Anjo Negro Mallerey Cálgara

Resenhas - Anjo Negro

Giulia143 10/12/2011

"Até onde você iria para salvar a pessoa que você ama?"

O livro, apesar de tratar de assuntos que eu não gosto muito, como espiritualidade, anjos e etc, chamou minha atenção.

A narração é uma delícia, você não se cansa lendo pois é rápida, bem detalhada e envolvente. Peguei o livro pra ler e quando vi já estava na página 50. A narrativa algumas vezes é feita em primeira pessoa, outras em terceira. Devo dizer que isso me deixou confusa uma vez, pois foi brusca a mudança, porém nada que prejudique a estória. Apesar do livro ser situado na Londres do século XVII, mal podemos perceber, mas isso não tem problema, pois também não prejudica a estória.

O personagem principal é Darian, filho de uma anja, Bridget, e um humano normal e médico dedicado, Alan. Por ser filho de um anjo e um humano, Darian é um Neefilin. Como anjos se apaixonarem por humanos é considerado um pecado, Bridget foi atormentada por um anjo até o dia que cometeu suicídio. Com o passar do tempo, Darian ganha dois irmãos adotados, Erick e Margot. No auge de seus 17 anos, Darian descobre tudo sobre sua mãe e conhece seu anjo da guarda, Hadji, e a partir daí Darian segue seu destino, acompanhado por Hadji para o guiar na luz, ao contrário do que os anjos caídos queriam, para tentar salvar a alma de sua mãe que está presa no Umbral, revivendo o momento de sua morte, e sofrendo mais e mais. No caminho, vai salvando almas que querem ser livres, cujas estórias de cada uma socorrida são diferentes e legais.

O que dizer dos personagens? Darian é o mocinho e pode ser ao mesmo tempo vilão, mas cabe a você ler e descobrir como ele realmente foi no final! Seu pai, Alan, é um personagem completamente bonzinho que a maior importância na estória foi de ter tido um filho com um anjo. Margot e Erick são legais, gostei deles. Hedji é a anja da guarda super legal, que ajuda Darian sempre (claro que ajuda, né, Giulia, afinal, é anjo da guarda!). Dei umas gargalhadas numas partes, principalmente perto do final do livro, quanto à algumas cenas do Darian e Hedji. Adorei Hedji, principalmente pelo papel dela na história de Darian! Os anjos caídos, e todo o resto da renca de pessoal do mal é o tipo de monstros que eu não quero encontrar por aí. Falando agora dos personagens das estórias das almas socorridas, achei que faltou um pouco de intriguinha entre elas e o Darian, foi muito pá-pum numa parte, exemplo: "Por que devo confiar em você?" "Porque blahblahblah" "Ah, então tá bom".

Perto do final do livro, fiquei com gostinho de quero mais quanto à um assunto que não tratarei aqui porque seria spoiler, portanto, leiam pra saber. É fofo, awn!

O livro traz várias mensagens bonitas e importantes ao leitor, impressiona!
Recomendo à quem gosta de livros sobre anjos, espiritualidade, e acontecimentos sobrenaturais. Leiam e descubram o final surpreendente, que particularmente me enganou. Achei que seria uma coisa, e foi outra. Acho isso o máximo!
Paulinha 10/12/2011minha estante
Quando eu comecei a ler esse livro, parecia que ele tinha sido escrito para mim...amei!

Felipe Miranda 10/01/2014

Anjo Negro - Mallerey Cálgara por Oh My Dog estol com Bigods
Londres,século XVII. Nessa época devido a epidemia da peste negra,milhares de pessoas amanheciam mortas. Surgiu então um boato. Quem fosse pego vagando pelas ruas á noite era levado pelos devoradores de almas e não amanhecia vivo.

Diante de tanta dor e sofrimento a população estava descrente em Deus,não sabendo eles que Ele nunca havia os abandonado,que seus anjos o tempo todo estavam os amparando. No meio de tudo isso se destacava o médico Alan,por sua determinação e pouca idade. Bridget um anjo que o observava,desceu a terra e começou a ajuda-lo como enfermeira.Acabou se envolvendo e engravidando.

Apaixonada e infringindo uma lei divina,Bridget teve uma punição severa.A pior de todas para um anjo.Foi transformada em humana,casou-se com Alan e teve um filho Neefilins,Darian. Mesmo em forma humana Bridget podia ver e conversar com os anjos,e passou a ser pertubada por Belial,um demônio da loucura e arrogância.

Alan depois de presenciar sua esposa discutindo várias vezes com "ninguém",não sabendo ele que Bridget estava protegendo seu filho das trevas,começou a ministra-la doses de calmantes,chegando até a amarra-la. Bridget já não tinha mais certeza de nada,se já fora um anjo ou estava realmente louca. Até que Bridget se suicida.Dando início a um sofrimento ainda maior,sua alma é levada ao vale dos suicídas,onde reviveria o momento de sua morte pela eternidade.

Darian é um Neefilins,filho de um humano com um anjo,possuindo acesso livro ao mundo dos humanos e mundo dos espíritos.
Vivendo com seu pai Alan e seus irmãos Erick e Margot,tudo ia bem até que a verdade é lhe apresentada.
Darian recebe duas propostas,uma do arcanjo Miguel e outra do demônio Iblis.Ele terá que escolher entre continuar o trabalho de sua mãe,recolhendo almas que querem a salvação,ou aceitar a proposta do demônio de recolher dez mil almas inocentes e entrega-las a Lúcifer em troca da alma da sua mãe.

“-... Apenas dez mil almas simples, comuns, por uma especial, uma troca justa.”

Nesse jornada entre anjos e demônios,Darian contará com a ajuda de Hadji,seu anjo da guarda. Não quero contar muitos detalhes de toda a trama,não quero estragar nenhuma surpresa.E acreditem são muitas durante todo o livro. Até chorei.

Sério,a Margot,irmã do Darian é muito fofa.
O livro é super detalhado,cada cenário assombroso você imagina tão bem que chega a se arrepiar.
Coitado do Darian,eu não sei o que faria no lugar dele.

Imagine você ter a chance de salvar a sua mãe do sofrimento eterno,e não é qualquer sofrimento,e sim reviver o momento exato de sua morte vinte e quatro horas por dia,gente?
Eu iria até o inferno para salva-la.
Literalmente né Darian? Risos.

A caça as almas de Darian com Hadji são as melhores partes do livro.Vou me permitir compara-las as caçadas da série "Sobrenatural",quem conhece sabe que são incríveis,super assustadoras e com finais surpreendentes. Anjos caídos,espíritos,demônios,dúvidas,segredos e mistério.Anjo Negro é isso e muito mais.

Foi o primeiro livro sobre anjos que li e comecei com o pé direito. Mallerey sua linda obrigado por me proporcionar uma leitura tão gostosa! O final do livro é impressionante,durante a leitura imaginei mil finais diferentes mas esse nem me passou pela cabeça.A leitura fluiu tão bem que quando vi já tinha terminado.

Super recomendo a leitura!
Um abraço pra Mallerey que me enviou um exemplar do livro.

site: http://www.ohmydogestolcombigods.com/2011/11/anjo-negro-mallerey-calgara.html

Fabi 03/01/2012minha estante
Eu li a resenha desse livro no seu blog, e fui correndo comprar.
Achei o livro super de mais! Quando acabei de ler senti um vazio, eu queria saber mais o que iria acontecer ao pobre Darian. Estou louca pela continuação. Parabéns pela resenha, e também para a autora.

FER BRAVO BUFFARA 10/11/2011

Anjo Negro, simplesmente surpreendente!
Inicialmente achei que o livro iria abordar o tema, já um pouco saturado, de anjos caídos, paixões por mortais etc…( que eu adoro mesmo assim!rs…) Ledo engano!!!

Esse livro tem anjos sim, porém a gratificante surpresa veio com o assunto de resgate de almas e o sofrimento das mesmas… talvez seja porque o livro, apesar de tratar sobre mitologia, trate também de seres humanos, algo ligado a nossa realidade atual.

Mallerey foi mestra em escrever um livro de literatura fantástica, mas ao mesmo tempo relatando nosso dia- a dia, nos sentimentos, emoções e vivências.

Indico o livro 100% para quem procura uma leitura com fantasia e realidade juntas!

Obrigada Mallerey por ter me enviado este fantástico livro autografado! Você sabe que, aguardo ansiosamente novas emoções da vida de Darian!

Ameiiii!!!

Vejam também o book trailer e primeiro capítulo em :

www.julund.com.br/blog
Felipe 10/11/2011minha estante
Olá Fernanda!
Eu também tive a mesma surpresa que vc. Gosto de histórias sobre anjos e já li muitas, mas igual a Mallerey escreveu, nunca tinha lido. Eu achei fantástica a abordagem dela, e tbem espero que tenha continuação.Parabéns pela sua resenha. Abs

Aphonso 10/11/2011minha estante
Esse livro me surpreendeu também. Ele já me chamou a atenção pela capa, que já dava para prever algo meio turbulento que iria acontecer. Não conseguia para de ler, queria saber como Darian iria recolher as almas, e o final... Sem comentários, foi o que mais me surpreendeu. Muito boa sua resenha, parabéns!

FER BRAVO BUFFARA 10/11/2011minha estante
Obrigada guris!!!!

Bru 20/10/2011

Resenha "Anjo Negro- Mallerey Cálgara"
Quando comecei a ler, achei que era uma história de romance, mas no decorrer do livro vi que não era nada disso, conta a história de Darian, filho de um anjo com um humano.
Darian recebe uma proposta de recolher dez mil almas que querem ser resgatadas para que possa ajudar a diminuir o sofrimento de sua mãe que se encontra no Vale dos Suicidas, com isso ele vai ter que abandonar a sua família e viver com os anjos na Colônia, porém Iblis pede dez mil almas comuns em troca da alma de sua mãe.
Ele no começo pensa em apenas salvar Bridget (sua mãe), porém ao ver que está fazendo bem ao ajudar as almas necessitadas, não pensa só no acordo, e sim fazer o melhor.
Ele enfrenta vários perigos, sempre com seu anjo da guarda ao seu lado Hadji uma garota, protegendo-o, mas no fim, o que ele vai fazer com as dez mil almas resgatadas, aquelas almas inocentes que aceitaram ajuda? Ele vai entregá-la ao Arcanjo Miguel, ou vai entregá-las a Lúcifer.
Eu sei o final, e posso dizer que não esperava, gostei muito, você só vai saber a resposta, nas últimas linhas, isso você pode ter certeza, tem muitos mistérios envolvidos na história, e quando você acha que já sabe o que vai acontecer, você se engana.

Recomendo muito o livro, não foi o que eu esperava, foi melhor, achei que seria uma história de luta entre o bem e o mal, não deixa de ser, mas de uma forma diferente, bem melhor, estou tendo sorte, apenas livros maravilhosos.

Renato Klisman 02/11/2011

By: http://rkbooks.wordpress.com
Vagando pelas ruas da Londres Vitoriana, está um anjo...

Darian é um Nefilins – não está errado, é NefilinS mesmo – e está em busca de redenção.
Sua mãe, um anjo que abdicou do céu para ter uma vida como mortal, suicidou-se e está condenada a passar a eternidade no vale dos suicidas.
Existe porém uma chance de salvação. Se Darian conseguir resgatar Dez Mil almas, poderá trocá-las pela amenização do castigo dado a sua mãe.
Porém nem tudo é o que parece e existem segredos no passado que até mesmo Darian desconhece. Segredos que ao virem à tona, podem abalar tudo que ele conhece até agora.

A HISTÓRIA: Achei muito legal! A autora amarra bem as pontas do livro e não deixa nada a desejar. Gostei bastante de Darian, ele é um personagem bem definido e com uma personalidade própria e forte, os outros coadjuvantes que o acompanham também são muito legais e vêm para distrair o leitor em alguns momentos de extrema tensão.
Porém o livro pecou em algumas coisas:
1) Tudo acontece muito rápido: Se você gosta daquele tipo de livro que não fica enrolando o leitor em cenas desnecessárias, você estará na praia. Mas, se for como eu, que já leu O Senhor do Anéis e muitos outros livros que tem descrições suficientes para o leitor imaginar a cena nos mínimos detalhes, ficará um pouco incomodado. Não que isso atrapalhe a leitura, mas ao chegar no fim do livro eu fiquei com aquele desejo de ter conhecido mais a fundo a história.
2) Os vício de linguagem: A narrativa do livro avança muito bem, mas em certos momentos aparecem alguns vício de linguagem, onde uma palavra ou outra acabam sendo repetidas além do necessário. Isso também não atrapalha o desenvolvimento da narrativa, um leitor comum geralmente nem percebe, mas como sou escritor também e já recebi críticas por esse motivo, acabo percebendo alguns vícios, mesmo em grandes Best-Sellers.
Mas no geral a história foi ótima. Criativa, alucinante e com um final totalmente inesperado, que deixa o leitor angustiado por mais.

A CAPA: Achei linda! Mas, como sempre a Novo Século continua pecando ao criar suas capas para autores nacionais. Um exemplo disso é a simplicidade com que são feitas. A minha opinião é de que o livro ficaria um pouco melhor se o fundo preto fosse substituído por uma cidade antiga, para já deixar o leitor preparado para o clima vitoriano do livro. Daí resolvi fazer uma montagem (não oficial) da capa, num formato que eu diria se o que ficaria melhor.
Mas no geral ela está bem legal e chamativa, um pouco simples, mas satisfatória.

UMA PALAVRA QUE DEFINIRIA O LIVRO: Estarrecedor.
Rafa 03/11/2011minha estante
Eu concordo com você Renato em quase tudo.
UMA PALAVRA QUE DEFINIRIA O LIVRO: Fenomenal.

Renato Klisman 03/11/2011minha estante
Hehe! Que bom que gostou! :P
Se puder, visite o blog e conheça mais resenhas.

Aline/Blog SLMP 10/10/2011

Mallerey Cálgara
Editora: Novo Século

Anjo Negro é o livro de estréia da escritora Mallerey Cálgara, publicado pela Editora Novo século, através do selo Novos Talentos da Literatura Brasileira. O livro começa narrando sobre um anjo que se apaixonou por humano, Alan, um médico bondoso que atendia as pessoas doentes e carentes com dedicação num tempo em que uma doença conhecida como peste negra assolava as ruas de Londres. Com influência negativa de um anjo caído Bridget – nome pelo qual o é conhecida na terra – engravida, e como castigo é condenada a permanecer na terra em sua forma humana.

Após o nascimento do seu filho Darian sua capacidade de senti, ver e ouvir outros anjo e demônios na terra permanece. Os maus espíritos a provocavam e ameaçavam por ter dado a luz a um Neefilins, e Alan, que desconhecia a verdade sobre o seu passado, começa a acreditar que sua esposa está louca por ouvi-la falar sozinha pelos cantos. Movida pelo desespero, e acreditando ser o melhor para a sua família, Bridget suicida-se.

Anos mais tarde Darian, personagem principal da narrativa, está com 17 anos. Vive numa casa/clínica com o pai e os irmãos adotivos, Erick e a pequena Margot. Depois de um sonho real e conturbado ele começa a ver pessoas estranhas que os outros não vêem, e a partir desse dia sua batalha começa. Darian conhece seu anjo da guarda, Hadji, e descobre que a alma da sua mãe se encontra no vale dos suicidas, condenada a reviver o momento de sua morte pela eternidade.

Tendo passagem pelos dois mundos, O anjo Miguel lhe faz a proposta de recolher numa caixa angelical dez mil almas que querem ser salvas, em troca dessas almas uma será resgatada do Umbral, e assim o sofrimento de sua mãe suavizaria-se. Aceitando a proposta, Darian e Hadji partem para a Colônia, um lugar de treinamento para se tornar um potestades. Porém, uma proposta melhor lhe foi feita por Iblis, o senhor dos infernos: “dez miI almas comuns em troca de uma especial”. Tentado pelo peso das duas propostas, ele termina seu treinamento e volta a Londres para buscar as almas. E cabe somente a ele a decisão de continuar como um potestades ou tornar-se um anjo negro.

Anjo Negro é um livro que merece ser lido, pois nos traz lições a serem seguidas, nos faz refletir sobre nossos atos. O crescimento espiritual de Darian é notável: ele conversa e ajuda as almas que sofrem por algum motivo na terra. A personagem Margot me cativou desde o começo – foi inevitável não fazer uma imagem mental de sua meiguice enquanto lia –, ela é bastante perspicaz, e há um mistério que a envolve também. Creio que a estória terá continuação pelo modo que terminou. Então, se tiver, esperarei inquieta o lançamento do segundo livro... Só torço para que Darian e Hadji fiquem juntos dessa vez. *.*

“Ela é perfeita! [...] Não igual as que eu conheci na terra, apesar terem sido poucas, mas ela era uma garota e estava comigo o tempo todo. [...] Passaria o dia todo admirando-a!”

Fulana Leitora 23/04/2013

Resenha feita por Kezia Martins para o blog Fulana Leitora: http://fulanaleitora.blogspot.com.br/2012/12/resenha-anjo-negro-mallerey-calgara.html
Eu demorei muito para fazer essa resenha por que tive certa divergência de sentimentos a respeito desse livro. Não vou me prender muito a história do livro, mas a sua construção e ao que ele me passou.

Anjo Negro conta a história de Darian, filho de um anjo com um mortal. Após sua mãe ter se apaixonado por seu pai ela é transformada em humana e logo depois comete suicídio. Por ser filho de um anjo e um mortal, Darian tem passagem livre entre os dois mundos. O arcanjo Miguel faz uma proposta a ele: recolher dez mil almas e colocá-las na caixa angelical. Com isso ele amenizaria o sofrimento da mãe que está no vale dos suicidas. Sempre acompanhado de sua anjo da guarda, Hadji, Darian deixa sua família e parte em sua jornada de recolher as almas. No meu de sua jornada, Iblis, o senhor do inferno, lhe faz uma contraproposta que o leva a pensar: o que uma pessoa é capaz de fazer em prol daqueles que ama.

Assim que eu li a sinopse desse livro eu pensei “Que final previsível.”. Mas, eu não poderia estar mais enganada. Quando eu terminei a última página não acreditei. Reli o último capítulo e fiquei virando a página para todos os lados para ver se tinha alguma folha grudada. Não consegui acreditar que tinha acabado. Tem meses que eu li Anjo Negro e ainda estou com aquela sensação de “Ai meu Deus!”. É muito difícil, hoje em dia, encontrar um livro que você não consiga imaginar o final, algo que te surpreenda. Eu fiquei chocada, feliz, triste e surpresa. Se não fossem os “porém” Anjo Negro ganharia nota máxima. Porém... A revisão do livro não foi muito boa, encontrei alguns erros. E eu senti falta de “senhorita”, “senhor” e “passar bem”. Você não entendeu? É que a história se passa na Inglaterra séculos atrás. Faltou um diálogo mais adequado a época em questão. Mas, nada disso ofusca o talento e criatividade da Mallerey.

Anjo Negro nos envolve em uma história cercada de sobrenatural, mitologia grega, religião e realidade. A leitura lhe faz levantar várias questões: o que é certo e errado? Os fins, realmente, justificam os meios? Tudo que é feito por amor é válido?
O que mais me conquistou nessa leitura foram as questões morais, que me levaram a refletir muito, e o drama de Darian, o peso e consequências de sua escolha. No final, creio que essa seja a mensagem que o livro me passou. Na vida todos seremos tentados, teremos escolhas, e devido ao nosso livre arbítrio, seremos os únicos responsáveis por elas.
Então, assumo o risco de ler Anjo Negro e se surpreenda.
Bella 16/12/2012minha estante
Eu também tive a mesma impressão que vc...amei o livro e as mensagens que ela passa!
Ótima resenha, parabéns!

Marcelia 17/12/2012minha estante
Não acreditei quando cheguei no final...fiquei extremamente surpresa, pois pensei que já sabia o que iria acontecer, pelo menos acho, que seria o que eu teria feito (risos).

Amei!!! Adoro ser surpreendida. Me envolvi completamente.

Fulana Leitora 17/12/2012minha estante
Oi, Bella.
Esse livro da Mallerey é ótimo mesmo.
Que bom que você gostou.
Obrigada :)

Fulana Leitora 17/12/2012minha estante
Oi, Marcelia.
Eu fiquei muito surpresa com o final. Foi muito melhor do que eu tinha imaginado :)

Lu 21/12/2012minha estante
Amei o livro!!! Achei perfeito!!

Eliane 02/01/2012

Uma ideia ousada e maravilhosa da autora brasileira em escrever uma história de anjos embasada em Dante Alighieri.
Este livro prendeu minha atenção do início ao fim, e apesar de ser uma história de ficção, me questionei em determinados a veracidade os fatos narrados, na possível existência do céu, inferno e dos seres das trevas apresentados.
O conflito interno de Darian está presente em todo o livro, até na última página, o que torna o final surpreendente, além dele ir amadurecendo com o desenrolar da trama.
As histórias vão se entrelaçando a medida que novos personagens são apresentados nos capítulos.
Como a autora escreveu já no início do primeiro capítulo
"Algumas pessoas podem não acreditar, mas todos nós anjos e humanos possuímos uma vida traçada ainda no céu em forma de teias, como aquelas que as aranhas fazem na terra. Não importa quantas voltas ela dê sempre se encontra em algum ponto, e acaba sempre no mesmo lugar."
Eliandra 01/01/2012minha estante
Eu gostei muito desse livro.
Chorei bastante em algumas partes e ri em outras. Ele é cheio de situações que nos fazem pensar no próximo, o quanto nossas atitudes e egoísmo podem prejudicar as outras pessoas, mesmo que seja por uma causa que julgamos importante.

Paola 06/01/2012

Anjo Negro é realmente um livro muito interessante, pois trata de uma história que mexe com os nossos sentimentos e nossa percepção sobre o que é certo ou errado, amizade, amor, aprovação e sacrifício.

Nem tudo que achamos que é o certo, é o que devemos fazer ou o que o errado para nós, seja o certo a ser feito...complicado né? Só lendo para entender o que digo.

O livro fala sobre a história de Darian, um jovem que tinha uma vida comum, até conhecer seu anjo da guarda, Hadji, e ela lhe contar sobre o passado de sua mãe e sua verdadeira origem, um Neefilins.

Ele se encontra com o arcanjo Miguel que lhe faz uma proposta de continuar o trabalho de sua mãe a assim amenizar o seu sofrimento no vale dos suicidas, mas para isso ele deverá deixar sua família e a sua forma terrena.

Mesmo sem saber do futuro que lhe aguarda, ele aceita e parte para sua jornada, onde recebe outra proposta, de Iblis, que é trocar as dez mil almas pela liberdade de sua mãe.

Darian percebe que está perdido em meio a um dilema interno, sem ter como escapar, apesar de momento algum ele ter desistido do seu objetivo, que é salvar sua mãe, embora não queira sacrificar almas que confiaram nele a sua salvação. Ele parte em direção ao assombroso inferno para libertá-la, enfrentando seres diversos, para quem sabe alcançar a sua redenção.

Recomendo muito a leitura.
Manu 06/01/2012minha estante
Eu me pego até hoje pensando no sofrimento que é o inferno descrito no livro, principalmente quando faço alguma coisa errada. kkkk

Zeze 06/01/2012minha estante
Tudo de bom esse livro...Não consigo conter os soluços!

Giu 15/12/2011

Eu adorei o livro, principalmente porque a autora não teve medo de se arriscar ao longo da trama, mesclando facilmente histórias eletrizantes e uma encantadora história de amor entre mãe e filho. Tudo isso em uma escrita acessível e fluente,tornando a leitura mais simples e agradável, sem complicação.
Os segredos vão sendo aos poucos desvendados e vemos que todas as histórias estão entrelaçadas e conduzem o leitor por um enredo repleto de mistério, com seres mitológicos.
A história se passa no século XVII, em Londres, embora a ambientação não seja perfeita, pois a autora não se apegou muito aos detalhes da cidade, mas que particularmente, eu achei ótimo, assim não desviou a minha atenção do foco principal, fazendo a trema fluir.
As ruas noturnas eram tomadas por seres devoradores de almas, os Parasitas, que se alimentam das desesperanças e do ódio, mas sendo por vezes resgatados pelos Potestades, que os conduzem ao repouso.
Somente os humanos com dons espirituais elevados conseguem ver estas criaturas, como é o caso de Darian, o personagem principal, que após descobrir suas origens se encontra em um grande dilema, libertar sua mãe do inferno as custas de sacrificar dez mil almas simples ou deixá-la sofrendo, revivendo as incansáveis dores do momento de sua morte.
Em sua jornada, ele conta com a presença de seu anjo da guarda, Hadji, que se mantém firme ao seu lado, sem julgá-lo ou interferir em suas decisões, deixando-o seguir a decisão que seu coração escolher.
Eu super recomendo!
Josué 15/12/2011minha estante
Eu acabei de ler esse livro, e confesso que fiquei super surpreso com o enredo, principalmente por se tratar de um livro brasileiro. O final me pegou de jeito, não esperava por isso. Eu recomendo a todos.