O Livro do Amanhã Cecelia Ahern

Resenhas - O Livro do Amanhã

Telma 14/04/2013

O Livro do Amanhã - Cecelia Aherh
Imagine-se (caso você não tenha mais), com 16 anos.

Lembra de como só existia o hoje? O aqui e o agora era o que importava! Escola, escolhas... pra quê?

De modo geral nessa idade as preocupações são apenas concernentes ao que há para hoje. “O amanhã a Deus pertence”.

Não é?

Foi diferente pra você?

Para Tamara Goodwin era exatamente assim.

E se, por acaso um dos seus provedores amados na época, morresse? Foi também o que aconteceu com Tamara. Foi o ponto de partida para a guinada de 180 graus.

Com a morte do pai as mudanças na previsibilidade da rotina ocorreram abruptamente. Além de conhecer pessoas novas que influenciaram sua vida, ela descobre um livro com sua letra contando histórias... melhor descrevendo: com previsões. Sim, porque tudo o que estava escrito no livro acontecia no dia seguinte.

O que faria?

Melhor virar rapidamente as páginas para evitar catástrofes? Alterar o destino? O destino pode ser alterado? Isso é bom ou ruim?

Esse livro tem ritmo, é de fácil leitura. Os personagens são críveis em sua maioria (ou na realidade, ou na fantasia). É envolvente porque mistura romance, fantasia, suspense, ficção científica e, com muita facilidade, nos vemos “comendo” as páginas e descobrindo que o clichê “nem tudo é o que parece ser” pode ser piegas, mas certamente é verdadeiro.

Desejo a você uma boa leitura. Esse livro certamente vai lhe garantir momentos de descontração... e quanto chegar ao final... aahhh! O final vai certamente lhe surpreender!

;)

beijocas
Camilla 15/04/2013minha estante
Parece uma leitura mágica, heim? Adoro quando há um pouquinho de cada gênero. Essa coisa de mudar o destino sempre desperta desejos escondidos. Se o livro é fácil de se ler então, melhor ainda!

Becca | @beccaribeiiro 15/04/2013minha estante
Sou suspeita a falar da Cecelia pqe sou MEGA fã dos livros dela... mas não espero menos q mais um livro incrível claro!!
super ansiosa pra ler, já qe essa história me deixou super curiosa

Aline 16/04/2013minha estante
To querendo ler esse livro há muito tempo, espero que seja logo, porque fiquei ainda mais curiosa depois dessa resenha haha :)

Petra 16/04/2013minha estante
Tô muito a fim de ler esse livro. Adoro livros que dá pra ler em uma "sentada". hehe

Rafael 16/04/2013minha estante
Interessante!

Henrique1096 16/04/2013minha estante
Achei bem legal a resenha, o livro é bem interessante!

Amanda 16/04/2013minha estante
Tbm queria saber do amanhã... rsrsrs
É bom uma leitura leve para intercalar com livros mais pesados e esse me parece uma ótima pedida! :)

Fernanda @condutaliteraria 17/04/2013minha estante
A resenha ficou ótima e eu gosto bastante da autora.
O tema é interessante, mas eu particularmente não gostaria de saber o amanhã rs. Melhor não.

Alê 18/04/2013minha estante
olha gostei da resenha e quero muito ler o livro!

Morh 18/04/2013minha estante
Não sei se gostaria de saber o que vai acontecer amanhã, mas com certeza gostaria de voltar ao passado e tentar viver de forma diferente. Enfim quero mto ler esse livro. Parece ser bem interessante.Bjkss

Larissa 18/04/2013minha estante
Gostei muito da temática, o amanhã. É tão incerto, mas uma certeza eu tenho: quero ler esse livro!

@injoyce_ 19/04/2013minha estante
Sou ~tão fã da escritora, quero muito o livro, ótima resenha. E adoro livros com final surpreendentes *-* P.S eu te amo me surpreendeu muito, adorei, quero muito ler esse *-*

20/04/2013minha estante
Dessa autora só li o livro A vez da minha vida, e gostei. Tenho muita vontade de ler O livro do amanhã, me interessei pela sinopse e pelo que li na sua resenha, vou gostar :)

Claudia Alves 20/04/2013minha estante
Já li o livro P.S eu te amo, e me surpreendi bastante. Sua resenha ficou ótima e a propósito adoro finais com surpresas :). Quero muito ler esse livro.

Mallu 20/04/2013minha estante
Adorei a resenha e até me identifiquei um pouco... Talvez por ter acabado de completar 16 anos e saber que a autora pode compartilhar comigo os mesmos sentimentos. Ou só porque depois do tanto de clássicos (Romantismo) que tenho lido devido a escola, um livro mais atual e com temática mais leve seja o que eu preciso agora.

Bruna Costenaro 21/04/2013minha estante
Gostei bastante da sua resenha conduzida com perguntas, elas permitem que visualizemos bem o enredo da história!

Ow meus 16! foram ontem e ao mesmo tempo há tanto tempo =P

miquilis

Belle 21/04/2013minha estante
Parabéns pela resenha, foi maravilhosa, amo final d livro que me surpreende, fico de boca aberta, vai ser incrível ler esse livro, eu já tenho um livro dessa autora, falta esse para minha estante.

Leidiane58 21/04/2013minha estante
Adorei a sua resenha, parabéns, estou louca por ele, muita gente ja me falou que ele é perfeito, livros nos segura de uma form tão incrivel, né? Imagina só se a gente soubesse o que aconteceria no nosso amanhã, será que tentariamos mudar alguma coisa? Será que gostariamos do que viria a acontecer? Nos decepcionariamos a ponto de não querer que o amanhã não chegasse? Sei lá, só estando lá pra saber, mas enquanto eu não tiver um livro do amanha, contando meu futuro, como acontece com Tamara, vou me contentar em siplesmente querer o livro e lê-lo quando for possivel!

Daiani.Cris 22/04/2013minha estante
eu adorei a resenha e a história desse livro, não imaginei que ele era de suspense, muito menos que o suspense era tanto, agora tenho mais vontade ainda de ler *--*

Nícolas Vieira 23/04/2013minha estante
Parabéns pela resenha, espero conseguir ler esse livro, parece ser muito bom :D

Gabis 26/04/2013minha estante
adorei a resenha *-* preciso ler este livro *-*

Gabriela 27/04/2013minha estante
Me apaixonei pela resenha que esta no livro e agora estou mais apaixonada ainda com essa resenha, necessito de livro.

LuizaFG 29/04/2013minha estante
Ainda não li o livro, mas amei sua resenha! Agora quero muito o livro pra saber qual essa surpresa do final...rs
bjos

Suellen 29/04/2013minha estante
Estou ansiosa para lelo OMG, quase tive uma parada cardíaca!

Fla 02/05/2013minha estante
Mt boa a resenha, quero muito ler .... sem contar que a capa é linda ^^

Cagól 07/05/2013minha estante
Nossa, nem sei o que eu faria se achasse um livro assim, parece muito demais! Ótima resenha, me deixou com mais vontade ainda de ler hehehe

Duque 07/05/2013minha estante
Gostei demais da resenha

Autora Nadja Moreno 10/05/2013minha estante
Adoro este tipo de leitura, para uma pausa entre um tórrido e outro... Faz bem para relaxar, e preparar a mente para uma próxima aventura.

Beijos. obrigada pela dica. (:

Tainá 10/05/2013minha estante
Aparenta ser um otimo livro! Vamos leer!

Julia 22/09/2013minha estante
Eu comprei esse livro mal posso esperar para começar a ler!!!!

Silvia 02/10/2013minha estante
Já estou lendo e amando, estou na página 140.

May 07/02/2014minha estante
Ame a resenha, mas não gostei do livro não. Ele é muto chato ( na minha opinião). Vou abandona-lo, não consigo mas ler.

C. Aguiar 29/04/2013

Esse livro eu recebi de parceria com a editora Novo Conceito.
Antes de começar a resenha, tenho que dizer que adoro essa capa!
O livro nos conta sobre uma garota chamada Tamara. Que por sinal no começo do livro é a pessoa mais nojenta do mundo ,por assim dizer. Briga muito com os pais (apesar de que eu chego a entender que ela sente falta de atenção, porém isso não justifica as brigas), egoísta, muito mimada e é aquele tipo de garota que a gente detesta logo de cara.
A última vez que ela vê o pai foi quando brigou com ele e disse que nunca mais queria vê lo, quando percebe está entrando no escritório dele no outro dia e o mesmo se encontra no chão morto. Nesse momento o mundo de Tamara cai.
Ela sempre fora muito afortunada, mas nunca deu valor as coisas boas que possuía. Uma boa casa, bons pais (mesmo que ausentes), boas roupas, e tudo que o pai pudesse proporcionar. Eu me lembro de ler uma parte aonde ela e as amigas ficavam com o mesmo rapaz...gente a Tamara era uma safada com 16 anos de idade, chocante algumas coisas que ela fazia sabe.
Ela mesmo diz que não era uma boa garota ou uma boa filha.
E agora, com o pai morto e uma mãe nada bem psicologicamente que mal sabe distinguir o que é certo ou errado, e muito menos tem noção das coisas ao seu redor, o que ela terá de fazer??
Elas acabam indo com a ajuda de uma amiga para a casa dos tios de Tamara.
Rosaleen e Arthur tios de Tamara aceitam a sua estadia de bom grado, mas algo está errado naquele lugar.
Imaginem uma pessoa que sempre foi esnobe e rico a vida quase toda, para Tamara é praticamente um imenso sacrifício viver ali naquele lugar que não tem nada. Tirando o detalhe claro que sua mãe está ficando pior e que praticamente não sai do quarto, não fala e raciocina direito para se expressar com as pessoas ao seu redor, temos o pequeno detalhe assustador do livro (pelo menos para mim) que é sua tia Rosaleen, a personagem mais estranha que eu já vi esse ano em um livro.
Essa mulher tirou meu sono (por assim dizer) durante os dias em que estava lendo esse livro. Eu estava muito curiosa para saber o porque das suas atitudes, e caramba o final me surpreendeu demais quando soube o tal do porque!
Rosaleen sempre estava de olho em Tamara, nunca respondia direito suas perguntas, sempre ficava na defensiva e escondia as coisas dela. Uma noite ela acordou e sentiu alguém a olhando, e quando percebeu a pessoa saiu do quarto e sim era Rosaleen!
Uma figura muito legal nesse livro foi a Irmã Ignatus, eu gostei muito dela. Uma freira com hábitos curiosos e apesar de muita idade (quase uns 70 anos) se comporta como uma jovem.
No decorrer do livro, as emoções, os mistérios e magia de cada capitulo vão deixando o leitor bem curioso e com a pulga atrás da orelha para saber algumas coisas.
Certo dia Tamara abre a porta da frente da casa e seu mundo muda totalmente. Ela conhece Marcus uma rapaz mais velho que ela, que trabalha em uma biblioteca dentro de um ônibus. Ele leva livros para as pessoas em suas casas e depois os pega de volta, e a pessoa pode ir lá e escolher outros livros. Tamara que nunca foi muito de ler acaba escolhendo um livro por impulso ou fascinação, que por sinal estava fechando com um pequeno cadeado, não havia autor e nem nome. Depois que a irmã Ignatus consegue abrir o livro para ela a mesma descobre que é um diário e no dia seguinte decide escrever no mesmo, porém ele já estava escrito, com a letra dela e com a data do dia seguinte, ou seja, o livro contava o dia de amanhã para Tamara. Cabia a ela decidir se ia viver o dia em que o diário mostrava a ela ou se ela mudaria o que estaria acontecendo no dia de amanhã.
Esse livro do amanhã aguçou a curiosidade dela em muitas coisas, a ajudou em outras e fez com que ela desvenda-se o mistério que envolvia a vida que ela não sabia. O que será que a vida de Tamara esconde??
Eu recomendo esse livro muitíssimo, estou muito apaixonada por ele gente.

essa resenha pertence ao site: www.seguindoocoelhobrancoo.com.br
Newjudge 13/04/2013minha estante
ei amiga tudo bom?
Então como eu já comentei no blog eu adorei que você gostou do livro, já tinha visto que o começo dele é um pouco difícil e que a protagonista é super chata no começo. Mas acho bom que o livro no final tenha mais prós do que contras. Eu acho os enredos da Cecelia bem irreverentes, criativos e gosto bastante. Estou ansiosa para ler.
beijos

Marina 13/04/2013minha estante
Esse personagem que leva livros para outras pessoas deve ser legal heheheh'

Gostei da resenha Alice, me deu vontade de ler o livro!

Sâmella Raissa 13/04/2013minha estante
Nas resenhas que eu lia sobre o livro, em nenhuma delas falou à respeito da tia da Tamara... Bem, sei lá, peculiar, ela né, pelo jeito? E estranha. OK, admito que fiquei com um pé atrás pela presença dela, mas ainda assim quero ler o livro. ;)

Vanessa 13/04/2013minha estante
Assim como comentei la no blog, no começo a história não parece ser tão boa por causa da protagonista, mas acredito que o livro do amanhã reservará boas surpresas não só pra ela, mas para nós que estamos lendo também!
Bejos!

; Gii 13/04/2013minha estante
Adorei sua resenha, bem detalhada sobre a introdução do livro e sem soltar spoilers, despertando a curiosidade de quem lê!
Quero saber a reação de Tamara quando descobrir o que é aquele misterioso diário e e o que a vida dela esconde!
Também quero saber o que tem de errado com a tia Rosallen e por que ela é tão estranha!!

; Gii 13/04/2013minha estante

YasmiM NameN 14/04/2013minha estante
Eu quero saber mais sobre a Rosaleen! E também não gostei muito do começo do livro e as "qualidades" da Tamara. Espero mudar meu conceito sobre o livro quando lê-lo. ^^"

Kelinha 14/04/2013minha estante
Eu quero muito ler esse livro. Antes eu pensava que ele era um romance bobo, mas com sua resenha me despertou a curiosidade. Pois o livro parece ser cheio de mistérios.
Bjokass

Adriana 15/04/2013minha estante
ASSIM COMO MUITAS PESSOAS EU TAMBÉM ACHEI QUE SERIA MAIS UM CLICHÊ, COM ROMANCE, FILHA RIQUINHA QUE BRIGA COM OS PAIS E FICA POBRE E APRENDE A DAR VALOR AS COISAS.... MAS A RESENHA ME DEIXOU INTRIGADA PORQUE ACHO QUE TEM MAIS!!!

Vanilda 15/04/2013minha estante
Resenha bem feita e o enredo do livro parece ser bem interessante. Infelizmente às vezes tem personagem que não é tão bacana assim, mas parece que é uma boa história. Muita vontade de ler.

Pam 15/04/2013minha estante
ah Alice, eu tbm acho a capa lindissimaaaaa
só de ver a capa, sinto vontade d ler...

nossa, deve ser uma barra, msm para uma personagen insuportavel, ver o pai morto... =/

quero muito ler, e adorei sua resenha!!

bjinhos

Belle 18/04/2013minha estante
Otimo livro,nao conheço a autora e nao li o livro dela,mais gostei da resenha

Nubs 29/04/2013minha estante
A Cecelia se supera sempre, apesar de só ter lido PS. Eu te Amo por enquanto, estou com grandes expectativas sobre O Livro do Amanha e a resenha me deixou mais animada ainda!!

Rossana Batista 19/05/2013minha estante
Eu amei a resenha!
Fiquei imaginando se eu encontrasse um livro iguala o da Tamara, nem sei o que faria kkkk
Quero ler!

@APassional 20/04/2013

O Livro do Amanhã * Resenha por: Elis Culceag * Arquivo Passional
Após a tragédia que abalou suas vidas, Tamara e a mãe Jennifer, acostumadas a agitação de Dublin, vão morar com o tio Arthur e a tia Rosaleen em Meath. Vivendo no meio do nada, Tamara não tem muito o que fazer e dirige o olhar para dentro de si mesma.

O começo da narrativa é bem introspectivo, Tamara nos conta como era o relacionamento com os pais antes da tragédia, reflete sobre seu comportamento presente e percebe como seus atos e palavras afetam as pessoas em volta. Ela até tenta dar uma controlada na língua, mas seus pensamentos ainda são irônicos e às vezes ferinos, por vezes divertidos.

O cenário em que a história se desenvolve exerce forte influência em Tamara. Ela identifica-se totalmente com o castelo em ruínas:

"Como sou pequena diante desse enorme castelo! Parecia mais uma dominadora e autoritária ruína que um castelo, pois ali se erguia, na minha frente, com as cicatrizes expostas, todo ferido e coberto do sangue das batalhas. E também ali, parada, me senti uma sombra de quem eu era antes, com minhas cicatrizes expostas. Nos unimos no mesmo instante."

A partir do momento em que a Biblioteca itinerante passa pelo vilarejo e Tamara pega emprestado um curioso livro antigo, as coisas começam a mudar. Porém esse livro, na verdade um diário, não é o foco da história. É apenas um instrumento que permite à ela pensar melhor antes de agir ou falar algo que vai magoar alguém ou afetar negativamente o futuro, mas é sempre um reflexo do seu momento presente. As estrelas do show são os "esqueletos no armário", que não são poucos...

Quando Tamara deixa de sentir pena de si mesma, percebe que Arthur e Rosaleen não são apenas esquisitos, como também escondem segredos. Ela observa várias coisas estranhas e não entende porque as pessoas da cidade mais próxima não cumprimentam o casal, porque Rosaleen escondeu o álbum de fotos da família quando percebeu que Tamara estava interessada nele, porque Rosaleen não quer que Tamara vá até o bangalô do outro lado da rua, porque a garagem está sempre trancada... Que "esqueletos" estão escondidos no álbum? No bangalô? Na garagem?

A personagem mais intrigante da trama é a tia Rosaleen. Antes era a pobre tia do campo, que recebia as doações de roupas usadas da requintada Jeniffer, mas numa virada do destino passa a ser a dona da situação, já que Jeniffer fica o tempo todo dormindo. Ela tem o comportamento obsessivo em relação à limpeza da casa (porque será?), a necessidade de controlar as ações de todos e nunca deixa Arthur a sós com a sobrinha. Também é o tipo de mulher que deseja empanturrar a todos de comida, Tamara chega a compará-la com a bruxa de João e Maria rsrsrs...

São tantas as coisas esquisitas, comportamentos estranhos e pequenos mistérios no enredo, que cheguei a duvidar que haveria explicação para tudo no final. Felizmente, com exceção do elemento fantástico inserido na trama (o diário), o mistério é totalmente explicado, afinal tudo está conectado.

Ahh... quase deixei de falar do Marcus e do Weseley! Marcus é o funcionário da biblioteca itinerante, tem 22 anos e belos olhos azuis. Weseley é filho do novo médico da cidade, tem olhos grandes e castanhos e lábios suculentos. Com certeza esses dois tornaram as coisas mais interessantes para Tamara...

A minha 1ª experiência com a autora Cecelia Ahern foi intensa e diferente do que eu esperava, pela sinopse eu aguardava um livro que explorasse apenas a mágica do diário, mas a magia dessa história está na narrativa, no elemento humano e em nossa capacidade de segurar as rédeas da vida e escrever o nosso próprio Livro do Amanhã.

Recomendo ontem, hoje e sempre!

Resenha publicada no Blog Arquivo Passional em 20/04/2013:

Maristela 20/04/2013minha estante
Eu estou com vontade de ler esse livro. Acho a capa dele muito bonita e a sinopse também. Sua resenha me me ficar bastante interessada nele. Já li Ps Eu Te Amo e gostei mas prefiro o filme, me tocou mais.

Rita 20/04/2013minha estante
Eu estou a ler esse livro e é bem fácil e viciante, estou curiosa para ver a explicação para toda esta estranheza da tia Rosaleen e que história está por trás de tudo, porque até a freira esconde algo, pistas por todo o lado. adorei a resenha :)

DomDom 20/04/2013minha estante
Desde o lançamento de "P.S. Eu te Amo", que tenho vontade de conhecer a escrita de Cecelia Ahern. Sempre leio resenhas positivas em relação aos seus livros, e a cada uma delas, minha curiosidade só vai aumentado. Gosto dessas pitadas de mistérios nas tramas, e acho que a autora mandou bem nesse quesito. Afinal, ainda não li, mas fiquei com uma pontadinha de medo dessa tia dela. Rsrsrs
Espero ler em breve.

Suelen Mattos 20/04/2013minha estante
Puxa, parece mesmo ser bem legal. Eu já gosto dessa autora desde P.S Eu Te Amo, hehe. Esse aí já entro na minha listinha desejados, com certeza!!!!

=)

Beth 20/04/2013minha estante
Vou adorar ler este livro.Espero com ansiedade por ele.

Samantha 21/04/2013minha estante
Adoro histórias com castelos, achei interessante Tamara se identificar com ele.

Belle 22/04/2013minha estante
Otimo livro.....

Jessie 23/04/2013minha estante
eu quero ler esse livro é bela a capa.

Joyce.Kelly 30/04/2013minha estante
Meu Deus,estou mesmo surpresa com essa sinopse . São tantos mistérios assim? Sinto que preciso deste livro haha !!

stsluciano 24/05/2013

Finalmente Cecelia Ahern me conquista!
Se eu tivesse entendido o fantástico presente na obra da autora Cecelia Ahern, provavelmente teria aceitado com muito mais facilidade a intervenção da “Vida” de Lucy em “A Vez da Minha Vida”. Uma das coisas que reclamei foi da estranheza do fato – a vida de alguém intervindo na vida desta pessoa – e de como ficava difícil seguir com a narrativa sem imaginar o quão impossível aquilo era.

FAN-TÁS-TI-CO. Uma palavra que, se eu a absorvesse de modo mais completo e a ligasse ao ideário da autora, teria me dado uma experiência de leitura bem mais agradável. Mas é sempre tempo, e com o “O Livro do Amanhã” tive uma das melhores leituras do ano.

Tamara Goodwin crescera em meio ao luxo, tendo tudo o que quisesse e sendo, como é natural com pessoas que tem tudo muito fácil – ou com o estereótipo que se tem como delas – é irritante, ingrata, e age de forma a punir os pais por algo que ela mesma não sabe bem o que é. Até que eles vão à falência, seu pai morre, e ela tem de dizer um grande “Olá” para uma nova vida, morando no campo, em uma guarita próxima a um castelo destruído, e, o pior, de favor com seus tios.

Por ser adolescente, falida e revoltada, Tamara me conquistou com uma facilidade bem maior que Lucy, a namorada abandonada do livro anterior. A adolescência é um terreno fértil para rebeldia, agressividade e afins, que podem ser muito bem exploradas pelos autores de ficção, e, no caso de Cecelia Ahern, ela consegue acrescentar à mistura um sarcasmo ferino que é genial, dando a Tamara uma necessidade de tornar as situações mais simples desconfortáveis que me ganhou completamente.

O livro é narrado em primeira pessoa, com Tamara contando o que acontecera com seu pai e como acabara, com uma mãe num torpor bastante compreensível, indo morar com os tios, personagens estranhos com os quais mantivera, durante toda a vida, pouca relação que não esporádicas visitas. Sua tia Rosaleen, é uma mulher com mania de arrumação e limpeza que adora ter alguém de quem cuidar, que necessite constantemente de seus esforços, como se ela se alimentasse disso, já Arthur, seu marido, é a passividade em pessoa.

Eles se esforçam por tronarem a estadia de Tamara e sua mãe confortável, e até mesmo a superproteção e total falta de espaço que Rosaleen confere à Tamara me comoveram, por eu imaginar – como a personagem conjectura à certa altura – que ela apenas não sabe como se comportar por nunca ter sido mãe, ficando numa posição difícil agora que a mãe de Tamara não tem condições de zelar pela filha, cabendo isso à ela, que não tem experiência alguma no assunto. Se é para pecar, que se peque pelo excesso.

O cenário é bastante estereotipado mas não destoa do que se imagina dos arredores das grandes casas rurais do norte da Inglaterra: campos imensos, vilarejos nos arredores e prédios depredados onde antes viveram com conforto a mesma família por dezenas de gerações, até terem de partir por falta de dinheiro para manter o lugar. Tamara explora o lugar, visita o castelo, e conhece personagens inesquecíveis, como Marcus, Wesely e Ignatius. Não vou falar sobre nenhum deles, é interessante descobrir junto com ela quem eles são, só posso dizer que através de um deles cairá nas mãos dela o tal livro, que lhe conta, misteriosamente, o que acontecerá no dia seguinte.

O que uma pessoa faria se soubesse, de uma forma ou de outra, o que aconteceria no amanhã? Bom, sabendo do ontem, Jasão, um dos tripulantes da Operação Cavalo de Troia, série de grande sucesso do autor JJ Benítez, partira rumo ao passado a fim de documentar os últimos dias de Jesus de Nazaré e ficara surpreso ao ser reconhecido e amavelmente cumprimentado pelo Rabi da Galileia, que nunca o havia visto – numa das passagens do livro que mais me emocionam, tenho de resenhá-lo um dia – ; já na série Early Edition, um sujeito recebia em casa, trazido por um gato, se não me falha à memória, um jornal contendo as principais notícias do dia seguinte, cabendo a ele tentar evitar as maiores tragédias, o que não se dava sem um tanto de sofrimento. Ambos os casos mostram que, mesmo conhecendo a História, nada acontece dentro de trilhos pré-estabelecidos, e tudo é mutável. Claro que aqui me atenho ao campo da ficção, mas é bom conjecturar com o que de melhor a ficção já me proporcionou.

Mas o que se faria? Tamara, sabendo que o livro lhe mostra o que acontecerá no dia seguinte – e após se recuperar do bastante compreensível susto que toma ao ter o livro em mãos pela primeira vez – decide tentar adaptar o que ali lê da melhor forma possível, mantendo o que se mostrara certo e tentando alterar o que não fora tão bom assim, numa tentativa de compreender o que se passa ao seu redor e, com isso auxiliar sua mãe.

É agradável ver o crescimento de Tamara como pessoa, a forma como ela vai se tornando alguém mais responsável enquanto repensa suas ações com sua família, sem, no entanto, perder por completo aquilo que desde o começo é sua marca registrada: sua língua ferina e o gênio forte. Me surpreendi com a forma como a autora balanceou tudo isso, conseguindo manter colado um enredo que – apesar de fantástico – vai ganhando bem-vindos contornos misteriosos conforme se avança na narrativa, e mostrando à personagens saídas enquanto ela se vê tão presa em si mesma.

Pra finalizar, Cecelia me conquistou de vez com este livro, ela se supera em todos os sentidos com relação ao “A Vez da Minha Vida”. Aqui temos uma autora que sabe os caminhos que sua própria obra tem que seguir, mesmo que tortuosos, se emparelhando com uma coleção de personagens inesquecíveis – para o bem e para o mal – e segredos tão bem pensados que de forma alguma a primeira metade do livro nos faria supor.

Com o “O Livro do Amanhã” ela conquista de vez minha admiração.

Resenha originalmente publicada aqui: http://www.pontolivro.com/2013/05/o-livro-do-amanha-resenha-129.html
Tânia Regina 31/05/2013minha estante
Esse era o tema da minha redação no vestibular há muitos anos é claro, pois já sou formada. Tinha que escrever sobre o amanhã, como se fosse hoje.

Gabi l Vai um spoiler aí? 03/06/2013minha estante
"com o ?O Livro do Amanhã? tive uma das melhores leituras do ano." me convenceu totalmente, amei sua opinião sobre o livro e tudo o que você fala. Me interessei muito por ele e quero lê-lo.

Camila 05/06/2013minha estante
a resenha é meio grandinha, mas queria muito saber sobre o livro e resolvi ler, haha, adorei! estou louca pra ler *-*

Beth 13/06/2013minha estante
Muito linda sua resenha.Fala muito bem do livro,um dos melhores que já li.É por esse motivo que adoro a Cecelia. Beijos.

Saleitura 05/07/2013minha estante
Depois de ler PS Eu te amo e A Vez da minha vida a autora Cecelia Ahern já é uma das minhas preferidas e vejo que no Livro do Amanhã ela mais uma vez vai nos surpreender. Imagino o que não deve acontecer coma a família acostumada com uma vida farta e depois com a falência toda a mudança que sofrem não só material como emocional. A pessoa amadurece, cresce como gente e isso é natural e bom para dar valor as pequenas coisas da vida.
Muito boa a resenha como sempre!

Saleitura 26/12/2013

Começo dizendo que preciso ser conquistada pela personagem, melhor ainda se me apaixonar por ela, mas não aconteceu nessa história, muito pelo contrário. Tamara tem 16 anos e já fiquei com o pé atrás porque não tenho boas experiências com personagens juvenis. Ela é metida, grossa, mal educada, irritante e tudo mais para não se gostar dela. E é ela quem conta a história.
Menina rica acostumada a ter tudo, após o suicídio do seu pai por ter falido, é obrigada a mudar-se com a mãe para o interior para morar na casa de um tio. Esse pouco fala, muito estranho e uma tia que quer controlar tudo, inclusive a proibem de sair da propriedade onde moram. Fica claro para Tamara que eles escondem algum segredo e ela vai tentar desvendar.

Sua solidão só é aplacada quando surge uma biblioteca itinerante, não que ela seja o tipo que gosta de ler, mas por Marcus, o rapaz que cuida da biblioteca e que é bonitinho. Mexendo por lá ela encontra um livro misterioso fechado com uma fivela e cadeado e ela o leva para tentar abrí-lo e descobrir o que há nele, pois nem mesmo continha quem era o autor. Ao abrí-lo ela encontra todas as páginas em branco e deduz que seria um tipo de diário e decide escrever nele.
No dia seguinte quando pega o livro para escrever tem uma surpresa, há uma página escrita com a letra dela e com data do dia seguinte.

"Como seria se soubéssemos o que o amanhã nos reserva?
Nós o consertaríamos?
Será que conseguiríamos?"

No início da história a narrativa é bem lenta e chega a ser chata. Então se você não for daqueles que insistem, vai deixá-la. Durante vamos vendo Tamara amadurecendo, mudando sua forma de ver as coisas, mas para mim não bastou para se transformar numa ótima história. E se você está achando que vai descobrir que livro era esse, desista, a autora não conta, o que muito me decepcionou.

resenhado por por Luci Cardinelli

site: http://saletadeleitura.blogspot.com.br/2013/12/resenha-do-o-livro-do-amanha-de-cecelia.html
Michelle 27/12/2013minha estante
É uma pena saber que não é um livro tão bom quanto parece, pois tinha grandes expectativas para esse livro. É interessante o fato de Tamara achar o livro em branco e antes de escrever nele, ver que lá já estava escrito com a letra dela. Mas convenhamos que garotas mimadas fazem a gente perder a paciência lendo o livro, né?

Pandora 23/03/2014minha estante
Apesar de também ter minhas criticas a autora, tenho me sentido tentada a ler algum livro dela além de "P.S. Eu te amo". As vezes vejo as promoções desse livro e apesar dos pesares me sinto tentada! #LeitoraSemVergonha

Val 28/03/2014minha estante
Amei a resenha, e principalmente a partezinha do livro...estou curiosa

Kéziah Raiol 25/07/2013

Em “O livro do amanhã” conhecemos a historia de Tamara, uma garota mimada, egoísta, egocêntrica, brigona e que não respeita os pais. Mas depois de virar algumas páginas começamos a entender que talvez a Tamara esteja apenas tentando chamar atenção de seus pais, que até então não são exemplos de pais presentes. Mas confesso que no começo do livro eu queria simplesmente matá-la, não agüentava mais ler uma página, pensei até em abandonar o livro por causa da protagonista. Com apenas 16 anos, Tamara faz coisas que até Deus duvida.
Ela tinha a vida que muitos sonham: dinheiro, poder, conforto, porém nunca deu valor ao que possuía, até que em um determinado momento sua vida vira de cabeça pra baixo quando após uma briga muito séria onde tinha dito não querer nunca mais ver seu pai. Acaba o encontrando morto no chão do escritório.
E agora? Com o pai morto, toda sua fortaleza fútil havia se quebrado, sem ter o que fazer, Tamara e sua mãe – uma mulher completamente desequilibrada psicologicamente – partem para morar de casa de seus tios, Rosaleen e Arthur, onde são acolhidos da melhor forma possível.
O que mais me chamou a atenção no livro, foi a personagem Rosaleen, suas atitudes são tão estranhas que no decorrer da leitura acabamos parando e pensando: Por que? E essa pergunta é fabulosamente respondida no final do livro.
Apesar de ter uma narrativa interessante e um final surpreendente, ainda assim o livro não conseguiu me prender da forma que eu queria. O começo do livro é muito maçante, e demora demais para as coisas começarem a fazer sentido – pelo menos na minha cabeça.
O livro só começa a ficar bom, quando Tamara conhece Marcus, um rapaz de trabalha em uma biblioteca móvel, por assim dizer. Apesar dela nunca ter gostado de ler, a beleza do rapaz é tão envolvente que ela acaba escolhendo um livro para ler. Apenas um a chamou atenção... Um livro trancado por um pequeno cadeado, sem nome e sem autor. Após abrir o livro Tamara se depara com uma grande surpresa, era um diário.
Ao tentar escrever nesse diário – confiada pois nem era dela – ela percebe que o diário já estava escrito, com sua letra e com a data de amanhã. Então, esse livro começa a contar para Tamara o que irá acontecer no outro dia.
A pegada da Ahern para criar uma história com um diário que conta o futuro foi muito boa, mas o começo deixou há desejar um pouco. Tanto que por um momento eu simplesmente cogitei a hipótese de abandoná-lo.
De qualquer forma, é um bom livro.
Viviane 25/07/2013minha estante
Mas que bela resenha Kéziah. Você falou tudo, inclusive no fim, quando disse que a autora deixou a desejar. Eu achei que minha leitura foi vagarosa até mais ou menos 60% do livro, depois que me prendi mais e as coisas fluíram.
Também indico o livro, pra ler num fim de semana despretensioso.
Beijos

Marcelle 25/07/2013minha estante
Que bom que, no fim de tudo, é um bom livro, em um conjunto. Acho a ideia da autora bem interessante. Muito boa resenha!

Michelle Ladisl 25/07/2013minha estante
Olá querida, gostei muito da sua resenha! Fiquei super interessada no livro!
Beijinhos

araujonei 12/02/2018

Um livro vazio.
O Livro Do Amanhã (Cecelia Ahern, 2009) parece ter muitas boas intenções, mas acaba não chegando lá como deveria. Esse é o terceiro livro que li dessa autora e pela primeira vez a narrativa parecia empacada. A protagonista, Tamara Goodwin, é uma típica patricinha que perdeu tudo e agora que ser diferente, mas o tempo todo demonstra ser egoísta e infantil.

Talvez o defeito principal do livro é que o Livro do título, fica o tempo todo em segundo plano. Passamos longas 100 páginas (ou mais, não lembro), conhecendo Tamara, o passado de Tamara, a família de Tamara e as amigas de Tamara. E o livro, cadê? Fora isso, mistérios vão sendo construídos, um após o outro, e nada anda na história. Parece estar preso em um loop infinito.

Só na parte final do livro, as últimas 90 páginas, parece que tudo caminha e você sente que o livro realmente começou ali, onde a protagonista decide fazer alguma coisa além de ser a submissa convidada na casa dos tios, e começa a buscar as respostas para o emaranhado
mistério que se desenrolou nas páginas anteriores. Parece tudo muito vazio, ainda assim.

Mesmo que os personagens sejam vazios e sem profundidade (exceto, talvez, Arthur, tio de Tamara), e que alguns personagens que pareciam essenciais para a história, simplesmente sumirem, o final do livro faz valer um pouco o tempo gasto com a leitura. Para quem procura uma leitura despretensiosa, leia. Quem quer um romance de verdade, passe longe.

Não chega a decepcionar, mas não é surpreendente.

P.S.: A autora parece ter uma fixação com chá e luto.
Pedrinho 12/02/2018minha estante
Não sei se é certo, mas eu ri do "P. S" (fora que encaixou como referência rsrsrs). Não tenho muita paciência com esse ritmo, vou ficando com o P.S Eu Te Amo e vou atrás do outro que mencionou.

araujonei 13/02/2018minha estante
Ahahahha. Leia Simplesmente Acontece. É o outro livro dela que li e me apaixonei instantaneamente.

Aione 29/03/2013

Por ter P.S. Eu Te Amo como um dos meus livros favoritos, há muito eu desejava ter contato novamente com alguma obra de Cecelia Ahern e finalmente tive essa chance com O Livro do Amanhã
Antes mesmo de chegar à metade, eu já imaginava que o livro estaria entre meus favoritos. Faz muito tempo desde que reli P.S. Eu Te Amo pela última vez, então não me recordava da narrativa da autora. Talvez, ela não tenha me marcado ou chamado tanto a minha atenção, ficando em segundo plano se comparada à história.
Contudo, dessa vez, senti como se as palavras de Cecelia me enfeitiçassem. Não apenas me envolvi rapidamente com a história, como também fiquei admirada com sua escrita. Cada frase parece ser bem trabalhada, sentimentos e ações se mesclam perfeitamente entre si e, também, com impressões, divagações e descrições. Não posso, também, deixar de citar o humor irônico presente principalmente nas falas de Tamara. Não é um humor evidente, nem daquele que te faz gargalhar, mas é presente e certamente contribui de maneira favorável com o livro.
Um dos pontos que mais chamou minha atenção desde o início foi a sensibilidade da autora para construir suas personagens. A história é narrada em primeira pessoa pelo ponto de vista de Tamara, uma garota de 16 anos. Minha primeira surpresa aconteceu quando descobri sua idade; seus pensamentos e análises sobre sua família nos primeiros parágrafos me fizeram crer que ela seria muito mais velha. Depois, notei que a garota narrava uma história já acontecida e, portanto, quando exerce o papel de narradora, situa-se em um período futuro, o que a diferencia de seu papel de personagem enquanto o enredo se desenvolve. Dessa forma, ainda que seu papel de narradora se mescle ao seu de personagem, há uma nítida diferença entre ambas, separadas pela maturidade adquirida pela narradora após a vivência pela qual a personagem passará.
Não apenas Tamara foi bem construída, a ponto de haver essa distinção entre seus momentos, como sua visão sobre todos os personagens também foi. Ainda que vistos pelo seu ponto de vista, podendo ser influenciado pela sua opinião e sentimentos sobre cada personagem, é possível construir uma imagem sobre o caráter de cada uma não apenas por causa da narração de suas atitudes, mas também pelas próprias reflexões de Tamara sobre elas.
Até mais da metade do livro, eu estava achando a leitura interessante, estava fascinada pela escrita da autora e estava curiosa para compreender os mistérios sugeridos desde o início da história. E então, tornou-se impossível parar de ler quando atingi a proximidade das 100 páginas finais. O ritmo assumido pelo enredo é frenético conforme as revelações são feitas e, ainda que eu já tivesse suposto parte delas, não pude deixar de me sentir surpreendida ao final.
Vi alguns comentários nas redes sociais de pessoas que acharam o início da história tedioso e, também, que não gostaram de Tamara por suas atitudes. De fato, o enredo se desenvolve de maneira mais lenta no início, tendo-se em conta que a função das primeiras páginas é a de apresentar as personagens para que possamos compreender o cenário e a situação em que vivem. Ainda, Tamara não é uma adolescente fácil de lidar; por toda sua vida foi mimada e teve um relacionamento conflituoso com seus pais, e sua atitude natural com os outros é a de ser respondona e a de magoar, principalmente quando ferida. É esse seu mecanismo de defesa. Entretanto, Cecelia expõe que as atitudes de Tamara não necessariamente condizem com o que ela tem por correto.
Levando-se em conta esse ritmo mais lento e a própria personalidade da protagonista, acho compreensível que o livro não agrade desde o início como fez comigo. Em minha opinião, todas essas características contribuíram ainda mais para o meu encantamento. Acho incrível quando as personagens são humanas dessa maneira, compostas por virtudes e falhas, além de ter me deliciado com a exposição do panorama do enredo, tanto por ter apreciado a escrita da autora quanto por ter sido possível fazer as primeiras conjecturas sobre cada personagem.
Acho que já deixei claro o quanto o livro me encantou. De qualquer maneira, ressalto: me apaixonei tanto pela sua estrutura quanto pela história em si. Há uma interessante reflexão surgida pelo paralelo entre o “hoje” e o “amanhã”, mas não foi essa a que mais me agradou, e sim aquelas sobre as próprias pessoas e suas atitudes durante a vida. O Livro do Amanhã não foi, para mim, um livro sobre um misterioso diário, mas sim sobre uma garota em uma busca não intencional sobre si mesma. O diário é apenas uma ferramenta para isso e um artifício interessante no enredo como um todo.
Aos que gostam de histórias bem construídas e escritas, que mesclam dramas e mistérios, suavizados por pitadas de romance e de humor, O Livro do Amanhã é um prato cheio e totalmente indicado.
Helida Serra 29/03/2013minha estante
Oi Mi!
Como admiro a maneira como você escreve, babo o tempo todo, rs! A cada vírgula, a cada frase e a cada sensação boa que sinto quando leio suas resenhas, penso que você nasceu para isso!
PARABÉNS!
Obrigada por me proporcionas momentos maravilhosos com suas resenhas, que se transformam em ótimas dicas de leituras para mim.
Beijokas

May 01/04/2013minha estante
Vou compara esse livro amanhã.... vou confirar no seu veredito. ;)

Wendell 06/04/2013

O Livro do Amanhã
"Dizem que uma história perde algo cada vez que é contada. Se assim for, esta nada perdeu, pois a contarei pela primeira vez"

Tamara Goodwin sempre foi uma daquelas adolescentes inconsequentes que têm tudo o que quer, e ainda assim não dá valor para nada e faz escândalos por coisas bobas. Infelizmente, para que a garota mudasse sua forma de pensar e agir, algo ruim teve que acontecer, Tamara perde o pai e após o enterro sua mãe descobre que elas estão completamente falidas, mas tão falidas que foram obrigadas a vender todos os bens e ainda tiveram a casa tomada pelo governo.

Sem ter qualquer outra opção, Tamara e sua mãe vão morar literalmente no meio do nada, na casa do tio Arthur, que quase não fala, e tia Rosaleen, que parece recriminar tudo que Tamara faz ou fala. Agora, tem como imaginar uma patricinha, acostumada com tudo que há de bom e caro, morando em uma guarita reformada ao lado de um castelo em ruínas?

"Sei agora - agora que não fazemos mais parte do mundo em que antes vivíamos - que não éramos pessoas muito boas. Acho que, em algum lugar sob a impassível superfície de minha mãe, ela também sabe. Não éramos pessoas más, apenas não éramos pessoas boas. Nada oferecíamos a qualquer pessoa no mundo, mas recebíamos um tremendo quinhão. Não merecíamos isso, contudo."

Quando Tamara finalmente deixa a frescura de lado e se torna mais receptiva ao seu novo estilo de vida, conhece pessoas maravilhosas, que a ajudam a decifrar mistérios como os segredos de sua tia Rosaleen e também sobre o diário que achara na biblioteca da cidade, um diário totalmente em branco, que, ao longo dos dias, se preenche sozinho com coisas que ainda irão acontecer na vida da personagem. O que você faria se possuísse em suas mãos qualquer coisa que descrevesse como será o seu amanha?

"Acho que a maioria das pessoas entra nas livrarias sem a menor ideia do que comprar. De algum modo, os livros ficam ali, quase que por magia, desejosos que as pessoas os escolham. A pessoa certa para o livro certo. Parece que já sabem de qual vida precisam fazer parte, em qual delas podem fazer diferença ou podem ensinar uma lição, pôr um sorriso no rosto no momento preciso. Penso em livros de forma muito diferente agora"

Esse é o primeiro livro da Cecelia que eu realmente leio, tentei ler P.S. Eu Te Amo há muito tempo atrás e ele simplesmente não funcionou para mim, e olha que o filme P.S. Eu Te Amo é o meu filme preferido desde seu lançamento em 2007. Agora, lendo O Livro do Amanhã, eu me dei conta de que não foi com o livro em si que eu não me dei bem, e sim com a narrativa.

Não que seja uma narrativa difícil, o livro é narrado em primeira pessoa, porém Tamara não narra algo que está acontecendo em sua vida, e sim algo que já aconteceu. Diversas partes da história, basicamente todo o início, se tornam monótonas com tantas divagações sem sentido da personagem. Não sei se eu que o li em um momento não muito bom, enquanto estou viciado em chick-lits cômicos e diretos, mas as primeiras páginas se tornaram realmente maçantes.

Felizmente isso ocorreu só até chegar à página 100, quando Tamara deixa de divagações e lamentações sobre seus problemas e a história realmente começa, o livro consegue te prender muito, a partir daí a personagem até que ficou mais suportável também.

Mesmo com a grande reviravolta e melhoria na história, o livro está longe de ser um dos meus preferidos, já que, livro digno de favoritismo é aquele que consegue te prender desde o momento em que você le a sinopse.

Em breve promoção do livro no blog: http://whathethinks.com.br
Ana@anapwatrin 20/10/2013minha estante
Parece ser um motivo bem pequeno pra você ter dado uma nota um pouco acima de ruim. Faz parecer que o livro é ruim pra quem não ler a resenha. Tá bem contraditório o comentário e a nota.

Silvia 31/05/2014minha estante
Livros são como músicas, agrada uns e desagrada outros. Eu particularmente gostei muito do livro e recomendo ;)

thamirisdondossola 10/09/2015

O Livro do Amanhã
“O Livro do Amanhã” foi o meu primeiro contato com Cecelia Ahern. Eu sempre ouvi comentários positivos sobre os livros da autora e quando soube que esse livro é muito importante para uma amiga minha, a Bruna, pedi emprestado para outra amiga que gosta bastante dele também, a Ana, e decidi ler.

Depois da morte do pai, Tamara e sua mãe descobriram que os negócios dele não andavam bem e que ele estava falindo. Elas foram obrigadas a sair da mansão onde moravam e passar uns tempos na casa dos tios de Tamara, Arthur e Rosaleen, até que as coisas se ajeitassem.

Não há muitas coisas para fazer no lugar onde os tios moram. Na verdade, segundo a visão de Tamara, aquele lugar é um tédio. Mas quando ela encontra um livro cadeado numa biblioteca itinerante e o leva para casa, as coisas ao seu redor começam a mudar completamente, pois agora, ela consegue ler sobre aquilo que vai acontecer amanhã.

Esse livro transborda mistérios. Você sente isso de todas as formas, por todas as partes. Tamara é uma adolescente rebelde. Ela fala coisas sem pensar e só depois de pronunciar as palavras, se dá conta da força que elas têm. Tamara nos alerta frequentemente do quanto é uma pessoa horrível e em alguns momentos chega até a contestar Deus. Mas há algo de muito bom nela: Sensatez. Ela fala dos erros do seu pai, mas sabe reconhecer os seus também. E a melhor coisa, para mim, foi ver o amadurecimento de Tamara conforme as páginas.

Há personagens muito marcantes nesse livro. Um deles é a irmã Ignatius. Nossa, como eu simpatizei com essa freira! Ela é um doce de pessoa e eu fiquei morrendo de vontade de conhecê-la também. Mas Rosaleen eu certamente não esquecerei. Ela é detestável! Quantas vezes tive vontade de adentrar na história e lhe dar um beliscão? Muitas, rs. É a personagem mais irritante que já conheci.

“O Livro do Amanhã” é uma história inesquecível. Envolve uma magia diferente. Tem uma mensagem a ser passada. Ouso dizer que até mais de uma. Foi uma experiência incrível ler esse livro. Eu senti meu coração apertar tanto que quase derramei lágrimas em várias situações.

site: http://thamirisdondossola.blogspot.com.br
Asenhoritadoslivros 11/09/2015minha estante
Está na minha lista.

thamirisdondossola 11/09/2015minha estante
Oba! ?

Lara Duarte 27/12/2013

O Livro do Amanhã
"Antes eu nunca pensava no amanhã. Vivia no aqui e agora. Queria isso já, queria aquilo agora... Tenho montes de ações pelas quais preciso me perdoar. Vou levar tempo para conseguir."

Tamara Goodwin é uma garota de dezesseis anos que vê sua vida mudar completamente após encontrar seu pai morto, ele cometeu suicídio, e deixou sua filha, esposa e dívidas imensas. Tamara sempre teve uma vida de luxo, seus pais lhe davam tudo o que queria, ela era uma pessoa que se importava apenas consigo mesma, era mesquinha e egoísta. Com o ocorrido, ela teria que mudar seus hábitos, pois perdeu até sua casa para o banco, devido as dívidas do pai.

A confortável vida da garota acaba, e ela e a mãe se veem obrigadas a irem para uma cidadezinha no interior e morarem na casa de Arthur e Rosaleen, tios de Tamara. Porém, ela não consegue se adaptar com isso tudo, se sente sozinha, pois além de não ter nada para fazer naquele lugar, a mãe de Tamara esta completamente deprimida e em estado de choque, e só vive no quarto, Arthur mal fala com ela e Rosaleen vivia vigiando seus passos como uma neurótica.

As coisas começam a melhorar quando Marcus, o responsável por uma biblioteca itinerante bate na sua porta, os dois saem para dar uma volta no ônibus da biblioteca e Tamara encontra um livro que chamou sua atenção. Esse livro estava lacrado, mas mesmo assim ela ficou com ele e quando conseguiu abrir viu páginas em branco e ficou decepcionada, achou que encontraria algo interessante escrito nas páginas. Resolveu então que escreveria nele, como um diário, mas quando abriu o livro, viu sua própria caligrafia descrevendo os acontecimentos do dia seguinte. Tamara se assusta, pois não fora ela que tinha escrito aquilo.

No dia seguinte, tudo acontece exatamente igual as palavras descritas no livro, e então Tamara percebe que talvez possa mudar o futuro, e dessa maneira descobrir os mistérios sobre sua vida. Mas será que isso é mesmo a solução para seus problemas?

"Perdi meu pai. Ele perdeu seus amanhãs e eu perdi todos os nossos amanhãs juntos. Agora pode-se dizer que os aprecio quando chegam. Agora, quero torna-los melhor que puderem ser."

Narrado em primeira pessoa por Tamara, O Livro do Amanhã é um livro muito bom, no entanto, achei o começo extremamente cansativo, a personagem me irritou muito, seu jeito mimado e egoísta, e a maneira com que ela falava com os outros, sem nenhuma educação e amabilidade me fizeram achar as primeiras cem páginas do livro muito massantes, até mesmo por que não tinha nenhum dialogo, apenas os pensamentos dela.

Mas depois eu comecei a perceber que Tamara começou a amadurecer e mudar seu jeito, ela evoluiu bastante e eu comecei a entender um pouco mais seu comportamento. A leitura passou a ficar misteriosa, pois Rosaleen escondia algo das suas hóspedes e isso me deixou intrigada, ela é muito misteriosa e um tanto psicótica.

Gostei da escrita da autora, ela criou ótimos personagens, me fez ter verdadeiro asco por Rosaleem, e adorar a Irmã Ignatius, uma freira, que é encantadora e que conseguia ignorar as palavras grosseiras de Tamara e até achar graça nelas, ela sabia muitas coisas sobre os mistérios que envolvem a família e o passado da garota, e se tornou essencial na trama.

Achei muito interessante todo o mistério que foi construído envolvendo aquele lugar e gostei da criatividade da autora, quando as palavras aparecem no diário a leitura fica ainda melhor e mais surpreendente. A trama toda é incrível, com suspense, humor e romance!
Recomendo!
Leiam e descubram todos os segredos de O Livro do Amanhã!

"Então, essa é a história. Toda a história. Como eu disse no inicio, não espero que você acredite, mas é a verdade, cada palavra dela..."

site: http://www.magialiteraria.com/2013/05/o-livro-do-amanha-cecelia-ahern.html
César 29/03/2014minha estante
esplêndido.

Clara Beatriz 25/11/2013

Tamara Goodwin tem 16 anos. É filha de pais ricos, e tem tudo que poderia querer. Mas para o seu pai, todo aquele dinheiro não foi a solução, e sim um problema: após ter se afundado em dívidas, se suicida, deixando sua filha e sua esposa sem nada. A única solução é se mudarem para a casa da madrinha de Tamara, e o que deveria ser uma mudança no mínimo desagradável, se torna uma grande surpresa. Um dia, em uma biblioteca ambulante, ela encontra um livro. À princípio, ele estava todo em branco, mas depois aparece com anotações em sua caligrafia. Mas do dia seguinte.

Dentre os lançamentos de fevereiro, esse era o que eu mais queria ler. Que fala sobre um livro mágico já é certo, e histórias de fantasia me atraem muito. Mas, infelizmente, elas não foram alcançadas.

Primeiro: páginas demais de "introdução". Sempre havia um suspense, mas achei que demorou muito para que acontecesse alguma coisa concreta, um nó que a personagem precisasse desfazer. Até deve ter sido necessário explicar tudo, mas para o leitor, fica cansativo. Sem falar que a história deveria ser sobre um livro mágico, mas o livro não trata sobre ele. É como se ele fosse deixado de lado. Para completar, o final ficou no mínimo aberto.

Passando para os pontos positivos, o autora soube trabalhar o suspense muito bem. As coisas que aconteciam com Tamara eram dignas de um filme que te deixa intrigado. Os personagens eram interessantes, principalmente sua madrinha: o livro todo você percebia que tinha alguma coisa além do que aparentava ser. No fim, o enredo se revelou bom e interessante. O grande problema foi a forma com que foi trabalhado. Apesar de tudo, o livro tem uma mensagem muito legal: nossas ações têm consequências. Cada dia com seu cuidado, mas isso não é desculpa para fazer o que quiser, na hora que quiser. Quando o arrependimento chegar pode ser tarde demais.

Falando da diagramação, as letras são grandes, mas comparando a capa original com a brasileira, a original é super linda. Acho que deveriam ter deixado a mesma.

Bem, espero que tenham gostado. Não esqueçam de comentar suas próprias percepções sobre a resenha, ou até mesmo sobre o livro. Até a próxima!

site: http://maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br/2013/07/resenha-o-livro-do-amanha-cecelia-ahern.html
Mi Hummel 10/02/2014minha estante
É isso, Clara! Encontrei em sua resenha meu principal problema com essa obra. O tal do diário - que dá nome ao livro - é deixado de lado. O enredo deveria ser sobre um livro mágico, mas não é. Aliás, aí está um grande lacuna na história toda! Um livro que surge do nada e permanece no nada...Triste.

naniedias 20/04/2013

O Livro do Amanhã, de Cecelia Ahern
Novo Conceito - 367 páginas
Quando o pai de Tamara morre, a vida da garota vira de pontas no ar e ela é obrigada a se mudar da grande Dublin para um pequeno povoado nas cercanias de um antigo castelo.

Título: O Livro do Amanhã
Título Original: The Book of Tomorrow
Autora: Cecelia Ahern
Comprar Online:
Inglês: Amazon / Book Depository
Português: Amazon / Cultura / Saraiva

Sinopse:
Tamara é do tipo menina-mimada-da-cidade-grande.
Rica, mora em uma casa maravilhosa, faz parte das garotas mais populares, é linda. Não há do que reclamar!
Não é uma pessoa simpática, nem mesmo agradável com os outros, sejam desconhecidos, aqueles a quem chama de amigos ou até mesmo com sua família. Mas isso não importa. Ou não importava, poque um acontecimento trágico muda definitivamente a vida dela e sua maneira de enxergar o mundo.

O pai de Tamara, após descobrir que perdeu sua fortuna, se mata no escritório da casa em que vive com a família. A garota e a mãe ficam inconsoláveis e têm que se mudar para a casa do tio de Tamara, no interior, pois o banco tomará posse do imóvel.

Agora a jovem terá que se acostumar com essa vida mais simples, sossegada, longe de tudo - ao mesmo tempo em que tenta tirar a mãe do torpor que parece tê-la consumido desde que o pai morreu e descobrir o que aquele elefante branco faz na casa.
A menina não sabe o que é, mas tem certeza que alguma coisa está errada, algum segredo está oculto e irá fazer de tudo para descobrir do que se trata.

O que eu achei do livro:
Bom.

Esse é o terceiro livro que leio da autora e mais uma vez fui surpreendida por sua criatividade e sua maneira tão diferente de contar uma história.
Os livros de Cecelia Ahern não são exatamente do jeito que eu estou acostumada. A autora mistura muitas coisas em sua trama, mas não deixa de fazer com que todas tenham a sua importância e se conectem aos fatos narrados.
No início do livro, eu não conseguia dizer qual era o propósito dessa história, mas no final tudo fez bastante sentido e eu gostei muito do que encontrei.

A escrita de Cecelia Ahern é uma delícia!
Nesse livro a história é contada em primeira pessoa pela protagonista, Tamara, que é uma garota de 16 anos. Achei o máximo como a autora conseguiu passar para o leitor que no momento em que narrava a história a protagonista já tinha amadurecido um bocado em relação àquela menina que vivenciava o que estava sendo contado.
Apesar de suas muitas páginas, o livro passa voando! A escrita da autora é bastante gostosa, simples e fluidia!

Uma das coisas que mais gostei do livro foi a história da varejeira azul, que é contada logo no segundo capítulo.
Sabe aquela mosca (não necessariamente azul) que entra em um cômodo da sua casa e depois não consegue sair? Fica batendo ininterruptamente a dois centímetros da janela, dá a volta no cômodo inteiro e depois volta a bater exatamente a dois centímetros do local que daria a ela a tão sonhada liberdade? Essa é a mosca azul de Tamara. Essa é Tamara.
A protagonista dá uma grande importância a algo aparentemente simples e não consegui parar de pensar no quanto ela estava certa. E se estivermos na mesma situação da varejeira azul? Extremamente próximos da solução de um problema que tanto nos atormenta, mas incapacitados de enxergar tal proximidade e a solução?
Certamente já passamos por isso várias vezes. E achei muito legal a alegoria da autora.

Apesar de ser uma protagonista muito interessante, Tamara não é exatamente uma garota legal. Na verdade, ela é chata e extremamente mimada. Em vários momentos da narrativa eu tive vontade de dar um safanão nela.
Outra coisa que me deixou bastante intrigada é que a menina é curiosa, mas tem muito medo de descobrir as coisas - ela simplesmente quer saber, mas não tem coragem de fazer perguntas! E esse foi outro ponto que me deixou bastante intrigada. Não tenho ideia se a autora quis embutir isso no seu livro, mas a verdade é que com a alegoria da varejeira azul e essa covardia da protagonista, eu não pude deixar de refletir o quanto isso acontece em minha própria vida. Será que eu também tenho receio de fazer perguntas para descobrir as respostas que tanto busco?
Calma, o livro nada tem de autoajuda, é uma aventura muito divertida e apaixonante. Mas se conseguir enxergar um pouco além, as reflexões passarão por sua mente.

A trama do livro é bastante complexa, envolve suicídio, perda de bens, um castelo abandonado, pessoas misteriosas, uma mãe em torpor, uma biblioteca itinerante, segredos do passado, amigos novos, verdades presumidas, reflexões ocultas e ainda um pouco mais.
Fico impressionada como a autora foi capaz de relacionar todas essas coisas de forma que realmente fizesse sentido e conseguisse me conquistar tanto.

A edição da Novo Conceito me decepcionou um pouco.
Não gosto da identidade visual que a editora criou para os livros da Cecelia Ahern - as capas não ficam feias, mas tampouco ficam exatamente bonitas. Entretanto, isso é apenas uma opinião pessoal e não é a isso que se deve a minha decepção.
A tradução/revisão do livro ficou muito aquém do desejado. A editora vem evoluindo bastante nesse quesito nos últimos tempos (ainda me lembro de quantos problemas encontrava em edições da editora dois anos atrás, o que me deixava bastante chateada) e fiquei triste ao ver um livro que foi lançado esse ano com problemas que eu já não encontrava há tanto tempo. Não que isso impossibilite a leitura (eu curti demais o livro, mesmo com os problemas), mas é fato que acaba atrapalhando um pouco.
Não está tão ruim quando a princípio, mas já vi melhores. Espero que esse seja apenas um tropeço e que a Novo Conceito continue investindo na melhoria do seu processo de tradução/revisão conforme vinha fazendo.

O Livro do Amanhã é uma história muito diferente, mas muito gostosa também. Junte-se a Tamara em sua nova vida e descubra todos os mistérios que rondam essa adolescente.

Obrigada por ler minha resenha. Escreverei amanhã de novo.

P.S.: "Nanie, eu acho que você esqueceu de mencionar o tal livro que dá título à obra."
Não, eu não esqueci, foi mesmo proposital. Quando digo que o livro envolve ainda um pouco mais, inclua aí o tal "livro do amanhã".
Na verdade, ele até tem importância na história (até porque se não tivesse, não teria dado título ao livro, né?!), mas realmente considero que todos os outros acontecimentos são muito mais importantes e que a história poderia existir e ser uma delícia mesmo sem o tal livro. Por isso, propositalmente não o mencionei antes.
Acho que o amadurecimento da protagonista, a troca de realidade e a mudança na forma como ela passa a encarar a vida são coisas muito mais importantes na trama.

Nota :7

Leia mais resenhas no blog Nanie's World: www.naniesworld.com
Jo 28/04/2013minha estante
Eu terminei de ler semana passada, só pela capa e pelo comentário de outras pessoas já fiquei entusiasmado com esse livro e quando comecei a ler não parei mais, é um livro que prende você do começo ao fim, vale a pena comprar e ler.