Para Sempre Ana

Para Sempre Ana Sergio Carmach

Resenhas - Para Sempre Ana

Fernanda 06/09/2011

Resenha: Para Sempre Ana (Sergio Camarch)
Na pequena Três Luzes, conhecida pela curiosa fama de atrair visitantes de outro mundo, outra história, desta vez terrena, faz a cidade ter diversas reações. O foco é a família Rigotti, que por três gerações é conquistada, abalada e apaixonada por Ana, uma mulher diferente, de criação peculiar e cheia de ideais. Ela consegue exprimir diferentes sentimentos entre os cidadãos de Três Luzes, até que, em certo momento, some sem deixar vestígios. E assim começa “Para Sempre Ana”.

A trama, inicialmente, leva o leitor a imaginar um determinado roteiro. Este, porém, desenvolve-se de forma completamente diferente!Existem momentos em que há o sentimento de descoberta, mas, logo em seguida, outro fato ocorre e, assim, o sentimento de incerteza sempre paira no ar. Três homens e três destinos, todos ligados a Ana. Ana, uma forasteira na cidade, inicialmente não é bem quista. Porém, com o avançar das páginas e dependendo da ótica de cada leitor, ela pode ser vista como uma mulher mais humana, que possui diversas facetas, que sofreu, que viveu traumas e experiências não merecidas, que descobriu muito cedo como os seres humanos podem ser a pior espécie criada pelo homem; e que também conseguiu aprender e se superar diante de todas essas adversidades, conquistando não só a sua redenção, mas uma bela história de amor e uma vida que sempre almejou.Inicialmente, existe a presença de um narrador-observador. Para conhecer a resenha completa, visite: http://www.cacadoradelivros.com/2011/09/resenha-para-sempre-ana-sergio-camarch.html

Ilmara Fonseca 21/10/2011

Uma leitura instigante!
Se eu pudesse definir o livro de Sergio Camarch, Para Sempre Ana, com uma única palavra esta seria: Surpreendente. As idas e vindas e reviravoltas desta história fazem desta obra uma criação ímpar e que me conquistou por inteiro. A narrativa de Camarch se passa na pitoresca Três Luzes, uma cidade pequena que tem esse nome pelo fato de ter sido um lugar onde foram avistadas luzes no céu e desta forma, é muito procurada por ufólogos de todas as partes.

A história inicia-se com a chegada de Ana e de seu filho Caio à cidade, especificamente à casa da família Rigotti, de muito prestígio na região. Ana traz consigo segredos do passado que podem fazer ruir as estruturas da tradicional e poderosa família Rigotti. Ela é o centro onde repousam os segredos que unem as três gerações desta família. No desenrolar da trama podemos acompanhar a história de Ana e também dos diferentes moradores da cidade. O passado e o presente andam de mãos dadas e podem contar os misteriosos segredos que pontuam toda a narrativa.

O livro possui uma estrutura cronológica diferente, situando a narrativa em três tempos distintos. Estes tempos interagem no fluxo da história de modo que é preciso estar bastante atento para não se perder. O autor sinaliza cada capítulo com a data, e ainda divide o livro em três partes: Parte I – Impressões Turvas, Parte II – A Alma de uma mulher e Parte III – A sombra do crisântemo.

A escrita de Sérgio é elegante e enriquece a história. Os seus personagens são muito bem caracterizados, e por vezes, nos enganam. Cada capítulo é uma nova descoberta, onde as aparências nem sempre são o que demonstram ser. Os recuos para o passado que o autor nos traz nos permitem compreender o quanto o caráter de uma pessoa e a sua personalidade são moldados pelo que acontece com ela no decorrer de sua história de vida. O livro fala de valores que perpassam a nossa humanidade e nos faz pensar um pouco sobre os comportamentos humanos e as forças distintas que os motivam. É um livro denso, uma história interessante e muito surpreendente. Uma leitura de primeira ordem!

Cassia 27/01/2012

A história de Ana se inicia na pequena cidade de três luzes, uma cidadezinha conhecida pelas histórias de que existiam ETs. Ana não nasceu em três luzes e a história não acontece em torno somente da vida dela e sim a história dela começa pela sua Mãe e existem sentimentos que as pessoas passam de geração para geração.

Quando Ana chega a três luzes ela carrega em seu colo Caio, Filho de Carlos que está em um relacionamento de um Ano com Cris, mas Carlos suspeitando de um golpe decide solicitar o exame que comprove sua paternidade. Porém seu pai morre em um acidente no dia do exame e sem saber o exame é realizado, mas nunca é entregue e a unica informação que comprova a paternidade é um telefone que sua mãe Márcia diz ter recebido.

Após o aparecimento de Ana a vida de Carlos e de sua familia e como a cidade é pequena vários rumores estão ligados a familia de Carlos. Mas a morte misteriosa do pai de Carlos deixa muitas dúvidas existem muitos segredos do passado e do presente que ainda não foram revelados e Carlos se vê obrigado a viver uma mentira.

A história realmente parece uma novela pelo fato de ter intrigas, falsidade, e muitos mistérios escondidos, porém não é uma novela e sim uma história surpreendente é mais ou menos assim,,, Quando você acha que descobriu toda a verdade vem outra pessoa e muda o rumo da história e ai você vai decidir em quem vai acreditar.

Gostei bastante da história, ela é escrita como se fosse diário com datas que para mim não fez diferença porque eu estava tão ansiosa para saber o enredo que não me liguei a datas, porém para aqueles que encontrarem dificuldade em assimilar os acontecimentos fiquem atentos as datas. Uma leitura leve que nos leva a uma cidadezinha cheia de segredos que com certeza irá surpreender você a cada minuto de leitura.

Vanessa Vieira 07/09/2011

Para Sempre Ana_Sergio Carmach
O livro Para Sempre Ana, de Sergio Carmach, se passa no distrito de Três Luzes, na cidade de Senador Mariano. O distrito provinciano é bem conhecido e reza a lenda que o local foi visitado por 3 OVNIS e é através desse relato que surgiu o nome Três Luzes. Tudo se inicia com o jovem Caio, que chega na cidade à procura de sua mãe Ana, desaparecida por mais de 10 anos, e que traz a tona muitos fatos sobre o passado dos moradores dessa região.

Há muito tempo atrás, em um dos banquetes de Natal da família Rigotti, organizado pelo patriarca Nestor, surge uma moça desconhecida e não convidada para a festa, Ana. Ela alega que tem uma criança de Carlos, filho de Nestor, e quer obrigá-lo a assumir a paternidade deste filho a todo custo. Porém, Carlos namora Cris e a ama profundamente, não querendo nenhum vínculo com Ana, e duvidando que seja o pai dessa criança. A partir desse dia, Ana acaba mudando o destino dos que estiveram presentes nesse banquete, ficando eternizada na memória de todos.

A estória é contada através de três gerações da família Rigotti, sempre permeada com muito romance, mistério, segredos e revelações cabulosas. A vida de Carlos deu uma volta de 180º com os últimos acontecimentos, e por mais que ele ame e queira Cris, ela não acredita nele. Ele conta com a ajuda de Cláudia, irmã de Cris, para provar que é inocente do que lhe culpam e conquistar a confiança e o amor da moça. Através desse ínterim, muitos segredos são revelados e o véu que cobriu a cidade por muitos anos, é rompido, causando dor, alegria, mágoa e perdão e sobretudo, muita comoção.

Os acontecimentos da cidade ocorreram na década de 60 e agora, em 2011, serão debatidos, encarados de frente e por conseguinte, solucionados. Uma trama bem elaborada e sintetizada, que conjuga em uma estória inteligente e repleta de sentimentos. O autor soube enlaçar o destino de cada personagem, de uma forma sábia e bem definida, destacando a importância de todos e deixando todos bem focalizados, bem amarrados no contexto. Uma verdadeira viagem por Três Luzes, em meio a muito misticismo, segredos de família e fatos polêmicos. Altamente recomendado!

Dan 22/10/2011

Resenha: Para sempre Ana
Para sempre Ana

A estória acontece em Três Luzes. A cidade recebeu tal nome devido a supostos aparecimentos de ÓVNIS.
O nosso personagem principal (e que sofre pra caramba, acho ele muito banana, kkk) é Carlos. Ele é um rapaz apaixonado e meio perdido (tá bom, ele começa muito perdido, hauhau), não está fazendo faculdade ainda, pois não quer seguir a profissão dos pais. Ele deseja enredar-se pelo caminho da arte, mas Nestor não aceita essa opção.
Nestor e Márcia são pediatras, ele um renomado médico em sua cidade, já Márcia optou por se dedicar a família.

Carlos é perdidamente apaixonado por Cris, sua namorada.
É no almoço de natal, promovido pela família Rigotti, que a trama toda começa.

Continue lendo: http://www.falandodelivros.com/2011/10/resenha-para-sempre-ana.html

Bruno Miranda 13/10/2011

Para Sempre Ana por Sérgio Carmach
Uma festa comemorativa de Natal, uma família aparentemente feliz e com uma boa reputação no pacato distrito de Três Luzes. Esse, sem dúvidas seria o cenário perfeito para um grande escândalo. E foi exatamente isso que aconteceu.

Ana chega na festa sem ser convidada e logo exige que Carlos, filho de Márcia e Nestor Rigotti, assuma a paternidade de seu filho. Apesar da revelação bombástica, que pegou de surpresa até mesmo Carlos, quem ficou mais horrorizada foi Cris, por quem Carlos estava completamente apaixonado e namorava há um tempo.

À partir daí o enredo se desdobra de uma forma incrível, e fica impossível relevar mais do mesmo sem soltar algum spoiler.

A escrita do autor é muito boa, a forma com que ele descreve cenários, gestos, a forma com que conduz as falas são o ponto alto da obra. Lendo outras resenhas, vi que outras pessoas pensaram o mesmo que eu, a obra de Sergio Carmach se assemelha muito a obras literárias clássicas do Brasil, seja pelo cenário tipicamente brasileiro ou até a escrita, que também ganhou um pouco mais de modernidade.

A narrativa conta superficialmente o que aconteceu até uma certa parte, onde o segredo central da trama é revelado. Depois o autor acaba voltando, propositalmente, e recontando mostrando o lado de outro personagem. Apesar de serem inseridos fatos inéditos, seria mais interessante se o autor prolongasse mais o suspense, contando apenas de uma vez tudo o que aconteceu. Mas creio eu que o livro encante mais pelas reviravoltas do que pelo suspense em si.

Essas reviravoltas acorrem principalmente acerca da personagem Ana, que a mim demonstrou várias personalidades diferentes, justamente por ser julgada por pessoas diferentes. O que demonstra que quando temos mágoas ou qualquer ressentimento, não conseguimos enxergar as pessoas como realmente são.

Vicky_v 13/10/2011

Resenha para o blog A Lua na Minha Janela
Terminei de ler Para Sempre Ana ontem. E posso te dizer uma coisa? São poucas as vezes em que gosto de personagens tão diferentes de mim. Não sei se conseguirei passar tudo o que quero com essa resenha, sempre que gosto muito de um livro acabo pensando que não consegui passar o que pretendia nessas linhas.
Adorei Ana. Entendi Carlos. Virei fã de Caio. Sorri muito com Claudia. Tentei entender Cris. Gostei de Gertrudes. Me diverti com padre Motta e delegado Irineu. Pensei muito com Márcia.Mais ainda, virei fã de Sergio Carmach, o escritor que foi simplesmente brilhante nesse romance.
O livro é dividido em três partes, na primeira - Impressões Turvas - nos é apresentada a história, que nos faz acompanhar ao mesmo tempo o presente e o passado; na segunda - A Alma de Uma Mulher -, alguns segredos são finalmente revelados, e o entendimento cai ao leitor como uma luva; e na terceira - À Sombra do Crisântemo - temos um desfecho incrível.
É um romance sensível, que deve ser lido ao poucos, degustado, entendido. Voltei algumas páginas sempre que precisei - todo mundo sabe que se preciso leio duas, três vezes antes de escrever sobre um livro -, e não me arrependi de ter pedido a oportunidade de lê-lo. Logo no primeiro capítulo percebi que iria gostar da história e que Carmach escreve muito bem. E realmente não sei como ele conseguiu passar por presente, passado e futuro com tanta maestria -pois eu vivo me perdendo em livros que fazem isso, coisa que não aconteceu aqui.

Continue lendo essa resenha em: http://aluanaminhajanela.blogspot.com/2011/10/resenha-para-sempre-ana-sergio-carmach.html

Pah Aleksandra 26/01/2012

[Livros & Fuxicos] Resenha Para Sempre Ana
Resenha do blog Livros & Fuxicos

A leitura de “Para sempre Ana” foi uma agradável surpresa. Repleta de mistérios, a trama nos prende a leitura, incitando nossa curiosidade do início ao fim. Confesso que no primeiro instante apresentei certa resistência quanto ao ritmo da narrativa, o autor mescla elementos do presente com um passado próximo e também, com um passado mais distante, conduzindo assim, a narrativa de uma forma não convencional. Desta forma, demorei a entender o significado das idas e vindas da estória, contudo, logo que compreendi que são essas mudanças de época e cenário que enchem a trama de mistérios, não consegui parar de ler o livro.
Logo de início somos apresentados ao distrito de Três Luzes, cenário peculiar e místico, repleto de crenças populares. Mais do que um palco para uma bela estória, o local é o ponto chave para as mudanças enfrentadas pela família Rigotti, protagonista da trama. Sendo assim, em primeiro instante conhecemos Caio, jovem da família Rigotti que retorna ao distrito de Três Luzes com a esperança de reencontrar sua mãe, Ana, que se encontra há muito tempo desaparecida. Mergulhamos então no passado da família em questão, de forma que o autor, aos poucos, vai apresentando pequenos detalhes que tendem a nos responder a grande questão do livro, a localização de Ana.
Ao lermos sobre o passado da família Rigotti nossa curiosidade vai a mil, pois já sabemos da existência de Caio e do desaparecimento de sua mãe, Ana, mas os detalhes da vida de seus pais, de seus avós, tios e amigos da família, parecem caminhar para uma direção adversa ao presente que já conhecemos, de forma que esse fato faz com que constantemente nos questionemos - Se isso aconteceu, como eles chegaram a determinada situação?.
O gostoso do livro é que ele é narrado como um quebra-cabeça, os detalhes passam a fazer sentindo aos poucos, e ao passo que alguns mistérios vão sendo revelados, novos segredos surgem, gerando novas dúvidas. Por isso, o livro como um todo, é um grande mistério, nada nele é previsível, nada segue um caminho pré-determinado, tudo é infinitamente instigante. Poderia dar mais detalhes sobre a estória, mas com certeza comprometeria a leitura de vocês, afinal, o segredo do livro está nos pequenos detalhes da trama.
Saliento aqui como ponto positivo a escrita do autor. O português é utilizado de uma forma rica, bonita de se ler, e me arrisco a dizer, em alguns momentos, filosófica - Sabe quando você mergulha não só no significado aparente das palavras, mas também, nas diversas definições e sentimentos que elas podem gerar?
Além da escrita, gostei muito da construção do cenário e dos personagens, cada um deles é extremamente humano, real, imperfeito, todos falham, mas só alguns são capazes de se redimir de seus erros, para então, amadurecer e buscar uma felicidade plena, baseada não na perfeição, mas sim, no crescimento interior proporcionado pelos erros e dificuldades vivenciados. E essa é a grande mensagem do livro, o amadurecimento e a felicidade proporcionada pelo dia a dia, de forma que o autor nos mostra com destreza que, nossa jornada, mesmo repleta de falhas, pode nos levar a um futuro repleto de felicidade, a grande questão, é saber escolher por qual caminho trilhar.
Para aqueles que gostam de estórias envolventes e misteriosas, regadas a muito drama familiar, “Para Sempre Ana” é uma ótima escolha de livro.

Resenha completa em:

cristotola 23/08/2011

Para Sempre Ana
Um romance cheio de mistérios que você só compreenderá no final da leitura. Assim é Para Sempre Ana. Em uma cidade mística, Três Luzes, a história se desenrola em três momentos distintos no tempo. Serão três gerações de homens da mesma família e todos unidos à Ana.
A princípio, seu filho Caio parte em busca da mãe desaparecida. Caio, como a mãe, tem uma grande sensibilidade espiritual e recebe ajuda de um padre já falecido na direção que deve tomar em sua missão. Nesse momento a história afasta-se do período atual e começa a descrever a tumultuada vida de Ana e seu relacionamento com pai e filho. O leitor, como os personagens, tem emoções distintas com relação à Ana. A princípio ela parece ser uma aproveitadora que tem um relacionamento com um homem casado.

Para ler o restante da resenha:

Swan 23/01/2012

Todos os anos, no natal, o respeitado doutor Nestor Rigotti e sua esposa Márcia ofereciam um almoço e sua casa às famílias de seus pacientes e amigos no pacato vilarejo Três Luzes, lugar onde decidiram viver há mais de vinte anos, quando Carlos, filho do casal tinha apenas seis meses de idade. No ano de 1993, durante o ilustre evento que já tornara-se tradicional em Três Luzes, a chegada da misteriosa Ana provoca uma grande mudança na vida daquela família.
A moça tem em seus braços o pequeno Caio e exige que o filho dos Rigotti assuma a paternidade da criança, mas Carlos, não acreditando na palavra de Ana, tentará provar de qualquer maneira que não é o pai do menino. Seu relacionamento com Cris, uma jovem professora do vilarejo, está por um fio por causa de toda essa confusão e o rapaz fará de tudo para não perder a namorada. Mal sabe Carlos que toda essa situação pode ser mais complicada do que ele imagina.

Minha opinião? Devo confessar que, no começo, o livro não me animou muito, por haver algumas reflexões e diálogos com teor demasiado filosófico, o que, particularmente, não me agrada muito. Mas à medida que progredi na leitura, me senti cada vez mais cativa, envolvida pela teia de segredos e mistérios que rondam o vilarejo Três Luzes e seus habitantes.
A estória é bem estruturada, o enredo é criativo e os personagens têm personalidades bem distintas, e nos lembram das inúmeras facetas que o ser humano pode assumir. No início Ana se mostra de forma a nos provocar desconfiança, mas depois que conhecemos sua história e seus segredos nossos sentimentos por ela se abrandam. O mesmo acontece com relação aos outros personagens. Todos têm seus segredos e, à medida que estes são revelados, nossa opinião a respeito daqueles que os guardam, também vão se modificando. A narrativa é feita em terceira pessoa com diálogos inteligentes, utilizando uma linguagem requintada, um tanto formal, que denota um cuidado ímpar por parte do autor. É o tipo de leitura que merece se lida com calma e com a mente aberta, digerindo as informações apresentadas, compreendendo e aproveitando cada parte. Ótimo livro!

Carlos Aglio 22/01/2012

Depois de ler Para sempre Ana, fica-se com a sensação de para sempre mesmo!
CARMACH, Sergio. Para Sempre Ana. Rio de Janeiro, Caravansarai, 2011.336 pag. (ISBN 978-85-89862-51-6)

A história de Para sempre Ana é muito envolvente, do primeiro ao último capítulo. À medida que ia lendo, algumas vezes pensei comigo hipóteses óbvias sobre o desenrolar da vida das personagens, mas todas as vezes eu estava equivocado e a história era outra. E fui constatando a cada capítulo que o autor nos surpreende com novas revelações, desfazendo e refazendo o emaranhado da trama, envolvendo Ana, os Rigotti e os triluzianos (o povo de Três Luzes, local onde acontece a maior parte narrativa).
Como aprendiz de escritor que tento ser, fiquei com a impressão que o autor escreveu o romance impregnado de sentimento quando da descrição dos fatos, das personagens e do local, não se importando muito com algumas das regras da chamada literatura. Digo isso, baseado na minha observação pela forma da escrita de Sergio Carmach, por alguns dos diálogos das personagens, pelo emprego de alguns adjetivos já um pouco “gastos pelo uso comum” e por um aposto de explicação do que seriam os paralelepípedos. Mas não se trata de uma crítica de minha parte (quem sou eu!) e sim uma observação de quem sempre ouviu dizer nos cursos da vida que todo texto literário deve ser cortado dos excessos. E desta forma, assim como pregam que escrever é a arte de reescrever, fica a sugestão de uma revisão de modo que numa próxima edição Para sempre Ana fique ainda melhor do que é.
De qualquer forma, se minhas observações seriam pertinentes ou não, o que importa é que o sentimento impregnado em Para Sempre Ana fica impregnado na cabeça da gente. Tenho a sensação que este será um livro que jamais me esquecerei do seu enredo e de seus personagens.

Tudo leva a crer que Para sempre Ana é para sempre mesmo!

By Carlos Aglio, em 21/01/2012.