O Mago de Camelot

Resenhas - O Mago de Camelot

Dani_LJI 10/10/2013

Resenha O Mago de Camelot
Eu e O Mago de Camelot

A saga de Merlin para coroar um dragão.

Neste livro é contato a história de Merlin um dos maiores bruxos da história da idade das trevas.
O livro é dividido em duas partes, inicialmente no prólogo do livro conhecemos a história de Nieme uma jovem de 19 anos curandeira ela vagava solitária e abandona a uma vida de pobre e miserável, para se manter em troca de seus poderes curativos ela se mantinha como podia, um serva da natureza, aprendera a conjurar magias e infusões, e com seu poder podia vislumbrar o passado e o futuro. E em uma dessas revelações ela é levada para Avalon, a Ilha das Maçãs que segundo a lenda, oculta sob proteção de um manto eterno de névoa fria e espessa, era fonte do poder dos druidas e o coração da Natureza.
Ela tinha uma missão a cumprir após saber em uma de suas visões levando a ela um fim trágico.
Duzentos anos depois ...
Merlim leva uma vida miserável ao lado do seu irmão Nennius que eram induzidos pela mãe a roubar para conseguir seu sustento, após mais um dia de roubo que deu errado eles são capturados e levados para o calabouço vivendo em condições deploráveis contando com a própria sorte e a proteção do seu irmão mais velho, um dia eles são levados desse pesadelo para bem longe daquele cenário de horror, mas quando achavam que estavam tudo bem eles são levados para Ratae, depois de meses de horror eles são submetidos a um sacrifício, um perigo mortal para os dois.
Blaise que tinha conduzidos eles para esse destino cruel que faz parte desse ritual que sacrificaria os dois irmãos para purificar a construção de suas fraquezas tornando-a pura e resistente aos inimigos.
Seu irmão Nennius é morto pela adaga de Blaise que vislumbra em seu sangue um futuro terrível, ao qual Merlin fará parte. A partir dai o assassino de seu irmão Blaise torna-se seu mentor, ele é um Druida que passa a ele todos os seus conhecimentos durantes anos, para que um dia Merlin de tornasse uma pessoa com poderes bem maiores que os dele, traçando assim um futuro onde um rei seria coroado diante de muitas mortes e disputas. Merlin na sua ambição deixa seu mestre depois de longos anos, atrás de realizar seu grande objetivo.
Amigos neste livro em apenas 151 páginas somos transportados para o mundo dos reinos onde a batalha sangrenta em busca de poder e status ultrapassa o limite da condição humana, vários personagens são implantados na histórias e aos poucos vamos desvendando a missão de cada um deles, a briga pelo poder e cobiça são evidentes, tudo envolvendo a vida de uma grande Rei Arthur e sua irmã Morgana que cheia de ódio se vinga da forma mais horrível.
Merlin se torna o precursor da história dos Britânicos e Saxões, como diz no livro a Saga de um homem determinado a erigir uma civilização de paz e justiça numa terra devastada pelo caos e pela guerra irrompe em uma aventura épica e brutal que equilibra realismo duro com doses amargas de magia.
Ao ler esse livro fiquei completamente presa em cada detalhe descrito, a riqueza nas palavras usadas que se encaixa na linguagem da época, enriquece o nosso vocabulário limitado de hoje, a muitos momentos tive que recorrer ao dicionário para identifica-los e foi uma experiência muito proveitosa.
Marcelo conseguiu me conquistar com esse livro, já tinha lido outras histórias a respeito, mas de forma simples a história do grande Mago Merlin é contada para nós.
A diagramação do livro é perfeita com a capa muito bem desenhada, com as letras impressas no tamanho perfeito para leitura que transcorre fácil e rápida, aos amantes desse gênero literário como eu, super indico O Mago de Camelot.

site: http://livrosajaneladaimaginacao.blogspot.com.br/2013/10/resenha-o-mago-de-camelot.html

Ana Crisinah 23/01/2014

Resenha - O Mago de Camelot - A Saga de Merlin para Coroar um Dragão
O livro começa contando a história de duas crianças pobres, sendo uma delas Merlin e outra seu irmão, que acabam fugindo de sua mãe, uma mulher má que não trata os filhos nada bem. Em outro capitulo conta à história do rei e seus filhos, onde o rei acaba sendo traído pelo homem que ele mais confia. E vai indo assim nos primeiros capítulos e você tem que prestar muita atenção se não acaba se perdendo na história, mas você vai pensar “O que esse cara tem a ver com Merlin?”, é onde os caminhos deles se cruzam, quando um dos druidas mais poderoso da época resolve atender ao pedido do traidor e fazer um sacrifício com as duas crianças.

Quando Blaise mata o irmão de Merlin ele vê algo no sangue do menino que acaba revelando que Merlin é o escolhido, o druida que cumpri as regras como assim deve ser, salva Merlin e não sacrifica o garoto. Ele acaba “adotando” Merlin como seu discípulo, porem o garoto tem um ódio do druida por ter matado seu irmão, com o tempo isso vai amenizando.

"E Blaise espantou-se com a mensagem revelada no precioso líquido. Atônito, precipitou a adaga contra Merlin, mas em vez de estocá-lo, cortou-lhe as amarras, libertando-o." - O Mago de Camelot - A Saga de Merlin para Coroar um dragão

Depois de algum tempo acaba acontecendo coisas importantes na história, a pessoa acaba entendendo como surgiu Camelot, a vida de Merlin como foi, quem apareceu em sua vida, qual era essa “missão” que ele tinha que realizar que foi vista pelo seu mestre druida.

O livro é repleto de magia. O que eu achei legal é que o autor não deixou a desejar no sentido de mostrar como era realmente naquela época, onde existi muitas guerras por conquistas de espaços (terras), pessoas (que nesse caso seria os reis) vivendo muito na luxúria, desejando a mulher alheia, mortes e mais mortes, etc.

Mas tudo é muito legal na hora de imaginar, para quem gosta de livros estilo medieval, vai amar essa história. O livro é curtinho, mas tem uma história bem legal, é escrito de uma maneira de fácil compreensão. Recomendo a sua leitura com certeza.

site: http://garotaeseuslivros.blogspot.com.br/2014/01/resenhaomagodecamelot.html

Angel* 20/01/2014

O MAGO DE CAMELOT - A saga de Merlin para coroar um dragão - Marcelo Hipólito

Muito raramente lia livros de autores nacionais. Mais raramente ainda, me dedicava a ler autores nacionais contemporâneos. Isso mudou quando, em 2007, a escritora Simone Marques que dava seus primeiros passos no caminho literário, me convidou para ler um livro que estava escrevendo. Aceitei o convite e lia cada capítulo que ela, na época, publicava on line. Fiquei tão surpresa com a qualidade de sua história que além de me tornar sua fã incondicional, imediatamente voltei-me para os novos autores nacionais. Devo isso a ela. E lamento que as grandes editoras do Brasil só publiquem autores nacionais renomados.

De lá para cá, conheci muitos escritores, estreitei laços de amizade com alguns e pude fazer viagens ímpares através de seus livros. Alguns desses autores mostraram-me que não deixam nada a desejar em relação a consagrados autores estrangeiros e, com certeza, Marcelo Hipólito é um deles.

No livro O Mago de Camelot, Marcelo Hipólito fala sobre o tão conhecido Merlin que foi considerado como feiticeiro, profeta, santo, louco e por aí vai. Quem nunca ouviu/viu uma história de Merlin, do rei Artur, dos Cavaleiros da Távola Redonda? Eu os conheci através do filme A Espada era a Lei do Walt Disney, depois nos livros As Brumas de Avalon e em vários outros.

O que chama a atenção em o Mago de Camelot é a forma como o autor narra a história apresentando-a sob sua ótica pessoal. É revigorante poder ler sobre um tema tão amplamente abordado e encontrar aspectos que trazem um diferencial. E Marcelo Hipólito é muito bom nisso. Já no primeiro contato com uma história sua, um conto publicado na antologia Metamorfose – A Fúria dos Lobisomens intitulado Razão e Fúria percebi essa qualidade do autor, que também se faz presente em Lúcifer, o Primeiro Anjo (amo esse livro!) e Osíris, deus do Egito.

Outra coisa que me chama muito a atenção em sua escrita é a sensibilidade com que descreve algumas passagens. Elas são expressadas de forma tão intensa e, ao mesmo tempo, carregada de delicadeza, que é impossível o leitor não se sentir o próprio personagem. Simplesmente fantástico!

Tenho Marcelo Hipólito como um dos melhores autores nacionais contemporâneos, por isso, recomendo a leitura de O Mago de Camelot e de todos os seus livros que são, além de bem escritos, histórias que proporcionam momentos de grande prazer.

bj da angel ;)

site: www.comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com http://www.skoob.com.br/estante/livros/todos/14906

Leitor Sagaz 11/01/2014

A saga de Merlin para coroar um Dragão
Resenha postada no blog Leitor Sagaz

Os mistérios de Avalon a destreza e sabedoria de Merlin são reveladas de maneira rápida e precisa, gostei bastante deste livro do nosso parceiro Marcelo Hipólito, confiram a resenha:

Mesmo sendo uma história conhecida por todos, Marcelo Hipólito conseguiu trazer nuances que eu ainda não tinha visto, os mistérios de Avalon se mostram de maneira bem interessante e chamativa.

O surgimento de Merlin e o início de sua jornada para vir a se tornar o grande mago, conhecido em toda a Britânia. De um mísero ladrão, preso e humilhado para um aluno promissor dos ensinamentos dos Druidas. Merlin começou cedo seus treinamentos e logo se mostrou o mais ávido de todos os tempos, trazendo alegria e medo ao seu mestre.

De maneira rápida e muito agradável, Marcelo conseguiu neste livro nos passar toda a saga de Artur e Merlin, sempre voltados para o objetivo de transformar a Britânia em um lugar mais justo e livre da horda dos Saxões.

As vitórias, derrotas e traições são muito bem descritas nesta obra, se por acaso você meu amigo leitor ainda não conhece a história do Rei Artur, recomendo que leia este livro e desvende os mistérios de Avalon, deixe-se inebriar pelos poderes da magia.

Não posso me ater a descrever os fatos da história pois, quero que vocês leiam e descubram os caminhos por si mesmo, garanto que a leitura será muito agradável.

Mais uma obra nacional de excelente qualidade, e digo para vocês assim como Marcelo Hipólito disse para mim:

"Que a magia de Merlin ilumine seus passos."

Quotes:

" - Eu o preparei para que imponha um reinado de honra e valor, onde os justos protejam os indefesos da opressão dos tiranos e da ladainha dos religiosos. Você é o arauto de uma nova era, de paz e progresso. Essa é a sua missão, Pendragon."

" - A falsa moral dos cristãos não me interessa - retrucou Merlin. - A Cruz não é diferente da Natureza. Ambas escravizam com seus dogmas e rituais, tornando seus seguidores fracos e temerosos, servis ao poder dos sacerdotes."

Espero que tenha gostado da resenha, deixem seus comentários e voltem para dizer o que acharam do livro. Continuem de olho no Leitor Sagaz que iremos ter promoção valendo este livro.

Diego de França

site: http://leitorsagaz.blogspot.com/2014/01/resenha-o-mago-de-camelot-marcelo.html

Lucas 14/10/2013

O Mago de Camelot
Poucos livros me prenderam tanto como “O Mago de Camelot” repentinamente, me vi envolto em um universo onde o poderoso mago tece origem e viajei nas páginas da obra de Marcelo Hipólito
E edição promovida pela editora Novo Século é composta de 151 páginas de uma aventura constante, nelas acompanhamos um menino maltrapilho nascido em um mundo onde príncipes e reis são munidos de intolerância e insensibilidade tornar-se o mais poderoso mago de que já se ouviu falar.

Não bastasse a exigência do personagem principal e sua história, O Mago de Camelot, trata de sentimentos e emoções que vão de ganância, arrogância e vingança até lealdade, honra e fidelidade.

Merlin, um poderoso mago, um nobre homem e um destino incrível. As histórias de vários personagens se entrelaçam, fazendo do mago um elemento em comum e essencial para seu desenvolvimento.

Com um enredo marcante e um final digno, o livro tornou-se para mim, além de uma leitura, uma viagem ao universo criado pelo autor, onde com vastidão, a magia se entende pelas páginas e pela imaginação do leitor que se encontra em um mundo fantástico.

Confiram o comentário em vídeo sobre o livro:

Stark or Snow 02/01/2014

[Resenha] O mago de Camelot - Marcelo Hipólito
Chovia muito; estamos no século V da era cristã em uma luta sangrenta entre Britânicos e Saxônicos. Um druida de nome Blaise lê na natureza um futuro sombrio para todos, nos anos que estariam por vir.

Com uma narrativa minuciosa, fazendo com que o leitor mergulhe nos campos de batalhas e nas cidades decadentes da idade medieval, Marcelo Hipólito, consegue nos transportar para as estradas de terra batida e os salões dos grandes reis, com uma perícia fora do comum na escrita. O autor surpreende a cada momento, você acha que o fim está próximo e, de repente, uma reviravolta acontece e joga todos de volta ao olho do furacão. Nesse livro, ninguém está a salvo.

O Mago de Camelot conta a história dos grandes mestres druidas e do jovem Merlin, que mesmo sem saber, tem um futuro obscuro em que vai dividir a magia, e ser amado e odiado em toda a ilha britânica. De seu passado pobre, como filho de uma prostituta e ladrão de feira a conselheiro de um dos reis mais aclamados da história, Merlin cumpre seu caminho manipulando a natureza e os homens em busca de poder e conhecimento; ganha desafetos e é considerado o primeiro e mais poderoso dos Magos. Habilidoso aprendiz e mestre arrogante, descobre em uma batalha a verdade e resolve abandonar tudo, atrás de mais conhecimento.

Se pudesse descrever essa obra em apenas uma palavra escolheria “ELETRIZANTE”. Com muitos suspiros e falta de ar, me afundei nas poças de lama e sangue, seguindo o caminho que me conduziu a Merlin, Rei Arthur e sua Távola, travando batalhas e amando as robustas mulheres. Um livro que vou levar para a vida e que vou indicar em rodas de conversas.

******************************************************************************

MARCELO HIPÓLITO é um escritor brasileiro, nascido em São Paulo. É autor dos romances O Mago de Camelot: a saga de Merlin para coroar um dragão (Novo Século, 2013), Osíris: deus do Egito (Marco Zero, 2009) e Lúcifer: o primeiro anjo (Marco Zero, 2006). Hipólito é também diretor de três filmes de curta-metragem de ficção, roteirista de cinema e produtor de teatro.

site: http://vendedorderins.blogspot.com.br/2014/01/resenha-o-mago-de-camelot-marcelo.html

Dessa 01/01/2014

RESENHA: O mago de Camelot - A saga de Merlin para coroar um dragão

A CAPA - Algo que se espera dos livros é que a capa esteja de acordo com a narrativa do texto, pois há muitos leitores que são envolvidos primeiramente por ela e, sendo assim, a decisão entre ler e não ler fica por conta dessa primeira impressão.
A capa desta obra é muito bem trabalhada. O que mais chama atenção é a simetria da árvore a paisagem ao redor. Com cores frias em degradê, causam uma impressão de mistério que instiga a imaginação.

A RESENHA - Com uma escrita bem elaborada e um vocabulário rico, o livro "O mago de Camelot" é dividido em duas partes contando com prólogo, 19 capítulos e epílogo. A ficção remonta a história da Idade Média, tendo como fio condutor da narrativa é o famoso Merlin e sua história para trazer ao trono um rei segundo seus interesses.
No prólogo o foco é na lendária e misteriosa Camelot e dos segredos que a envolvem. Através da personagem Nimue o leitor tem uma visão mais mística do motivo pelo qual a ilha permanece durante a trama como um lugar a ser temido e evitado. Essa foi uma personagem muito marcante para mim que, como uma devotada da Natureza, tem uma frase que a expressa muito bem:
"(...) afastou-se por uma trilha enlameada, ciente da triste sina que a aguardava."
A primeira parte descreve desde a época de Constantino e as guerras constantes entre britânicos e saxões, perpassando a infância miserável de Merlin que, de um garoto pobre e sem qualquer perspectiva, tem seu destino mudado por uma interferência da Natureza ao ser escolhido por ela para que, através de um druida (antigos adoradores e devotos da Natureza) fizesse parte da ordem.
Assim, vemos Merlin ser instruído e, como os demais druidas (como bem descreve o autor) moldar tudo ao seu redor priorizando seus próprios interesses. No entanto, o que se percebe dos demais druidas é que há uma certa "submissão a algo maior", ou seja, se algo lhes for revelado e para que esse algo se torne real a ausência do próprio se fizer necessária, eles acatam tudo sem titubear. No entanto, Merlin não segue esse padrão.
Essa primeira parte encerra-se com o surgimento do herdeiro esperado e concebido através das intervenções do druida, dando assim fim a um período de caos e obscuridade que imperava há anos.

Na segunda parte do livro, o herdeiro Pendragon, Artur, fica sob a tutela de Merlin após este retornar de anos sob instruções relativas a ordem dos monges, visando seus próprios interesses.Nessa parte há um foco maior sobre outra personagem que ajudará a moldar o destino dos demais envolvidos nessa trama: Morgana. Acredito que uma frase que expressa bastante sua personalidade e função no livro seria essa:

"E suas lágrimas de ódio moldariam o futuro tanto quanto as ambições de Merlin."

Com a retomada lendária da famosa Excalibur, Artur é coroado rei. Após anos de vitórias conquistadas graças a coragem característica do Pendragon inicia-se a construção de Camelot, capital construída para representar a superação da religião pela razão tão cuidadosamente idealizados por Merlin, que após ser druida e monge, agora se denominava mago e acreditava que a religião impedia que a humanidade alcançasse "seu verdadeiro potencial."
Contudo, o livro traz reviravoltas que resultam em uma conclusão que promete encantar o leitor.

MINHAS IMPRESSÕES - O que mais me agradou foi a linguagem utilizada pelo autor: clara e muito bem trabalhada. O enredo não ficou perdido em temos obscuros, pelo contrário, o autor soube escolher as palavras certas para passar a intensidade da narrativa repleta de magia.
Recomendo essa leitura para todos que gostem de ficção histórica, pois mesmo o livro tendo uma base pré definida, ainda assim foi utilizada nessa obra a dose certa de imaginação para oferecer ao leitor uma visão geral e mais ampla desse passado místico que encanta a muitos, sem deixar de ser fiel aquilo que já conhecemos.
Marcelo sobre preencher as lacunas com muita imaginação, maestria e respeito.

site: http://leiagarotaleia.blogspot.com.br/2013/12/resenha-o-mago-de-camelot-saga-de_26.html

Amanda's Tale 30/12/2013

Marcelo Hipólito - O Mago de Camelot
Olá, tudo bem queridos leitores? Então venho trazer mais uma resenha pra vocês de um autor parceiro do blog. E dessa fez é o livro O Mago de Camelot que traz a estória 200 anos antes e 200 anos depois.
Os 200 anos antes conta a estória de Nimue uma maga gigante, e tudo que acontece em sua vida. É uma pequena introdução, pra podermos entender melhor o que é Camelot.
Enquanto isso 200 anos depois, conhecemos Merlin um menino pobre, que em seu destino está que ele será muito poderoso, mesmo ele ainda não sabendo, muitas coisas irão acontecer em sua vida, e ele terá muito poder que poderá mudar a estória do mundo.
E cada vez mais Merlin vai melhorando seu poder, e aos poucos ele vai conseguir manipular o destinos das pessoas, e é assim que nascer Arthur, onde sua mãe morre no parto e ele é separado de seu pai ainda bebe, e fica aos cuidados de um senhor humilde.
Merlin quer que Arthur se torne um rei justo, e que não seja fraco, Arthur também segue todos os conselhos de Merlin, até ele conhecer sua esposa, que não é manipulável. E a partir daí que os planos de Merlin está por um fio.
Gente, não vou escrever mais nada, se não vou acabar contando de mais. O livro é muito bom, o autor tem uma escrita muito boa. Mas, o livro possui uma linguagem um pouco rebuscada, nada que faça com que você não entenda o que está escrito.
O autor faz com que a leitura fluía, deixando o leitor com curiosidade do estará por vir.
O livro trará temas como: vingança, incesto, romance, assassinato, magia e muito mais, que fará você se perder na estória e querer conhecer o mundo de Camelot.
A diagramação do livro é simples, as folhas amarelas, a capa é linda com um toque de mistério e o livro é bem fininho.
Então se você já leu ou pretende ler, me diga o que você achou ou o que você espera do livro. Beijos, até o próximo post.

Editora: Novo Século
Páginas: 151

site: amandastale.blogspot.com

Mayla 20/11/2013

Merlin,e uma Saga!
Merlin, um garoto preso junto ao irmão na tentativa de levar algo para comer na sua casa, com uma mãe amarga, não irei falar muito dela, assim passa um bom tempo na cadeia, é salvo por um Druida, chamado Blaise, é levado até Vortigern, que para que seu castelo seja protegido, faz uma "oferenda".

Mas como estamos falando de livro minha gente, o impossível acontece, Merlin não é morto, mas sim seu irmão, mas esperem, no sangue de seu irmão é revelado o destino de Merlin, sendo assim ele não é morto, mas é treinado por Blaise, mas o seu mestre sabe, que quando já tiver idade ele será morto pelas mãos de Merlin,mas será se isso acontece ?

O que está feito não pode ser alterado.
Voltando um pouco no tempo Constatino, um rei que serve a luxúria, é morto pelo seu conselheiro Vortigern, sendo assim ele reclama a coroa para si, tornando o novo rei da Britânia, mas a historia não para por aí, ainda muitas águas irão rolar por livro.

Após várias lutas, guerras e batalhas, o reinada chega para Uther, filho de Constatino, sendo assim ele toma a mulher de um de sus amigos,e manda matá-lo sentiu o clima né assim ela engravida e dar a luz a Artur, mas a mulher morre no parto, e como pagamento de uma ajuda dada a Uther, Merlin leva o garoto para bem longe, para treiná-lo como um novo modelo de rei.

Bem gente não vou falar muita coisa, se não solto spoirles e eu não gosto disso e creio eu que vocês também não, a leitura é simples e como vocês viram no video o livro é bem fininho, a diagramação.

Só dando mais um aviso, durante a leitura,não se apegue demais aos personagens, ele pode morrer por aí ! Ok!

site: http://meulivromeutudo.blogspot.com.br/

Reno Martins 17/12/2013

Um Merlin singular

Marcelo Hipólito, mas uma vez, mostra a qualidade do seu trabalho. O Mago de Camelot é breve e surpreendente, com edição primorosa da Novos Talentos. Texto agradável, que exige atenção. Personagens muito bem construídos, o que vem caracterizando o autor.

O Merlin foge muito do usual, ganhando certa tinta contemporânea. Não é o velho clássico - sublime e distante; muito menos um jovem prodígio, onde se cristalizem qualidades típicas de grandes sábios imberbes. Em Marcelo Hipólito, Merlin é brilhante, mas selvagem. Uma força mal domada, apenas contida, que anseia por transformação mas, obstinada, acaba tentando destruir tudo o que conhece e tudo o que é. Uma história grandiosa e melancólica, que reflete o nosso tempo.

Essa trama atual - escrita habilmente, sem agredir o clássico - não flui com monotonia. Ao contrário, ela pulsa, atiça, arrebata numa sucessão de eventos de tirar o fôlego. Seu desfecho é de sutileza e espirituosidade espantosas.

O Mago de Camelot acaba como uma experiência rica e intensa. É impossível concluí-lo sem algum inconformismo - um gostinho de quero mais. Entretenimento certo!

Cenas cruas recomendam vedação para menores.

Landulfo 17/12/2013

Um artesão da palavra
Com a firmeza e a agilidade de um talentoso espadachim, Marcelo Hipólito apresenta em “O Mago de Camelot” a saga completa de Merlin e da corte do rei Artur. O texto flui como precisos e poderosos golpes de espada, deixando clara a habilidade do escritor para descrever as sutilezas e complexidades que envolvem a lenda dos cavaleiros da távola redonda.

Batalhas, estratagemas, traições, sofrimento e atos de bravura recheiam os capítulos desta obra. É impressionante a quantidade de informações oferecida ao leitor.

O autor adiciona novos temperos à história, já conhecida por alguns, torando-a única e cativante. Pessoalmente, nunca havia contemplado a mitológica saga do ponto de vista do seu mago maior. Uma prazerosa experiência. Recomendo fortemente a leitura e torço por outros livros do autor.

Priscila Yume 12/11/2013

Minhas impressões...
Olá Amigos!!!

Hoje estou trazendo para vocês a resenha de um livro bem legal que li. O Mago de Camelot, do autor parceiro Marcelo Hipólito, conta a história do Mago Merlin e tudo o que ele passou até se transformar no maior mago da Idade Média.
A região da Britânia é palco de invasões, posses, saques e tantas outras formas de se conquistar. Em mais uma tentativa de conter as invasões saxãs e a ruptura interna do reino, os druidas são os únicos que tem acesso livre pelas estradas da Britânia e são capazes de aconselhar os reis e nobres.
Narrado em terceira pessoa o livro inicia contando a história de como surge A Dama do Lago, uma curandeira que é morta ao tentar salvar Avalon e os que la viviam do exército romano, cujo corpo é jogado no mar, mas ao ser tragado dá início a lenda.
O autor conta a história de Merlin, ambientando todos os fatores que culminaram com os desfechos do livro, como o fato de Constantino ter sido morto e seus filhos salvos, causou mais uma cisão no tão delicado reino da Britânia.
O que fica claro é que os druidas não estão preocupados com quem ganha ou perca, desde que não ameacem a sua existência, assim, o druida Blaise, que salvou os filhos de Constantino da traição de Vortigern, algum tempo depois firmar um acordo com ele, para garantir os ritos e o livre acesso dos druidas, em troca que estes façam uma magia forte o bastante para que mantenha de pé uma torre de sua fortaleza. Será assim, que o caminho do jovem Merlin o levará ao seu futuro destino.
Filho de uma prostituta alcoólatra, Merlin e seu irmão mais velho Nennius, ganham a vida roubando nas feiras da cidade de Ratae, mas tudo muda quando são pegos e levados presos.
O druida Blaise resgata Merlin e seu irmão das masmorras para serem sacrificados ao pé da torre, assim garantindo que a mesma não caia.

O druida ergueu a lâmina, pronto a estripar sua primeira vítima: Merlin. Com uma expressão solene, desferiu o golpe homicida.
Contudo, para sua surpresa, teve a trajetória desviada por uma força invisível, irresistível, inesperada. A adaga virou de Merlin para Nennius. Blaise desabou sobre o rapaz com a violência do movimento. Sua lâmina afundou-se nas entranhas de Nennius. O sangue do jovem esguichou no rosto de Blaise, cobrindo-o de vermelho.
O druida levantou-se, atordoado. Um padrão profético desenhava-se no sangue do moribundo, revelando a interferência da Natureza no ritual. (p. 35)

Diante de tal episódio Blaise opta por salvar a vida de Merlin e o ensinar a magia druida, mas Merlin almeja, mais que tudo se vingar daquele que matou seu amado irmão.

- Eu não compreendo... Por que você me ajudaria contra si próprio? - perguntou Merlin.
- Porque eu vi o futuro escrito pela Natureza no sangue de seu irmão - revelou Blaise. - Você tem um destino belo e terrível. E cabe a mim ajudá-lo na sua realização, pois sou um druida, assim como você o será, cso aceite minha oferta. (p. 40)

A partir de então o jovem Merlin começa os seus estudos para se tornar um druida e mais tarde o maior Mago de todos os tempos. O autor consegue fazer com que esse personagem mítico se torne um ser completamente humano aos nossos olhos. Consegue construir um personagem que ama, odeia, erra, acerta, egoísta e ao mesmo tempo idealizador, sua busca incessante pelo conhecimento e pelo poder e que é capaz de manipular ao destino de todos para que seja feito o que ele almeja. Como seus planos fez com que o rei Arthur fosse concebido e desencadeou todos os acontecimentos bons e ruins a seguir.
O livro é muito bom e o li em um domingo, pois não conseguia parar de acompanhar os acontecimentos e a escrita leve do autor instiga o continuar da leitura. Apresentando uma ótima revisão ortográfica, uma diagramação boa e em papel amarelado, o que facilita a leitura. Os fatos são narrados em ordem cronológica, permitindo que o leitor acompanhe a sucessão dos fatos e comece a ligar as pontas soltas que fazem com que culmine no final do livro.

Autora Nadja Moreno 21/11/2013

O Mago de Camelot - Marcelo Hipólito - Blog Escrev'Arte
O Mago de Camelot conta a saga de Merlin, abordando em suas páginas cada um dos personagens que conhecemos originalmente em estórias como Brumas de Avalon ou Arthur da Távola Redonda, por exemplo. Marcelo nos apresenta a vida do mago desde a sua infância, até suas magias mesmo depois de se alma separada do corpo. Gostei muito de conhecer uma nova visão do mago. Me lembrava de ter lido somente características dele já como mago, e não como uma criança e depois adolescente, que teve seus motivos para ansiar pelo conhecimento e domínio da magia.

Os personagens vão surgindo e vão dando forma ao enredo, fazendo com que o leitor viaje por décadas e acontecimentos transformadores de uma Britânia do século V. A narrativa realmente nos leva para estes tempos remotos e nos faz visualizar a magia que perpassa por esta época tornada mágica pela literatura ao longo do tempo.
"
Constantino cedeu-lhe Excalibur como uma proteção adicional, abençoando os filhos com um retorno seguro. Uma lâmina bela e mortal, de gume duplo e afiado, resplandescente em sua empunhadura de ouro maciço, esculpida na forma de um violento dragão com aguçadas presas de prata e furiosos olhos de rubi."

Ao longo da trama, os personagens vão surgindo, a cidade de Camelot é criada, a távola redonda surge, vemos luxúria, traição, vingança, guerras, lutas e magia. Tudo isso é narrado com uma linguagem clara e muito bem trabalhada. Nomes conhecidos surgem, como Morgana, Artur, Lancelot, Guinevere... Rapidamente ao longo das 151 páginas do livro todos são apresentados, se desenvolvem e dão sequência aos acontecimentos. Tudo é feito com cuidado, mas senti falta de mais páginas e mais detalhes para a profusão de acontecimentos. Não imaginava quanto tempo de estória poderia caber em tão poucas páginas!

Não encontrei erros e a diagramação feita pela Novo Século é, como sempre, impecável. Se você gosta de magia e do ambiente dos primeiros séculos, apresentados com uma linguagem condizente com a singularidade destes tempos, O Mago de Camelot é leitura obrigatória! ;)

site: http://escrev-arte.blogspot.com.br/2013/11/resenha-o-mago-de-camelot-marcelo.html