O Mágico de Oz

Skottie Young

Resenhas - O Mágico de Oz

2019 encontrados | exibindo 361 a 376

Rogers.Silva 30/07/2023

O caminho é tão importante quanto a chegada!
Uma jovem garotinha que mora com os tios e um cachorrinho na vastidão cinza e triste do Kansas (EUA), se vê presa dentro de um ciclone e quando se dá conta foi transportada para um mundo mágico chamado Oz. Desejosa de voltar para casa, Dorothy, precisa seguir o caminho de tijolos amarelos até chegar a belíssima Cidade das Esmeraldas, onde mora o Grande e Terrível Mágico de Oz, o único que pode levá-la de volta. No caminho ela vai fazendo amizades fantásticas como o esperto Espantalho, que deseja obter um cérebro, o gentil Homem de Lata, que deseja ter um coração, e o audacioso Leão, que deseja obter coragem. Vencendo diversos percalços e vivendo grandes aventuras, eles vão aprendendo um pouco mais sobre si mesmos a medida que se aproximam de seus objetivos.

O primeiro impacto que tive, ao ler pela primeira vez essa obra de 1900, depois de já ter visto algumas vezes o famoso filme de 1939, é o quão diferentes eles são. O filme muda muita coisa do livro, que funciona para a obra audiovisual, mas que infelizmente acaba perdendo muito da essência e genialidade da obra literária.

Recomendo demais a leitura do livro, pois apesar de contar uma história extremamente conhecida e reproduzida em diversos tipos de mídias e adaptações por aí, nenhuma consegue gerar tantas discussões e reflexões sobre lar, amizade, família e autoconhecimento como a obra original.

Carla.Colozio 30/07/2023

Conto de fadas cativante
A historia é muito conhecida por gerações, mas ler pela primeira vez, fez querer me juntar a eles na grande jornada de volta ao lar. Não perca tempo e embarque nessa aventura cheia de boas lições de amizade e companherismo.

Gustavo Kamenach 29/07/2023

Goodbye yellow brick road...
Depois de passar anos incólume a todo tipo de informação e mídia relacionados a O Mágico de Oz, tudo que eu sabia era que a história fantástica de uma menina e personagens insólitos se desenrolava numa terra estranha. Eis que chegou a oportunidade de ler a história original (obviamente já tinha visto imagens do clássico de 1939) e termino essa jornada com uma sensação ambígua de satisfação e pesar. Primeiro porque a história é sim muito cativante e agradável de se ler e segundo porque fica aquela sensação amarga de "porque não tive contato com O Mágico de Oz ainda na infância?". Creio que quando a imaginação de uma criança entra em contato com esse estranho e maravilhoso universo seja uma sensação incrível. Mesmo adulto, me peguei em vários momentos da leitura maravilhado com as situações e personagens de Oz.

Logo depois de sua publicação em 1900 frente ao enorme sucesso que atingiu, foi considerado o clássico conto de fadas americano e hoje figura no imaginário mundial graças também a famosa adaptação de 1939, é indubitavelmente um clássico obrigatório. A obra discute o poder da amizade e da cooperação, é educativo para as crianças sem ser excessivamente pedante e panfletário, expõe que as vezes tudo que precisamos já temos conosco mesmos afinal, não há melhor lugar que nosso lar e nós mesmos.
Fala-se muito na Dorothy e ela é realmente uma protagonista encantadora e forte, mas o Espantalho definitivamente é o melhor personagem!

Indico que todos leiam esse livro e se possível leiam para seus filhos/sobrinhos/primos mais novos. Certamente será um momento de grande diversão e aprendizado para os pequenos. Eu mesmo estive preso em leituras anteriores mais densas e aliado a alguns problemas pessoais que tenho passado, ler O Mágico de Oz com certeza me ajudou muito a esquecer e distrair do mundo cinzento e por vezes triste do Kansas (nosso mundo).

Não digo adeus a estrada de tijolos amarelos, mas um breve até logo, pois já vou emendar com a adaptação de 1939 o quanto antes e quem sabe ler os outros 13 livros do fantástico mundo de Oz.

Lu 29/07/2023

O Mágico de Oz
Livro com gostinho de infância!

Esse clássico me arrancou várias gargalhadas e reflexões, uma leitura rápida, leve e fluida.

Rafael.Tadeu 29/07/2023

Simplesmente amei

Eu não conhecia a história,e para o que se propõe ela entrega tudo de um jeitinho lúdico mas tão gostoso que a gnt entra ali e acredita em tudo que tá acontecendo.

Virou uma de minhas fábulas favoritas
elalemos 29/07/2023minha estante
ESSE LIVRO---- ??

Taiza.Souza 27/07/2023

Simples e com uma leitura leve
Amei ler esse livro novamente depois de adulta! Leitura leve, rápida e muito boa! Todo mundo deveria ler esse clássico.

Ana Paula Martins 27/07/2023

A importância de acreditar em si mesmo
O mágico de Oz foi simplesmente um livro que não consegui parar de ler! Estava em leitura coletiva, mas não consegui aguentar esperar. Já tinha visto o filme, então sabia de modo geral a mensagem passada pela história, mas na leitura ficou muito mais gravado em mim que o lar a que o autor se refere não é simplesmente o ambiente físico, mas as pessoas. E dessas pessoas o nosso lar principal somos nós mesmos. Todas as personagens tinham o tempo todo o que queriam pedir para o mágico, apenas não confiavam em si o suficiente para perceber isso. Muitas vezes realmente buscamos externamente algo que já temos dentro de nós mesmos! :,) E justamente por essa interpretação é que para mim Dorothy sempre esteve no seu lar, pois estava com ela mesma durante a história toda! Tanto que o sapato da bruxa má é calçado por ela no início da história, e ele funcionou a meu ver como um amuleto para um poder que ela já tinha: o de retornar ao lar (onde ela já estava).

Dry 27/07/2023

"A verdadeira coragem consiste em enfrentar o perigo mesmo com medo".

Eu jurava que o Neil Gaiman tinha inventado essa frase, mas pelo visto Frank Baum chegou primeiro, não só na frase, mas também na minha infância. Sempre imaginei o quão incrível seria poder ir pra outro mundo, ver a estrada de tijolos amarelos, e a perfeita cidade das esmeraldas. Meu sonho de infância era receber a oportunidade que a Dorothy teve, de conhecer amigos tão leais, enfrentar aventuras e conhecer um lugar tão mágico. Mas hoje com outros olhos percebo que, mais do que despertar a imaginação, Frank baum queria passar uma mensagem filósofa através de personagens tão únicos, um espantalho inteligente, mas que se acha burro pois tem a humildade de acreditar que não possui cérebro, um homem de lata que diz não ter coração, mas que chora perante qualquer injustiça, e nunca se permite esquecer que o coração é a parte mais importante, um leão que enfrenta tudo pelos amigos e mesmo assim não se sente corajoso.. são tantas coisas ditas mais de forma discreta, que só mantiveram com um pouco de toque de perversidade o que eu já sentia pela história.
Elly.Larimar 27/07/2023minha estante
Esse livro é definitivamente fantástico. Sou completamente apaixonada.

Dry 27/07/2023minha estante
Eu tbm amo ele ?

Gabriela Gonçalves 26/07/2023

Com certeza essa leitura vai entrar pro top 3 decepções de 2023. Nunca me interessei por essa história, nunca assisti ao filme, nem ao musical Wicked. Tudo que conhecia sobre essa história era que tinha um espantalho que queria um cérebro, um leão que queria coragem, um homem de lata que queria um coração... Follow the yellow brick road. Porém, não estava preparada para a chatice que essa história seria. Meu Deus, que livro chato e bobo. E olha que sou uma grande leitora de literatura infantil e infanto-juvenil... Mas esse aqui não desceu em nenhum momento. O autor explica na introdução que o objetivo dele ao escrever essa história não é trazer um teor moralizante para as crianças (como acontecia com os contos de fadas antigos, tipo irmãos Grimm). Baum só queria entreter a garotada com uma história divertida. Bom, pra mim foi um tédio. Ainda bem que o livro é curto. Eu estou um pouco assustada porque fui atrás de outras resenhas e comentários sobre a obra e aparentemente 99% das pessoas amam esse livro. Gente??? Para mim, apenas o fato desse livro ser escrito por e para os estadunidense explica ele ser considerado um clássico. Os EUA enfiaram seu "primeiro conto de fadas genuinamente estadunidense" goela abaixo das pessoas e agora essa história é um clássico rsrsrs. Enfim, não gostei da leitura, achei uma perda de tempo. É bobo demais, entediante demais. Não senti um propósito e parece que sai de A e fui pra -A.

Ericka 26/07/2023

Uma história leve, mas carregada de significado e de grandes lições, principalmente sobre amizade.
Vale muito a pena a leitura.

Flávia 26/07/2023

O mágico de Oz
Me diverti muito com a jornada de Dorothy e seus amigos na estrada de tijolos amarelos! Uma jornada de amizade, de companheirismo, sobre a importância de se trabalhar em equipe para sair das enrascadas e que ressalta a importância da jornada.

anarontani 26/07/2023

Gostei bastante da personagem principal, ela dificilmente fica fragilizada como uma menina padrão deveria ficar? pra época q foi escrito?

uma história simples q fica mais interessante por ser simples!

Flávia Menezes 26/07/2023

????FICANDO JUNTOS, COMPENSAMOS TUDO AQUILO QUE NOS FALTA
?O Mágico de Oz? é um romance infantil, de alta fantasia, escrito por L. Frank Baum, e publicado em 17 de maio de 1900, tendo ganhado diversas adaptações para o cinema, além de um grande musical estrelado por Judy Garland em 1939.

Muito embora sua narrativa seja bastante simples, sua história não deixa nada a desejar quanto a sua densidade psicológica, fazendo dela um belo conto de fadas moderno, que começa quando uma menina do Kansas sai voando junto com a sua casa rumo a um reino distante, onde encontrará pelo caminho um Espantalho, um Homem de Lata e um Leão Covarde.

O título nos faz crer que encontraremos muita magia pela frente, mas o que encontramos mesmo é exatamente o seu oposto, e apesar de toda a ausência de mágica no poderoso Mágico de Oz, de fato, talvez esta seja verdadeiramente a parte mais mágica da história.

Como todo bom conto de fadas, o Mágico de OZ é um personagem de extrema importância, já que é nele que se apresenta a figura paterna. O que não poderia ter sido mais condizente com a realidade, já que assim como o mágico sem mágica, nenhum pai no mundo possui algum tipo de poder capaz de nos proteger da sensação de desamparo (Dorothy), da necessidade de amor (Homem de Lata), da ignorância (Espantalho) e nem do medo (Leão Covarde). Mas é exatamente por não ter poderes, que eles (pais) empoderam os seus filhos, os ensinando tudo o que precisam para enfrentar as adversidades da vida.

Começando pela figura do Espantalho, que é o primeiro que Dorothy e Totó encontram ao chegar nesse novo reino, nos deparamos com a beleza da sabedoria humilde: foi exatamente por achar que não podia pensar por não ter um cérebro, é que o Espantalho agiu com a humildade que toda a boa atitude sábia possui, especialmente nunca agindo somente por si, mas sempre em conjunto com seus amigos.

Já o Homem de Lata nos fala sobre a importância em se ter um coração, e de como o amor é tão importante em nossas vidas. Confesso que para mim, ele é o personagem mais comovente da história, porque ele é uma verdadeira alegoria do que se passava na casa do tio Henry e da tia Em, onde Dorothy vivia. O casal que adotou a garotinha órfã era tão sem vida, se preocupando unicamente com seus afazeres diários sem ter tempo para a menina, que faziam com que tudo ao seu redor se tornasse cinza.

É bonito quando o Homem de Lata diz para o Espantalho que já experimentou uma vida com um cérebro e um coração, e que ainda assim preferia escolher ter um coração ?porque um cérebro não faz ninguém feliz, e a felicidade é a melhor coisa do mundo?.

Igualmente bonito é quando ele diz que ter um coração o faria ser muito mais cuidadoso em não ferir as pessoas. E quem dera todos nós, que temos um coração, também pudéssemos pensar assim, não é mesmo?

E por último (mas não menos importante!), temos o Leão Covarde. Apesar dele ser o personagem mais óbvio da história, até pelo seu problema ser o mais simples, mas mesmo assim, como é importante essa mensagem que ele traz de que não é a ausência do medo que nos torna mais corajosos. Ao contrário, é quando percebemos que devemos lutar contra os nossos medos é que vamos adquirindo mais confiança, e vamos deixando cada vez mais de nos acovardar diante da vida.

E assim como a vida faz conosco, a história também vai impondo ao Leão Covarde desafios para que ele perceba que sua coragem vem do enfrentamento dos seus medos. E a cada prova pela qual ele é testado, o Leão vai se tornando mais confiante, até o momento em que percebe que sua coragem sempre esteve presente, ela só não era usada.

De todos os personagens, o Leão é o que tem o final mais feliz, porque, para mim, os outros acabaram não conseguindo exatamente o que queriam. O Espantalho até descobre que pode pensar, mesmo não tendo um cérebro, mas o Homem de Lata foi o que mais saiu perdendo.

Afinal, seu intuito em ter um novo coração era voltar para se casar com a mulher que ele amava. Porém, uma vez que não conseguiu o que queria, ele acabou "esquecendo" que um dia amou tanto alguém, e partiu para uma jornada muito diferente daquela que lhe era tão cara. Isso me deixou com aquela sensação de que ele ficou com um "prêmio de consolação". Sem contar que acabou deixando a ideia falha de que: ou o amor não era mesmo tão importante, ou que ele é algo inalcançável!

O mesmo eu penso em relação a Dorothy. Ela vivia dizendo que queria voltar para a casa, mas sua casa era cinza, e muito embora não exista lugar melhor do que no lar, mas o que essa volta trouxe de diferente? Se a aventura dos contos de fadas são sobre uma jornada de crescimento, entenderia se o autor tivesse deixado a mensagem de que ao se descobrir tão companheira dos seus amigos, tendo os ajudado em cada dificuldade pela qual passaram, a volta de Dorothy teria significado que, uma vez crescida, ela poderia agora tomar conta de seus velhos tios e retribuir os cuidados que tiveram com ela. Mas como ele não se estende muito no final, a sensação que fica é que ela volta, mas que não houveram ganhos em sua jornada pelo reino de bruxas boas e más e de um mágico farsante.

Muito embora esta seja uma história de narrativa simples, feita para crianças, e com um final que deixou muito a desejar quanto a alguns de seus fechamentos, preciso dizer que ela não perde seu caráter sublime de nos mostrar toda a magia que reside neste reino onde uma menina órfã se aventurou.

Assim como nenhum de seus personagens perdem o seu encanto, deixando para nós essa bonita mensagem da importância de nunca se caminhar só. Afinal, quando algo nos falta, pode ser que seja exatamente aquilo que o outro tem de sobra. E assim juntos, vamos compensando uns nos outros aquilo que tanto nos faltava??
Fernanda Coelho 26/07/2023minha estante
Uaaau! ??????????

Flávia Menezes 26/07/2023minha estante
Aaah, Fê! ??

GihdeVdd 24/07/2023

Uma graça
"O Mágico de Oz" foi um livro que eu achei que não fosse gostar, mas, ao ler, mudei minha concepção rapidinho. A história não é rasa de forma alguma, pelo contrário, carrega significados importantes de se pensar. E, para minha surpresa, até chegou a ser "sombria" em algumas partes, mas sem deixar a doçura. Gostei muito dos personagens, a maioria são uns amores. Essa obra é uma graça!! ?

Cleydson0 24/07/2023

O livro é maravilhoso ele não foca só na Dorothy mas também no Espantalho no leão e até o homem de lata. É uma experiência incrível lê esse livro,não achei muito parecido com o filme Mas não deixa de ser bom, o livro aprofunda mais em alguns assuntos que no filme

2019 encontrados | exibindo 361 a 376