Meditações

Meditações Marco Aurélio

Resenhas - Meditações

Cleiton.Saliz 21/02/2024

Avaliação final
Um bom livro, da pra ter uma noção sobre como pensava Marco Aurélio e o quão ele contribuiu para o estoicismo. Confesso que achei meio entediante nos capítulos finais, acredito que pela forma como o livro foi escrito.
No final, se você quer aprender mais sobre o estoicismo e até mesmo sobre esse grande imperador, vale demais a leitura.

Bia 16/03/2021

Que maravilha
Ter este livro como uma leitura de cabeceira foi uma experiência adorável. Um livro da humanidade, com ideias que o mundo ocidental precisava entender na época e hoje permanece precisando. É meu primeiro livro sobre o estoicismo e com certeza não será o último.
Não controlamos nada nessa vida além de nossas ações: é o segredo para se viver com dignidade. Marco Aurélio nos ajuda a entender que a sua vida não está em seu controle e podemos partir daqui a qualquer momento, o que importa, no fim das contas, é o que você fez com o tempo que lhe foi oferecido aqui. Viveu pelas opiniões e aplausos dos outros? Todos esquecerão de você amanhã. Viveu pelos bens materiais? Eles ficarão. Mas se viveu em favor de sua comunidade, você entendeu tudo.

Giacomelli 28/03/2021

Livro Filosófico
Este livro expõe pensamentos diversos do imperador Marco Aurélio. Como seus pensamento não foram pensados em formato de livro, mas sim em breve frases e textos, alguns assuntos se repetem ou são recorrentes em outros partes do livro em outras referências. Mas o livro é extremamente interessante, com assuntos e temas filosóficos muito reflexivos. Parece uma conversa amistosa com o antigo autor.

Marcelo.Sales 05/04/2021

Livro belíssimo - diário pessoal de Março Aurélio
Meditações de Marco Aurélio é um Livro belíssimo que reflete um diário pessoal de Marco Aurélio.

Com muita serenidade em todos as suas passagens, ele já inicia a obra relatando diversos aprendizados que obteve durante a vida e lista as, respectivas, pessoas com quem os aprendeu.

Ressalta-se que é uma obra com preceitos estoicos, severa-se a prática da virtude, a devoção religiosa (panteísta) e a importância da coletividade sob o indivíduo. Como também, a brevidade da vida, foco no que se pode controlar e a importância do presente.

Assim, exalta-se que devemos exercer a nossa essência/benevolência sempre em harmonia com a coletividade/natureza. E a desordem seria ações contra a nossa natureza que poderia por em risco toda uma comunidade. Em outras palavras, que faz mal para si, também faria mal para a comunidade.

Geisi.Ferla 05/04/2021

Filosofia
Livro bem filosófico. Interessante, histórico e reflexivo. Mas não prende a leitura.

Elton.Oliveira 21/05/2021

Versa muito bem sobre a brevidade da vida. Emite exemplos e opiniões de como ser justo e se manter forte sem se corromper e praticar atos maldosos. Bons ensinamentos e boas maneiras de levar a vida.

Leonardo88 09/06/2021

Surpreendente
Um dos melhores do ano! Surpreendente!
Muitos conhecimentos para por em prática! Um livro de quase 2 mil anos e que não poderia ser mais atual!!!!

Matheus.Andrade 20/06/2021

Meditações é um diário contendo as reflexões estóicas que Marco Aurélio registrou durante a vida. Diário é um gênero que me interessa muito pela sinceridade e intimidade dos relatos, embora não tenha nada de muito pessoal nesta ohra.
Esse imperador romano não atuou como filósofo, apenas praticou a doutrina - o que me deixou ainda mais impelido a essa leitura.
Meditações é um livro que condensa o pensamento a um só tempo distanciado e disciplinado dos estóicos.
Antes dos livros de desenvolvimento pessoal terem descambado em uma autoajuda comercial, o terreno desse tipo de reflexão era o da filosofia. Principalmente a estóica, que incorpora ensinamentos de contemplação do presente, serenidade e moralidade que me pareceram muito com preceitos filosóficos budistas.
Apesar de todas as qualidades, temos que entender Marco Aurélio como um homem de seu tempo. É importante lembrar que as reflexões estóicas estão assentadas em um mundo mágico de "vontade universal", deuses, dualismos morais e muita sobrenaturalidade, e que, recorrendo só mais uma vez a essa comparação, o budismo me parece muito menos místico e muito mais realista.

Pam 06/03/2023

Leitura bem complexa, pesada e densa. Tive muita dificuldade para assimilar os ensinamentos desse livro, devido a linguagem bem complexa.

Joao.Gabriel 03/08/2021

Muita coisa boa nessa obra, porém não concordo com alguns aforismos, claro.

Deixei o livro chei de anotação eh molekk

Jacqueline Marinzeck 22/03/2023

Ideias ótimas, edição ruim
Muitas repetições em cada livro/capítulo escrito. Os dois últimos, 11° e 12° foram, para mim, os melhores.
A forma como foi traduzida me gerou ressaca e demorei para finalizar a leitura. Vale a pena, mas em uma outra edição.

Leb 31/03/2023

"O presente, de fato, é igual para todos; o que se perde é também igual, e o que se separa é, evidentemente, um simples instante. Assim, nem o passado nem o futuro podem ser perdidos porque, o que não se tem, como alguém nos poderia tirar?"

Livro rico de reflexões sobre a vida e como viver. Muito bom!

Jackie 05/09/2021

Um livro com reflexões que se aplicam a qualquer época que a humanidade esteja vivendo, muitas reflexões sobre nossos sentires e saberes. Me surpreendeu, gostei.

Bruna 23/08/2023

Leiam ESTA edição que vai ajudar no entendimento!
Algumas passagens são bem simples, objetivas e totalmente relacionáveis com nosso dia a dia ainda hoje, outras ele entra numa brisa espiral que me perdeu pelo caminho hahaha
Eu comecei lendo NESTA edição, tradução de Rafael Arrais, e tava achando tranquilíssimo de linguagem, super adaptada pro nosso linguajar atual…aí cometi o erro de comprar o livro físico, no box da Edipro, que com certeza consigo imaginar um erudito senhor carequinha, com cabelos brancos na lateral, que preza por manter a linguagem “à altura do trabalho”, e não de forma leviana como os jovens costumam falar hoje em dia, essa juventude… hahaha então só por isso já deu pra você notar que viemos pra um palavreado mais prolixo… isso me fez boiar mais vezes do que eu boiaria na edição virtual eu acho. Mas insisti nela porque ‘aaah, agora que comprei vou ler aqui sim’. Talvez um dia releia ele inteiro no virtual, talvez eu tenha uma impressão melhor.
Mas enfim, achei Marco Aurelio muito gente como a gente do CírculoEscola, aprendendo um dia de cada vez, sem surtar muito com passado nem com presente, buscando fazer o seu melhor, e como diz meu chefe, soltando uns ‘🤬 #$%!& ’ estoicos quando é necessário também. Muito bom.

site: https://www.instagram.com/alendolivro/
Juliana.Rissardi 26/08/2023minha estante
Estoico demais para o ocidente. Mas certamente admiro o talento da disciplina que ele tem.