A Última Nota

Resenhas - A Última Nota

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Lari 20/12/2012

Do blog Open Door of Creation
Alícia Mastropoulos apesar de se considerar brasileira e não grega sempre seguiu todos os costumes de seu povo, menos um, fazer faculdade de música. Aos 21 anos ela conseguiu chegar ao posto de Spalla, o mais importante da orquestra, e está noiva de Theo, um grego de família importante e bem vista.
Sua vida era tocar violino, instrumento que aprendeu com seu avó e grande violinista Amadeus Mastropoulos, trabalhar no restaurante grego de seus pais e manter o relacionamento com Theo. Até que ela recebe uma ligação do Hospital da Lagoa dizendo que havia um homem que foi encontrado nú e falando seu nome, rapidamente Theo lhe vem a mente e ela corre para o hospital, porém quando chega lá não é Theo que encontra e sim um desconhecido.

"-Acho que eu gosto de você desde antes de lhe conhecer." - Página 91

Com sua vida posta a prova Alícia terá que fazer escolhas e tomar decisões definitivas. A música nunca foi tão importante quanto agora e errar a última nota não é uma opção.

" Quando você toca, você faz música. Quando você acredita você faz mágica." - Página 150

No começo do livro pensei que seria apenas um romance, muito bonito, mas ainda sim um romance; não poderia estar mais enganada! O livro trata de coisas muito além do romance, como relações familiares, tradições e até que ponto uma pessoa vai por seus sonhos, além de amizade.
O modo como os personagens coadjuvantes são tratados é ótimo porque nos permite conhecer um pouco mais a Carol e a D.Cecília que são personagens que eu adorei.
Em um primeiro momento acreditei que a narração em primeira pessoa, narração esta que eu menos gosto, iria atrapalhar a história e influenciar negativamente em eu gostar do livro,mas, ao longo da história percebi que não havia outro modo dela ser contada porque é o que a Alícia sente, o que ela vê que muda tudo e não como o mundo é. Além do fato que em muitos momentos, várias coisas não poderiam ser feitas ou expostas se não fosse a própria Alícia que nos contasse.
A cultura grega, uma das minhas favoritas, aparece durante todo o livro com detalhes e explicações o que torna tudo ainda mais interessante, porque além de você estar envolvida pelo romance acaba por se envolver também uma nova cultura.
Eu nunca fui ao Rio de Janeiro, onde se passa a história, mas depois de ler o livro creio que não ficaria tão perdida, já que há uma preocupação em identificar cada local e descreve-lo.
Sebastian é o prato principal do livro, pois a cada minuto você se delicia com uma descoberta sobre ele ou o modo como ele age. Por vários momentos me peguei pensando " mas um homem não age assim" e então me lembrava de que ele não se lembrava de nada, isso quer dizer que não possuía a maldade, o preconceito e tantas outras coisas de homens comuns.
Uma das preocupações que tinha em relação ao livro era de como a história seria enlaçada em vista de que é escrita por duas pessoas, porém devido a forma como ele foi escrito não existe uma parte se quer que não seja enlaçada a todo o contexto do livro.
Sem mais delongas é um livro que eu dou nota máxima, pois de "bônus" tem capítulos curtinhos e um ritmo acelerado que me fez demorar menos de um dia para ler. Por isso ele fica sendo minha dica para dar de presente de boas festas.
Beijos!
Comente a resenha no blog por favor: http://opendoorofcreation.blogspot.com.br/2012/12/a-ultima-nota-felipe-colbert-e-lu-piras.html
Lu Piras 26/12/2012minha estante
Muito obrigada pela resenha, Lari! Que bom que além da mensagem, o livro lhe deixou envolvida pela trama e pelo ambiente da história!
Adorei saber suas impressões.
Beijocas!

Tribo do Livro 10/12/2012

Amor, mistério e música
Resenha por Ver Sobreira

(...) - Quem dera eu pudesse flutuar e, quando pousasse, você já estivesse aqui! (...)

Um doce romance escrito a quatro mãos Lu Piras e Felipe Colbert resgataram em A Última Nota, a magia do Romantismo, a arte do sonho e da fantasia. Com um pouquinho de crença no sobrenatural e na fé de acreditar em ser feliz e encontrar uma paixão, um amor eterno iluminado pelo tempo. Junto a estes elementos da prosa romântica, temos a música que permeará os mais felizes momentos dos protagonistas.

Alicia é uma jovem estudante de música que hoje é spalla da OSUFRJ. O amor pela música ela herdou do avô paterno Amadeus e por isso toca o mesmo instrumento que ele: o violino. Ela vem de uma família de origem greco-brasileira, que segue todas as tradições vindas da Grécia. Namora Theo, um rapaz também de origem grega com quem ela espera se casar, para felicidade de seus pais. Durante uma apresentação no auditório de sua faculdade, onde ela deveria executar o Nocturne de Chopin, ela muda a partitura e toca uma peça de seu avó. A partir deste acontecimento ocorrerão muitas mudanças em sua vida, pois a chegada de um misterioso desconhecido chamado Sebastian, irá fazê-la repensar sobre as escolhas de sua vida, sobre sua carreira, sobre o amor...

(...) Quando o violino silenciou, o mar de aplausos me confirmou... Para minha surpresa, a única pessoa que não aplaudia era vovó Cecilia... Eu quase podia vê-la chorar emocionada. E então, disse para mim mesma: "Gratia,vovô" pág. 28

A Última Nota é um romance despretensioso, mas muito bem escrito; na medida certa do entretenimento. Dinâmico, pois a leitura flui rapidamente e quando você se dá conta acabou; é a história que muitos gostariam de viver na vida real. Alicia é um moça inteligente, que tenta ser o que seus pais querem que ela seja, mesmo que isso deixe para trás seus próprios sonhos. Se ressente da forma como é conduzida a relação de seus pais com a avó paterna Cecilia, pessoa que ela ama com devoção. Ao conhecer Sebastian, alguém que chama-a em uma cama de hospital, porém que ela nunca viu, sua primeira reação é de total desprezo por aquela situação. Porém sua grande amiga Carol lhe diz que ela não pode fazer isso, pois há algo de misterioso em torno desta situação, mesmo em dúvida Alícia resolve fazer o que sua amiga aconselha. Ao retornar ao hospital descobre que ele não está mais lá, mas qual não é sua surpresa quando se dá conta que o rapaz está em companhia de sua avó. Alicia, começa a temer o que passa a sentir por Sebastian, faz o que pode para não se render a este sentimento, porém ele não facilita e sempre aparece quando ela mais precisa.

(...) Eu tinha o cheiro de Sebastian em minhas roupas, o sabor do seu beijo em meus lábios, sua imagem gravada na minha retina. Eu o tinha inteiro dentro de mim, como se fôssemos uma só criação no universo. (...) pág. 149

Narrativa em primeira pessoa, Lu e Felipe constroem uma história consistente e encantada. Alícia é uma personagem que esconde sua força, esta que se apresentará até o final do livro; Sebastian é um ser tão inexplicável como a própria aparição dele e lindo e Vó Cecilia é um anjo enviado com certeza. O final de A última nota é o mais inusitado possível e vocês nem imaginam todo o mistério da chegada de Sebastian à vida de Alícia. Talvez, quando menos se espera, o universo conspira para que nosso destino não seja desperdiçado, talvez...

Não deixem de ler A Última Nota, uma escrita a quatro mãos que deu muito certo. Vocês irão se emocionar e querer serem parte desta linda história de amor, desta magia, cingida por música e paixão.Confira!!!
Lu Piras 18/12/2012minha estante
Obrigada pela linda resenha, Verônica! Linda, linda...!!!

Gisele 21/03/2013minha estante
EU JÁ ESTAVA LOUCA PRA LER ESSE LIVRO.COM UMA RESENHA DESSA ME DEIXOU AGORA DESESPERADA PARA LÊ-LO LOGO.
AMEI A RESENHA!!!

Iris 15/08/2015minha estante
Esse livro é um caso sério pra mim... Sempre fico entre o amor e o ódio! Amor porque a história é muito boa e ódio porque, na minha opinião, deixou muitos "pontos sem nós". Acredito que seria bom se tivesse uma continuação.

1 | 2 | 3 | 4 | 5