A Caçada

Resenhas - A Caçada

1 | 2 | 3 | 4 | 5

ricardo_22 22/04/2013

Resenha para o blog Over Shock
A Caçada, Clive Cussler, tradução de Camila Fernandes, 1ª edição, Ribeirão Preto-SP: Novo Conceito, 2013, 384 páginas.

As histórias investigativas surgiram em meados do século XIX e os melhores livros do gênero são justamente aqueles que se passam entre o século XIX e meados do século seguinte. Essas histórias nunca deixaram de atrair o público, nem mesmo as contemporâneas, porém existe algo ainda mais encantador em livros que retratam uma época não tão distante, onde a inteligência era a única maneira de encontrar os culpados.
Sem toda a tecnologia encontrada em histórias mais atuais, o romance A Caçada se passa em 1906 e mostra o oeste dos Estados Unidos enfrentando uma série de assaltos a bancos que já dura dois anos. Esses assaltos foram cometidos por um único homem: o Assaltante Açougueiro, que não pensa duas vezes antes de assassinar qualquer possível testemunha presente na cena do crime. Por já não aguentar ver tantas vítimas e sem saber por onde começar a investigação, o governo norte-americano contrata a Agência de Detetives Van Dorn e entra em cena o detetive Isaac Bell.
Com sua personalidade única e colocando em prática toda a sua capacidade, Bell percorre os Estados Unidos tentando prever os movimentos de seu inimigo e chegar à cena do crime antes do que o Assaltante Açougueiro. Porém esse consegue sempre estar um passo à frente. E quando Bell parece finalmente estar próximo de alcançar o seu objetivo, precisa lutar por sua sobrevivência para não deixar que o criminoso faça mais vítimas.

“Bell sentou-se no chão e massageou a própria garganta, ofegando pelo esforço. Virou a cabeça e olhou para o corredor, vendo que homens vinham correndo para a suíte. Eles se detiveram, pasmos e chocados, à vista do mar de sangue e da montanha de homem cuja face era irreconhecível por causa da máscara de sangue coagulado. A face parecia particularmente grotesca devido aos dentes de ouro que se exibiam entre os lábios abertos, lentamente cobrindo-se de vermelho” (pág. 155).

Quando se trata de sua personalidade, o Assaltante Açougueiro talvez não seja o melhor criminoso já criado na ficção, porém o seu modus operandi é digno de um verdadeiro psicopata, principalmente se pensar que seu objetivo não é simplesmente assaltar um banco. Tudo o que motivou esse personagem a iniciar os assaltos e a prosseguir com eles nos faz questionar até que ponto esse risco era realmente necessário. E o desejo por aventura é a única resposta que encontramos.
Essa aventura era muito produtiva e bem elaborada, mas a partir do momento em que Isaac Bell passa a investigar o caso, esse cenário muda radicalmente. Bell, que tem grande influência dentro de sua agência de detetives, não demora a entender como seu inimigo escolhe em qual cidade deve colocar seu plano em prática, e quando isso acontece tem início uma caçada. Como já diz o ditado: um dia da caça e outro do caçador.
Explorando de forma completa a sociedade norte-americana no início do século passado, sobretudo a sociedade californiana, Clive Cussler consegue dar um charme a mais para a primeira aventura de Isaac Bell, que também protagonizou O Espião. Mas ao contrário do livro citado, terceiro da série que possui histórias independentes, A Caçada possui poucos termos técnicos, o que pode agradar alguns leitores que se decepcionaram com o uso disso em excesso no livro O Espião. Não que em A Caçada isso deixe de assistir, já que faz parte da característica do autor que sempre usa os meios de transporte a seu favor, mas o uso é mais moderado, enquanto a história é mais próxima da nossa realidade.
Além disso, o autor ainda mescla ficção com realidade ao colocar em cena Jack London, autor de O Chamado Selvagem, e ainda usar o cenário criado pelo terremoto que atingiu São Francisco em abril de 1906, resultando em pelo menos 3000 mortes. De extrema importância para o enredo, o terremoto peca apenas por ser usado tardiamente, quando o desfecho já precisava ser revelado. Ao mesmo tempo em que isso pode ser considerado um erro, proporciona uma caçada pelas ferrovias que cortavam os Estados Unidos e foram construídas durante a Corrida do Ouro (1848-1855), e aqui entra a importância dos trens para a história.

Mais em: www.blogovershock.com.br/2013/04/resenha-148-cacada.html

Gíh Santos 22/04/2013

Resenha do Blog Livros Lovers (http://livroslovers.blogspot.com.br/)
No inicio do século XX o Estados Unidos conhecia o perverso Assaltante Açougueiro, homem sem escrúpulos, um assaltante de bancos que deixara seu rastro de sangue por onde passava. A morte de pessoas inocentes não passava de meros detalhes em seus crimes, independente de ser homem, mulher ou criança. Um homem engenhoso, inteligente e perspicaz, ninguém sabia de sua verdade identidade. Seus disfarces eram obras de mestre, e ele matava qualquer infeliz que entrava no seu caminho.
Uma atitude precisava ser tomada, pela segurança de todos o Assaltante Açougueiro precisava ser detido! O governo contrata a Agencia Van Dorn para cuidar do caso, e com ele seu melhor agente detetive, Isaac Bell .

Isaac Bell é um homem inteligente que faz da carreira de detetive um estilo de vida. Sendo responsável por inúmeras prisões e enforcamentos de bandidos. O Assaltante Açougueiro é seu! É uma questão de honra identificar e prender este temido bandido. A identidade do Assaltante Assassino é descoberta! Uma verdadeira caçada se inicia. É um jogo de geniosidade, de inteligente para inteligente, uma caça a raposa mais esperta.

CONTINUE LENDO>>>http://livroslovers.blogspot.com.br/2013/04/resenha-cacada.html

Kevin Kretzu 21/04/2013

O fim compensou o começo chato e sem graça. Mesmo assim foi uma narrativa arrastada e a tal caçada demorou muito para se intensificar de fato.
Jo 28/04/2013minha estante
kevin compensa compra esse livro? fico sempre na incerteza quando vou a livraria? o que acha?

Kevin Kretzu 30/12/2013minha estante
Jo, compensa se você tiver tendo problemas para dormir. Aí você lê e dorme.

julio monteiro 16/04/2013

otimo livro
Super bom. Uma historia muito legal. Leitura que prende o tempo todo. Acao e aventura de sobra. É o tipo de livro que tem um cantinho especial no meu livreiro.

SahRosa 01/04/2013

O Assaltante Açougueiro tem trazido um rastro de sangue e morte por onde passa, eliminando todos aqueles que cruzam seu caminho, sejam homens, mulheres ou crianças. Nunca há testemunhas que possam ajudar a identificação desse cruel bandido, que mata e rouba descaradamente, seus crimes sempre são bem planejados, dificultando qualquer um que tente detê-lo.

Para impedir que essa onda de maldade continue a solta, a Agência de Detetives Van Dorn, escolhe seu melhor agente, o único capaz de colocar um ponto final nessa história macabra. Isaac Bell não medirá esforços para levar o Assaltante Açougueiro à justiça, é uma questão de honra prender esse criminoso.

Uma caçada eletrizante se tem inicio quando Bell finalmente junta todas as peça para por um fim no Assaltante Açougueiro. No entanto o bandido mostra uma astucia e genialidade sem igual, desafiando o detetive.

***

Narrado em terceira pessoa, Clive Clussler leva seu leitor ao auge, com cenas eletrizantes e de tirar o fôlego, uma luta entre a maldade e a justiça. Os capítulos são divididos entre o detetive Isaac Bell e o Assaltante Açougueiro e vemos então a genialidade desses dois personagens disposto a tudo para concluir seu objetivo, uma verdadeira caçada cheia de ação, suspense, dramas e mortes!

Brilhante e instigante são as características perfeitas para descrever a obra de Clive Cussler, que criou uma trama engenhosa e inteligente. Sua narrativa é extremamente descritiva, detalhando as ações de seus personagens, cenários e objetos, o que pode frustrar quem procura uma leitura mais ágil. No entanto isso não ofusca a magnitude desse livro, que se mostra uma ótima escolha para os apaixonados por romance policial.

O final foi um pouco morno para mim, não foi de todo ruim, só que não era exatamente o que eu esperava para a conclusão de um assassino sanguinário, mas tudo vale a pena para ver Isaac Bell em ação, desvendando seus casos com extrema esperteza, o que me fez lembrar dois ícones desse gênero literário. Este livro é a segunda aventura de Isaac que a Novo Conceito traz para os leitores, ele já apareceu em O Espião e não vejo necessidade de ler outros livros antes para compreender a estória de A Caçada já que é um caso diferente, mas valerá a pena para conhecer a fundo o detetive.

Sobre o trabalho editorial da Novo Conceito, ele esta de parabéns! Temos folhas amareladas, tipográfica em bom tamanho e um acabamento simples, porém significativo, que combina perfeitamente com A Caçada. A capa traduz exatamente a essência dessa jornada alucinante de Isaac Bell contra o Assaltante Açougueiro.

Livro mais que recomendado para os fãs assíduos de Romance Policial! Você terá uma aventura sem tamanho e não descansará até até a conclusão dessa missão!

1 | 2 | 3 | 4 | 5