Suicidas

Suicidas Raphael Montes

Resenhas - Suicidas

Carolina3202 26/05/2024

Final surpreendente
Livro me prendeu do início ao fim, muito bom. Só desconfiei de alguma coisa nas últimas páginas. Primeiro livro que leio do Raphael Montes

anaclaracanto_ 26/05/2024

Incrível
Amo Raphael Montes, mas nunca consigo superar o primeiro livro que li dele e dar 5 estrelas novamente. Esse foi meio previsível, apesar de não ter imaginado coisas específicas, criei muitas teorias. Agora, essa última frase hem hahahahaha amo!!!

Glauciere0 26/05/2024

Raphael Montes
Eu sinceramente esperava mais? A história em si prende bastante, a escrita é impecável, mas esse final não me agradou muito. Entendo que é o livro de estreia dele e o objetivo era impactar, entretanto, tem coisas sem explicação e conveniências demais.
Algumas cenas são bem gráficas, então não recomendaria pra todo mundo.

iraquelaz 26/05/2024

AAA PERFEITO PERFEITOO
" ? Até que ponto realmente conhecemos as pessoas?"

Uma vez dita pelo delegado Vicente, esta foi uma das frases que apareceu em muitos momentos do livro.
Frase essa que sem dúvida alguma, permaneceu martelando em minha cabeça durante a leitura, fazendo-me analisar sobre situações e pessoas que já passaram por minha vida.

" ? Até que ponto realmente conhecemos as pessoas?"

Se analisarmos bem, independente de quantos anos, ou do quão bem achamos que conhecemos as pessoas, elas sempre têm algo a "esconder" que talvez nós nunca saberemos.
O personagem Alessandro em vários momentos na história realça amplamente o fato de achar que conhece muito bem o seu melhor amigo, o Zak, mas ao decorrer da história ele percebe que na verdade seu melhor amigo, não é tudo oque ele pensava!
A história é contada em três aspectos, o passado do Alessandro, o presente em que participava da roleta-russa, e o futuro que remete a 1 ano depois do ocorrido, em uma reunião com a delegada Diana, juntamente com as mães das vítimas.
O livro aborda vários temas interessantes como o bullying, pressão social e o principal de todos, a grande fragilidade das relações interpessoais.
À medida que a narrativa avança, segredos perturbadores vêm à tona, tornando cada vez mais interessante a história!
Os personagens são habilmente desenvolvidos, cada um com suas próprias motivações e segredos, o que mantém o leitor constantemente intrigado em desvendar o mistério por trás de cada morte.

" ? O ser humano é fascinado pela desgraça alheia"

Frase dita pelo próprio protagonista no início e no fim do livro. Alessandro nos mostra o quão real essa frase é.
Esta frase pode estar também relacionada à forma como os personagens lidam com o suicídio e a morte, e como isso influencia suas intenções e percepções sobre si mesmos e os outros.
Não tenho palavras pra descrever o plot deste livro, é simplesmente IMPECÁVEL, cada detalhe tão bem pensado e tão bem escrito. Confesso que em alguns momentos foi bem difícil prosseguir com a leitura pelo fato do livro abordar vários temas sensíveis, mas não me arrependo de ter lido até o fim!!! Sem sombra de dúvidas irei ficar em uma ressaca literária depois deste livro. Espero poder ler novamente este livro no futuro.

Mi_lendo23 25/05/2024

Socorro!
Alguém sabe me dizer quanto devo cobrar pelo triplex que foi alugado na minha cabeça?

Nove jovens decidem cometer suicídio através da "brincadeira" de roleta russa no porão da casa de campo de um deles, Zak.
Mas por quê? Que motivo os levou a essa decisão? Ao que tudo indica são jovens saudáveis e privilegiados, de classes entre a média e alta da sociedade.

Um ano depois, a delegada responsável pelo caso resolve reunir as mães dos jovens para que pudessem chegar a uma conclusão efetiva do caso. E a partir daí novos fatos começam a ser descobertos.

A narrativa se intercala entre três passagens: a reunião da delegada com as mães, anotações em um tipo de diário de um desses rapazes e, o mais importante, um livro que é criado com a história desses jovens suicidas em tempo real, enquanto eles vão tirando as próprias vidas.

Não indico a leitura de noite, principalmente se vc sofrer de ansiedade. Ele é um suspense psicológico daqueles de tirar o fôlego, de não querer parar. O autor, fiquei sabendo, o escreveu enquanto concluía o Ensino Médio e cursava os primeiros anos da faculdade. Isso é um fato muito curioso para a leitura da obra.

Apesar de muito bem escrito e conduzido, achei várias pontas soltas que acreditava que seriam amarradas no final, mas isso não aconteceu. Vamos levar em consideração a idade do autor e o fato de ser sua primeira obra.

Caso não tenha lido, não se desanime por isso. Vale a pena cada virada de página.

RichYhue 25/05/2024

Que tiro foi esse, 🤬 #$%!& ?
QUE LIVRO GENIAL!! Raphael Montes é um grande autor, e por ser seu primeiro livro, aqui se mostra o quão expansivo em suas ideias ele é! Sagaz, inteligente, tem uma certa magia que te prende do começo ao fim! E não só nesse livro, mas essa coisa que me prende eu senti em todos os 3 livros que li dele.
Nesse livro eu senti muita coisa, nojo, tristeza, felicidade, eu ri, senti raiva, ódio, me assustei, enfim, o dom do misto de sentimento que o autor proporciona com maestria.
Imagine sonhar ser um escritor, mas ser um zero a esquerda e escrever em tempo real sobre uma roleta-russa ser a única possibilidade do seu sonho se tornar realidade e você escrever algo que não verá ficar famoso e tomar a proporção que você queria.
Aqui no livro temos 3 partes em que rle vai se passando, o jogo da roleta-russa, as mães na delegacia um ano após o ocorrido e o que os personagens viveram antes do jogo.
Pois bem, Alê é um nerd, de classe média que sonha em ser escritor e é amigo de um cara chamado Zak, que é super rico, popular e tem fama com todo mundo, inclusive as garotas. Eles são melhores amigos, e um ajuda o outro, seja desde um trabalho da faculdade, até arrumar uma peguete pro friend. Com toda a popularidade, Zak conhece bastante gente, e são esses atravessamentos, acontecimentos e algumas de suas aventuras que os levam a este jogo com mais 7 pessoas. Incluindo Dan, Ritinha, Maria João, Lucas, Otto e Waléria (que quando você ler, os conhecerá melhor e tirará suas próprias conclusões).
E aí fica o questionamento? O que levou cada um a participar daquele jogo, o que eles tem em comum, o que os difere? E aquelas mães, será que elas mereciam reviver aquilo? Como será escrever um livro em tempo real? E quando morrer, quem o terminará?

Lendart 25/05/2024

Raphael Montes é fodaaaaaaaa
Que bom é ler um livro de suspense que inova, apresenta personagens que entretém( mesmo que sejam uns otários e sádicos !!!!) e explora questões humanas, Raphael neste suspense traz uma narrativa dinâmica entre três tempos, que te prende até o final, que te faz de trouxa querendo adivinhar.

mirelavignoli_ 25/05/2024

ELE SIMPLESMENTE NOMEOU O ASSASINO DE RAPHAEL MONTES PQPPPPPP

livro mt bom, mas ainda prefiro o jantar secreto. nao sei se é pq faz tempo q li o outro mas esse me pareceu mais pesado, as cenas e tudo mais. achei q tinha descoberto o mistério antes de todo mundo varias vezes e no final ainda consegui ficar CHOCADA com o verdadeiro assassino e líder do plano todo, eu amo esse autor!!

Helo 25/05/2024

Bom mas previsível
Esse é o terceiro livro de raphael montes que eu leio, e realmente os livros dele não são amadores, que homem criativo, e quando descobri que esse era o primeiro livro dele e que ele escreveu com apenas 19 anos fiquei realmente surpreendida, isso não é para qualquer um, o livro tem gatilhos, não dou 5 estrelas pois comparado aos dois primeiros livros dele que li o plot foram mais surpreendentes do que o daqui, neles eu relamente não esperava aqueles finais, agora aqui achei um pouco previsível e já esperava, e me peguei muito entediada nos capítulos das mães.

Julianecrf 25/05/2024

?Não tem como ele me enganar? Enganou ?
Eu apagaria minha mente só pra ter o prazer de ler esse livro novamente!

Quando terminei de ler, fiquei quase uma hora raciocinando o que tinha acontecido. O plot dele é incrível. Sabe aquele livro que você cria um monte de teorias e no final descobre que estava completamente errado? E mano, ele escreveu esse livro com 16 ANOS?! Tem noção disso????????

Raphael é GENIAL!

Jenni 25/05/2024

IMPACTANTE
Que livro bom, o plot digno de qualquer livro do Raphal Montes, tô em choque até agr q com 19 anos ele escreveu esse livro, é genial a maneira q cada detalhe foi pensado pra se encaixar no final, ele se incluindo na narrativa foi do krl, nem sei expressar o quanto eu surtei quando li a última frase do livro. necessito de todos os livros do Raphael Montes pra ontem.

Luan 25/05/2024

Até que ponto conhecemos alguém?
Primeiro livro que o Raphael lança e o primeiro que eu leio dele. Simplesmente genial, a ideia do livro já é algo interessante e que já te prende do começo ao fim. "Pq esses jovens se suicidaram? E a cada resposta dessa pergunta você se interessa mais. Uma coisa que me incomodou foi um jeito que o Raphael escrevia alguns personagens e falas muito pesadas feito por eles, mesmo que o Ale seja uma pessoa ruim e que lê do ponto de vista dele teria várias falas problemáticas, ainda assim acho que passa do ponto e fica até chato em algumas partes lê as mesmas falas problemáticas, isso também serve para o interrogatório das mães. Mas de resto é muito incrível e genial o jeito que o livro foi escrito, e os plots são muito bons (mesmo que eu tenha acertado varios). Primeiro livro dele e eu já amei, espero conseguir ler mais livros do Raphael

cath! 25/05/2024

QUE LIVRO INCRÍVEL!
meu deus, terminei de ler agora e tô impactada. já esperava um final com plot vindo do Raphael Montes ? esse é o segundo livro que leio dele. e meu deus: QUE LIVRO! o Alê faz você acreditar em algo o livro todo, mas no final fica claro que você foi simplesmente en-ga-na-do!!!
é BEM pesado, não recomendo p quem tem o estômago fraco (não foi um problema p mim).
gente, e esse final?!?!?! juro que não esperava por algo assim. já li Jantar Secreto (do Raphael Montes tbm)? prefiro o mesmo, mas a disputa entre os dois fica bem acirrada.
enfim, eu tô chocada, juro. demorei um pouco p ler devido às provas, trabalhos e etc da escola, mas imagino que nas férias, por exemplo, seria em um ou dois dias, assim como Jantar Secreto.
LEIAMMMM! -eu nem sei bem o que falar, como eu disse, tô sem palavras.

Amanda 25/05/2024

Que livro meus amigos!!!
PASSADA, JURO!!
Que livro maravilhoso, eu li em um dia bicho, engoli ele inteiro somente fazendo pausas forçadas.
Eu "peguei" um pedaço do plot em certo momento mas foi tipo a ponto do iceberg pra uma coisa mais ?!!
E a última frase?! Só posso dizer:
Que livro meus amigos ??????