com grande destreza, criando admiração não apenas daqueles que eram de seu reino, como daqueles que viviam em toda a Europa.

Eu gostei bastante do livro. A escrita é fácil e, mesmo alguns personagens tendo nomes difíceis, a leitura é tranquila. O livro também traz temas fortes, como estupro, incesto e violência, mas que não parecem tão pesados, da maneira como foram narrados (mesmo assim, confesso que imaginei tudo como se fosse dirigido por Tarantino).

Desde que sou criança, adoro os mitos em torno do Rei Artur. Um dos meus desenhos preferidos, inclusive, era " A Espada Era a Lei", que conta, principalmente, como Merlin auxiliou Artur a se tornar o futuro rei! É claro que os personagens da Disney eram muito mais fofinhos e amáveis que os do livro. Merlin, por mais que tenha as melhores das intenções, não é o Mago bonzinho que vemos no desenho - ele faz muitas coisas que não se orgulha para chegar à seu destina. Artur, por sua vez, se mostra mais maduro, e é um ótimo aprendiz - da mesma maneira do desenho -, aprendendo a lidar com seu povo de forma sábia e justa. Realmente é um personagem de se admirar.

Tem outros personagens que não podem deixar de ser citados. Morgana, a meia-irmã de Artur, é pior do que qualquer outra bruxa poderia ser - e não pensa duas vezes em usar as pessoas só para conseguir usurpar o trono. Guinevere é uma mulher muito bela - e que tem mais vontade própria e mais influência sobre o rei do que o grande Merlin gostaria. Também vale citar Lancelot, um grande cavaleiro que não mede esforços para fazer o que é necessário para seu reino - mesmo que isso possa significar trair o seu rei. Uther é um personagem bruto, que acredita que a violência é o melhor resultado para tudo. Por fim, Blaise é o mestre de Merlin. O druida age de acordo como que lhe interessa, sempre seguindo o que sua religião manda. Têm muitos outros personagens nesse livro, mas esses foram os que mais me chamaram a atenção!

Posso afirmar que "O Mago de Camelot" foi uma grata surpresa! Valeu muito a pena ler - e recomendo a qualquer um, mas principalmente àqueles apaixonados pela história do Rei Artur!

site: http://deia-galvao.blogspot.com