A Arma Escarlate

A Arma Escarlate Renata Ventura

Resenhas - A Arma Escarlate

18/04/2021

PERFEITO E NACIONAL
Quando comprei o livro achei que seria parecido com Harry Potter, mas na verdade foi ainda melhor e o contexto brasileiro trouxe um toque único pra história. A criatividade do mundo da magia inserido na nossa cultura ficou simplesmente maravilhoso, ansiosa pra ler as continuações.

Livros e Pão 07/04/2021

A literatura nacional estava precisando de fantasia. Nesse livro, Renata Ventura não fugiu de temas sombrios e também não ficou presa as ideias apresentadas em "Harry Potter". A autora conseguiu criar uma história original, envolvente e, principalmente, brasileira. Recomendo a leitura.
Contudo, o livro não é perfeito, e se você quiser saber um pouco mais sobre o que eu achei, confira a minha resenha no youtube :)

site: https://youtu.be/aSKKci9Pub8

Vivi 05/04/2021

Surpresa
Uma surpresa extremamente gostosa. Esse livro nos leva ao retorno de Hogwarts com poréns. A realidade brasileira é explícita, é esse é o toque mais gostoso do livro. Finalmente temos o nosso próprio mundo bruxo, e temos um maravilhoso. mundo. bruxo!
Cada personagem tem sua parte desenvolvida com uma categoria única, que Renata Ventura mostrou possuir.
Já estou lendo (leia-se: devorando) a Comissão Chapeleira.

Dani 04/04/2021

Não tem como não falar do Brasil pra falar desse livro
Não sei o que eu estava esperando desse livro, mas definitivamente não era ele. Tive todas as minhas expectativas superadas, e tenho que dizer que se você espera uma história que siga a risca o universo de JK Rowling não é o que vai encontrar aqui. Não sei se o livro foi escrito antes de ela pensar no Castelo Bruxo, mas pra mim faz muito mais sentido no Brasil o universo criado por uma brasileira. Perspectivas que nunca nem sonhei, como a relação entre o mundo dos bruxos e não bruxos e a abordagem de que nem todos os bruxos tinham as mesmas condições de vida antes de estudar nas escolas de magia, necessários de serem falados no Brasil (sem falar que sempre achei ridícula a noção de que só no norte da Europa tem 3 escolas de magia e na América Latina inteira só uma???? Qual o sentido disso? No mínimo ter uma pro Brasil que é o maior país com uma diversidade de pessoas tão grande e que nem fala espanhol, o que eu presumo seria a língua do tal Castelo Bruxo, mas vou parar de falar disso nessa resenha porque esse NÃO é o mesmo universo do livro, apesar de ter algumas pequenas referências aos acontecimentos da Europa).

Odei o personagem principal grande parte do livro, porém foi porque ele é um ser humano e comete erros, frequentemente, mas principalmente criados pelo lugar em que ele passou a infância. Dos outros personagens, tem uma personalidade única que me fez me apaixonar por cada um. A história é ABSURDA, não da pra parar de ler e pensar MEU DEUS E AGORA COMO QUE ELE SAI DESSA, você passa um pouco de raiva porém é necessário pra ver o crescimento do Hugo, e vale muito a pena. O final foi um tanto previsível e pareceu um pouco corrido porém fora ele e as vezes que você quer jogar o livro na parede por uma estupidez que o Hugo fez e não da pra resolver, o livro em geral é muito bom.

É maravilhoso ver a escrita brasileira desse jeito, e precisa ser valorizada. Diversas vezes os personagens falam coisas tipo ?Nada funciona no Brasil? o que ao mesmo tempo que me incomoda, não posso negar que eu mesma não falo isso o tempo todo, acho q é uma tendência brasileira desvalorizar assim o país, não da pra negar que acontecem muitos problemas no Brasil, mas ver personagens depreciando assim me fez perceber que eu mesma tenho que parar com esse hábito. Também foi muito bom ver que tem pessoas (Viny) que acreditam na capacidade do país e que temos que parar de dar tanto prestígio pra cultura dos outros e começar a valorizar a nossa própria.

E por fim foi maravilhoso apenas ver como outra escola ainda mais aqui pertinho da gente funcionária, sem essa coisa de dividir os alunos entre si (apesar de eles criarem uma rivalidade de grupinhos mesmo que não tenha casas) e estou ansiosa pra ler os outros livros da coleção, e curiosíssima pra saber mais sobre as outras Escolas Brasileiras que a autora imaginou.

Edgar.Egawa 30/03/2021

Uma encruzilhada da vida
Idá é um menino que tem escolhas a fazer. Seduzido pelo falso glamour do tráfico e contido pela família, descobre que é bruxo.
Ele tenta deixar a favela para trás - até porque o novo dono do morro é seu desafeto, mas será que o agora chamado Hugo Escarlate terá forças para separar sua vida anterior do mundo que começou a conhecer?
Inspirada pela autora da série Harry Potter, Renata Ventura constrói um universo conectado a Hogwarts e ao mesmo tempo com características brasileiras.
As semelhanças estão na idade de entrada na escola de magia, o sistema de internato, a rivalidade entre grupos, o abuso doméstico.
Mas não é um simples pastiche ou fanfic. A obra traz críticas à sociedade brasileira. A adesão da elite a modelos estrangeiros, o racismo, o preconceito de classe, a desigualdade social que tende a expulsão de alunos semianalfabetos, a homofobia são alguns dos temas que podemos entrever na obra. Mesmo assim, ela não é panfletária.
Os seres míticos da Europa são substituídos por personagens do folclore brasileiro, como a Mula Sem Cabeça, o Saci e o Curupira. Os feitiços, em vez de serem em latim, são em idiomas indígenas e vindos com os africanos.
O personagem principal, seus amigos e muitos outros são complexos, multifacetados.
Vale a pena a leitura.

Carol 29/03/2021

Quanta coisa
Ai você começa um livro com aquela ideia de "isso vai ser igual ou pior que um fanfic" e termina com "meu deus, por que todos já não leram antes essa obra prima?!". Sim, esse livro é quase hp, mas com o nosso jeitinho brasileiro. A autora utiliza nosso folclore com uma riqueza diferente e formosa, e se apropria dos nossos problemas sociais de 2011 (e atuais ainda) de uma forma natural e leve; lembrando que ela ta falando do tráfico e do quanto ele é brutal. Eu não sei mais oque dizer, só leiam, por favor e passem ódio das personagens comigo.

Murilo 14/03/2021

Uma palavra... EXCEPCIONAL
Uma saga inspirada em outra saga... na saga Harry Potter. Traços semelhantes, porém a autora deu um toque "brasileiro" no livro, com sotaques, seres folclóricos... Uma mistura de magia com mitologia. Um excelente livro pra quem adora esse estilo! Recomendo

Bernardo Luiz 12/03/2021

Não imaginei que seria tão bom ?
Quando comecei a ler esse livro, eu pensei que fosse uma copia à brasileira de Harry Potter, pensando que nada iria me impressionar, Mas eu esteva ERRADO completamente ERRADO.
Esse livro é um dos mais fantásticos que eu ja li na minha vida, sério gente, ler sobre as aventuras Hugo no mundo mágico, cada descoberta que ele tinha, eu me sentia do mesmo jeito que ele , incrível como a Renata Ventura consegue nos conectar diretamente no universo que ela criou, ler esse livro é praticamente uma obrigação moral pra quem gosta de Harry Potter, ja imaginou toda magia que viamos em Hogwarts, acontecer aqui no brasil na cidade do Rio de Janeiro e com todas nossas culturas, folclore, gírias e sotaques ? então temos isso em ?A Arma Escarlate?. Recomendo e muito essa leitura e estou ansioso pra ler os próximos.

Alan Bruno 08/03/2021

A magia no Brasil
Já tinha alguns anos que eu vinha querendo ler esse aqui. A ideia de uma escola de magia no Brasil, para quem curte Harry Potter é, sem dúvidas, atrativa. Então, assim que terminei a saga de HP, dei uma chance para A Arma Escarlate.

Primeiramente: eu não sei se consideraria esse livro apropriado para um leitor muito novo. O livro tem algumas cenas explícitas demais, que talvez choquem um pouco. Além de situações sérias como tráfico de drogas. Claro que isso vai muito de cada um, mas fica o aviso para quem espera encontrar algo muito leve, como foi Pedra Filosofal, a introdução de HP.

Gostei bastante de como a autora trouxe a cultura brasileira para dentro do universo do livro. O folclore, a história, as línguas, os sotaques, etc. Não foi algo superficial. Não sei se tudo foi representado da melhor forma, mas como leitor, gostei do resultado.

O protagonista, porém, foi muito difícil de suportar. Sério. Entendo que foi intencional, mas me peguei várias vezes pensando em fechar o livro após alguma situação na história causada pelas atitudes injustificáveis dele. Por outro lado, foi bom ter um protagonista tão diferente dos que já estou acostumado, foi um diferencial.
Já a maioria dos outros personagens são maravilhosos. Bem fáceis de se apegar e pensar "Queria alguém assim como amigo" (sim, Capi, estou falando de você).

A história é boa. Previsível em determinados momentos, mas nada que comprometa a experiência. Me incomodou um pouco algumas cenas, me passava a impressão de que nenhum adulto do livro era realmente inteligente ou habilidoso o suficiente. Pelo menos, não quando necessário.
Não curti muito o rumo que a história tomou em determinado momento, em uma das várias enrascadas que o Hugo se mete. Desse momento em diante, tudo ficou conveniente demais. Tudo deu "certo" muito rapidamente, não houveram grandes imprevistos e falhas no plano até que chegasse o momento onde a história necessitasse que o grande problema ocorresse. Não conseguiu me passar a tensão que algumas situações anteriores do livro passaram.
Como um bônus (bom), no livro há várias referências ao universo de Harry Potter, todas bem divertidas.

Eu recomendo o livro. Sem duvidas, não é todo mundo que irá gostar, porque eu mesmo sei que há alguns outros problemas pelo meio que talvez façam com que a pessoa abandone o livro, ou no mínimo faça uma análise negativa. Porém, apesar dos problemas que eu encontrei, acredito que os pontos positivos tenham valido a leitura. Terminei querendo ler os próximos, onde espero que alguns dos problemas desse primeiro livro tenham sido solucionados. Para quem curte a temática de magia e bruxos, e tem a curiosidade de ver isso em um ambiente brasileiro, deem uma chance.
Dani 04/04/2021minha estante
Exatamente, todo desfecho final foi muito.... superficial, eu adorei o livro porém tudo se resolveu tão rapidamente de uma forma tão final de episódio de cartoon, adorei a sua análise e concordo em muitos pontos, obrigada por compartilhar!

Alan Bruno 07/04/2021minha estante
Fico feliz que tenha gostado da análise, Dani.
Eu que agradeço! ?

Mariano 04/03/2021

Cara que livro é esse. EU AMEI MANO
Serio não estava esparrando que esse livro fosse tão bom, essa historia me cativou totalmente, cara a cada novo fato sobre a magia brasileira e sobre a escola eu ficava chocado. cara os personagens desse livro são muito em desenvolvidos e tão legais que tenho vontade de fazer a amizade. o Hugo, o que falar desse cara , tem momentos que vc quer matar ele e em outros abraçar. A historia desse livro e super bem desenvolvida cara super recomendo.

Marcoss 20/02/2021

HP Br?
E o que dizer dessa obra prima? Sinceramente? Surpreendente! Nunca pensei que em apenas algumas páginas esse livro iria me prender e eu não pararia de pensar nele. Realmente mágico. Muito obrigado por essa obra fantástica Renata Ventura II (já virei fã!)

E como eu amei tudo no livro não poderia não fazer propaganda, né?
Motivos para ler A Arma Escarlate:

1. É um livro nacional;

2. Trata de assuntos sérios de uma forma espontânea e séria. Às vezes tão espontânea que você vai estar super feliz lendo o capítulo e do nada é introduzido um assunto "pesado";

3. Enaltece a cultura brasileira. E não apenas a "cultura brasileira" como também as outras culturas que compõem o Brasil;

4. Temos personagens com personalidades reais. Ninguém é 100% perfeito, principalmente o protagonista;

5. Irá, com certeza, aumentar seu vocabulário, além da introdução em certas culturas;

6. É perfeito para os fãs de HP. "O HP do Dona Marta";

7. Temos diversas referências à outros livros (alguns até mesmo inacreditáveis);

8. Mostra uma certa visão sobre o pensamento colonizado, algo muito importante a se discutir;

9. Eu já disse que é nacional? É nacional!! Valorizem a nossa cultura!;

E por último:

10. Ele é muito mais do que uma versão brasileira de Harry Potter, ele não é apenas o HP do Dona Marta. Ele expande o conhecimento, deixa críticas, trata de uma realidade real (apesar de ser fantasia), onde muitos sabem que existe mas não presenciaram.
Comparar A Arma Escarlate com os livros da Rowlling é um pouco errado, e isso em muitos sentidos. Temos cultura e diversidade e muito mais! E digo com toda a certeza de que não poderia de ter outro jeito de escrever senão do jeito que a Renata Ventura III escreveu. Parabéns!

Rafø 16/02/2021

Impressões A Arma Escarlate
Fantástico!! Os personagens são muito cativantes e a história envolvente. O que mais me chamou a atenção foi a representação da cultura brasileira diversa como ela é nos livros. A escrita traz também muitas críticas, desde a veneração excessiva da gringa até a violência policial. É muito rico no folclore e em cultura brasileira, inclusive os feitiços são oriundos do iorubá, já que os feitiços utilizados na Europa não funcionariam aqui. O personagem principal não é o arquétipo do herói, na verdade temos um personagem principal com falhas, um personagem real. Os personagens secundários também tem personalidades marcantes, estou muito curioso pelo desenvolvimento da Gi e quem sabe do Guaco? No fim, só senti falta da divisão dos alunos por casas, no mais, é um livro que vale a pena ser lido!

Senga 16/02/2021

O livro traz muitas características do Brasil .
Há horas que o julguei genial e outras que pareciam ser partes de HP modificadas. To apaixonada no Capí,MDS, que personagem perfeito.

Melhor refeição 14/02/2021

Hugo, o caos personificado.
Recomendo demaiis esse livro gente, vamos valorizar nossas obras brasileiras, agradeço demais minha esposa por me recomendar esse livro rainha todinha ela.

Alguém põe um freio na boca desse garoto, já tô no livro 3(pt2) e ele melhorou bastante, mas nesse primeiro livro eu queria dar um supapo nele de capítulo em capítulo.

Me senti culpado por suspeitar do capi, só marina sabe o quanto eu achava q ele seria um vilão. Caimana sem comentários, amo d+, viny me irrita ñ sei pq, me identifico com o índio mas tenho um ranço dele.

Tudo bem que hugo precisa errar pra aprender e ter toda aquela jornada do herói de redenção, mas precisava errar tanto menino.

Raissa 21/01/2021

A Arma Escarlate nos transporta para um Brasil de bruxos e mequetrefes. A nossa versão da história, contada com o pé no chão de um país onde ainda existem grandes problemas sociopolíticos. Ao contrário dos livros da J.K, a narrativa desse livro não tem como principal foco o mundo bruxo e toda a magia que o envolve. Não comece a ler achando que é um livro de magia. Não é. Embora tenha várias referências e similaridades com o mundo bruxo que já conhecíamos, é um livro que trata sobretudo sobre a disparidade social e o abuso político que é presente no nosso país. Uma escrita nada romantizada sobre o mundo do tráfico de drogas, onde a autora fala e escreve o que precisa ser dito e escrito.
Por outro lado, a autora também procura valorizar e evidenciar as características e a cultura dos diversos cantos do nosso país, fazendo críticas a ?europeização? que corromperia a identidade do que seria a escola de magia e bruxaria NO Brasil. Um livro onde os personagens são muito bem descritos e leais a suas características e que deixa muita história ainda em aberto dando aquela sensação de ?quero mais?. É um livro denso, mas de leitura fluída e muito envolvente. Super indicado para quem tem saudades de se sentir preso e super envolvido em uma história.