Suicidas

Suicidas Raphael Montes

Resenhas - Suicidas

Lucas Rocha 07/09/2012

Intenso
Ler um bom livro nacional é sempre um prazer. Não é papo tropicalista nem bravata de identidade brasileira impressa na literatura. Não. Muito longe disso, é apenas um prazer maior que faz brotar aquele pequeno sorriso e nos faz pensar sim, temos qualidade em meio a tantos livros medianos; sim, temos romancistas tão competentes quanto os gringos; e sim, fazemos literatura de entretenimento mostrando realmente quem somos como escritores e como pessoas. Talvez o maior mérito de Suicidas (Benvirá, 488 p.), do escritor e amigo Raphael Montes, seja exatamente esse: o de ser um ótimo livro de entretenimento, que não se prontifica a explorar os meandros da natureza humana nem de montar um jogo narrativo complexo que se sobrepõe à história. Aqui, o principal é o enredo, e toda essa exploração de personagens e narração é consequência de uma boa história que precisa ser contada.

Vamos à história. Um ano após o suicídio coletivo de nove adolescentes de classe média alta do Rio de Janeiro que aparentemente não possuíam nenhum problema maior do que pegar o metrô até a faculdade e se preocupar com o trabalho de Foucault pra entregar na próxima aula a polícia, na figura da delegada Diana Guimarães, reúne as mães desses jovens para discutir o caso à luz de uma nova prova: um diário, escrito em tempo real por um dos jovens, que narra os acontecimentos sucedidos durante a fatídica noite em que as mortes aconteceram. Através dessa reunião carregada de tensão e a leitura desse diário, verdades inconvenientes e segredos serão revelados.

É uma sinopse promissora, e o livro cumpre muito bem o que promete. Temos três narrativas paralelas: as anotações cotidianas do jovem Alessandro, que almeja ser escritor e mantém um diário com os principais acontecimentos à sua volta; o diário em tempo real do adolescente, encontrado pela polícia no porão onde os adolescentes se mataram; e a gravação da reunião das mães dos adolescentes. Essa escolha, que alterna diversos tempos narrativos e parte para uma escrita não linear, possibilita que o livro vá revelando segredos aos poucos, instigando o leitor a continuar lendo para que entenda o que diabos aconteceu naquele porão e porque esses adolescentes resolveram se matar.

Montes é habilidoso com as palavras: elas parecem dosadas para revelar apenas o que querer dizer ao mesmo tempo em que deixam algumas pistas que podem auxiliar o leitor a montar o quebra-cabeça que pouco a pouco vai se delineando para explicar o acontecido. Os personagens são muito bem montados: conseguimos identificá-los mentalmente apenas pelo nome, e suas atitudes são muito mais relevantes do que suas breves descrições físicas. O autor prefere um texto carregado em diálogos e dá pouco espaço para descrições, salvo nas partes mais gráficas do texto, que acontecem principalmente na narrativa do diário em tempo real. Isso faz com que as mais de 400 páginas do romance passem quase despercebidos por quem lê. O livro é um baita de um pageturner, sem dúvidas.

Uma coisa que achei bem interessante no livro foi o de se desprender de pudores ao mostrar a vida desses adolescentes. São, como grande parte dos adolescentes de classe alta carioca, arrogantes, preconceituosos, meio estúpidos e superficiais com os problemas que cercam o mundo. São cheios daquele discurso de Brasil, país das bananas e Subornar um policial fácil assim só no Brasil, sem tentar se aprofundar muito nas questões que levam as coisas a serem como são mesmo que quatro personagens estudem direito. Essa opção, no entanto, é bastante acertada: demonstra toda a empáfia dos personagens, que se acham superiores aos outros apenas por terem mais dinheiro e uma educação privilegiada. Os únicos que conseguem ter um equilíbrio maior nessas questões são Waléria (única não-rica do grupo) e o protagonista Alessandro, que tenta se desvencilhar da postura de riquinho nariz em pé em grande parte da narrativa.

Não há muito o que falar do enredo sem acabar caindo em algum spoiler, mas se há uma qualidade que esse livro possui é o de ter sempre alguma coisa nova a apresentar para o leitor. Até que toda a história comece a se montar, são necessárias menos de trinta páginas; para pegar o leitor preso num vórtice narrativo, trinta e cinco. Logo, o livro te pega pelo pé e te obriga a virar a próxima página para mais explicações. Os capítulos das anotações cotidianas de Alessandro são, talvez, a parte mais tranquila da narrativa, mas é essencial para dar todo o panorama externo ao sótão onde ocorre a brincadeira da roleta-russa e explicar a vida de cada um dos personagens que está lá dentro.

Outro fato importante é o de que o livro é narrado sob a ótica de um personagem. A escolha da narração em primeira pessoa cai como uma luva no texto: não raro nos pegamos odiando os personagens que Alessandro odeia e admirando os que ele admira. Ele é a câmera que guia nossos olhos ao longo da narrativa, e partilhar as memórias com ele nos faz compartilhar das emoções que ele sente. Se ele diz que Waléria é uma vaca arrogante, acreditamos nele; se diz que Otto é um mentiroso, também acreditamos e, quando alguma coisa abala Alessandro, nos abala também. Ver os personagens sob a ótica pessoal de um dos que participa da roleta-russa é essencial para que os mistérios desse livro sejam dissolvidos aos poucos para o leitor, que tem Alessandro como catalisador de sentimentos.

Falar do desfecho seria estragar o romance, portanto não o farei. Só tenho a dizer que a história possui um fim extremamente satisfatório a todo o mistério sustentado quase até os últimos capítulos, quando enfim revela, de uma forma muito bem pensada não espere o vilão relevando todo o seu plano maligno antes de perder a arma e morrer no final todas as explicações necessárias para fechar o caso. Há uma ou outra ponta solta, mas nada que prejudique o entendimento do romance e a sensação de que uma ótima história foi contada.

Raphael Montes estreia de forma extremamente competente nesse primeiro romance: visceral, intenso, gráfico e violento são alguns dos adjetivos que posso usar para qualificá-lo. É um livro que vai te obrigar a chegar ao fim e vai te dar um ótimo final para uma ótima história, que parece ter sido planejada nos mínimos detalhes para chegar até você, leitor. É sua obrigação não deixar de lê-lo.
Ana Cristina 10/11/2013minha estante
Excelente resenha! Se a sinopse me fisgou de primeira, sua resenha me fisgou de vez! Ansiosa para lê-lo, ainda mais sabendo que o autor é brasileiro! Penso exatamente como vc colocou no início do texto.

19/03/2014minha estante
Perfeito :D

AlexAff 01/02/2020minha estante
Seus comentários sobre esse livro me lembraram os meus quanto ao filme "Bacurau"

Marcia Jozzolino 13/04/2020minha estante
Excelente resenha!

ciliav 13/05/2020minha estante
Quis muito ler esse livro durante muito tempo, mas tava sempre muito caro! Quando encontrei em pdf foi uma felicidade só. Adorei o enredo, e o livro também, mas no final o Raphael Montes me deixou decepcionada, ao meu ver o livro é ótimo, mas o final deixou a desejar.

Mariana.Freitas 25/11/2020minha estante
Lendo e adorando!!!

Manu 23/12/2020minha estante
boa noite. nunca usei o app e to meio perdida em como faz para ler os livros, scrr

Katrine.Moreira 25/01/2021minha estante
Como faz pra ler

Larissa 28/01/2021minha estante
Amei a resenha. Esse livro foi um dos meus favoritos do ano passado

Bruna 02/04/2022minha estante
O livro te prende muito, mas o final deixou muito a desejar.

Priscila 29/04/2022minha estante
Gente não dá pra ler o livro por aqui, o app é só de resenha mesmo

Menino do vício 29/09/2022minha estante
Esse livro é mto louco, todos podem ser o acusado, todos tem aquela pulga atras da orelha e nós nunca conseguimos realmente saber... maravilhoso esse terror brasileiro

Caju.._ 16/10/2022minha estante
(Spoiler) o final desse livro é como se fosse a peça do quebra cabeça que falta para você monta-lo, simplismente perfeito.

Maria 03/01/2023minha estante
Graças ao Raphel Montes, descobri que sou amante de ficção criminal. Eu não sabia que amaria a sensação de encaixar as peças conforme os capítulos e mesmo assim ter um final inesperado, até ter o contato com tudo isso. Bom demais fechar o livro por causa da indignação, choque e aborrecimento.

Maria175 29/01/2023minha estante
Pqp que livro não tem como, e muito bom, não esperava pelo plot que teve, o desenvolvimento dos personagens são muito bem feitos!

Mariana 10/02/2023minha estante
Achei incrível! Fiquei com vontade de ler mais do autor, não estou acostumada com ficção criminal mas o livro me envolveu? o final é incrível! Fechou com chave de ouro.

skuser02844 29/03/2023minha estante
Lucas, vc escreve muito bem. Sua sinopse me convenceu a colocar esse livro na minha lista de leitura. Na próxima edição vc poderia escrever o prefácio. Parabéns.

Lulu :) 03/07/2023minha estante
Muito texto vai tomar no cu

Giu Felix 26/10/2023minha estante
Agora eu tenho que ler!!

valentinna :) 02/11/2023minha estante
Incrível, esse livro é PERFEITO em todos os sentidos, em como todos os integrantes da banda tinham seus próprios sonhos e desejos, e como mostram isso visivelmente bem

Francisca.kassia 11/11/2023minha estante
Não consigo abrir o livro pra ler

VitAria80 26/01/2024minha estante
Eu quero tanto ler esse livro, mas eu tenho tanto medo de ler esse livro...

Fernanda1169 11/02/2024minha estante
que resenha maravilhosa, suas palavras me deram muuita curiosidade de ler

Gabriela3611 05/04/2024minha estante
Simplesmente perfeitooooo

Tainateixeira92 14/10/2023

Que escrita viciante
Este livro merece todo o reconhecimento; é um dos melhores que já li do Raphael Montes. Acho intrigante e poderoso misturar elementos estranhos (devido ao que acontece na história) de forma tão realista e convincente. A narrativa explora os lados mais sombrios da natureza humana, mostrando como as pessoas podem ser manipuladas, assim como também podem manipular os outros. A história faz uma distinção importante entre pessoas que são psicopatas e aquelas que são más e cruéis. Ao longo do livro, os personagens vão sendo apresentados com diferentes graus de maldade. O final da história me deixou pensativa e até um pouco perturbada. Para mim, o desfecho elevou a experiência de leitura a outro nível.
Junior Rodrigues 16/10/2023minha estante
Quando o li também achei bem intrigante, mas já vi comentários bem ruins sobre esse livro. É o famoso caso do ame ou odeie

Malu 27/10/2023minha estante
Eu adoro os livros dele! São deliciosamente pertubadores.

Beatriz 30/10/2023minha estante
Para mim o melhor do autor até agota

Tatiane.Nogueira 07/11/2023

Tenso
Nove pessoas inventam de brincar de uma tal de roleta russa, não sabia o que era fui pesquisar ao pesquisar me assustei pois sabia já do que se tratava, essa tal de roleta,e sem dúvida a cada virada de página foi uma nova descoberta, essa história me deixou os cabelos dos braços em pé, o final é surpreendente maravilhoso demais, não acertei o assassino, mas nunca imaginei que seria essa pessoa.

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

Geisa Kauana 29/04/2023

Essa resenha vai ser difícil, mas quero já começar falando que eu gostei do livro, a única coisa que ?estragou? ele foi o hype.

Eu já comecei a leitura com enormes expectativas pelo grande plot twist, e por conta disso, não consegui gostar tanto quanto sei que eu iria gostar caso não tivesse esperando muito mais. ?

O livro é bom, muitíssimo bem construído, mas achei que foi desnecessariamente longo.
Algumas cenas foram realmente muito exageradas e difíceis de ler, meio incômodas.

Os personagens em sua grande maioria, são todos chatos.
O plot foi bem feito, gostei de como tudo aconteceu, mas foi previsível. Durante a narração acabei desconfiando que esse seria o desfecho, não fiquei muito chocada, mas gostei de como tudo se encaixou perfeitamente.
Já o final (final mesmo, pois eram as últimas páginas) foi genial.

Não é meu livro favorito do autor, mas eu gostei da leitura, apesar de tudo.

toofastforloveu 12/02/2024

Eu amei a história do livro, a escrita do Raphael Montes é incrível. Uma pena que nesse livro não consegui gostar de nenhum personagem, achei todos muitoooo chatos
Gabriel 12/02/2024minha estante
Tenho bastante curiosidade para ler suicidas. Li recentemente jantar secreto do Raphael Montes e tbm não consegui gostar de quase nenhum personagem. O autor tem uma dádiva de escrever personagens moralmente duvidosos kkkkk

toofastforloveu 13/02/2024minha estante
Vale a pena a leitura, a história flui muito bem e te deixa curioso para saber o que de fato aconteceu. O único problema é que não tem como gostar dos personagens kkkkkk

Inae 18/01/2023

"Suicidas" ?
Que mistério maravilhoso, mas e agora quem vai pagar minha terapia ???
Confesso que não leio muitos livros de mistério mas por curiosidade resolvi dar uma chance para esse aqui e que decisão maravilhosa.
Desde as primeiras páginas a história prende muito e você se vê dentro do livro sem conseguir desviar os olhos de cada capítulo.
Os capítulos da noite do suicídio traziam tantas reviravoltas que foi impossível parar de ler. Inclusive tive que me controlar para não ler apenas esses capítulos da roleta russa pela ansiedade que estava.
O livro tem muitos gatilhos e em alguns momentos tive que respirar um pouco. Algumas cenas são bem pesadas como o esperado pelo título do livro.
Durante a leitura eu desconfiei de todos e tive várias teorias para o final, inclusive quase acertei o que aconteceu mas a forma como o último capítulo foi revelado me surpreendeu.
Eu recomendo muito, gostei da escrita e da forma como a história se desenvolveu.
Com certeza vou ler os outros livros desse autor.
Carla.Vitoria 18/01/2023minha estante
Raphael Montes é incrível!

Beatriz 15/10/2018

CSI ME CONTRATA, mas tchau raphinha
Mais uma leitura para o halloween e eu precisava ler algo mais do Raphael Montes, já tinha lido O Vilarejo, (tem breves comentários meu sobre ele aqui no skoob) Me lembrei de coisas que me incomodaram naquele livro que eu presenciei aqui também.

Acredito que o R.M. trabalha com tudo de podre do ser humano, os personagens são desprezíveis, você acaba detestando todo mundo. O que complica ter vontade de terminar o livro se você quer que todo mundo MESMO acabe morto. Então esses personagens nessa trama trazem aquilo que eu tinha visto de podre no outro livro. É tudo muito repulsivo, ele faz o trabalho muito bem feito ( FAZ O MELHOR FAZENDO O PIOR)

MAS EU NÃO CONSIGO GOSTAR

É nojento, me da asco e não tem como eu dar 5 estrelas pra algo assim, apesar de achar muito inteligente toda a sacada dele (QUE CONFESSO QUE JÁ DESCONFIAVA AHÁAAA RAPHAEL ESSA LEITORA DE THRILLERS VCS NÃO ENGANA) Só não tem como, nubla toda minha estabilidade, e eu fico realmente mal.

Ouvi dizer que ele trata do assunto obsessão, assassinato e estupro no livro "dias perfeitos" e tem um pouquinho aqui também. E isso me deixa tão mal, mas tão mal que não consigo nem ligar( acontecimentos pessoas que me levam a isso) Então independente de quão bom ele escreva eu não quero ler mais nada desse cara.

Me sinto nadando na deep web dos livros sabe? Necrofilia, preconceito contra lgbt's, preconceito contra deficientes, racismo, tortura, machismo, gordofobia, xenofobia, suicídio etc. tudo muito depravado e escancarado.
Se você já leu, vai saber o que estou falando, em determinada parte desse livro eu quase abandonei, se talvez não fosse a observação que ele fez no livro e minha meta de ler esse escritor eu não teria conseguido.

O Hype é gigante sobre o livro, e acho muito válido porque o escritor é mesmo bom e cria algo totalmente diferente e bom (E É BR). Mesmo não ter me pego de surpresa achei interessante, mas parando pra pensar não sei de a trama se sustenta, quando tudo se desenrola acredito que se sentasse com um detetive em poucos segundos uma lista de falhas estariam postas sobre tudo ali. Principalmente o fato de "reabrirem" a investigação com TODAS as mães juntas, com uma oficial aparentemente sozinha no meio de 8 mulheres fragilizadas. Até eu que sou besta sei que isso não se faz.

Enfim, leiam se tiverem estomago (e aquela falta de vergonha na cara que todo ser humano tem.)

Flavia512 15/10/2018minha estante
Pelo que posso perceber, ele bebeu da fonte de Laranja Mecânica... tbm não tenho estômago pra isso. Mds, as cenas de estupro em livros medievais já me dão um desespero terrivel. Imagina isso.

venusseeds 15/10/2018minha estante
Eu tive a mesma sensação, o livro é bem bom, a escrita envolve bastante, mas todos os personagens são extremamente exagerados e a história é tão absurda que parece algo totalmente forçado pra chocar, não sei explicar...

Bettina Barreto 24/11/2018minha estante
Bia, vce leu a minha mente!! Deep web total! Quase desisti do livro umas 3x. Achei o final previsível, na real. Só um detalhezinho que foi meio "nooossa", mas não compensa tudo.

Bruna.Guimaraes 28/06/2020minha estante
Choquei com o nome final do livro ?

Caroline 19/10/2020minha estante
Eu desisti de ler esse livro. Eu li "bom dia Verônica" e ficava o tempo todo pensando se eu realmente precisava da leitura, q bem aquilo me faria etc. Eu li "jantar secreto" dele e meu deus uma gordofobia horrível, li "o vilarejo" também e identifiquei várias coisas q me incomodaram... Esse "suicidas" logo no começo eu já achei uns comentários machistas... Aí entrei aqui e vi sua resenha e decidi abandonar mesmo. Acho q não vou ler mais livros dele. Não gosto de dizer q um livro eh ruim, acho q só não é pra mim sabe? Eh isso

licia.bulhões 29/02/2024minha estante
MUITO PESADO mesmo!!

linezocas 13/02/2024

Raphael Montes voce é GENIAL!!!! De longe uns dos melhores livros que eu ja li, me prendeu do inicio ao fim por conta da curiosidade que a historia traz de querer saber o que acontece no final
esse livro consegue ser maluco e ótimo na mesma medida, o plot twist é surreal e as ultimas duas palavras me deixaram sem reacao por uns 10 minutos, simplesmente incrível!!!
jazzuyu 13/02/2024minha estante
pronto vou ter que ler

NatyNatalia 13/02/2024minha estante
Eu amo esse livro também

Gabiashu 13/02/2024minha estante
o menino parece mt real

Gabiashu 13/02/2024minha estante
tipo, como assim ele n existe na vida rea

Filha de Atena 13/02/2024minha estante
Uma obra-prima

RayRay 13/02/2024minha estante
simm, esse querido é brilhante, tudo parece tão real

Sabrina 13/02/2024minha estante
Legal q gostou achei mediano

Gustavo Rodrigues 06/08/2022

Confesso que eu esperava bem mais desse livro. Já vi muita gente falando que é genial, que tem um plot muito bom e tudo mais, massss eu discordo. ?

A escrita do Raphael Montes é muito boa, isso é fato. Na maior parte do tempo a leitura é bem fluida, tirando as partes que as mães estão na reunião. No geral, não é um livro maçante.

O problema, pra mim, foi a história. Não curti as motivações, as explicações, o desfecho, além de achar o plot MUITO previsível. No meio do livro eu já tinha imaginado que seria o que realmente foi. Se é um livro que tem o seu ?gran finale? baseado em um plot, acho horrível quando ele pode ser manjado bem antes.

Além disso, algumas coisas não foram esclarecidas. E não foi o caso de deixar em aberto pra manter um ?suspense? no ar, como já vi em alguns livros. Foi só falta de explicação mesmo.

No geral, achei bem fraquinho. Peço desculpas pra quem gosta, mas só lamento. ?
Dani 06/08/2022minha estante
Acho que eu fui uma das que elogiei? um pouquinho! ?

Lorena 06/08/2022minha estante
pior livro dele!

Edison.Eduarddo 06/08/2022minha estante
Fraquinho tb é um exagero... Tem suas força... O final é q é tétrico, ainda assim eu dei 5 estrelas pq até o final chegar tem muitas coisas interessantes que valem a pena, mesmo q vc não esteja gostando...

Roberta 07/08/2022minha estante
Concordo com sua opinião, embora não tenha lido esse livro.

luanastefanie 09/08/2022minha estante
Esse livro e Jantar Secreto são ?iguais? em termos de plot.

Edison.Eduarddo 09/08/2022minha estante
Ainda nao li o Jantar.... mas tah na fila....

Rachel 16/02/2024minha estante
A escrita é boa, mas achei o final muito "forçado" pra ser algo chocante- que pra mim não fez sentido nenhum. Mas valeu a leitura!

keyla 12/01/2022

coisa de louco
ok, sim, eu estou escrevendo isso na pura adrenalina. eu terminei o livro agora e, meu deus, que livro, caras. que livro.
Raphael Montes é um maluco sadico. que homem louco. como pode escrever baita genialidade? a maneira como os fatos são mostrados, as brutalidades escritas (necrofilia, tortura, suicidio entre outros) de maneira insolente.
não sei o que dizer??? apenas, leia.
aprecie tal obra de arte nacional.
Cah 12/01/2022minha estante
Só o Montes pra fazer a gnt querer ler um livro sobre suicídios e gostar! Amooo demais ??

Gabriel.Aaron 12/01/2022minha estante
Rafinha é brabo de mais

Raphaela ð @noseosdogs 12/01/2022minha estante
???? adorei essa resenha!!! O meu sentimento foi o mesmo. Adoro os livros do Montes! O cara é genial!

Lais 12/01/2022minha estante
Eu vivo para aclamar o Raphael

Dea 12/01/2022minha estante
Agora lembrei de que li O vilarejo. Vou add e pegar sua dica.

keyla 12/01/2022minha estante
Andréa, ainda não li O vilarejo, você gostou?

Dea 12/01/2022minha estante
Eu li em 2015. Tem a ver com os 7 pecados capitais. O final é impressionante.

Andressa.Corina 12/01/2022minha estante
Agora tô mais ansiosa pro meu chegar logo?

keyla 12/01/2022minha estante
espero que você goste!!! vou acompanhar as tuas atualizações, boa sorte

Medo ??????????????

Michela Wakami 13/01/2022minha estante
Tá arrasando nas leituras, só 5 estrelas.
??????

keyla 13/01/2022minha estante
Michela, estou lendo livros melhores ou estou sem senso crítico ultimamente? kkkkkkk prefiro marcar a primeira opção

keyla 13/01/2022minha estante
tu já leu Raphael Montes, aliás?

Michela Wakami 13/01/2022minha estante
Acredito na primeira opção.????
Já li, Vilarejo, e abandonei.
Não dou conta, sou medrosa.
Dos autores de terrores, eu pego sempre o menos terror para ler e as vezes não dou conta. ?
Você é corajosa!????

keyla 13/01/2022minha estante
eu não sabia que O vilarejo era terror ? mas suicidas é suspense, ficção do tipo perturbador que mostra o pior do ser humano com uma pitada de crítica por trás, sabe? em alguns momentos as atitudes dos personagens chega a incomodar de tão repugnante

Michela Wakami 13/01/2022minha estante
Depois de Vilarejo, achei que os livros dele fossem todos terrores.
Os suspenses perturbadores também me perturbam.
Tipo, O impulso, fiquei perturbada, mas amei.
Momento masoquista.
Legal quando tem uma crítica construtiva por trás.

Vilarejo é terrorzão.??????

keyla 13/01/2022minha estante
eu vou acabar comprando O impulso desse jeito kkkkkkkk

Michela Wakami 14/01/2022minha estante
A crítica construtiva falei relacionado ao Suicidas.
O impulso, nos faz um alerta, sobre um determinado assunto. ( não quero dar spoiler .????)
Compra, compra , compra?????

Rodrigo1185 28/04/2024minha estante
O final me deixa com um ódio absurdo cara

Vitor16Hq 28/04/2024minha estante
É um dos poucos livros que me deixou em choque por um bom tempo.

dudaaa5 05/07/2022

Suicidas
com toda a certeza do mundo, eu digo, o livro MAIS PESADO que já li na minha vida, eu demorei pra acabar ele pq em quase todas as mortes eu ficava um pouco mal, mas não desisti pq o livro é MUITO bom.
O PLOT NO FINAL SIMPLESMENTE EXPLODIU MINHA MENTE
e obviamente lerei mais livros do raphael, escrita muito boa e fluída.
??CUIDADO COM OS GATILHOS: morte explícita, tortura, suicídio e estupro

Fabio 27/05/2023

"Montes" de sentimentos!
Duro, cruel, nojento, mas, principalmente complexo!

Mais uma vez fui "sequestrado" pela escrita viciante e criativa de Raphael Montes e sua mente "sinistra"!
Durante a leitura, foi um misto de sentimentos, que iam da perplexidade ao asco; do.espanto as risadas; da raiva ao desespero... Enfim, mesmo quando eu não gostava do que lia, ficava fascinado pela capacidade criativa do autor.
Apesar de ter sido um final que eu considero previsível, não posso deixar de dizer que me surpreendeu, pela complexidade da trama, e do desfecho irretocável!

Recomendo demais!
Obrigado mesmo, Rogeria!?

Jóice D. 28/05/2023minha estante
Parabéns pela resenha Fábio! ??

Daniel 28/05/2023minha estante
Gostei das ?escalas de sentimentos? na resenha. Parece ser uma leitura provocadora mesmo! Esse vai entrar para a minha lista dos QUERO LER.

Vanessa.Castilhos 28/05/2023minha estante
Ótima resenha, Fabio!! Como a Rogéria falou, não é um livro que eu leria, mas vc realmente aguçou a curiosidade! Parabéns!!

Carolina165 28/05/2023minha estante
Gostei da resenha Fábio! Excelente! ?????

Flávia Menezes 28/05/2023minha estante
Que resenha!! Você tem essa capacidade de escrever de um jeito que mesmo não sendo um gênero que eu tenha qualquer interesse em conhecer, eu já quero começar a ler?. e começar agora!!! De fato você já tinha aguçado muito a minha curiosidade quando me falou sobre essa escrita do Raphael, e eu estou aqui desesperada já pra ler algo dele.
Lindo, que resenha mais perfeita!!! E que capacidade é essa que você tem de falar de uma trama sem soltar um único spoiler, ou dar qualquer dica sobre o que acontece, e ainda assim, conseguir instigar o leitor apenas descrevendo a essência da trama e como o leitor será ?pego? por ela. Simplesmente perfeita!!!! Amei e agora você me fez colocar outro autor na minha lista de leituras desse ano!
Mas quando se trata de falar de livros, você é mesmo o melhor! E por isso que eu sou (ontem, hoje e para sempre!) a sua fã #1! ??

Obrigado Joice!?

Fabio 28/05/2023minha estante
Daniel, pode colocar na sua lista que não vai se arrepender, pensa, num livro estigante, viciante, mas com um certo grau de repulsa kkk... Complexo, né?
Só lendo mesmo!

Fabio 28/05/2023minha estante
Poxa, obrigado mesmo Vanessa ! ?
Fico lijonjeado!?

Obrigado Carol, eu disse que ia terminar ! Kkkkkk

Fabio 28/05/2023minha estante
Obrigado Flávia, meu anjo!
Obrigado pelo carinho, eu fico realmente lisonjeado, com tantas belíssimas palavras, e ainda mais por você ser esta resenhista incrível que, me inspira tanto!
Eu que sou seu fã!???

Carolina165 28/05/2023minha estante
Fábio, O livro da Holly, edição brasileira já está na Amazon? Pq vc disse que já separou na pré-venda mas não achei por lá, só vi a edição estrangeira

Flávia Menezes 28/05/2023minha estante
Sou nada! Você que é incrível! E agora você precisa me ajudar a escolher por qual dele eu vou começar a ler! ???

RayLima 28/05/2023minha estante
O trocadilho hahahahah Nunca li nada dele, mas sua resenha me deixou com muita vontade. Indica algum pra começar?

Fabio 28/05/2023minha estante
Oi Carol, eu comprei a versão em inglês, como eu sempre faço e depois quando a Suma disponibilizar, só fazer a seleção! Eu sempre faço assim, pra receber nos primeiros lotes! Rsrs

Fabio 28/05/2023minha estante
Flavia, querida, eu te disse outro dia, que o melhor livro para iniciar o Raphael, é "O Vilarejo", mas, "Uma Mulher no Escuro", é mais viciante!
Qualquer um dos dois estará começando bem!!!
E sobre as resenhas, vc está sendo muito humilde!!
??

Fabio 28/05/2023minha estante
Oi Ray, obrigado mesmo!!!?
Se quiser começar nos livros do Raphael, eu indico "O Vilarejo", é curto, viciante, e com um final canal!!!
Só, cuidado que tem umas partes de gelar a espinha! Kkkkk

Flávia Menezes 28/05/2023minha estante
Lindo? eu vou fazer isso então. E leio nessa ordem. Você que é o especialista? fala e eu obedeço! ??
Não estou sendo humilde não. Esse é o tipode resenha que eu amo. E a sua.. é perfeita! ????????

Carolina165 28/05/2023minha estante
Ah tá, entendi. Pensei que já tivesse saído na Amazon ?

Fabio 28/05/2023minha estante
Flávia, meu anjo!!! Obrigado ??????

Manú Tristíssimo 28/05/2023minha estante
Também escrevi na minha resenha sobre esse final fraco, achei previsível mas ainda tinha esperança de ser melhor

Fabio 28/05/2023minha estante
Manu, eu achei o final bem previsível, mas, gostei do jeito que ele (Raphael) encerrou a história, de forma epistolar!

Núbia Cortinhas 02/06/2023minha estante
Adorei a resenha e a criatividade do título! Parabéns! ???????

Fabio 02/06/2023minha estante
Obrigado, Núbia!

LourencoJess 09/04/2024minha estante
Se eu tivesse o poder de apagar da mente tudo o que li só para poder ler novamente, assim eu o faria! O Raphael Montes é um gênio ??

Fabio 09/04/2024minha estante
Concordo Jess!
Nosso brasileiro é um gênio do suspense!!!!???

hwurricane 20/05/2024

Te amo raphael montes
Imagine debutar no mundo da literatura com ESTE LIVRO! Simplesmente perfeito, o maioral da literatura brasileira da atualidade sem dúvidas!
bel 20/05/2024minha estante
e mais: escrever isso com 16 anos

Iriss2 20/05/2024minha estante
Todo o Skoob resolveu pegar seus Montes da estante hoje ! Rsrs

Isabela1138 20/05/2024minha estante
não me fala uma coisa dessas q já estou atentada a comprar esse livro

bxxbr 20/05/2024minha estante
Estou apaixonada nos livros dele, ja li Dias Perfeitos, Jantar Secreto e Suicidas.. estou relendo Dias Perfeitos e sinto como se fosse a primeira vez

Nadynne.Eliza 23/03/2024

Suicidas - Raphael Montes
O que levou um grupo de universitários da elite carioca a participar de uma roleta-russa? É em torno desse mistério que se desenvolve a narrativa de ?Suicidas?, o autor consegue conciliar de forma brilhante três linhas narrativas que, juntas, são capazes de prender o leitor e deixá-lo extremamente curioso para o que virá a seguir.
A cada virada de página, Raphael Montes nos traz uma nova informação, um novo plot, explica como cada um dos nove Suicidas foram convidados para participar desse ?jogo? absurdo. A história é fluida, a escrita do autor é prazerosa de ser lida, porém é importante destacar que esse livro aborda diversos temas sensíveis e que podem gerar certo desconforto no público leitor, cenas de violência, diversas formas da mesma, são abordadas de forma muito gráfica na história, por isso é importante ter em mente que não é uma leitura leve.
Falando de um ponto de vista mais geral, Suicidas é uma leitura que vale muito à pena, os plot twits no decorrer do livro são surpreendentes e o plot final me deixou boquiaberta. Sério, quando eu pensava que tinha entendido a história, percebi que fui totalmente enganada!
Recomendo muito, para quem tem vontade de ler!