Marcada a Fogo

Resenhas - Marcada a Fogo

1 | 2 | 3 | 4

Cia do Leitor 28/01/2012

MARCADA A FOGO
Josy Tortaro usou o cenário brasileiro para dar vida ao seu livro, (o que muito me agradou, porque amo meu Brasil) conhecemos através dele as Cataratas de Foz do Iguaçu (podem acreditar do jeito que ela descreveu parecia que eu estava presente fazendo um tur).

Marcada a Fogo conta a estória de Tamires do Valle, 33 anos, casada com Gustavo do Valle um empresário em ascensão, mãe de Sofia do Valle uma doce e encantadora menina de 2 anos. Tinha a vida perfeita ao lado de sua família perfeita. Nunca pensara que seu passado um dia viraria sua vida de cabeça pra baixo.

Ainda criança, com 3 anos de idade, Tamires foi encontrada sozinha por Roberto, um guia do parque Nacional do Iguaçu, nas pedras próxima as Cataratas, a menina chorava muito, não lembrava quem era ela, quem era seus pais, nem o que havia acontecido com ela. Sua vida antes disso era uma incógnita. Sua única ligação com o passado era uma pedra de Ametista que carregava consigo desde então.

Por anos, enquanto viveu no orfanato, essas torturantes perguntas martelavam em sua cabecinha inocente, os constantes pesadelos com pessoas que nunca vira atormentava-a diariamente.
Até que ela já adulta e longe do orfanato, conhecera Gustavo do Valle em uma de suas inúmeras visitas às Cataratas e o destino os laçou, casaram e dessa união nasceu à bela Sofia. Tudo estava perfeito até agora...

Era notícia em todos os meios de comunicação o alinhamento dos planetas e coincidentemente em uma noite tempestuosa a pedra de ametista irradiou uma luz incandescente e coisas estranhas começaram a acontecer na vida de Tamires.
Tudo começou a mudar após um acidente... O comportamento de seu marido, o seu próprio comportamento, as suspeitas, o medo e algo inexplicavelmente mágico.
As omissões e mentiras estavam presentes em sua vida até então perfeita. Todos os novos acontecimentos giravam em torno de seu passado que estava prestes a ressurgir.
E a única saída pra salvar sua vida e de sua família era a Verdade e com ela a confiança. Ou seria o fim de tudo?

Josy Tortaro escreveu seu livro com o coração, cada personagem teve um papel especial e era uma peça de um quebra cabeça a ser montado com zelo e astúcia.
A autora explorou de cada personagem as qualidades e defeitos, as inseguranças, o emocional, as ansiedades, o lado místico e criou uma historia de emocionar até os mais céticos.
Teve um carinho especial com o casal “do Valle” que acima das dificuldades e “novidades” o amor era supremo. Uma relação que estava vivendo mudanças, não só de comportamento, mas com revelações que mudava aos poucos suas vidas e de todos ao redor deles.
Posso dizer que, Marcada a Fogo é um livro misterioso, romântico e muito sensual. Tamires compartilhou conosco as aflições de seu passado e o amor caliente com seu marido, a amizade por sua amiga Carolina e a atração por Alexandre, as novas descorbertas e grandes decepções... Foi tudo muito intenso, me senti no corpo de Carolina, sua melhor amiga, louca pra entrar no livro e ajudar.

Confesso que fiquei feliz por saber que teremos continuações, assim, poderei curtir essa aventura com muitas pitadas de romance, suspense e erotismo. Afinal estamos falando de uma Saga, a Saga dos Quatro elementos.
Aprovadíssimo, eu recomendo!
Josy.Stoque 23/01/2012minha estante
Poxa, que resenha fantástica! Obrigada, Nizete! bjossssss

Cia do Leitor 23/01/2012minha estante
Eu que agradeço por esta maravilhosa leitura!
Parabéns pelo livro Josy e sai da internet pra escrever logo a continuação!! rsrs

Josy.Stoque 24/01/2012minha estante
hahaha as continuações estão prontas e registradas, inclusive! os certificados chegaram hoje pelo correio, fiz até um post! Estou terminando de editar, apenas, o desfecho para registrar também e então, partirei para uma história nova! :D Obrigada pelo apoio!!!! bjos

Silvia 13/08/2012minha estante
Depois que li este livro virei fã de carterinha da Josy Tortaro.

Cia do Leitor 13/08/2012minha estante
Como não virar? ela é ótima! Estopu ansiosa pela continuação. Breve!!

ricardo_22 19/11/2011

Resenha - Blog OverShock
Marcada a Fogo (Os Quatro Elementos), Josy Tortaro, 1ª Edição, Praia Grande-SP: Editora Literata, 2011, 282 páginas.

Não é de hoje que estava ansioso para ler o primeiro livro da série Os Quatro Elementos, da parceira Josy Tortaro. Há meses atrás conheci seu trabalho, e posso dizer que acompanhei todo o trabalho de divulgação e publicação de seu livro, mas ainda assim me surpreendi com o que encontrei. A autora é formada em Comunicação Social e desde a adolescência a leitura faz parte de sua vida, e assim surgiu seu primeiro trabalho literário: Marcada a Fogo.
A primeira protagonista da saga é Tamires do Valle, uma mulher de 33 anos que foi encontrada no Parque Nacional do Iguaçu ainda criança, com apenas a roupa do corpo e uma pedra ametista, que esteve ao seu lado durante toda a vida. Depois de passar anos em um orfanato, ela muda de vida ao se casar com Gustavo, um rico empresário da cidade de Foz do Iguaçu. O casal possui uma filha chamada Sofia, e juntos têm uma vida feliz até que um acidente muda completamente o rumo da família do Vale. “Descobriu que a ametista trazia amor profundo, felicidade, riqueza, coragem, paz interior, autodisciplina e agilidade de pensamento. Isso era muito intrigante porque se sentia cercada de cada uma dessas características, principalmente quando tinha seus acessos de fúria. (pág. 18)”.
Um pesadelo atormentava constantemente as noites de Tamires, até que um dia, nas vésperas do Natal, ela acorda após passar por esse momento mais uma vez, e vê a ametista iluminando o quarto. Ela resolve ir até o Parque Nacional do Iguaçu, onde sofre um pequeno acidente, o que também acontece com Gustavo, ao tentar salvá-la. Enquanto se recuperam do acidente, o astrônomo Pedro Tosquini descobre que o raro alinhamento planetário está para acontecer e Tamires enfim percebe que há muita coisa que ela precisa saber sobre a própria vida. Há muitas verdades que estão ocultas. Há muitos mistérios que precisam ser desvendados, e assim que desenvolve a história. "Todas as vidas do universo estavam entrelaçadas. Desde um micro-organismo até o maior astro, tudo estava exatamente onde deveria estar e mantinha o equilíbrio entre existência e desenvolvimento. Era a essência da vida. (pág. 82)".
Como disse no inicio da resenha, me surpreendi com Marcada a Fogo desde o inicio. Pela sinopse já imaginava do que se tratava, porém a história criada pela Josy foi muito além das minhas expectativas e com o fim da leitura ficou o desejo de continuar lendo a série, pois ela teve um inicio incrível e tenho certeza que a continuação será tão incrível quanto.
Para uma estreante, Josy se saí bem com sua escrita e acredito que ela terá um futuro brilhante pela frente, o que me deixará feliz por ter feito parte do inicio dessa carreira. Mas o que importa, é que ela consegue envolver o leitor do inicio ao fim com sua história, história essa que é recheada de amor, amizade, mistério, sentimentos e o melhor: um pouco de magia apenas para engrandecê-la, o que eu sabia que teria, mas que foi além do que esperava. A forma como Josy descreve as personagens e seus sentimentos, e lugares, também é perfeita, literalmente. Há sim alguns erros de digitação, mas nada que atrapalhe a leitura, além de que, é algo que pode ser consertado no futuro.
O que mais foi elogiado nas demais resenhas que li sobre o livro, foram as personagens, que como já disse foram muito bem descritas pela autora e cada um possuí algo interessante a passar aos leitores. Entretanto, a que mais me agradou (e acredito tenha agradado a todos) foi Sofia, a filha de Tamires e Gustavo. Recentemente, a Josy postou sobre a Sofia em seu blog, dizendo que muitos haviam gostado da garotinha, porém eu confesso que imaginei que ela aparecesse apenas no inicio/final da história, mas é completamente diferente e Sofia é uma personagem que ficará pra sempre na memória, não tenho duvidas. É sim uma pequena participação, mas capaz de conquistar a todos. Outra personagem muito interessante é Carolina, melhor amiga de Tamires. É uma pessoa comum, no entanto que tem grande importãncia na história. Alias, o livro possui muitos personagens, que no começo pode até parecer confuso, mas isso logo se torna comum.
A história em si caminha muito bem, porém achei o final rápido, e é justamente por isso que não avaliei o livro como Ótimo. Sei que posso estar sendo exigente, mas a história estava muito boa e quando percebi já havia acabado. Alias, Marcada a Fogo é o tipo de livro que mesmo quando não se está lendo, ficamos com o pensamento longe imaginando o que está para acontecer, afinal, também há realismo nisso tudo.
Só há elogios para com o primeiro livro dessa série, e como já disse aposto todas as minhas fichas no sucesso de Josy. Só elogios também em relação a capa, criada por Renato Klisman, que tem tudo a ver com a história. No fim, Marcada a Fogo é altamente recomendado, sobretudo por ter uma ótima aventura e muita coisa interessante para passar, o que também acontecerá em Filho da Terra (previsto para Outubro de 2012), Ilha de Ar (previsto para Outubro de 2013) e Universo de Água (previsto para Outubro de 2014).

Comente no blog: http://overshock.blogspot.com/2011/11/resenha-54-marcada-fogo.html
Josy.Stoque 19/11/2011minha estante
Obrigada, Ricardo, pela resenha incrível!
bjoss

Jesimiel 03/12/2011minha estante
Qual erros de digitação? Eu não achei nenhum, poderia dizer em que páginas?

Josy.Stoque 16/12/2011minha estante
Tem mesmo alguns, acho que uns três, mas estou providenciando as correções para a próxima edição.

Josy.Stoque 11/09/2013minha estante
Obrigada, Ricardo, pela ótima resenha. Beijos

Jung Angel 01/07/2012

Minha Opinião sobre:'Marcada a Fogo '
O Livro conta a história de Tamires. Ela foi encontrada aos três anos nas Cataratas do Iguaçu lembrando-se apenas do próprio nome e com uma ametista em seu peito.

Tamires do Valle tinha uma vida perfeita, um marido rico, uma linda filha, um casamento de amor e cumplicidade, uma vida na alta sociedade e uma melhor amiga que todas as pessoas desejam ter, mas, nada é assim tão perfeito quando olhado de perto.

"Eu era seu sol. Aquecia seus corações. Iluminava suas almas. Faziaos sorrir apenas por existir. Aquele momento de união me mostrou que nunca ficaria sozinha de novo. E não haveria nada a temer dali para frente." (Pág //)

"Eu estava viva? Já havia me iludido antes. Como saberia que aquela tortura finalmente terminara? Contrariando minhas dúvidas, minha mente também estava muito clara e ciente de tudo que se passara até ali. "(Pág //)

P.S:
Gosto muito da capa, além de ser linda tem haver com a história do livro. Não posso falar da diagramação e nem dos detalhes da capa e do livro, pois como disse li ele em E-book, mas a diagramação do e-book é muito bonita e agradável.. A Leitura é fácil e rápida, a história prende atenção até o final.

Gostei do livro, quando começou a falar sobre as pedras, planetas, elementos me deixou curiosa e interessada por gostar do tema, 'Marcada a Fogo' é um livro sobre Amor, Provações, Descobertas, Família ... Sobre o que realmente importa! Sobre abaixar a cabeça e aceitar a vida aparentemente perfeita que tem ou correr atrás da verdade sem medo do que o futuro tem preparado pra você.

Demorei um pouco pra ler (por que eu sou uma chata pra ler no pc), mas enfim eu li e aqui está a resenha. Queria e quero muito o livro em papel, ele está na minha lista de desejados.

➟Encerro meu depoimento deixando um grande abraço para a autora Josy Tortaro e não posso esqueçer de agradecer pelo prazer da leitura e desejar muito sucesso no lançamento e na seqüência e termino da Saga.

➟Quando recebi o e-book, dei minha palavra de que não o repassaria, e assim farei. Por isso, não adianta me mandar e-mails pedindo. Compre a obra! Leia e descubra você também o segredo de Tamires.

site: https://lendocomaangel.blogspot.com/
Josy.Stoque 14/11/2011minha estante
Ain sua linda, que resenha maravilhosa!
Obrigada!!!!!!!!!!!!!!
Fiquei tão emocionada rsrsrs
Ano que vem sai a sequência!
bjossssssss
Josy Tortaro
Autora da saga Os Quatro Elementos

Jung Angel 15/11/2011minha estante
Fico feliz que tenha gostado da minha resenha!
Desejo de Coração muito sucesso a você com Marcada a fogo e sua continuação! Bjus

Josy.Stoque 01/07/2012minha estante
Obrigada, Angel, sua linda, pela resenha. bjos

Lina DC 01/09/2013

Preciso confessar que não conhecia a escrita da autora Josy Tortaro e não sabia muito bem o que esperar. Fui positivamente surpreendida por uma escrita fluida, coesa e viciante.
Uma trama que envolve elementos da natureza, uma batalha entre o bem e o mal e o segredo sobre o passado esquecido de Tamires.
Com personagens intrigantes, alguns deles com características dúbias e instigantes, o livro inicia uma saga que promete. Com Foz do Iguaçu como cenário principal, a trama despertou o meu interesse e fez com que eu não conseguisse largar o livro até chegar ao final. Final que me deixou dividida e em dúvida em relação ao caráter de vários personagens.
Tamires é uma contradição: em alguns momentos é muito frágil e em outros é tão forte que parece outra pessoa. Gustavo é passional, meio homem das cavernas, mas esconde segredos importantes. A filha desse casal é muito fofa e rouba cena.
Alexandre... bom, eu ainda não sei o que pensar dele. A Carol é a definição de humano. Ela é amiga, mas sofre com um amor não correspondido. Demonstra ciúmes e dor, mas tenta superar os seus problemas em nome daqueles que ama.
Uma história complexa, bem desenvolvida e que com certeza prende a atenção do leitor.
Em relação a diagramação, revisão e layout a editora está de parabéns pelo trabalho. A capa chama a atenção e trabalha diretamente com o primeiro elemento.
Josy.Stoque 02/09/2013minha estante
Feliz demais com sua resenha, obrigada, querida. Beijos

Lina DC 25/02/2014minha estante
Oi Josy amei o seu livro. Preciso desesperadamente ler os outros rs
Bjkas

Fernanda 02/12/2011

Resenha: Marcada a Fogo (Josy Tortaro)
Bom dia, Caçadores!
Hoje a resenha é de autora nacional!
E o livro tem o poder do fogo!
Vamos começar?

Classificação:
Capa: 8.0
Conteúdo: 9.0
Diagramação: 7.0

Sinopse: A VERDADE. Essa é a busca de Tamires do Valle. Encontrada sob as cataratas de Foz do Iguaçu, uma névoa paira sobre sua origem. A ametista é o único elo com seu passado. Pesadelos atormentam suas noites constantemente. Seriam lembranças adormecidas ou tormentos de uma alma inquieta? Uma vida feliz ao lado do marido Gustavo e da filha Sofia não seria o bastante? Um alinhamento planetário é previsto por Pedro Tosquini, um renomado astrônomo brasileiro, exatamente no momento em que estranhos acontecimentos a despertam para uma realidade antes desconhecida. Eventos místicos e sobrenaturais revelam o caminho para a verdade. Nele terá que enfrentar a dúvida, o medo e a morte. Descobrirá o que é ser enganada por quem mais confia. E terá duas escolhas a fazer. UMA HISTÓRIA DE MISTÉRIO E MAGIA QUE TEM COMO PANO DE FUNDO UM CENÁRIO PARADISÍACO.
O interessante de Marcada a Fogo é a mescla de narrador observador com a narração do narrador personagem, que primordialmente é Tamires, porém outros personagens apresentam suas sensações e impressões durante a história.

Veja a resenha completa:
Josy.Stoque 02/12/2011minha estante
Obrigada, Amada! Sua resenha ficou um arraso!!!!
Emocionada!
bjos

Josy.Stoque 26/09/2012minha estante
Essa resenha é de chorar!
É muita emoção, sua linda. bjos

CooltureNews 15/01/2012

Publicada no www.CooltureNews.com.br
Por: Junior Nascimento

Como eu disse no post onde falei sobre o lançamento deste livro, trombei por acaso nessa nova série, através de uma conversa entre perfis de blogs que sigo e o perfil da série. No mesmo momento entrei no site para conhecer um pouco sobre a série, afinal sempre tive uma grande atração por coisas relacionadas aos Elementos. Após ler a sinopse já entrei em contato com a autora e firmei uma parceria com o Coolture, e fui um dos primeiros a comprar o livro, pena que não pude ler antes… a fila estava enorme!

Como sempre digo, os autores nacionais estão surpreendendo, Josy me surpreendeu com uma trama muito bem elaborada e repleta de mistérios, um pouco demais pro meu gosto, afinal sou ansioso demais e dificilmente tenho paciência para esperar todas as resoluções. Os personagens são muito bem elaborados, tanto que em alguns momentos minha única vontade era estrangular alguns (Gustavo, é com você mesmo!).

Tamires é uma das personagens mais fortes que já encontrei, acho que isso se deve por se tratar de uma mulher e não uma adolescente como temos encontrado quase sempre nos livros com temática fantástica. O fato dela ser mãe ajudou e muito na concepção desta personagem mais madura e decidida, sem contar que Sofia é o alívio durante todos momentos de tensões no livro, só achei estranho o fato dela ter somente 2 anos e ser tão bem desenvolvida.

Tamires tem uma vida perfeita, um marido e uma filha que ama mais do que tudo, uma vida financeira extremamente equilibrada e faz parte da alta sociedade de Foz do Iguaçu. Porém não conhece seu passado, foi encontrada aos 3 anos vagando perdida no Parque do Iguaçu, criada até os 18 anos em um orfanato e sua vida, podemos dizer, começou ao conhecer Gustavo que pode proporcionar tudo isso que citei acima. Porém Gustavo também guarda um segredo.

A vida de Tamires e Gustavo começa a desandar após a aproximação de um evento mistico, o alinhamento de todos os planetas do sistema solar. Nesta mesma época Tamires se descobre portadora de um grande poder, porém seu instinto de sobrevivência a “aconselha” a manter segredo e distância de Gustavo.

A trama é completamente fluída e deliciosa, os questionamentos e divagações dos personagens são complexos e detalhados tornando os mesmos ainda mais reais aos nossos olhos. Não vejo a hora de ler a continuação que está prevista para Outubro/12
Josy.Stoque 15/01/2012minha estante
Ahhh que demais!!!!
Obrigada!!! Amei!!!
bjossssss

Josy.Stoque 29/03/2012minha estante
Obrigada pela resenha, Juninho! bjos

SahRosa 22/07/2013

vida de Tamires do Valle era perfeita e invejada por aqueles que viam a felicidade estampada em seu rosto, do seu marido e de sua filha. Uma vida cheia de glamour e amor, mas que mesmo assim, não consegui preencher totalmente o vazio que Tamires sentia, afinal, como viver sabendo que você não possui um passado? Sem qualquer vestígio de sua história, Tamires se sentia cheia de dúvidas e tristeza, pois jamais conseguia entender qual era sua origem, a onde estava seus pais e o mais importante: Por que foi deixada sozinha ainda tão pequena?
Sua maior pista é a inseparável ametista, que estranhamente consegue-lhe trazer paz e conforto, como se de algum modo, ela fizesse parte de sua família.

Quando terríveis pesadelos voltam a assombrar Tamires, lhe revelando uma boa parte de suas origens e até mostrando o possível rosto de sua mãe, ela decide ir atrás de seu destino, descobrir de uma vez por todas, a verdade. E essa verdade, esta ligada a ametista, que passa a emitir um brilho intenso e que estranhamente consegui despertar algo poderoso em Tamires, como se uma chama intensa existisse em seu corpo.

Mas a verdade se mostrará um desafio cheio de surpresas e muitas delas mudaram completamente a vida que Tamires acreditava que tinha. Será ela capaz de aceitar o fato de que o homem a qual ama, é na realidade um mentiroso? Até que ponto Gustavo, sabe toda verdade?

***

Há apenas uma palavra que define Marcada a fogo: Viciante! Quando iniciei a leitura do livro, eu já tinha altas expectativas, mas acabei-me envolvendo de tal forma, que fiquei encantada com as palavras de Josy Tortaro! Com uma escrita fluida, rica em detalhes, Josy transporta facilmente seu leitor para o mundo de Marcada a fogo, revelando assim, um enredo bem estruturado, personagens cativantes e segredos repletos de magia!

Achei incrível a interação entre os elementos, as pedras e a magia, que foram tão bem moldadas, que a leitura foi passando tão rápido, que quando eu notei o livro já havia sido concluído e que aliais terminou com um ótimo gancho para o segundo livro e estou louca para continuar a leitura, acompanhando assim o destino de Tamires e os demais personagens. Possuindo duas narrativas intercaladas, Marcada a fogo, é narrada horas por Tamires, horas por um narrador observador, onde podemos assim ter uma visão maior dos sentimentos da protagonista e dos demais personagens. Digo mais, nem todo o autor consegue essa façanha de ter os dois tipos de narrativa em seu livro e se mostrar um talento em ambas! Mas Josy Tortaro ao ver é uma escritora de mão cheia, e me cativou em ambas as narrações. Ficando impossível de desgrudar de Marcada a Fogo!

Quanto à personagem principal (Tamires), ela foi a que mais me cativou. Com seu jeito forte, destemido, uma mulher confiante e cheia de si! Gostei muito do modo como a autora a desenvolveu, e quando conhecemos um pouco do passado de Tamires, passei a partilhar de sua dor.

Para quem procura um romance cercado de fantasia e ótimos personagens, não pode deixar de ler Marcada a Fogo, que me conquistou de inúmeras maneiras, posso dizer que minhas expectativas foram superadas e me surpreendi a cada capítulo. Uma leitura capaz de marcar seu leitor e posso dizer com sinceridade, que Marcada a Fogo é um dos melhores nacionais que tive o prazer de ler!

site: http://www.daimaginacaoaescrita.com/2013/07/resenha-marcada-fogo.html
Josy.Stoque 02/09/2013minha estante
Que resenha mara, obrigada. bjos

SahRosa 19/11/2013minha estante
Obrigada!

Aldemir Alves 28/06/2012

Marcada a fogo de Josy Tortaro, tem como pano de fundo um cenário paradisíaco, nacional. Foz do Iguaçu, as belas cataratas, que são uma das maiores belezas naturais do nosso lindíssimo BRASIL!

Confesso que no começo da história, me perdi. Isso pelo crescimento rápido de Tamires, e o enigma da Ametista, que me deixou boiando... Mas continuando com a leitura, me reencontrei de novo. Na verdade abri a minha mente para a história, que me parecia meio empacada. ^^

Depois das 40 primeiras páginas, as coisas melhoram bastante na leitura, Tamires começa a ver o mundo com “outros olhos” o alinhamento interplanetário revela verdades sobre ela, às coisas ficam interessantes ao extremo depois que descobrimos que Gustavo (O marido de Tamires) Também esconde um grande segredo que deixará a trama ainda mais excitante!

Não vou priorizar o enigma da pedra Ametista, pois apesar do livro focar esse acontecimento, a história não precisa ficar presa em cima desse fato; há verdade é que o ponto forte do livro é o romance entre Tamires, Gustavo e o tal de Alexandre kkk... Marcada a fogo nos brinda com uma grande explosão de sentimentos – Bons e ruins - Sei que não têm muito a ver, mas Tamires às vezes me lembrou daquele filme “Sin CiTy” isso pelos pensamentos confusos, de curtos intervalos que atormentam a mente da moça. Mas não posso culpa-la por isso, afinal Tamires só descobre o seu propósito de vida no final. (muito bom o final, trás o sentido do livro, também mistura um pouco de mitologia, magia e etc. O que me atrai muito em um livro).

Finalizando: Josy Tortaro acertou logo de Inicio, o seu primeiro trabalho é ótimo, não é um livro apenas para “meninas”. Marcada a fogo pode agradar a todo tipo de leitores – jovens, adultos, idosos e etc (:

(Recomendo!!!!)
Josy.Stoque 28/06/2012minha estante
Ain Meu Deus!!!!!! Amei sua resenha!!!! Você é um divo!!! Fico feliz que tenha percebido meu toque de realidade com misticismo! Obrigada!!! bjos

Aldemir Alves 29/06/2012minha estante
Muito obrigado por ter gostado da minha avaliação, eu queria falar mais, mas é complicado, sempre fica aquele medo de cometer spoilers, kkk

O livro é muito legal; o misticismo, mitologias, contos de fadas e etc, me fissuram, amo isso! ^^

Elton Moraes 27/04/2012

Saga Os Qu4tro Elementos - Marcada a Fogo
Olá, pessoal.
Hoje tenho mais uma resenha para apresentar a vocês. Falarei de Marcada a Fogo, da série Os Quatro Elementos. Que conheci por acaso, enquanto estava fazendo uma pesquisa para o segundo livro da série Crônicas de Onyx. E quando vi “Bum!”, apareceu a série de Josy Tortaro e me apaixonei instantaneamente pelos quatro livros.
Desde que conheci o trabalho da Josy e que a conheci (pela internet), não pude descansar enquanto não comprasse o livro dessa linda. Passei horas conversando com a escritora sobre o livro, e no fim nos tornamos grandes amigos (né Josy?). Apesar da minha demora a adquiri-lo, consegui, li e aqui estou para resenhar esta magnifica obra.
Então, vamos lá pessoal, e curtem a resenha.

Descrição:
Título: Marcada a Fogo
Série: Os Quatro Elementos
Autora: Josy Tortaro
Editora: Literata
Páginas: 280

Resenha: Uma vida. Uma pedra. Um passado obscuro. Tamires do Valle possui uma grande paixão pela ametista, uma pedra lilás que é o único elo com seu passado. Desde que foi encontrada nas cataratas de Foz do Iguaçu ela tenta desvendar seu misterioso passado. Mas, depois de anos de tentativas, já nos seus 33 anos, as coisas passam a mudar quando sua ametista se ilumina após um pesadelo. Daí em diante ela terá que trilhar um caminho místico, onde poderá encontrar as respostas que tanto busca.

Josy Tortaro nos apresenta uma ideia muito original, cheia de intrigas e mistérios, onde deixa os leitores presos a cada página. Vemos uma personagem que, aparentemente, possui uma vida normal e satisfatória passar a se encontrar em caminhos pedregosos, antes escondidos sob a névoa da mentira e do medo.

O livro é dividido em 27 capítulos, mais prólogo e epílogo, sendo narrados tanto em primeira pessoa (por Tamires) quanto em terceira pessoa. Isso nos faz conhecer ainda mais os sentimentos profundos da protagonista e passamos a conhecer também mais profundamente os desejos, sonhos e sentimentos dos outros personagens – como os de Gustavo, Alexandre e Carol (pobre Carol).

Acho que a série tem chances de se tornar um grande seriado ou filme; haveria muitos fãs em volta das telas para assistir, com certeza (eu seria um).

Apesar de alguns erros de português, que podem passar despercebidos, a leitura flui com facilidade, levando-nos a descobrir sentimentos que poderiam existir até mesmo dentro de nós mesmos. Com certeza, esse é um livro que poderá fazer você enxergar além do que simplesmente o amor e a desconfiança, é um livro que nos desperta para questões ambientais também, mostrando-nos o quanto é bela a natureza, e o quanto precisamos guarda-la.

Bem, acho que falei o suficiente.
Se eu continuar a escrever estarei entregando spoiler.
Espero que tenham gostado.
Até a próxima!
Josy.Stoque 27/04/2012minha estante
Obrigada, querido, linda resenha! bjos

Elton Moraes 27/04/2012minha estante
De nada Josy. E obrigado também! bjos

Silvia 27/04/2012

Marcada a fogo
Amei o livro, foi intenso do início ao fim. E eu adoro esta qualidade em um livro, quando você começa a ler e não consegue desgrudar, sente sede de devorar as páginas.

Tamires é uma mulher deslumbrante, linda, sensual, tem uma família perfeita ama seu marido Gustavo e sua adorável filhinha Sofia. Mas tem um mistério que assombra sua vida. Tamires foi encontrada aos 3 anos de idade perdida nas Cataratas de Foz do Iguaçu, sem memória, e com o único elo que a liga ao passado uma Ametista. Aos 33 anos de idade Tamires começa a desconfiar que a sua vida inteira foi uma mentira, que segredos obscuros estão por traz de seu passado? Porque após o anunciamento de um grande Astrômono sobre o Alinhamento Planetário, sua Ametista começou a dar estranhos sinais, como se estivesse acordando? E porque passa a ter certeza que seu marido Gustavo carrega uma grande culpa?
Venha desvendar estes segredos em uma saga que, com toda a certeza vai te conquistar: Os quatro elementos/Marcada a Fogo I. Boa leitura.
Josy.Stoque 27/04/2012minha estante
Obrigada, querida, adorei sua resenha! Fico muito feliz que tenha gostado. bjossss

Telma 21/05/2012minha estante
hmmmm...
essa resenha me deu água na boca, pelo livro.

Linny 16/11/2011

Diferente e Criativo.
Em Marcada a fogo conhecemos a história de Tamires do Valle uma moça de trinta anos, casada com Gustavo um rico empresário e mãe da pequena Sofia. Ela foi criada em orfanatos por quase toda a sua infância e adolescência e foi exatamente neste local onde conheceu sua melhor amiga Carolina.
Tamires não conhece o seu passado completamente, a única lembrança que ela têm segue a partir do momento em que fora encontrada ainda criança, por Roberto um guia, nas Cataratas de Foz do Iguaçu usando a roupa do corpo e segurando uma pedra preciosa misteriosa. Desde então ela convive quase que regularmente com pesadelos estranhos que poderiam ser lembranças de um passado desconhecido.
A vida de Tamires estava perfeita até que um acidente nas Cataratas de foz do iguaçu a põe à frente de descobertas um tanto reveladoras quanto assustadoras e o único que parece saber a respeito de sua antiga vida é Pedro Tosquini um astrônomo,só que certos acontecimentos a fazem não poder entrar em contato com ele.
Aos poucos Tamires vai notando o quanto é diferente das outras pessoas e que possui dons como também uma forte relação com a pedra Ametista e que esta é a chave de seu passado. Ao mesmo tempo, seu marido Gustavo se mostra bastante obcecado por ela tanto que chega a praticar atos insanos e também que guarda um segredo obscuro. Contudo seu cunhado Alexandre parece conhecer o segredo do irmão e discordar disso, assim ele se mantém mais próximo da cunhada tanto por aproximação como por atração.
Com sua vida virada de cabeça para baixo devido os surpreendentes fatos ocorridos e uma doença sem explicação faz com que Tamires fique doente. E um misterioso biólogo que chega a cidade a procura dela chamado Marcel Vieira, parece trazer o começo das descobertas de sua vida e sua verdadeira missão na Terra.
Esse livro foi muito surpreendente para mim porque não é parecido com nada que eu já tenha lido. Tem uma história sobrenatural completamente diferente e nova que faz o leitor o tempo todo desde as primeiras páginas torcer e ansiar pelas revelações do misterioso passado da personagem principal.
Adorei a Tamires que foi uma personagem forte e determinada, como também Carolina que se mostrou ser uma pessoa fiel na amizade e de mente aberta.Não posso deixar de comentar na fofíssima Sofia que foi uma personagem graciosa e importante, Marcel que segue o mesmo conceito da filha de Tamires e Alexandre também caiu no meu conceito apesar de não confiar totalmente nele =) Agora Gustavo...não gostei nem um pouco, mesmo sabendo de seu segredo continuo o achando um sem caráter.Rs. Outra personagem que não mencionei por parecer pouco neste livro foi Susane Viera que possui certos dons de prever acontecimentos, mas que com certeza nos próximos livros ela terá um grande papel de importância na história.
Recomendo para todos aqueles que apreciam um livro com suspense, magia e que cativa o leitor a cada página lida.
Josy.Stoque 16/11/2011minha estante
Obrigada, Linny, pela resenha linda! bjos

Silvia 15/11/2012minha estante
Eu tbm li este livro, gostei muito
foi para os favoritos.

PS: os (as) autores (as) nacionais estão escrevendo cada dia melhor.

Josy.Stoque 22/10/2012minha estante
Adorei, Tâni!!! Que linda resenha. Obrigada, linda. Beijos!

Marcia Luisa 27/09/2011

“Sim. Havia fogo em meus olhos. Um fogo revelador que me fazia enxergar além.”
Tamires do Valle tinha uma vida perfeita: um marido rico, uma linda filha, um casamento de amor e cumplicidade, uma vida na alta sociedade e uma melhor amiga que todas as pessoas desejam ter. Porém, nada é assim tão perfeito quando olhado de perto.
Tamires foi encontrada aos três anos nas Cataratas do Iguaçu lembrando-se apenas do próprio nome e com uma ametista em seu peito.
E aí que está o grande mistério de Marcada a Fogo. Qual o poder dessa pedra? Qual sua importância? O que ela tem a dizer sobre sua vida esquecida? Será que é imaginação de Tamires senti-la pulsar em sua pele, brilhar?
Sendo imaginação ou não, Tamires acorda de um horrível pesadelo em uma madrugada e segue para o único lugar que considera sua verdadeira casa: O parque onde foi encontrada. A ametista lhe diz que tem que ir para lá... O lugar a chama... Sua casa lhe chama... Seu passado... Sua mãe...
Chegando lá, um acidente acontece e seu marido, Gustavo, a salva no último minuto. Como? Saberemos no decorrer da leitura. Outro mistério.

Vamos falar de Gustavo antes de seguir com o livro:
Eu adorei esse personagem. É o mais intenso do livro, o mais apaixonante e o mais... Angustiante.
Quando o ponto de vista do livro muda e a gente entra na cabeça dele, a gente percebe que ele tem um segredo. Ou dois, ou vários... Que ele tem um passado negro que esconde a todo custo de sua mulher... aiin... Isso vai complicar e ficar feio, ah, se vai... Principalmente quando vemos que ele a Ametista de Tamires não se dão NADA bem... POR QUÊ?

Quando Tamires acorda de um curto coma, assiste na TV que um astrônomo muito famoso e respeitado no mundo inteiro, Pedro Tosquini falando sobre um alinhamento, algo sobre a Era de Aquário e a nossa protagonista sente que ele está falando com ela... Sente que ele sabe as respostas para todas as suas perguntas sobre o passado...
E o melhor! Pedro já tem marcada uma palestra sobre o assunto em Foz do Iguaçu logo para o início do ano... Faltam apenas alguns dias... Logo ela saberá de tudo...

OU ISSO ELA PENSAVA.

Os dias que separam Tamires da verdade são emocionantes, cheios de descobertas, dúvidas, conflitos, traições e mais dúvidas sobre seu passado...

Algo está acontecendo com ela, dentro dela, mudando seu ser, seu jeito de ver o mundo... De sentir o mundo.
Seria magia? Misticismo? Seria apenas o despertar da vida?

Com as festas de fim de ano acontecendo, o casal do Valle tem que fingir que está tudo bem entre eles, que nada está mudando em suas vidas e que o destino não está trabalhando para que tudo que eles conhecem acabe.
Aí conhecemos melhor Carolina, melhor amiga de Tamires. Gostei muito dela, muito leal e com um passado triste que eu torço para conhecer melhor no decorrer da série. Sério, viu, Josy? Quero ver Carol arrasando em Os Quatro Elementos.
E conhecemos o irmão caçula e misterioso de Gustavo, Alexandre. O belíssimo Alexandre. Carol é apaixonada por ele, mas ele nem dá bola para a coitado. Meio que o odiei logo de cara por isso. Mas vendo como ele trata e parece amar sua sobrinha, fez com que se redimisse.
Ele e Gustavo têm segredos sobre o passado deles... E a tensão entre eles e Tamires só aumenta a cada página ou a cada palavra citada... Josy é uma autora-torturadora. Fez com que eu quisesse ler ainda mais rápido para saber o que vinha a seguir, qual era esse maldito segredo e o que os irmãos escondiam...

Marcada a Fogo intercala a escrita em terceira pessoa para primeira, quando quem conta a cena é Tamires. O que eu adorei... Pois assim podemos conhecer TODOS os personagens, conhecer seus pensamentos, desejos e passado, mas sem esquecer de quem é a história ali.

Com essa escrita, podemos conhecer Marcel e Suzane, dois personagens que estiveram conosco durante todo o livro, mas sem que soubéssemos quem eram ou o que faziam... Tudo que podiam notar era que eram duas pessoas – pessoas? – muito especiais e com poderes muito interessantes.
Sim, há superpoderes em Marcada a Fogo... E todo mundo parece ser especial de alguma maneira e ter um motivo para ser.

O que muito me agradou no livro foi a questão ecológica e o contato de Tamires e de todos os personagens com a Natureza. Gosto muito desse assunto e adorei ler também sobre astrologia e astronomia. São assuntos muito interessantes que eu acho que todo mundo se interessa.

Outra coisa que amei no livro foi o amor de Gustavo e Tamires. Se é que posso chamar aquilo de amor. Tá mais para vício, ar para respirar ou algo assim... Quando a gente acha que um vai conseguir se livrar do outro, eles são puxados um para os braços do outro de novo... E de uma forma, que meu Deus... Que sexy!
Olha esse trechinho para ter uma ideia:

“Amor, paixão, ciúme e sofrimento. E então, eu finalmente compreendi a célebre frase: “prometo ser fiel, amar-te e respeitar-te na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza”, mas eu acrescentaria antes de finalizá-la “no prazer e na dor até que a morte nos separe”.

O que menos me agradou em Marcada a Fogo: Alexandre e Gustavo descrevem a beleza deslumbrante de Tamires o tempo todo. A gente já tinha entendido o quanto ela era linda... Me incomodou ter que ler de novo e de novo o quão lindo eram seus olhos, sua pele de pêssego... Seu magnetismo... Sua sensualidade...

E um dos personagens, que não posso citar nome para não “spoleiar” se apaixonou MUITO RÁPIDO por ela, mudando sua personalidade indiferente, para todo Macho Alfa pronto para protegê-la. Acho que vai ter mais sobre esse improvável casal no decorrer da série, pelas páginas finais deu para se ter uma ideia... Mas não torço por eles, não. Gosto muito do Gustavo, feito ele o que fez ou não.

E Sofia, filha do casal de apenas dois anos, não me pareceu ter apenas dois anos na maior parte do tempo. Falava muito bem e tinha noção do que acontecia ao seu redor. Sem contar, que os pais pareceram esquecer dela para brigarem entre si. O que me irritou e muito, pois tanto Gustavo e Tamires muito e muito falaram o quanto amavam a linda menina.

O que devo dizer sobre Marcada a Fogo? A escrita de Josy Tortaro é incrível e viciante. Você não vai conseguir largar o livro até o final por conta de seus mistérios... E a cada página surge mais um!
Apesar de ser um livro fantástico, é muito real. Seus personagens são adultos e agem como tal. Muito diferente do que em muitos personagens de livros por aí.
E é um livro sobre o amor e suas provações. Sobre descobertas. Sobre família. Sobre o que realmente importa. Sobre abaixar a cabeça e aceitar a vida aparentemente perfeita que tem ou correr atrás da verdade sem medo do que o futuro tem preparado pra você.
Enfim, Marcada a Fogo me marcou.
Josy.Stoque 27/09/2011minha estante
Nossa, Marcinhaaaaaaaaa
amei sua resenhaaaaaaaaa
e que longa hahahaahaha
obrigada, amiga!
bjosssssss

Gisele Galindo 27/09/2011minha estante
Ain, logo termino a minha leitura.

Amei a resenha, parabéns, Marcinha!!!!

Amo o Alê!!!!! rs

Não duvido nenhum pouco q esse livro seja incrível. To na metade e amando!!!!

;)

bjs***