Meditações

Meditações Marco Aurélio

Resenhas - Meditações

Valério 22/02/2019

Brilhante
O fato de ter sido escrito pelo Imperador Romano Marco Aurélio, por si só, já bastaria para tornar este livro interessante.
Some-se a isso que Marco Aurélio não conhecia Jesus Cristo - provavelmente nunca havia ouvido falar - pois nasceu aproximadamente 90 anos depois de sua morte. E nesta época o Cristianismo não havia ainda sido difundido. Apenas em cerca do ano 313 o Cristianismo foi reconhecido em Roma como religião, por força do imperador Constantino, tornando-se a religião oficial no ano 380.
Não obstante, é notória a semelhança do pensamento de Marco Aurélio com o pensamento Cristão. Logicamente, não com a mesma perfeição, objetividade e simplicidade de Cristo. Mas seguindo o mesmo caminho. Exemplo: Onde Cristo afirma que o maior mandamento é amar uns aos outros, Marco Aurélio diz que existimos com o propósito de fazermos o bem para o próximo.
Ambos pregam que não devemos nos importar com as mazelas deste mundo.
Que a tudo devemos perdoar, que devemos ser tolerantes, buscar a verdade.
Li há algum tempo atrás o livro "Sócrates, Buda e Jesus", que pretendia demonstrar (e demonstrou) a similaridade das lições dos três.
E Marco Aurélio reforça o que acredito: A verdade é uma só e todos somos atraídos por ela. É absoluta, imperturbável, eterna.
Jesus a trouxe em sua máxima expressão. Os demais são expoentes que muito se aproximaram.
Marco Aurélio é mais um a comprovar esta tese.
Em seu livro, traz lições filosóficas de sabedoria, em uma abordagem direta e simples, muito prática, aplicável ao dia a dia.
É notório que é permeada pela mesma verdade absoluta trazida por Cristo.
Um livro fantástico e muito interessante.
Vale destacar também que Marco Aurélio não escreveu o livro para ser publicado ou divulgado.
Escreve para ele mesmo. Em muitos momentos, dá ordens para si próprio. "Não aja assim. Faça de tal modo. Você está à frente de um império. Aja com justiça.. etc"
Imperdível.
Henrique_ 22/02/2019minha estante
Adorei suas impressões, Valério! Vou adicioná-lo à minha lista.

Valério 22/02/2019minha estante
Fico feliz, Henrique. Tomara que corresponda às expectativas que criou pela resenha. rs.
Abs

JoAo.Padilha 16/09/2021

Pensamentos...
Leitura dificil, palavras não usadas mais hoje em dia, temas soltos. Essa é um pouco da dinâmica do livro que não é para qualquer um. Mas a grandiosidade nele apresentada, a profundidade de pensamentos apresentada pelo Marco Aurelio, faz dele aquela leitura "ler uma vez na vida".

Wemerson25 20/03/2024

Super valorizado
Penso que o livro traz alguns conceitos interessantes e aplicáveis, porém não espere muito pois o mesmo tem uma linguagem um pouco descolada da atual, como já é de se esperar.
O livro é um pouco denso em certas parte e bem simples em outras.
Os rodapés ajudam um pouco para quem não é habituado aquele período da história.
Esse definitivamente não é um livro que lerei novamente nos próximos anos.

Coringuinha3 07/04/2024

Um Labirinto de Sabedoria
"Meditações" de Marco Aurélio é uma obra clássica da filosofia estoica, oferecendo insights profundos sobre a natureza humana e a busca pela sabedoria.
No entanto, devo admitir que minha experiência com o livro foi desafiadora. Enquanto aprecio sua profundidade e significado, achei a linguagem e o estilo de escrita um tanto difíceis de engajar completamente.
Confesso que não consegui entender o texto por completo, o que prejudicou minha apreciação da obra.
No entanto, reconheço seu valor para aqueles que desejam estudar filosofia, especialmente a filosofia estoica.
Portanto, mesmo que minha experiência pessoal não tenha sido totalmente satisfatória, ainda recomendaria "Meditações" de Marco Aurélio para aqueles interessados em mergulhar na filosofia antiga. Minha nota para o livro seria de 2 estrelas, considerando-o razoável.

veiraque 04/01/2024

Livro de cabeceira
Demorei um pouquinho, mas como tô vindo de uma ressaca literária e acredito que esse livro seja de reflexões para ler ao acordar/dormir.

Gosto viés estóico que ele traz, apesar de ser da Rotina de um imperador, é fácil fazer conexões com o nosso cotidiano. Discordo de algumas coisas, só por isso não dei 5 estrelas. Mas grifei, muitos trechos. Gostei bastante desse livro.

Uma ótima leitura. Primeira de 2024!!

Yudi 27/02/2022

Um livro engrandecedor, mas não recomendado para todos
Este é um livro forte e complicado e por esse motivo, engrandecedor.

Comecei a lê-lo como estudo do estoicismo como praticado por um grande líder. O livro oferece uma visão sobre como Marco Aurélio lida com os fatos cotidianos e pensamentos de uma perspectiva estoica. É curioso ler sobre suas motivações e justificativas.

Em resumo, o estoico dá muito valor à razão, à ordem natural das coisas, às divindades, ao coletivismo, à benevolência e ao controle das emoções. O autor justifica esses valores com exemplos, analogias e argumentos racionais.

Contudo, claramente a sua audiência não é ampla (e nem deveria ser), a começar pelos assuntos abordados. Memento Mori ("lembre-se da morte") está presente em todos os capítulos. Por esse motivo, não recomendo para pessoas que ainda não se acostumaram com a finitude da vida, pois pode causar pensamentos angustiantes. Além disso, a escrita (ou tradução) do livro é bem complicada. A leitura é lenta e requer pesquisas constantes para poder realmente entender o contexto. Não é uma leitura leve. Foi o livro mais difícil que já li. Demorei mais de 2 meses para ler menos de 200 páginas.

Finalizando, é um livro muito bom, que pode render muitos insights sobre a vida em geral. Na minha visão a melhor parte foi ver como Marco Aurélio reflete e justifica o mundano exemplificando os padrões de pensamento de um estoico prático. Recomendado para quem realmente quer investigar essa corrente filosófica mais a fundo.

Taci Freiria 17/06/2022

É uma leitura que demanda tempo, mas vale por cada palavra compreendida. Se pudermos aplicar 1/3 dos valores apresnetados por Marco Aurélio o mundo com certeza será um lugar melhor.
Recomendo!

Dani Kkardiff 13/06/2022

Uma jornada
Uffa. Essa leitura foi uma jornada: difícil, densa e requer reflexão (ou meditação). Pude conhecer mais sobre a forma de pensar do imperador (já que são cartas que ele escreveu) e compreender mais sobre o Estoicismo, corrente filosófica que embarca o compromisso do desenvolvimento da moral e conduta humana. Insights interessantes sobre a essência humana sob esta ótica. Mas, achei bem cansativo!

alntbr 31/07/2022

Meditações
Minha última leitura de julho que poderia ter terminado mais cedo, porém não tive muita motivação para continuar devorando as páginas. Como não gosto de deixar algo pela metade inacabado, finalizei a leitura no último domingo perto da primeira segunda feira de agosto.
Primeiramente, Meditações não é um tratado filosófico, é mais um diário ou algo parecido com um diário. Diria que é um bloco de anotações ou reflexões que o Imperador Marco Aurélio escreveu para si mesmo.
É interessante ver como o estoicismo tem crenças similares com o cristianismo e o contexto histórico explicado nas notas de rodapé.
Tirando isso, achei o livro decente.
Recomendo mais brevidade da vida de Seneca se você quiser explorar sobre a vertente filosófica.
Pedro 18/09/2022minha estante
Creio que é o cristianismo que é parecido com o estoicismo, haja vista que este é anterior àquele.

alntbr 19/09/2022minha estante
sim sim.

Felipe M. 29/08/2021

Na mente do Imperador
Marco Aurélio nasceu em 26 de abril de 121.Foi imperador romano desde 161 D.C. até sua morte em 180 D.C. Seu reinado foi marcado por guerras na parte oriental do Império Romano contra os partas, e na fronteira norte, contra os germanos. Foi o último dos cinco bons imperadores, e é lembrado como um governante bem-sucedido e culto; dedicou-se à filosofia, especialmente à corrente filosófica do estoicismo

O livro foi compilado de anotações que Marco Aurélio fez a si mesmo, em forma de um diário, onde nos vemos não somente o "diálogo" do imperador consigo mesmo, mas reflexos/ideias para que ele possa guiar a si mesmo, afim de se tornar uma pessoa menor, baseada nas doutrinas passadas pelo estoicismo.

Suas ideias estoicas frequentemente giram em torno do controle das emoções, de habilidades, as quais, segundo o autor, libertariam o homem das dores e dos prazeres do mundo material. Marco Aurélio não mostra qualquer fé religiosa em particular nos seus escritos, mas parecia acreditar que algum tipo de força lógica e benevolente organizasse o universo de tal maneira que até mesmo os acontecimentos "ruins" ocorressem para o bem do todo.

Foi o meu livro de introdução ao estoicismo, e como tal cumpriu sua função, para mim, perfeitamente. É bastante claro as ideias apresentadas por Marco Aurélio sobre essa linha filosófica.

O Fato de você estar lendo um diário de um dos grandes imperadores romanos, suas ideias e linhas de pensamento deixa o livro ainda mais excitante de ser lido. O livro me despertou interesse em conhecer ainda mais sobre estoicismo, estudar um pouco mais sobre minimalismo, e com certeza, escrever um diário!

Laryssa210 04/02/2023

Um livro que eu recomendaria para todos
"Não se comporte como se fosse viver para sempre". Marco Aurélio "o último dos bons imperadores romanos" de acordo com Maquiavel, nos presenteou com esse maravilhoso compilado de ideias. Por certo, esse é um dos melhores livros que ja li. Ele traz pensamentos, os quais se seguidos, farão a vida de qualquer pessoa melhorar. Ele me fez, por exemplo, confrontar minha preguiça matutina, "por acaso foi para o prazer que nasceste?". Além de trazer a tona algo desconfortante mas real, muitas das ofensas que sofri e preocupações que me atormentam existem somente em minha cabeça. Leia, e não ira se arrepender

Oliveira208 16/06/2022

Demorei 6 meses pra finalizar
É um livro extremamente cheio de reflexões e pensamentos interessantes. Impossível ler rápido. Recomendo.

rdomingueti 16/03/2023

Um livro que todos deveriam ao menos conhecer!
Marco Aurélio conseguiu formular naquilo que deveria ser apenas seu diário pessoal, maneiras de como o ser humano deve agir, entrando na linha de pensamento estoico. É impressionante a profundidade e genialidade que esse livro possui, e quantos bons ensinamentos podemos tirar da obra, tantas diferentes reflexões que estão presentes na vida de todo ser humano, até mesmo daquele que um dia foi uma das pessoas mais influentes do famigerado império romano!

"Corpo, alma, inteligência, no corpo as sensações, na alma os impulsos, na inteligência os princípios."

"Percorre, portanto, esse curto período de tempo em harmonia com a natureza e encerra teus dias serenamente a imitar uma azeitona que cai quando madura, a louvar a terra que a fez nascer e a agradecer à árvore que a produziu."

"Acolhe com agrado e a teu favor o tempo presente que está diante de ti e ao teu alcance. Aqueles indivíduos que preferem buscar um renome póstumo não se dão conta de que aqueles que os sucederão, no futuro, serão idênticos àqueles que os aborrecem e cansam no presente; e que, ademais, continuarão sendo também mortais."
Tha xalves 14/06/2023minha estante
??????????????????????????