O Livro do Amanhã

O Livro do Amanhã Cecelia Ahern

Resenhas - O Livro do Amanhã

Daniela742 20/03/2013

Adorei o livro... Assim como os outros dois outros livros que li da autora, ela não me decepcionou... Adoro quando a gente vai percebendo a transformação dos personagens, como eles se encontram, como descobrem que mudar faz bem... E esse livro cumpre bem esse papel. Virei fã da autora! E o final é bem surpreendente... Não me espantaria se esse livro virasse um filme. Livro leve, fácil de se lido. E você? O que voce faria se pudesse ler o que o amanhã te reserva??? Recomendo!

Marcela Pires 26/03/2013

Suspense!

"Pergunto-me se Deus pode ver uma saída para mim e mamãe. Se eu vejo a janela aberta para a mosca, Deus vê os amanhãs para mim e mamãe. Essa ideia me consola. Bem, me consola até eu sair da sala, retornar algumas horas depois e ver a mosca morta no parapeito". p.18

Tamara é uma adolescente de 16 anos, que um belo dia tem seu mundo de riqueza e futilidade, virado de pernas pro ar: seu pai cometeu suicídio, pois estava completamente endividado.
Além de ter perdido seu pai, a garota perde seus amigos, o colégio, a casa e se vê se obrigada a morar com a mãe, na casa dos tios que é um antiga guarita de um castelo.
Para se ter uma idéia, a cidade mais próxima é a 15 minutos de carro, não há nada perto da nova casa, a não ser um bangalô e uma casa de freiras.
Tamara que sempre teve tudo o que quis, e nunca deu valor para nada, se vê sozinha nesse novo território.

Objetos começam a sumir, coisas estranhas acontecem, sua tia Rosaleen aparece nos momentos mais inoportunos, vigia a menina o tempo todo, a mãe de Tamara, Jeniffer, que sempre fora articulada e falante, não faz outra coisa a não ser dormir.
Tamara tem uma chance de ter seu mundo mais animado quando passa Marcus com seu ônibus, que na verdade é uma biblioteca itinerante. Nele, a garota descobre um livro que se revela seu diário, sempre contando o dia de amanhã. Mas será que alguém acreditará nela? Será que o que ela ouve, vê e pensa não é coisa da sua cabeça?
Nesse momento a trama fica cada vez mais envolvente, cheia de mistério, suspense e leva o leitor a um final inesperado!

"As mentes se abrem mais tarde na vida, pela tragédia ou pelo triunfo. Ambos funcionam como a chave que abre e ergue a tampa daquela caixa que sabe-tudo e aceitam o desconhecido, dizem adeus ao pragmatismo e às linhas retas". p. 10

Eu adorei "O Livro do Amanhã".
Além de ser um livro onde se tem uma lição que o leitor reflete sobre as personagens, sobre sua evolução e vida, eletem um ponto muito forte: SUSPENSE!
Em determinado momento eu não conseguia parar de ler, porque simplesmente queria saber o final, o que estava acontecendo de fato, quais eram os mistérios.
O livro é narrado em 1a pessoa: Tamara. A garota conta a estória e conversa com o leitor, você sente que ela está mesmo te contando, narrando os fatos, como ela se sente, como era sua vida, como maltratava os pais para ter só um pouco de atenção, como sua vida era fútil, e no decorrer da trama, vemos como nossa protagonista vai amadurecendo.
O enredo é bem amarrado, as personagens são bem descritas, a narrativa flui e principalmente depois da página 130 fica muito mais interessante.
A autora Cecelia Ahren é conhecida por ter escrito "P.S.: Eu te amo" que foi adaptado para o cinema, e que é um romance lindo, super fofo! Já "O Livro do Amanhã", não tem muito romance, mas sim aventura, suspense, e muita adrenalina!

Informações:
Páginas 367

Beatriz 01/04/2013

O livro do amanhã.. PERFEITO!
A história é narrada pela personagem principal, Tammara Goodwin uma adolescente com seus 16 anos, mimada, grossa, bonita, nascida no luxo, com pais agradáveis e uma mansão estupenda. Ela sempre tivera tudo, e nunca agradecera por nada, seus pais sempre faziam questão de mostrar o quão afortunada a menina era, já que muitas pessoas não tinham sequer um terço da riqueza e conforto que a menina tinha. Porém Tammara era orgulhosa demais pra se sentir agradecida ao que os pais fizessem, na verdade ela só queria fazer seus 17 anos logo, transar com Fiachrá - um cara qual tirara a virgindade de suas melhores amigas Zoey e Laura -, viajar, beber bastante a ponto de vomitar; era tudo que ela pensava que precisava, e que ela iria concretizar, até que seu pai morre abruptamente (após cometer um suicídio) e a mesma o encontra caído no tapete do escritório, morto.

"Qualquer outra noite, talvez apenas sofresse a dor da perda. Agora eu a sinto e me odeio, e para mim é quase demais suporta-lá. Não poderia ele, ao menos, ter pensado em como eu me sentiria, sobretudo depois daquela nossa última conversa? Dei sua pior despedida e ele fez a pior coisa como resposta. Talvez não por minha causa, mas porque não fiz nada para ajudar."

De fato a garota nunca pensara no amanhã, sempre vivia quase quase que intensamente o hoje, pra que o dia não fosse completamente estupido e sem graça.

"Sei agora - agora que não fazemos mais parte do mundo em que antes vivíamos - que não eramos pessoas muito boas. Acho que, em algum lugar sob a impassível superfície de minha mãe, ela também sabe. Não eramos pessoas más, apenas não eramos pessoas boas. Nada oferecíamos a qualquer pessoa no mundo, mas recebíamos um tremendo quinhão. Não merecíamos isso, contudo."

A partir daí, Tammara e sua mãe Jennifer se mudam pra uma cidadezinha chamada Kilsaney, lá elas vão se hospedar com Arthur e Rosaleen, tios de Tammara, e irmão, e cunhada de sua mãe. No momento em que Tammara é hospedada pelo casal simples e simpático, a mesma começa a se sentir solitária e depressiva e ansiando pra que tudo aquilo acabasse e pudesse voltar junto com a mãe pra mansão onde morava, e retomar sua vida. Mesmo ciente da falência do pai - o que levou a ela e a mãe em uma montanha de dividas e falta de dinheiro, Tammara deseja sua vida de volta, suas compras, suas viagens, suas amigas; mal ela sabe que sua "vida" está prestes á começar.

"... apenas uma munição para me fazer sentir que não estava totalmente sozinha, que tinha um pedacinho de casa comigo."

"Não sei se mamãe também notou que tinha algo de errado com ele, talvez, sim, mas nunca disse. Se de fato ela não pressentiu, eu fui a única. Devia ter dito alguma coisa, melhor ainda, devia ter feito alguma coisa para impedi-ló. Perdão, pai!"

Conforme vai baixando a guarda, Tammara conhece pessoas, digamos essenciais e maravilhosas. Logo sabe que sua tia Rosaleen esconde segredos, principalmente a respeito de sua mãe que mora do outro lado da estrada, mas que Rosaleen a proíbe de visitar-lá. Como um mosquito atraído pela luz, ela vai cavando mais fundo os segredos que a tia guarda, e com ajuda da irmã Ignatius, uma senhora freira, bondosa, amável e alegre, ela vai atrás do que possa ser a chave pra tudo, inclusive sobre as complicações e mentiras do seu passado, que a mesma nem faz ideia de tantas.

"Só quando você saí é que se dá conta de a vida segue em frente, percebe que tem de fluir com a maré."

Tammara logo conhece Marcus, um cara com seus 20 e poucos anos, que passa pelas cidades num ônibus com livros, pra quem não os tem. E dentro dele, é que Tammara acha o livro que dá inicio a tudo -inclusive as respostas que a mesma procura-, ao encontrar-ló, a mesma se apega, e percebe que deve ser seu. Ao ver que o livro está trancado, ela acaba o abrindo com a ajuda de Weseley, um cara gentil e bonito - por quem acaba se revelando um grande amigo, por quem Tammara se sente atraída-, e nisso os dois percebem que o livro se trata de um diário, em branco, até aí tudo bem.

"Há de ter a ver com o amor, com a perda de alguém que você ama, parte de seu ser ser arrancado de si, e fazer quase tudo ou acreditar em qualquer coisa para que ele retorne. É a esperança de algum dia a vê-ló, de ainda poder senti-lo perto de si. Uma esperança como essa, como eu pensava antes, não o torna uma pessoa fraca. É a desesperança que o torna fraco. A esperança só o torna mais forte, pois trás consigo uma razão."

Ao passar um tempo com o diário e se apoderar dele, Tammara no dia seguinte pronta pra escrever-ló o encontra já escrito, mas com sua caligrafia, com base na sua vida.. de inicio a mesma não acredita de fato que o livro seja capaz de ser encontrado escrito dia após dia, com base no que vai acontecer no dia seguinte, porém logo depois não dá mais pra duvidar.

"Ás vezes também, devemos aceitar a possibilidade de ficar vulnerável diante de pessoas. Ás vezes é necessário porque tudo faz parte de você chegar a parte seguinte de si mesma, no dia seguinte. O diário nem sempre tinha razão."

"Me lembrei das brigas, papai e mamãe, eu e papai. Me lembrei que eu dançava. Dançava com meu pai, para todo mundo numa festa."

Quando TUDO que o livro/diário, estava ali escrito, acontecia no dia seguinte Tammara via ali uma forma de mudar as coisas, o rumo, ou ao menos tentar. Ela podia não ter sido uma boa pessoa como seu sobrenome Goodwin descreverá, mas ali com o livro, um aliado como Weseley, e ajuda sempre eminente da irmã Ignatius, ela tinha tudo pra descobrir a respeito do porquê da inquietação de sua tia em determinados e obscuros assuntos, e também uma maneira de ajudar sua mãe a sair de vez do quarto, já que a própria estava em transe desde que se mudara pra lá.
A garota podia não ter mudado as coisas no passado, e ter sido realmente uma garota detestável principalmente com os pais, mas com o diário podia ser a solução de seus problemas, ou nem? Afinal dependia dela, mudar o amanhã.

".. então na manhã seguinte, ao vê-ló, meu lindo pai, meu bonito pai no chão. Não como deveria ser. Ele deveria viver para sempre. Deveria cuidar de mim para sempre. Deveria interrogar meus namorados e me conduzir da nave até o altar...
Deveria me olhar com orgulho para o resto da vida. E, então, quando envelhecesse, eu deveria protegê-ló, demostrar-lhe que podia contar comigo para o que precisasse e retribuir-lhe tudo o que ele fizera por mim."

Ao decorrer do livro Tammara Goodwin amadurece, o que antes a mesma julgava importante, se tornou sob uma perspectiva nova de vida, apenas coisas inúteis e baratas. Já que a mesma se dá conta de que tudo que precisara, sempre estivera ali pra ela, e talvez sempre estará. O desfecho do livro é surpreendente. E ao decorrer de tal, é possível ver mudanças, sentimentos, e pessoas novas, entrarem na vida da menina e preencherem todo vazio e arrogância que um dia tivera, por coisas boas.

"Todos temos nossos segredos. Pelo menos os nossos foram desenterrados agora, ou começam a sê-ló."

Ela vai descobrir muita coisa a respeito de quem é verdadeiramente, e principalmente a respeito de sua família. Vai finalmente excluir suas antipáticas amigas, da vida de vez. Apesar de isso pra uns ser UM spoiler, é um fato, já que todos sabem que afinal a nova garota que Tammara vai se tornar vai acabar excluindo todo senso de maldade e arrogância que as mimadinhas trazem consigo.
No final do livro acima de tudo ela descobre quem é, suas origens, os segredos de sua família, mais a respeito de seu pai, sua mãe; e finalmente as peças do dominó caem corretamente, e felizmente dá certo, claro que há problemas aqui e acolá, mas se a historia houvesse uma continuação pode se dizer que nem tudo seria o que se parece, mas que Tammara e sua vida nova ficaram bem, e sua mãe também.
O LIVRO É MARAVILHOSO, uma das melhores leituras que tive, e devorei totalmente em um dia. Não contei as horas, mas elas passaram voando, gente. E fiquei tão empolgada que saí marcando as partes mais importantes, emocionantes, bonitas, ou significativas, tanto pro personagem quanto pra mim. Talvez, talvez, na verdade sim, por isso essa é a maior resenha que já fiz. EU ADOREI o livro, quando o encontrei na saraiva nem tinha intenção de comprar, mas aí lembrei de uma guria que estava lendo ele, e apesar dos apesares nem li a resenha, mas a sinopse foi o bastante pra me fazer levar pra casa. Sou suspeita HAHA pra falar da Cecilia, porque tipo, eu sou apaixonada por "Onde terminam os Arco-iris" até hoje, foi um dos primeiros romances que li, e olha que já li de tudo :D, mas sério, me apaixonei pelo primeiro livro dela que li, pelo segundo, pelo terceiro, e agora pelo quarto. O livro do amanhã é maravilhoso, é o tipo de leitura que teve uma pitada digamos, ENORME de suspense e mistério, por trás da capa livre e natural, dá pra se ver que a sinopse é muito pouco comparado ao livro, vocês pensaram que não, e vão acabar confiando (que nem eu) nas pessoas erradas; pensei que tal personagem era tanto assim, e tal personagem era ruim assim, e acabei embolando, porque afinal ninguém sabe os segredos que a pessoa á frente trás consigo, só você é capaz de saber quem verdadeiramente é.

"Talvez um dia, quando me encontrar, de novo em dificuldade, eu o desenterre e veja o que tem a dizer. MAS, enquanto isso, terei de encontrar meu próprio caminho. Obrigada por ler minha historia! Escreverei amanhã de novo."

A historia traz uma mensagem boa por demais, todos agem sem pensar, certo? E se alguém tivesse a chance de mudar aquela noite, E SE, E SE, E SE, pois é! Todos mudariam o amanhã, ou algum dia terrível do passado se tivesse essa chance em mãos, e a historia descreve muito disso, ações horrendas cometidas por Tammara, principalmente o linguajar e veneno que ela trazia consigo, e partir de quando ela se muda, ela se redescobre, pode se dizer que a garota de meses atrás só podia ser parecida com ela em termos de aparência - e olha que nem isso, porque a atual do final do livro, de um jeito ou outro TALVEZ possa conseguir mudar o amanhã, e acabar se tornando alguém bom, e feliz, já que a mesma (como eu dissera) amadurece, e talvez vá descobrindo seu verdadeiro eu, e encontre a felicidade.
Mais isso, só pode ser descoberto, lendo, então..

"E se, e se, e se... E se soubéssemos, o que nos traria o amanhã? Poderíamos repara-ló? Conseguiríamos?"

Leiam esse livro, e deliciem-se com a leitura maravilhosa e fluida que é, acompanhem as idiotices da Tammara, sintam a vontade de esgana-lá (sério é normal), chorem, deem risadas, e tirem proveito e aprendam com o livro, apesar de tudo Tammara acaba aprendendo que nem sempre se é possível mudar o destino, e algumas páginas não devem ser lidas, no caso é preciso ela mesma se reencontrar, e descobrir aos poucos quem vai ser e o que irá ocorrer no seu futuro, por si só.

RECOMENDO! LEIAM.

Rafa 04/04/2013

O Livro do Amanhã - Cecilia Ahern (meio chato no início, surpreendente no fim)
Finalmente, não?
Após três (ou seriam quatro?) dias de leitura, aqui estou para falar um pouco sobre O Livro do Amanhã.

Narrado em primeira pessoa, conta a história de uma adolescente de 16 anos que não dava o menor valor à sua vida perfeita. Até perder tudo. Inclusive o pai.
Tamara é uma garota insuportável. Talvez sejam palavras um pouco pesadas demais, mas ela realmente é um poço de futilidade. Bem, isso vai se alterando com os acontecimentos, mas que ela é, em um início prolongado, uma pessoa bem desagradável, aah ela é.

Achei a introdução um pouco longa demais, digo, nas primeiras páginas (ousaria dizer nas 100 primeiras) a história parece não progredir. Os textos são, basicamente, lembranças de Tamara sobre sua ex-vida maravilhosa. Explicações de como tudo aconteceu, justificativas e mais justificativas...
Confesso que nesta parte, me decepcionei. Havia criado uma imagem bem diferente de como seria a leitura, devido, acredito, ao marketing estrondoso que fizeram em cima dela. Mesmo depois que a menina encontra o livro (que é, na verdade, um diário), achei meio parado, sem muita evolução.

De qualquer forma, lá para a página 200 as coisas começam a ficar mais interessantes. Fatos mais aventurosos e questões para serem respondidas começam a entreter mais.
Até que a coisa chega em um ponto onde não existem mais motivos para desgostar da obra.
Houve inclusive uma confusão, dúvidas diria, sobre minha real opinião. É como se eu não tivesse gostado da primeira parte do livro, e adorado a segunda. Na verdade, foi exatamente isso.

Como já disse anteriormente, acredito que estava esperando uma coisa... e veio outra bem diferente.
Talvez pela sinopse, e pelo Book Trailer tenha se pré-criado uma história de muita aventura e magia, o que não foi como realmente a vi.
Digamos que o Livro Mágico não tenha tido um papel tão grande como eu imaginava, é óbvio que ele teve um papel importante, sem ele não haveria história, mas às vezes ele é deixado de lado pelos conflitos familiares que Tamara está enfrentando.

Isso, seria exatamente assim que eu o descreveria: uma conspiração familiar.
Por trás de toda a história bonitinha do surgimento da jovem, existe muuuuuuuuita coisa. Foi aí, acredito, que o diário tenha ficado em segundo plano.
No fim do livro você descobre que não se tratava apenas de uma garota (que não está mais tão insuportável) que encontra um livro que conta o amanha e blá, blá, blá...

Nos cantos inexplorados e entrelinhas quase imperceptíveis, existe um mistério... Um segredo e tanto. Eu, em particular, não imaginava que haveria algo tão... Tão... Bem pensado. Essa é a expressão.

O Livro do Amanhã tem um pouco de romance (que você acha que vai para um lado, aí ele dá meia volta e foge do seu ângulo de percepção).
Tem comédia (não de dar gargalhada, mas é engraçado às vezes entender o que Tamara tem na cabeça, coitadinha)
É triste? Se você for uma pessoa muito emotiva (muito mesmo), ele pode até ser.

Resumindo, gostei.
Ele me surpreendeu. A magia dele, na verdade, é inexplicável.
Ps.: Se alguém tiver a mesma opinião que a minha quando começar a ler, e não estiver nada motivado a continuar, uma sugestão, continue. E espere.

Nota da capa:
Achei linda, a contra-capa então, maravilhosa. Só que Tamara Goodwin não é loira (cabelo castanho) e o diário não é escrito (é assim que se revela o amanhã) com essa letrinha de computador, aqui. É caligrafia.

Então é isso.
O texto ficou meio grande, né? Podia ter resumido mais...

Helana O'hara 10/04/2013

Bom, a sinopse do livro já nos fala com clareza o que esperar da história. Tamara perde o pai precocemente, a mãe fica em estado de choque e com dívidas precisam vender a casa e se mudam para a casa de seu tio Arthur que mora no interior.

Acostumada com a vida que tinha, Tamara não acredita que tudo em sua vida ficou para trás. Quando Marcus bate na porta da casa onde ela mora, ele é bibliotecário de um ônibus onde é uma Biblioteca itinerante, entediada, Tamara, dá uma volta pela cidade com Marcus e observando os livros, um em especial chamou sua atenção. porém ele tinha um cadeado e depois que a menina abre ele, descobrir que o livro conta coisas que vão acontecer em sua vida no dia de amanhã.

Então Tamara precisa correr contra o tempo para tentar mudar alguma coisa no que diz o livro e descobrir as verdades sobre a sua vida!

Cecelia Ahern escreveu outro livro fantástico obviamente. A história nos trás vários personagens muito legais:
Arthur aparece pouco no livro e supostamente é o irmão de Jenn, mãe de Tamara. Ele é casado com a nojenta Rosaleen, que o livro todo tenta esconder alguma coisa da menina, é muito visível que ela não quer das duas em sua casa.

Outra personagem importante na vida de Tamara é a Freira Ignatus, uma mulher que sabe muito sobre os mistérios de sua família, mas iria falar apenas se a menina perguntasse.
O Livro do Amanhã é divertido demais, cada capítulo que se passava me perguntava quem era realmente a pessoa má da história. Tamara está no meio de um segredo familiar tão grande que só investigando ela pode descobrir. É isso que ela faz, é claro.

Não posso falar coisas ruins da escrita da Cecelia Ahern, desde que li PS: Eu te amo, Cecelia virou uma das minhas autoras favoritas, seus livros mostrando o crescimento na vida das pessoas de uma forma divertida e leve e não foi diferente em O Livro do Amanhã, onde a protagonista aprende com o tempo a lidar com sua nova realidade e mostrar para as pessoas que não é mais uma “criança”.

Existe um ponto negativo no livro. Tamara fica encantada com as ruínas de um castelo próximo a sua nova casa, e ela vai muito lá, esse castelo pegou fogo e quase todos da família morreram, essa parte da história ficou um pouco confusa para mim. No demais, por favor leiam e se deliciem com Cecelia Ahern! Ela sabe escrever um bom romance!!!

Patti Spissoto 10/04/2013

Não gostei!!!
O livro é muito enrolado... a história é muito comprida e poderia ser escrita na metade das paginas. A autora viaja muito e fala coisas que não são necessárias...
Dinheiro e tempo perdidos!!!

Nita 11/04/2013

Como seria se soubéssemos o que o amanhã nos reserva? Nós o consertaríamos? Será que conseguiríamos?

Só de se tratar de um livro da Cecelia Ahern eu leria não importa o titulo. Depois que li ''P.S Eu te Amo'' e ''A Vez da Minha Vida'' eu sou apaixonada por ela.
Então, eu já tinha uma ideia de que o livro seria bom, e realmente em nada me decepcionei.

Nessa história conhecemos uma garota riquinha e mimada chamada Tamara, em seus 16 anos ela é fútil e irritante. Só sabe gritar com os pais, curtir a vida se embebedando com os amigos...até o dia em que seu mundo desaba.

''Antes, eu nunca pensava no amanhã. Vivia no aqui e agora. Queria isso já., queria aquilo agora. Na última vez em que vi meu pai, gritei com ele, disse que o detestava e depois bati a porta em sua cara. Nunca recuei um passo, nem dei um passo fora do meu mundinho, para pensar por que cargas-d' água eu dizia ou fazia tais coisas, e o que era magoar outra pessoa. (...) Nunca pensei no dia seguinte.''

Narrado em primeira pessoa, ela começa nos contando um pouco sobre ela, reconhecendo seus muitos erros e dizendo como a vida e seus momentos trágicos podem nos mudar.

Começa assim:

''Dizem que uma história perde algo cada vez que é contada. Se assim for, esta nada perdeu, pois a contarei pela primeira vez.
Trata-se de uma história que, para lê-la, algumas pessoa terão de afastar a descrença. Se isso não estivesse acontecendo comigo, eu me incluiria entre elas.''

Depois somos apresentados a sua atual situação, seu pai se matou, e foi ela quem o encontrou morto no escritório.
Como se isso não fosse o bastante ela e sua mãe perdem tudo, dinheiro, casa...tudo.

E juntas tem de se mudar para a casa dos tios no interior...que está mais para fim do mundo. Não tem nada por perto, só ruínas de um castelo e um cemitério.

Seu tio Arthur é uma figura, praticamente não fala nada! Se der uma folha de falas dele ao todo é muito, mas mesmo assim, ele com suas caras e gestos diz muita coisa e nos deixa muitos curiosos por saber seus pensamentos.

Sua tia Rosaleen é estranha, fiquei até o final do livro pensando que ela era uma coisa e depois descobri ser outra. Ela parece ser boa, mas é muito enigmática, cheia de segredos e maniaca por limpeza e cozinhar. Para ela tudo se resolve se empaturrando de tortas.

Nesse fim do mundo Tamara faz uma grande amiga, a irmã Ignatius. Uma freira que mora num convento ali perto. Essa mulher é minha personagem favorita, ela é uma figura! Cheia de respostas de duplo sentido, ela é animada, diferente, apesar de freira e idosa ela não é chata ou antiquada. Consegue aturar o mau humor e a língua afiada de Tamara dando sempre uma volta na garota. Sem falar que ela acaba por se revelar uma personagem muito importante na trama.

''Eu participei da corrida de 1961 a 1971 - explicou e voltou-se para o fogo para pegar sopa - Lamento que tenha acabado.
- Uau, você devia ter um bom condicionamento físico!
- O que quer dizer? Fez pose e beijou um dos bíceps - Ainda não o perdi.
(...)

- Não, ela saberá que conversei com você. Nem sequer contei que a conheci. Você é meu segredinho obsceno. - brinquei.
- Bem - ela riu, as faces enrubesceram -, eu nunca fui isso.

Tamara passa por coisas bem estranhas, ela fica encantada com o castelo e parece ter uma ligação muito especial com ele. Mas sempre que vai lá tem a sensação de estar sendo vigiada...
Sua mãe desde que chegou só dorme, parece estar num profundo estado de depressão, vê elefantes no quarto e não liga para nada.

''Tem razão, mamãe. Tudo ficará bem - Minha voz tremeu. Decidi avançar mais um passo - E veja o elefante branco no quarto, não é lindo?

Mamãe fitou a árvore no jardim, o mesmo sorriso nos lábios pink.
- Sim, é lindo.
- Foi o que imaginei que você acharia.

O mais estranho é seus tios não parecerem achar estranho o comportamento da sua mãe. Tamara de garota fútil e mimada, acaba parecendo como uma mãe preocupada com questões como; para onde vamos depois? O que fazer com mamãe? Devo chamar um médico? ...

Um belo dia aparece em sua porta um belo oásis em meio ao deserto (para mim parece rs) mas na verdade foi uma livraria ambulante pilotada por um jovem e belo rapaz chamado Marcos. Não podemos culpar a garota por se derreter toda pelo bofe certo?
Graças a ele ela acaba encontrando um livro muito especial. Na verdade ele é um diário, com ajuda de sua amiga a irmã Ignatius, elas destrancam o livro e o descobrem com páginas em branco.

Esse ''diário'' começa a aparecer escrito todas as manhãs, mas Tamara não escreve! Pelo menos não que se lembre...
E sempre contando coisas que acontecem com ela, mas a data é do dia seguinte. De uma forma muito divertida, misteriosa somos levados ao mundo de Tamara, onde saber o que vai acontecer no dia seguinte pode nem sempre resolver tudo.

Sabendo o que acontece no dia seguinte ela tem de aprender a medir as palavras e as ações. Ela aprende que todas as suas ações tem repercussões, tudo que fazemos por menor que seja reflete em nossas vidas, molda nosso futuro.

Quase esqueci! Temos também um personagem muito lindo, charmoso e que promete ser de grande ajuda,. Seu nome é Weseley, meio bad boy, meio garoto bom, ele vai derreter corações!

Eu adorei o livro, ele é cheio de surpresas e mistérios. Lições sobre a vida é só uma parte do que podemos absorver nessa linda história. As coisas e as pessoas nem sempre são o que parece. Amar as pessoas como se não houvesse amanhã é algo tão precioso e que tão poucos conseguem fazer.
Nem preciso dizer se recomendo, certo? =)

Autor: Cecelia Ahern

Beijos
Nita

AlémContracapa 05/05/2013

Resenha
Após o suicídio de seu pai, Tamara vê sua vida virar de cabeça para baixo. Criada em uma bela casa, acostumada com luxo, ela vê tudo isso desaparecer e de repente a única opção que resta a ela e sua mãe é se mudar para o interior - onde não há amigos, festas ou as lojas com as quais ela estava acostumada – para morar com seu tio Arthur e Rosaleen, a esposa dele. Dia após dia ela sente que está sendo sugada para o fim do mundo, até que encontra um curioso diário que todos os dias – através de sua própria letra - lhe revela o que acontecerá no dia seguinte. Ao final do dia, o registro se apaga e um novo surge em seu lugar. No início ela fica apenas intrigada, mas dia após dia o diário se revela preciso: o que está escrito ali de fato se tornará realidade, a não ser que ela mude os acontecimentos. Mais do que isso, o curioso artefato pode mudar a vida de Tamara e lhe revelar segredos sobre sua família que ela nunca imaginou.

“O Livro do Amanhã” é narrado em primeira pessoa por Tamara que nos conta a história depois que ela já aconteceu. Isso fornece à trama um elemento interessante que é o fato de a protagonista passar o livro inteiro em uma espécie de auto-analise, recriminando seu próprio comportamento muitas vezes. Antes da morte de seu pai, ela era apenas uma adolescente mimada (não se deixe enganar pela foto da capa. A personagem tem apenas 16 anos), mas agora que sua vida mudou tão radicalmente, já não é mais a menina que era, mas também não é uma pessoa nova. Assim ela tenta se encontrar enquanto sua mãe fica cada vez mais apática.

Mesmo achando a premissa da história de uma doçura quase poética e adorável – um diário escrito por você mesmo que conta como será o seu amanhã - confesso que tive vários problemas durante a leitura de “O Livro do Amanhã”. As primeiras páginas têm um ritmo lento e repetitivo que fizeram com que eu me desanimasse e depois disso foi difícil recuperar o interesse. Acredito que as primeiras 100 páginas poderiam facilmente ter sido reduzidas a metade e com isso manter a história mais ágil. Para mim era como se a história estivesse prestes a começar a qualquer momento, mas não começava. Não sei explicar exatamente o porquê dessa sensação. Não era que os personagens não fossem bons – eles apenas não despertavam aquela faísca – ou que nada acontecesse – várias coisas aconteciam, tanto no presente como nas lembranças da protagonista – apenas o que acontecia não era o suficiente para mim.

Foi assim que desenvolvi uma espécie de birra durante mais da metade da leitura, mas devo dizer que me aproximando do final, fiz as pazes com o livro. Se as primeiras páginas careciam de sal, as últimas se revelaram com um tempero bastante satisfatório. Aos poucos você começa a sentir que tem alguma coisa muito errada acontecendo e a partir daí a curiosidade vence. No fim consegui gostar da história, mas continuei acreditando que o livro seria melhor se reduzido a 70%.

Preciso, porém, ressaltar que “O Livro do Amanhã” não é exatamente o meu gênero de livro, então se você gosta desse tipo de história e se interessou pela sinopse - ou até mesmo se gostou de outros livros da autora - não deixe meus comentários pouco favoráveis impedi-lo de ler. Como eu disse, no final a história me envolveu, o único problema é que considerei o caminho muito longo até lá. Para alguém que gosta de uma história leve com direito a drama familiar, amadurecimento pessoal e final feliz acredito que seja uma boa pedida. Mas uma resenha precisa transmitir a experiência de quem leu e a minha foi essa.

Publicado anteriormente em www.alemdacontracapa.blogspot.com

Nina 18/04/2013

Tamara Goodwin tem 16 anos e uma vida que qualquer adolescente daria uma braço para viver. Seu pai é podre de rico e e ela vive em uma mansão incrível à beira mar, com direito à quadra de tênis e praia particular. Mas, como é muito comum acontecer com quem está nessa fase peculiar da vida (a adolescência), ao invés dela agradecer a imensa sorte que tem, ela gasta seu tempo tentando ser a garota mais insuportável do mundo. Mimada, egoísta, teimosa, fútil são apenas alguns dos muitos adjetivos que podem ser atribuídos a Tamara, e tudo indicaria que ela nunca mudaria não fosse a falência de seus pais.

Isso mesmo peeps, numa bela manhã, Tamara encontra seu pai morto caído no chão do escritório, morto após ter ingerido uma dose cavalar de pílulas e uísque, ao mesmo tempo. Dias depois, ela e mãe descobrem que toda a fortuna que elas acreditavam que tinham herdado se evaporara e que elas teriam que vender tudo o que tinham para pagar as dívidas. E que, inclusive, a casa já estava sendo requisitada pelo banco.

A única saída é se refugiarem na casa de seus tios Arthur e Rosaleen, que vivem em uma guarita de um antigo castelo no meio do nada. Arthur é um homem de bem poucas palavras, na verdade seu discurso se restringe a alguns grunhidos e gemidos, já Rosaleen fala sem parar e é uma dona de casa exemplar, que está sempre entupindo Tamara de comida, como se essa fosse a solução de todos os seus problemas. Mas Rosaleen também tem um jeito muito estranho de ser, sempre vigiando tudo o tempo todo. Ela paira sobre Tamara e a mãe como um sombra opressora, tentando guiar suas vidas. E para piorar, a mãe de Tamara não está lidando bem com o luto e mergulhou em um profunda depressão - não come, não tira a camisola e dorme o tempo todo.

Quando Tamara acreditava que tudo o que sobrava era o tédio eterno, surge um ônibus biblioteca na estrada de sua casa, pilotado por um belo bibliotecário. Nesse ônibus ela encontra um misterioso diário com inscrições com sua própria letra e datadas do dia seguinte. Quando tudo acontece exatamente como o livro previa, ela percebe que pode ter encontrado a solução para seus problemas. No entanto, a garota que sempre viveu pensando no hoje vai ter que aprender a ser preocupar com o amanhã.

* * * *

Cecelia Ahern ficou famosa pelos sua narrativa envolvente e mais uma vez ela não decepciona. A história é espirituosa e nos absorve de uma maneira fantástica. Conforme a gente vai avançando na leitura, vai se surpreendendo com a quantidade de coisas novas e personagens interessantes vão aparecendo, bem ali, no meio do nada onde se encontra Tamara. Isso porque a personagem vai amadurecendo e aprendendo a olhar para outros lugares que não seu próprio umbigo.

O único problema é que a história demora muito para desenrolar. As primeiras cem páginas do livro são repletas de devaneios e lamentações da Tamara, e isso ficou bem maçante. Mas vencido esse começo, tudo corre muito bem.

Enfim, O Livro do Amanhã é uma leitura fantástica e que eu recomendo, com certeza!

Resenha postada no meu blog Pronto.Falei!

Bu 23/04/2013

O livro do Amanhã
"Como seria se soubéssemos o que o amanha nos reserva?"
É com essa dúvida que começamos a ler o livro “O Livro do Amanhã”, publicado pela editora Novo Conceito, da autora Cecelia Ahern.

Eu estava bem ansiosa pelo lançamento desse livro, tanto porque gostei muito da sinopse, como também queria muito ler um livro da Cecelia. Para quem não sabe ela é a autora de Ps – Eu te amo, só que eu não li ele ainda, vi apenas o filme, maravilhoso por sinal.

Então, quando o livro chegou aqui em casa, fui logo lendo. Nele nós conhecemos a Tamara Goodwin, que sempre teve uma vida perfeita. Filha de pais ricos, tinha tudo aquilo que queria e na hora que queria. Desde dai, minha afeição pela personagem já foi diminuída a quase zero. O livro é em primeira pessoa e no primeiro capítulo, ela mesma antecede sua história. Então nessa fase conhecemos uma pessoa mais madura, que sabe quão idiota era, porém isso não mortificou muitas as coisas, mesmo eu sabendo que ela ia mudar, ficava pensando no decorrer da leitura em como ela podia ser tão arrogante e egocêntrica.

"Antes, concentrava-me apenas no agora. Dizia e fazia coisas a fim de obter o que eu queria naquele instante. Nunca parei para pensar em como cairia o resto dos dominós."

Em um piscar de olhos, o que era uma vida perfeita, passa a ser uma droga. Seu pai perde tudo o que tinham e sem coragem de encarar a família, acaba cometendo suicido. Com isso, sua mãe e ela são obrigadas a saírem de casa, e por falta de lugar vão morar na casa de seu tio, em um vilarejo, sem literalmente nada para fazer.

Tamara se sente completamente deslocada, porque não tinha ninguém no mundo, mesmo a sua mãe aparentemente havia sumido no mundo da imaginação, servindo apenas para dizer repetidas vezes que tudo ficaria bem, mal ela sabia que estava muito longe de alguma coisa ficar bem.

Arthur e Rosaleen, seus tios, aparentemente as recebem com muito carinho, mas tudo o que eles faziam para agradar Tamara, parecia apenas irrita-la. E com tempo na casa deles, ela começou a perceber que Rosaleen se preocupava um pouco demais com sua vida e que tinha algo de muito estranho com aquela família. A sua única válvula de escapa aparentemente acabou sendo uma bibliotecária itinerante e Marcus, responsável pela biblioteca, mas o que eu achei que seria uma das coisas principais no livro, acabou sendo jogado a escanteio.

Nessa biblioteca, Tamara, acaba encontrando um misterioso livro em branco, que se mostrou mais do que apenas o livro. De repente ele começou a possuir escritas com a própria letra da Tamara, mostrando o que acontecia no dia seguinte e ajudando a desvendar alguns mistérios que rodavam em sua casa.

Até muito mais da metade do livro, eu me senti enrolada pela autora. Acho que os acontecimentos eram demasiados lentos e desnecessários, fora o quanto eu me irritava com a maioria das ações de Tamara. Quando o protagonista da história apareceu, eu também não botei muita fé na relação dos dois. Agora mais no final o livro até tomou um ritmo legal e também achei interessante como a autora conseguiu ligar alguns fatos, antes aleatórios. E é claro que não posso deixar de parabenizar as reflexões sobre diversos assuntos realizado pela autora, que nos faz parar para pensar em nossas atitudes. Eu não vou falar que não recomendo a leitura, porque querendo ou não, Cecelia tem uma ótima escrita e o desfecho da história foi interessante. Acho que o que aconteceu, foi eu não ter conseguido me conectar com a história, nem com os personagens, mas quem sabe vocês consigam.

SahRosa 25/04/2013

Tamara Goodwin tinha uma vida de luxo e todos os seus desejos atendidos. Mimada e sempre disposta a fazer tudo o que queria, mesmo que isso significasse problemas e brigas. Quando a morte trágica de seu pai assola a vida de Tamara e sua mãe, ambas passam a viver com os tios da jovem, em um vilarejo do interior. Entediada com a virada drástica em seu destino, Tamara não vê outra solução a não ser se aventurar na biblioteca móvel e é quando sua atenção se volta para um livro com capa de couro, sem título ou autor e com as páginas trancadas. Ao finalmente destrancar o livro, Tamara não acredita no que lê. Nas páginas, escrita com sua caligrafia e datadas para o dia de amanhã, acontecimentos que ainda estão por vir e que misteriosamente ocorrem como o previsto.

Além desse estranho livro capaz de prever seu amanhã, Tamara ainda tem outros desafios a enfrentar, como o estranho comportamento dos tios e de sua própria mãe, que apenas dorme desde foram morar naquele lugar. Existe algo obscuro escondido entre as ruínas, que cedo ou tarde tende a se revelar e Tamara descobrirá que nem sempre é uma boa ideia saber o que o amanhã lhe reserva...

***

Um livro especial. Essa foi primeira característica que me veio em mente quando fechei as páginas de O Livro do Amanhã. Uma estória que conquista aos poucos, onde é apresentando uma realidade mágica, com seus dramas e inúmeros segredos. Cecelia Ahern criou um livro sem igual, uma trama encantadora e deliciosa de ler. Foi uma leitura agradável e por algumas vezes maçante. Houve momentos que autora divagava e descrevia detalhadamente, tornando a narrativa em primeira pessoa lenta. No entanto, a estória de Tamara é instigante, curiosa e cheia de mistérios. Eu não consegui desgrudar o livro e fiquei apreensiva em certos momentos, fui conquistada pelo enredo de Cecelia, sentindo na pele tudo que é relatado pela protagonista e senti medo e aflição por ela, além de também torcer para que tudo se ocorra da melhor forma possível.

Mesmo com as divagações e detalhes excessivos, a trama criada pela autora te prende profundamente. Pois queremos assim como Tamara, descobrir o que de fato esta ocorrendo com sua família, qual o mistério que os tios escondem a sete chaves e por que a mãe dela parece tão estranha, já que de acordo com a protagonista nunca agiu da forma que esta agindo. Além disso, o próprio livro que reflete o amanhã de Tamara é chamariz para atiçar a curiosidade do leitor, que fica na expectativa de saber se realmente vão acontecer ou não os relatos descritos nesse livro misterioso. Por conta desse enredo tão rico e cheio de segredos, O Livro do Amanhã ganhou minha simpatia e admiração, se tornando um dos meus favoritos de 2013!

O Livro do Amanhã é uma leitura para se ler com calma, apreciando cada momento, pois quando todos os mistérios são explicados, vemos a proeza da autora em nos envolver. Nunca cheguei a imaginar os fatos que se sucederam, fui pega de surpresa. Ficarei para sempre com a lembrança da estória de Tamara, aprendi com ela o valor daqueles que nos são importantes e acima de tudo a escrever nosso próprio caminho. Apesar das duras criticas a narrativa da autora, O Livro do Amanhã é uma leitura que vale muito a pena, afinal é um livro envolvente, com pitadas de romance, drama e suspense, Cecelia dosou tudo na medida certa e para quem procura uma leitura mágica, capaz te transportar em suas páginas, O Livro do Amanhã é minha recomendação!

TeoriaMetalica 27/04/2013

O Diário
Um dos focos é a relação desgastante que Tamara tinha com o pai, o tempo inteiro ela se arrepende de ter sido tão estúpida, se arrepende, gostaria de ter feito diferente, mas tem a certeza de que se o suicidio nao tivesse ocorrido ela seria a mesma de antes. Nessas partes da relação com o pai me identifiquei em parte, afinal quem nunca teve atrito em casa por mais certinho que seja!?

Leia mais em: http://migre.me/eifps

Elidia 02/05/2013

O novo livro da autora Cecelia Ahern consagrada pelo romance P.S. Te Amo, é um conto de fadas contemporâneo onde a heroína é corrompida pelas ambições, e tudo que ela ainda não viveu foram os sentimentos.

“Dizem que uma história perde algo cada vez que é contada. Se assim for, esta nada perdeu, pois a contarei pela primeira vez”

Nascida no luxo, Tamara Goodwin, de 16 anos, nunca precisou olhar para o amanhã, até que a morte abrupta de seu pai deixa a ela e a sua mãe uma montanha de dívidas e as obriga a se mudarem para a casa dos tios de Tamara, em um vilarejo no interior. Solitária e entediada, a única diversão de Tamara é uma biblioteca itinerante. E ali, ela encontra um livro muito misterioso. Tamara vê inscrições com sua própria letra e datadas para o dia seguinte. Quando tudo acontece exatamente como o livro previa, ela percebe que pode ter encontrado a solução para seus problemas. No entanto, Tamara descobre que é melhor não virar algumas páginas e que, apesar de muito tentar, não pode mudar o destino.

Depois da morte de seu pai, Tamara e sua mãe mudam-se sem escolha para um vilarejo onde o cenário é um castelo em ruínas, no muito tempo livre que sobra para a garota, ela repassa momentos da sua vida, a depressão de sua mãe o seu luto conturbado. Os momentos mais interessantes da semana são quando ela visita a irmã Ignatius, e quando a biblioteca itinerante passa pelo vilarejo.Onde o mais precioso era o luxo, em meio a vida simples do interior ela finalmente conhece os verdadeiros valores da vida.Mas será que há um grande segredo atrás dos mistérios da casa em que ela vive? E como reagir a um livro que conta todo seu dia de amanhã?

Nossa anti-heroína é uma garota mimada, que acha que a sexualidade é a única forma de chamar atenção, mas ela reflete muita maturidade em alguns aspectos, como ter certeza e bater o pé sobre a depressão de sua mãe, enquanto Rosaleen a deixa dormir o dia todo. Assim, ela decide usar o Livro do Amanhã como ferramenta para descobrir os segredos de Meath, e ajudar sua mãe.

Alguns personagens são memoráveis, como a ex obstetra e atual freira e apicultora Irmã Ignatius, ela rende boas risadas com sua doçura e perspicácia, além disso nossa freira predileta ainda é uma leitora assídua o que rege boas discussões e passagens sobre livros como Jardim Secreto. Marcus o garoto da biblioteca ambulante para mim, retrata o novo príncipe dos contos de fada, que não tem dia e nem hora para aparecer.

- Sei lá

- Sei lá, sei lá, a linguagem das preguiças. Agora vou levantar e retirar a cobertura e lhe mostrar os habitantes do império do favo de mel.

Mais em: http://bookeando.com/site/2013/05/02/resenha-o-livro-do-amanha/

Karine 03/05/2013

O livro do amanhã

Da autora dos sucessos P.S.: Eu te amo e A vez da minha vida, Cecelia Ahern agora nos traz O livro do amanhã.

Tamara Goodwin sempre teve tudo o que queria em sua vida. Vivia em uma realidade onde não tinha consciência do dia do amanhã. Contudo, drasticamente, tudo muda com o falecimento de seu pai. O cara que proporciona toda essa vida de conforto para Tamara e sua mãe, ou melhor: proporcionava, já que, junto com a sua morte, ele leva também a realidade confortável em que elas viviam. Acontece que estava atolado de dívidas e de problemas financeiros. Quando o banco hipotecou sua própria casa, não aguentou mais a pressão e, bem, se matou.

Após perder tudo, então, Tamara e sua mãe se mudam para a casa de seus tios, Arthur e Rosaleen, que vivem em uma cidade do interior afastada de grandes centros comerciais e da antiga cidade de ambas. A vida de todos muda da água para o vinho, assim, de repente. A protagonista logo é obrigada a se acostumar com uma família e uma casa diferente. Adolescente e de personalidade forte, ela se vê em uma vivência difícil de se adaptar.

Rosaleen e Arthur são um casal um tanto quanto estranho, além de muito reservados e monossilábicos. Ter certas conversas com Rosaleen é algo impossível. Tamara se frusta tentando ajudar sua mãe a melhorar, tentando achar alguma diversão nessa cidade. No meio do tédio da cidade do interior, a moça acha um livro, ou melhor, um diário, no qual, em todos os dias, aparece a narração dela, com a sua própria letra, do que acontecerá no dia seguinte. E mesmo sabendo de tudo, as coisas tendem a se desenrolar como o diário diz, ou como sua versão do futuro diz. Tamara vai se surpreender com o que o amanhã lhe reserva e como,por mais que ela tente, é difícil mudar o que estava escrito.

A história é construída em cima de personagens bem definidos, e o meu personagem favorito foi a Irmã Ignatus. Isso mesmo, ela é uma freira, que acaba conhecendo Tamara e tenta ajudá-la a se adaptar a essa nova situação. Está sempre de bem com a vida, e nunca deixa a jovem aborrecê-la. Uma freira com seus hobbies que está sempre tentando fazer os outros verem as coisas de outro modo. Adorei ela.

"Quando a gente fecha os olhos, pode ficar em quase todos os lugares que deseja estar"

Confesso a vocês que o livro me surpreendeu, este é apenas o segundo livro que leio da autora, mas a história segue um ritmo linear e tranquilo. Quando faltavam cerca de umas 100 páginas para acabá-lo, juro que pensava "Como tudo isso vai se resolver coerentemente em apenas 100 páginas?". Fiquei meio receosa de tudo acontecer muito rapidamente e ser uma explicação escassa, que deixasse a desejar. Todavia, estava enganada. O final me surpreendeu demais, mas foi uma surpresa boa. Adorei a conclusão do livro e adorei ser surpreendida também, pois esperava que a história continuasse no mesmo ritmo em que esteve durante a leitura inteira.

Gostei da trama, do desenvolvimento dela, do final (isso é algo muuuuito importante!) e da narrativa. É uma leitura leve e tranquila. Espero que vocês também gostem!