Meditações

Meditações Marco Aurélio

Resenhas - Meditações

Guilherme.Lenz 02/08/2023

Ótima base para a filosofia estoica
O livro em forma de diário do imperador romano Marco Aurélio me mostrou muito o modo de vida e os princípios estoicos cujos o autor os seguiu firmemente durante sua vida. Algumas coisas que aprendi com o livro são:
1- A única coisa que temos é o presente pois o passado já foi e não volta e o futuro é misterioso e incerto logo a nossa única preocupação deve ser com oque nós temos certeza que temos que é o presente.
2- Temos que ter uma mente-aberta já que não temos todo o conhecimento do mundo então sempre devemos estar cientes que talvez possamos estar errados e sempre estar disposto a mudar. Esse é um dos pilares da sabedoria de acordo com Marco.
3- Não devemos nós preocupar com coisas que não conseguimos controlar já que não há motivo lógico para se preocupar com coisas que não temos controle algum logo devemos focar no que está no nosso controle e só.
4- Busque o o autocontrole (se tu não controlas a ti mesmo, não controlas nada.) e busques a autodisciplina

Elaine.Brecci 12/05/2022

Meditações de Marco Aurélio... Um tratado filosófico...
Essa excepcional obra, se trata de anotações pessoais, do imperador Romano Marco Aurélio, escritas entre os anos de 170 a 180.
?Meditações de Marco Aurélio?, é provavelmente um dos clássico estoico mais lido de todos. Como é sabido, foi escrito como sendo um diário pessoal do imperador Romano e, portanto, não foi escrito para publicação. Isso explica a estranha estrutura, bem como o estilo de entrada numeradas em cada ideia, assunto ou orientação das laudas, que ele faz a si mesmo com uma perspectiva do estoicismo.
A obra pode parecer a princípio um livro pequeno, curto, mas a densidade, é impactante, pois vai tratar de diversos assuntos cruciais na formação de um Ser Humano, valores, virtudes e sabedoria a serem desenvolvidas durante toda uma vida. Aborda assuntos como a morte, a vida, a honra, a ignorância humana, a convivência social, as virtudes, o bem o mal, a felicidade, o sentido de vida do ser humano, o prazer, a dor e como segundo a filosofia estóica, deveria o homem se portar diante dela.
Marco Aurélio, disseca brilhantemente e de forma objetiva e prática vai elaborando aforismos desses importantes elementos da vida do ser humano, para que possa se auto- encontrar e ser feliz pois para ele, como estoico que era, logo pragmático, seria essencial e válido somente o conhecimento que podemos colocado em prática no dia a dia.

?Meditações? se revela como um verdadeiro tratado moral, permeado de ensinamentos embasados na razão, entretanto sem calar a sensibilidade de um grande filósofo, comandante de exércitos, soldados de guerra e ao mesmo tempo, um exímio líder de Si próprio.
Inspiradora leitura que recomendo a quem gosta do assunto estoicismo, mas muito mais, quem aprecia a abordagem prática sobre autoconhecimento e autogerenciamento. Livro de cabeceira, para estudo permanente.

Boa leitura!
Gabriel 12/05/2022minha estante
Show ??

Thifany Ferenz 13/05/2022minha estante
???

Henrique609 04/05/2022

Pensamentos do homem mais poderoso
Marco Aurélio era o cara mais rico e mais poderoso de sua época.

Ele escreve um diário para si mesmo, se cobrando, se obrigando a ser uma pessoa melhor, mais sensata, menos preocupada e menos preguiçosa.

Incrível entender como ele pensava sobre si mesmo. O livro não foi escrito a fim de que chegasse a público, mas de alguma forma chegou até nós.

Vivi 10/03/2023

Este livro foi minha entrada para o estoicismo e agora quero ler tudo sobre o assunto.
É uma leitura que gera muitas reflexões, nem tudo concordamos mas muitas coisas podem nos ajudar a refletir e trabalhar no dia a dia.
É um livro que com certeza lerei várias vezes e super recomendo.

Adriano 07/02/2021

Uma mistura de boas ideias com pensamentos aleatórios
A obra é uma espécie de diário de reflexões do imperador romano Marco Aurélio, que serviram de base para o pensamento estoico. Portanto, avaliar um livro que não foi projetado para ser um livro é uma tarefa difícil.

A escrita de Marco Aurelio é extremamente cansativa e repetitiva. Ele fala inúmeras vezes sobre os mesmos temas e escreve usando períodos longuíssimos. Ou seja, o leitor se cansa tanto por ler a mesma coisa várias vezes, quanto por ler períodos que nunca acabam.

Contudo, o livro não é totalmente descartável. Pulando as viajadas que o autor dá, algumas ideias podem ser aproveitadas.

Fernando 11/02/2021

O privilégio de ler esta obra.
INDESCRITÍVEL! Ter o contato com os pensamentos privados de Março Aurélio é algo surreal... Este homem é sem dúvida a Personificação da moral que gostaríamos que um LÍDER tivesse. Grandes seres humanos como Gandhi e Martin Luterking se assustariam com seus pensamentos.

Monique 23/03/2023

Tem muitos ensinamentos apesar das poucas páginas e por isso uma dica é ler pausadamente, refletindo cada capítulo e fazendo anotações.

Jacqueline Marinzeck 22/03/2023

Ideias ótimas, edição ruim
Muitas repetições em cada livro/capítulo escrito. Os dois últimos, 11° e 12° foram, para mim, os melhores.
A forma como foi traduzida me gerou ressaca e demorei para finalizar a leitura. Vale a pena, mas em uma outra edição.

Leb 31/03/2023

"O presente, de fato, é igual para todos; o que se perde é também igual, e o que se separa é, evidentemente, um simples instante. Assim, nem o passado nem o futuro podem ser perdidos porque, o que não se tem, como alguém nos poderia tirar?"

Livro rico de reflexões sobre a vida e como viver. Muito bom!

Pam 06/03/2023

Leitura bem complexa, pesada e densa. Tive muita dificuldade para assimilar os ensinamentos desse livro, devido a linguagem bem complexa.

Bia 16/03/2021

Que maravilha
Ter este livro como uma leitura de cabeceira foi uma experiência adorável. Um livro da humanidade, com ideias que o mundo ocidental precisava entender na época e hoje permanece precisando. É meu primeiro livro sobre o estoicismo e com certeza não será o último.
Não controlamos nada nessa vida além de nossas ações: é o segredo para se viver com dignidade. Marco Aurélio nos ajuda a entender que a sua vida não está em seu controle e podemos partir daqui a qualquer momento, o que importa, no fim das contas, é o que você fez com o tempo que lhe foi oferecido aqui. Viveu pelas opiniões e aplausos dos outros? Todos esquecerão de você amanhã. Viveu pelos bens materiais? Eles ficarão. Mas se viveu em favor de sua comunidade, você entendeu tudo.

KindleandCoffee 27/05/2023

Um livro muito comentado, principalmente por coaches. É uma leitura interessante, porém, ao meu ver, não é um livro onde devemos ler uma sequência de páginas! Simplificando o nome da obra de Marco Aurélio, meditação são conclusões trazidas pelo autor, de modo que aconselho a quem queira se aventurar na obra a ler um pensamento por dia, de modo que possa refletir sobre o que foi dito! Impressionante o quão atual pode ser a obra!

Giacomelli 28/03/2021

Livro Filosófico
Este livro expõe pensamentos diversos do imperador Marco Aurélio. Como seus pensamento não foram pensados em formato de livro, mas sim em breve frases e textos, alguns assuntos se repetem ou são recorrentes em outros partes do livro em outras referências. Mas o livro é extremamente interessante, com assuntos e temas filosóficos muito reflexivos. Parece uma conversa amistosa com o antigo autor.

Marcelo.Sales 05/04/2021

Livro belíssimo - diário pessoal de Março Aurélio
Meditações de Marco Aurélio é um Livro belíssimo que reflete um diário pessoal de Marco Aurélio.

Com muita serenidade em todos as suas passagens, ele já inicia a obra relatando diversos aprendizados que obteve durante a vida e lista as, respectivas, pessoas com quem os aprendeu.

Ressalta-se que é uma obra com preceitos estoicos, severa-se a prática da virtude, a devoção religiosa (panteísta) e a importância da coletividade sob o indivíduo. Como também, a brevidade da vida, foco no que se pode controlar e a importância do presente.

Assim, exalta-se que devemos exercer a nossa essência/benevolência sempre em harmonia com a coletividade/natureza. E a desordem seria ações contra a nossa natureza que poderia por em risco toda uma comunidade. Em outras palavras, que faz mal para si, também faria mal para a comunidade.

Geisi.Ferla 05/04/2021

Filosofia
Livro bem filosófico. Interessante, histórico e reflexivo. Mas não prende a leitura.