Meditações Marco Aurélio

Resenhas - Meditações

Maria 27/12/2023

Meditações
O livro é interessante, mas acredito que funcionaria melhor com uma leitura não contínua no meu caso, pois às vezes ficou cansativo, apesar do livro ser curto.
Existem muitas reflexões, algumas funcionaram para mim, outras não, o que acho ser o esperado, já que não precisamos concordar com todas as opiniões e ensinamentos de alguém.
Marquei bastante, acredito que voltarei nesse livro mais vezes na vida.

Mateus 08/06/2024

Ternura, Liberdade e Justiça.
Essa obra de Marco Aurélio é um texto peculiar em diversos aspectos, pois é uma espécie de diário onde o imperador mais poderoso do mundo escrevia mensagens endereçadas a si mesmo e não intencionalmente a leitores, embora o titulo seja Meditações, o manuscrito original era chamado de Reflexões (algo mais intimista), acredito que diante de todas suas responsabilidades e pressões externas, é admirável um homem conseguir escrever ensinos que permearam quase 2 milênios de história.

Conheci esse livro após alguns vídeos sobre estoicismo, mas após a leitura posso afirmar que o Marco Aurélio não foi exatamente um filosofo estoico, ele era uma pessoa estoica, vivia seguindo esses preceitos além de anotar os ensinamentos, foi um homem que viveu de suas ciências práticas, buscando ideais de justiça, coragem, simplicidade, benevolência, coisas que ele considerava fundamentais para a existência do indivíduo.

O livro é divido em outros livros, com parágrafos enumerados como entradas, como frases ou pensamentos soltos anotados de forma aleatória durante a vivência desse grande homem, acredito ser um paradoxo interessante que o homem mais poderoso do mundo ocidental daquela época jamais tenha sido seduzido pela fama ou gloria e poder de esmagar e humilhar os menos fortes.

- Em todas as ações virtuosas, ter em vista sempre o interesse da comunidade e não o individual; o indivíduo existe enquanto membro da comunidade e não isoladamente.

- Diante de toda ação alheia que observas, acostuma-te, na medida do possível, a indagar a ti próprio o seguinte: ?Essa ação está relacionada com qual objetivo??. Mas princípio por ti mesmo, sendo tu o primeiro a ser sondado.

Fernandinho 14/05/2021

Minha breve opinião sobre este livro.
Classifico como um bom livro, com certeza está em minha lista de melhores que já li. Como são meditações, são poucos os aprofundamentos que o autor faz sobre determinado assunto, digo em forma de desenvolvimento de parágrafo, são meditações e não foram feitas para publicação como a editora aduz em sua orelha, mas mesmo nessa construção de livro o resultado foi espetacular, pois são grandes os ensinamentos que conseguimos extrair desse livro a partir da atenta leitura. Ensinamentos sobre desenvolvimento pessoal, intelectual e emocional, sem dúvidas é um livro muito impactante e bastante atual, como diz a editora ?atemporal?.
Do meio para o fim a leitura pode se tornar um pouco cansativa, pois como são meditações não seguem uma linha de raciocínio e sim vários raciocínios que o autor imperador teve e anotou em seu diário. Para finalizar agradeço ao autor por ter criado este diário e agradeço a editora que compartilhou esses ensinamentos com a sociedade. Marco Aurélio além de imperador, se arriscou de forma bem sucedida na filosofia e sem dúvidas era portador de uma grande inteligência e maturidade humana.

Marcelo217 10/11/2021

Para refletir
Livro direto, sem rodeios, com ensinamentos oportunos, uma vez que as reflexões feitas por ele tem uma função quase prescritiva e o livro, um manual de boa conduta.
As informações, de cunho pessoal, espiritual e social, são interessantes, porém, com o passar do livro, há uma certa redundância e as informações meio que se repetem e são passadas de formas diferentes, mas entendo por se tratar de escritos feitos espaçados uns dos outros.
Leitura de qualidade. Todo livro que gera essa reflexão dentro da gente é um livro válido.

Jeffer 27/02/2010

Tradução sob suspeita
A nota baixa não é para o conteúdo e sim para a tradução, que é exatamente a mesma da edição da Madras, sendo que as duas versões apontam para tradutores diferentes. Ou uma delas ou ambas estão plagiando outra tradução.
Mari 14/02/2012minha estante
Ah JLM, não deveria ter dado sua nota pela tradução, mas sim pelo conteúdo, e fazer um adendo pela tradução ruim...

Luana 19/09/2016minha estante
Deve ser a Martin Claret, que já tem histórico de plágio em vários livros.

Irineu.Dias 14/04/2021

Apaziguador
Belas máximas para aqueles que como eu, ficam a beira de um colapso mental tentando entender o mundo a nossa volta.
Nada melhor do que se apoiar em uma filosofia que nos tira da prisão do mundo exterior; e nos coloca de volta em nosso trilho mental.

Ângela Bittencourt Cardoso 15/08/2021

Há aqui 12 livros em um
?O tempo da vida humana: um ponto. Sua substância: um fluxo. (...) Sua alma: um redemoinho. Sua sorte: um enigma.?

Eduardo1304 03/01/2022

Meditações
Marco Aurélio escreveu os doze livros das Meditações em grego, como uma fonte para sua própria orientação e para se melhorar como pessoa.
Essas meditações estão relacionadas a maneira estoíca na qual viveu.
Uma maneira de viver a vida porque não viver um má vida estoíca em 2022 ?

Bruna 14/05/2021

"Ó alma, serás tu algum dia boa, simples, una e despojada, mais manifesta que o corpo que te envolve? Serás algum dia capaz de saborear a disposição que leva a amar e afeiçoar-se com ternura? Serás algum dia plenamente satisfeita, carente de coisa alguma, destituída de desejo, indiferente a qualquer apetite, sem ter de extrair os prazeres do que é animado ou do que é inanimado?..."

Talvez tenha lido muito depressa, e preciso de mais um tempo para refletir sobre os ensinamentos.

Ana 16/05/2022

Aforismos sobre condutas morais
Meditações é um clássico da filosofia Estóica e junto com Sêneca e Epíteto formam a tríade clássica do estoicismo.
Esse livro foi escrito pelo imperador Romano Marco Aurélio durante a parte final de sua vida. Ele viveu em 121 até 180 D.C. É um conjunto de pensamentos e Aforismos que ele escreveu para si mesmo, como forma de viver e conviver melhor. Marco Aurélio ficou conhecido como o imperador filósofo e seguia a filosofia Estóica.
Estoicismo é uma doutrina filosófica helenística. Fundada em Atenas por Zenão de Cítio. No início do século III A.C.
Tem como fundamentos a impertubabilidade da alma. O domínio das paixões e a Utilização da razão em prol do bem comum e a aceitação do destino.
Os temas abordados são vastos e algumas vezes repetidos. Aceitação da morte, resiliência, racionalidade para enfrentar os problemas. Boa convivência em sociedade. Enfim, é um manual sobre condutas morais. É interessante que apesar dele ter escrito para si mesmo e nunca ter tido o objetivo de publicar. Muitas vezes parece que ele está falando com a gente.

Tiago 13/01/2023

Atual
Marco Aurélio, o sábio, escreveu para si frases e pequenos parágrafos de sabedoria prática. Por um capricho do tempo temos a oportunidade de verificar que muito dos seus escritos nos são úteis ainda hoje, dois milênios depois. Talvez os dilemas humanos ainda sejam os mesmo, nós ainda somos os mesmos. Assim, Marco Aurélio permanece vivo e atual.

Jorge 09/06/2022

Reflexões
Esta leitura (na versão audiobook) mudou a minha forma de ver o mundo.

Marcus Aurélio,o imperador filósofo, um dos criadores do estoicismo, demonstra por diversas vezes que a razão e o pensamento são a chave para uma vida plena, sem arrependimentos. As coisas não são boas nem más, elas apenas são. Toda as experiências acontecem pela sua percepção.

Recomendo este livro para quem está em busca de aumentar sua espiritualidade e autoconsciência.