A Arma Escarlate

A Arma Escarlate Renata Ventura

Resenhas - A Arma Escarlate

Bia Alper 13/05/2020

Bruxos do Brasil
Acho que eu nunca sofri tanto pra terminar um livro. E eu gosto de deixar isso registrado.

A Arma Escarlate é o nosso reconto de um universo onde bruxos existem e uma escolas de bruxaria no Brasil também existem. Com toda certeza a parte que eu mais gosto nesse livro é como ele questiona muitas coisas pertinentes na nossa realidade, num universo fantástico onde nós conseguimos enxergar nossos livros de fantasia. A discussão de meritocracia nesse livro é tão profunda, a maneira como ela desenvolve os personagens baseadas em suas experiências de vida foi uma viagem tão interessante.

Eu AMO o Hugo Escarlate. Mesmo ele sendo horrível, irresponsável e eu passar boa parte do livro gritando que alguém precisava ajudar esse menino, eu amei a viagem. Eu torço pelo Hugo demais, tem mais 3 livros para terminar essa jornada, mas diferente desse, eu quero ler nos livros físicos.

Alexandra 06/05/2020

Diferente de tudo
Muitos dizem que é a HOGWARTS brasileira, pode ter sido baseada, mas Renata Ventura soube adaptar de modo deslumbrante pra realidade brasileira que em certo ponto caminha lindamente em suas próprias pernas.
E diferente da maioria das histórias o maior vilão da história é o próprio protagonista, e que criação de personagem!!
Mas nos pontos de crescimento o protagonista nao perde sua essência, mostrando que a autora tem completa segurança na escrita!
Marie67 06/05/2020minha estante
Eu li a sinopse e achei muito interessante! Vale a pena então?

Alexandra 24/05/2020minha estante
Vale muuuito Marie!! Principalmente pelo protagonista que é difere te de tudo que já vi e super congruente com a realidade que ele cresceu!!

Marie67 24/05/2020minha estante
Já fiquei empolgada!!

Vick 05/05/2020

MUITOOOO BOMMMM
Okay, confesso que gostei muito mais que imaginei que iria gostar, a autora teve uma sacada de mestre, uniu nosso tão amado universo bruxo com a realidade brasileira.
Sério, a experiencia foi incrível, os personagens são incríveis, o fato de Hugo/Idá não ser o menino bonzinho e honesto como foi Harry Potter, e sim ser mais um menino negro e favelado desse nosso Brasil, que teve que aprender a se virar desde cedo e descobrir que que a vida não é esse conto de fadas todo é genial. Só sei que me derreti toda com o tanto que a autora soube valorizar a cultura brasileira e afro-brasileira e de quão sensível foi ao abordar a ancestralidade e a religião.
LEIAM LEIAM LEIAM, provavelmente será o livro de fantasia mais real que vocês lerão.

Felipe 02/05/2020

Bem vindos a Korkovado!
Quem curte mundo mágico não pode deixar de ler. Renata Ventura nos insere, com muita magia, em uma aventura totalmente brasileira utilizando o nosso maravilhoso folclore.

Rodrigo Digão 29/04/2020

Muito bom, quem quer viver um pouco mais do mundo Potter com tempero bem original brasileiro. Personagens bem construídos com toques de "magia"

muffim_triste 24/04/2020

Inovador! - A arma escarlate
A arma escarlate nos trás um universo bruxo completamente diferente do visto anteriormente. O fato de se passar no Brasil foi muito explorado, trazendo para nós a história de um menino de comunidade com grande personalidade e muito rancor no coração. A possibilidade de nos vermos na história certamente foi o que mais me encantou. Incrível!

Yuri > @yurib19 24/04/2020

Muito mais que um "Harry Potter brasileiro"
Sim, o livro tem suas similaridades com a saga do bruxo britânico, mas apenas na construção do mundo mágico, suas regras e particularidades.
Tirando isso, você percebe logo no início que as semelhanças param por aí. Renata Ventura criou personagens envolventes, com sotaques diversificados de todo o Brasil, e principalmente originais.
Mas para mim o maior mérito está em outro aspecto. O livro não se presta a ser mais uma novela das oito, com lindas casas no Copacabana, empregadas uniformizadas e cafés da manhã que serviriam 20 pessoas. Pelo contrário. O protagonista do livro tem nome africano, é preto, favelado e traz consigo a carga de viver à margem da sociedade. O oposto do Harry.
Mesmo assim, se você gosta da saga Harry Potter, vai gostar da saga Hugo Escarlate. Se gosta de fantasia, livros de adolescentes, magia e, principalmente, se quer valorizar a literatura brasileira, A Arma Escarlate é leitura obrigatória pra você.

paulafrtd 24/04/2020

O certo em linhas tortas
Fãs de Harry Potter, vocês PRECISAM ler essa obra brasileira maravilhosa. O personagem principal é um garoto, Hugo, morador de uma favela do RJ que durante uma situação muito complicada descobre ser bruxo ao receber sua carta de convite para estudar na escola de bruxaria Nossa Senhora do Korkovado. Agora, ele se vê em um mundo novo e para se adaptar ele cria uma nova identidade como uma tentativa desesperada de ser aceito.
Já na escola, ele faz amigos e encontra dificuldades em confiar neles ou em qualquer pessoa em quem se relaciona. Tudo corre bem, até que Hugo se vê envolvido novamente em um problema relacionado a sua vida antiga e é obrigado a fazer algo que abomina para manter a mãe segura. O ápice da história se passa no desfecho desse problema onde sem a ajuda dos seus amigos ele não teria conseguido sair vivo e salvar a mãe.
A história ensina sobre integridade, amizade e possui críticas diretas à corrupção, tráfico e desigualdade social. Uma leitura leve, divertida que te deixa simplesmente viciado e apaixonado pelos personagens.

Leonardo 22/04/2020

Lembro a que a uns 8 anos atrás a autora desse livro me mandou mensagem que viu que eu me interessei no próprio, só que por algum motivo eu não o li na época, falta de tempo e a vida acontece tão rápido.. enfim, nessa quarentena e com o kindle a postos finalmente consegui ler esse livro, e eu adorei, li em 3 dias de tão fluida que é a leitura, o mundo perfeitamente adaptado para o nosso país, com bastante peculiaridades que
me identifiquei, o protagonista é totalmente diferente do que já conhecemos, me vejo muito nele, não é um elogio pois ele pode ser muito burro na maioria das vezes kkkkkk
vi que já há outros livros dessa saga disponível, e eu começarei agora rsrsrs

Se está em dúvida em ler este livro, só leia

Lara 21/04/2020

Racista demais
Já na sinopse fica a dica do racismo quando fala da parte de "descobrir o bandido" nele mesmo, mas eu tentei ler já que é tão bem recomendado por TODO MUNDO. Estou chocada das pessoas realmente gostarem de um livro tão gráfico e que retrata de forma tão cruel e esteriotipada um menino negro de 13 anos. Não consegui avançar na leitura, abandonei.
Procurei depois alguma resenha sensata que representasse meu sentimento e depois de assistir o vídeo do Usina de Universos eu só fiquei muito feliz de ter largado a leitura. Em uma frase: fanfic ruim e racista de Harry Potter.
umbookaholic 22/04/2020minha estante
antes de você fazer uma acusação tão grave quanto a de racismo, Lara, você deveria ter pelo menos se dado o trabalho de concluir a leitura da história

Yuri > @yurib19 24/04/2020minha estante
"uma resenha sensata que representasse meu sentimento". Ou seja, todas as resenhas que discordam são insensatas. Parabéns.

Lara 25/04/2020minha estante
Sim, Yuri. Qualquer resenha que ignore o racismo que está presente em toda a obra é insensata. É isso mesmo.

Yuri > @yurib19 25/04/2020minha estante
Eu não vi como um racismo, e sim como um retrato da realidade que é viver na favela. Mas eu devo estar errado, porque eu li o livro inteiro.

Claudinei Menez 13/11/2020minha estante
esse livro, é tão mal escrito que nos faz entender que é racista mesmo, sério que toda santa favela, os caras tem que ter esse perfil tão miserável, de cor de pele negra, traficante, chato, em escrúpulos, vira o disco velho, dá sim pra deixar isso mais divertido, se não tem jeito, NÃO ESCREVA ESSA PORRA, não quero que o mundo pense que agente só sabe escrever histórias de forma tão monótona!

umataldeanab 21/04/2020

A luz de Hugo Escarlate
"Num é o sangue qui faz o Rei, Piquenu Obá..."
(O Gênio Griô)

Sobrevivência. Essa era a palavra atribuída a Idá Aláàfin no auge de seus 13 anos de idade. A coisa que mais almejava naquela noite de perseguição e confronto policial era estar vivo para contar história, e como bônus desfilar pelas vielas do Santa Marta com aqueles mesmos tênis de marca que o tráfico tanto ostentava. Isso se ele escapasse daquela empreitada em que se metera. Tudo se resumia a um container, uma mãe batalhadora porém impaciente, um pai ausente e sua querida avó já com certa idade. Sua Abaya como gostava de chama-la, Certo dia ela confiou-lhe uma história, um rei que perdeu seus poderes. Como um rei perde os poderes por um motivo tão bobo? Seria delírio? Pelo sim ou pelo não, Idá nem imaginava que aquela seria a história mais importante para entender sua jornada dali para frente. A comunidade bruxa chamava seu nome, estava em seu sangue, em sua alma.

"Era uma vez na África um rei muito poderoso, cujo seu nome se perdeu no tempo. Nós o chamaremos de Benvindo..."

Bem-vindo.

Quando tudo parece perdido o que você faria se descobrisse que seu propósito na vida está ligado a seus poderes? Em meio a um dos momentos mais sangrentos da história do Santa Marta, Idá descobre da forma mais inusitada possível que é bruxo, vê ali a oportunidade de crescer e apagar de vez tantos anos de impotência diante da guerra na favela. E ali diante dos Arcos da Lapa nº 11 o Korkovado abre as portas para o repaginado novo aluno, agora Hugo Escarlate, prestes a mudar todo o rumo de sua história, e vingar ele próprio e todos aqueles que sofreram tantos anos nas mãos do tráfico.
Mas a que preço?
Entramos de mãos dadas com nosso protagonista em uma das melhores escolas de bruxaria do mundo, e entramos de cabeça em todas as ambições que a magia é capaz de proporcionar a um ser humano. Enxergamos de perto o que é uma revolução de verdade e a prova de boas amizades. Somos colocados diante de uma magia em sua forma mais pura e encantadora, a depender de quem segure a varinha é claro, e nos perdemos em meio a tantas risadas proporcionadas por personagens igualmente cômicos. Mas será que Hugo, em domínio de sua incrível varinha que brilha em tom escarlate, irá escolher o caminho certo para conduzir tamanho poder? Quem vence a batalha da vida, o mais forte ou o mais sensato?

A Arma Escarlate é muito mais do que uma obra para ser comparada a Harry Potter, Renata Ventura colocou nessas páginas tudo o que há de mais brasileiro. Somos convidados a apreciar paisagens, o Rio de Janeiro cultural e popular como um todo, o folclore infelizmente cada vez mais esquecido com a atualidade e, por último mas não menos importante, apreciar nossa gente. É o tipo de obra que te fará submergir em todas as emoções existentes em seu íntimo, como por exemplo apreciar a narrativa maravilhosa de um Clube das Luzes no qual você com certeza vai querer entrar algum dia. Às vezes até se esquecerá se está lidando com personagens adolescentes na faixa dos 13 aos 17 anos, pois a riqueza de espírito e sabedoria poderia ser como a de adultos de alto nível intelectual.

Acima de tudo, mesmo tendo sido publicado em meados de 2012, cá estamos em 2020, e posso dizer com todas as letras que este livro assustadoramente atual. Se muitos dos momentos de reflexão e conflito dos jovens deste livro fossem seguidos à risca aqui em nossa realidade, muitos problemas já teriam sido resolvidos. Mais uma vez a ficção dá uma leve melhorada na realidade.

Você está pronto para escolher sua varinha, pegar uma prancha de surf e entrar no Korkovado? Estive num intercâmbio nos últimos meses e sem dúvidas tenho o orgulho de dizer: é incrível!

capitu 19/04/2020

É ótimo achar uma história que se passa no Brasil e usa nossa cultura.

Bibi 11/04/2020

Que livro incrível! Uma leitura envolvente, com uma descrição incrível dos ambientes que te transporta para a cena. Uma história de crescimento pessoal e muito aprendizado sobre vida, confiança, amizades, medos e inseguranças, que todos já passaram de alguma forma. Apaixonante! Super recomendo! Ansiosa pelos próximos!

Heloisa 11/04/2020

Começou forte
No começo achei o livro incrível, mas deu uma enrolada no meio que me cansou um pouco, no geral foi bom, mas vou dar um tempinho para ler o próximo

Daniel Ledesma 30/03/2020

Harry Potter brasileiro.
A melhor sensação para um fã de uma saga emblemática e vê-la se tornando mais próxima de sua realidade. Em A Arma Escarlate, Renata Ventura, nós conta o início da caminhada de Hugo, um menino de comunidade do Rio de Janeiro que vem a se tornar bruxo.