Elantris

Elantris Brandon Sanderson

Resenhas - Elantris

Lucas1429 22/02/2024

Fenomenal.
Serviu tudo e muito mais.

Eu me apaixonei logo nos primeiros capítulos, principalmente com os capítulos da Sarene, ela foi de longe quem mais brilhou nesse livro. Uma protagonista feminina forte, meiga, carismática, inteligente, não sexualizada e surpreendente. Me deu uma sensação tão boa durante toda a leitura.

Eu gostei muito do Raoden, apesar de alguns momentos ele ser irritante ou desnecessário. Toda a mensagem por trás do núcleo dele foi linda de se ver, a maneira como Elantris se desenvolveu me emocionou em vários momentos.

Sobre o Hrathen, ele foi um personagem que me chocou. Eu adorava ver como ele conseguia ser diabolicamente inteligente, junto de toda a descontração dele.

Enfim, lerei Elantris 2 e 3 no lançamento se for possível, mesmo que eu tenha que pagar horrores em edição gringa.

Emilia.Reis 19/02/2024

Primeiro preciso falar o quanto eu estava esperando por uma protagonista de fantasia como Sarene, 1, 80 de altura, inteligente, focada, só é sonsa quando precisa hahahaa
( Já estava cansada de protagonista mignon, frágil e blá blá, mesmo que com o tempo elas se tornem fortes, sempre a mesma coisa).
Na definição de Raoden " a ironia dela o faz sorrir, sua inteligência o intrigava".
No mais a história é única, a gente se apega, odeia e até perdoa alguns personagens, universo bem construído. Só não foi 5 estrelas porque o começo foi arrastado pra mim.

Raoden e seu otimismo e obstinação tem meu coração.

Gosto como Brandon trabalha os romances sem que o foco seja isso, mas faz a gente se encantar da mesma forma.

Skarlety 19/02/2024

Conhecendo Brandon Sanderson
Há muito tempo estou enrolando pra ler as obras desse autor. Sou apaixonada pela Roda do tempo, mas ainda não cheguei na parque que ele escreve. Então, antes de ler ele como autor dessa saga resolvi ler as obras dele. E que surpresa FANTASTICA! Fantasia na sua mais bela forma, a escrita, a trama, as reviravoltas, agora entendo porque o autor tem tantos fãs e faz tanto sucesso. Elantris me ganhou com a personagem feminina sendo feminina e inteligente, a forma como ele enxerga e descreve as mulheres.. Raro ver uma homem escrever bem assim. E claro, as tramas políticas, o jogo de interesse, essa parte inteligente que mexe comigo, ameiii

Marcus 14/02/2024

Fantasia da melhor qualidade
Fazia tempo que um livro de fantasia não me prendia tanto numa história. Final do livro me rendeu uma madrugada acordado pra chegar logo ao final.

O livro é excelente, com ótimas reflexões sobre fanatismo religioso.

Acho que o finalzinho pareceu um pouco apressado demais pra concluir, se levar em consideração o ritmo do restante da obra, mas nada que tire o brilho.

Kauana.Palma 13/02/2024

Amei
Resolvi começar no universo mágico do Brandon pelo primeiro livro publicado dele, e amei!! Um livro perfeito para ficar completamente imerso em outro mundo e não conseguir fazer mais nada até terminar. Então separe tempo suficiente quando for começar, é difícil cumprir qualquer outra tarefa da agenda quando a cabeça está na intricada trama política de Elantris. Confesso que me perdi nos nomes e palavras diferentes, mas nada que prejudique a leitura. Super recomendo.

Babi Nole 13/02/2024

Achei esse livro maravilhoso apesar da minha demora pra ler , ótimos personagens, ótima construção de cenário, magia, enredo. Entretanto, o final é muito muito apressado e prejudicou o entendimento de várias coisas.

Leonardo.Campos 12/02/2024

Estreia de Sanderson na Fantasia...
Temos em Elantris a estreia de Brandon Sanderson na Fantasia, com muita criatividade na construção de mundo mas ainda pecando um pouco na escrita. O livro não funcionou pra mim. Em Mistborn a coisa evolui bastante.

gabrielrjf 10/02/2024

Meu primeiro livro da Cosmere
Ainda não entendo muito bem esse universo da Cosmere. Porém foi legal e inteligente eu ter começado pela ordem de publicação.

Esperava um cinco estrelas porque só vejo elogios ao Sanderson. Na real, já li a série executores e é muito boa!! Mas não tem ligação com a Cosmere né?

Sobre Elantris, eu sempre fugi de qualquer informação, assim como faço com qualquer livro, autor ou universo no qual ainda irei conhecer. Prefiro chegar sem saber nada e ir descobrindo.

Me surpreendeu ver um livro narrado em vários pontos de vista.. mas esperava um livro com muitos personagens aprofundados, e não apenas conhecermos bem somente os protagonistas.

Gostei dos vários plots, apesar de achar alguns problemas de ritmo. O autor pensa muito bem em reviravoltas e no enredo como um todo, mas achei que gasta muito tempo com coisas desnecessárias e que não acrescentam tanto, se comparado a velocidade que os plots acontecem (e aqui sim achei que poderia demorar mais).

Gostei muito de acompanhar principalmente os pontos de vistas do Hrathen..

Outra coisa que me deixou muito feliz foi saber que essa publicação foi a que fez o Brandon ser escolhido para terminar WoT!! Que demais..

E assim vamos. Espero mergulhar de cabeça no autor e me apaixonar pelo universo da Cosmere

Ps.: gostei que ele mata mesmo os personagens, apesar de não termos taaaanto apego assim (pois não são muito aprofundados)

Alan.Felipe 09/02/2024

Elantris
Considerando que esse é o primeiro livro do autor, foi uma experiência até Ok.

A premissa desse livro é bem interessante, mas a história gira muito em torno de política e religião e tem uma escrita que deixa as coisas um pouco cansativas. O mais próximo que me conectei com a história foi com os personagens Raoden e Galladon e com o sistema de magia que achei bem legal. Algumas soluções eu achei pouco convincentes, mas no final achei o livro legalzinho.

Islaila.santos 08/02/2024

Esse é o meu segundo livro favorito?
Essa foi a minha primeira experiência com Brandon Sanderson, e eu me surpreendi bastante com a escrita dele, a forma como ele criou os personagens e este maravilhoso universo.
Eu li esse livro com 16 pra 17 anos, e eu fiquei completamente apaixonada. Este livro me fez chora no meio da aula, uma coisa que nunca tinha acontecido.
Mesmo este sendo uns dos primeiros livros do Brandon, eu adorei e quero muitos ler os outros?

Thereza20 06/02/2024

Maravilhoso
Brandon Sanderson só ficou melhor a casa nova escrita.
Elantris é um livro único e tem uma história envolvente de fazer o melhor com o que você recebe da vida, não cair na armadilha de ceder as dificuldades e sim reconhecer sua existência, aceitar sua fragilidade perante a situação, mas nã se conformar com ela e procurar melhorar, mesmo com toda dor. Ainda ser capaz de achar beleza e proposito em momentos dificéis e contar com aqueles ao seu redor para te ajudar a continuar.
Poderia continuar falando por mais mil linhas da mensagem absolutamente linda de Elantris, mas vou resumir que Elantris é um livro sobre esperança.
Cheio de ação e intrigas politicas como trama principal.
Elantris é maravilhoso

Monimesy 04/02/2024

Sistema de magia muito legal
Foi envolvente, mas durante toda a leitura parecia raso, não consegui me conectar com nenhum personagem por mais que estivesse curiosa sobre eles. O que mais me fez continuar a leitura foi o sistema de magia diferente e a curiosidade para ver como os aons seriam consertados e como o Raoden iria solucionaria tudo.

Fran Luchetti 03/02/2024

O Espírito de Elantris
Elantris, uma cidade curativa, poderosa, mágica, esplendorosa, divina... até a Shaod chegar para Transformar as pessoas, então Elantris passa a ser o local de descarte e fome, miséria, loucura e dores passaram a ser conhecimento do povo elantrino.
Raoden, príncipe de Arelon, às vésperas de seu casamento com Sarene, princesa de Teod, se torna um elentrino e é dado como morto. Sarene, ao descobrir que era viúva sem marido, passa a desconfiar das verdadeiras intenções religiosas do sacerdote Hrathen e se envolve no drama político de seu novo povo, os Arelenos.

A trama traz questões políticas e religiosas enquanto contexto fundamental para o desenvolvimento da história, uma busca pelo melhor de Arelon é colocada na perspectiva de salvação e de heroísmo.
A escrita bem detalhada se tora lenta e gera cansaço, o que não se vê no final que é bem desenrolado e com ritmo.

Boa Leitura!

gigis 02/02/2024

Esse livro foi um verdadeiro desafio pra mim que não costumo ler livros de fantasia nem livros com mais de 400 páginas

o universo é muito bem construído, o que faz muito sentido já que os primeiros 60% do livro pra mim foram só construção, e a história mesmo aconteceu nos últimos 40%. demorou muito pra eu engatar na história, mas quando aconteceu tive momentos que consegui aproveitar o livro e a história. infelizmente achei que o desfecho deixou um pouquinho a desejar e deixou também algumas pontas soltas, o que foi uma quebra de expectativa pra mim (achei que tudo seria explicado e encerrado, e nao foi)

mesmo com os pequenos detalhes que nao gostei tanto por opinião pessoal quanto por falta de costume com o gênero, consigo reconhecer como esse livro é bom e por que é tão bem falado

karol535 01/02/2024

OBRA-PRIMA
Apesar de ter demorado muito pra terminar, o tempo não significou que o livro tava ruim. Pelo contrário. Acho que não tava querendo me desapegar da leitura de tão boa que foi. Eu amei toda a construção do universo, os personagens são muito bem escritos, o ritmo da história vai naquele crescendo que do meio pro final um montão de coisa acontece ao mesmo tempo. Fiquei assustada no início com os três pontos de vista, mas o Brandon soube articular muuuuuito bem as narrativas. É uma fantasia ÚNICA. Tem de tudo. Tem vilão esteriotipado, vilão humano, heroína, o alívio cômico, o herói, um romancezinho, muita conspiração política e pau quebrando. Realmente, Brandon Sanderson é um esquema de pirâmide porque eu já tô pensando nos próximos que vou ler e com certeza em breve volto pra Elantris.