A vida não é útil Ailton Krenak

Resenhas - A vida não é útil

David.tonet 01/06/2023

Um livro Anticapitalista e anti antropocêntrico
Ailton Krenak coloca o dedo na ferida do capitalismo, expondo seus problemas e contradições, sobre como o mundo está sendo predado e nossa constante frustração em tornar nossa vida útil.

Gabriela 31/05/2023

Vida é transcendência
Dos 3 livros de Krenak, esse foi o que menos gostei. Mas, ainda assim, ele é maravilhoso e rende excelentes reflexões acerca do que estamos fazendo aqui, de onde viemos e para onde vamos.

Um livro que reforça que não se come dinheiro, que é preciso preservar o planeta, as florestas, os rios. Que valoriza o sonho como um lugar de veiculação dos afetos, no sentido de como o sonho afeta o mundo sensível. Que é preciso ter cuidado com os avanços tecnológicos e o que eles estão trazendo para a nossa vida. Que devemos experimentar a oportunidade de ter uma relação cósmica com o mundo. Que é fulcral entender que o amanhã não está à venda. Que não é possível mensurar a utilidade da vida, que a vida simplesmente é; é preciso ?ter a coragem de ser radicalmente vivos?.

Layla.Ribeiro 31/05/2023

O livro é uma adaptação de entrevistas e lives feitas por Krenak durante a pandemia da Covid-19, são reflexões cruas e realistas sobre o meio ambiente, o alto consumo, as tecnologias, a humanidade, como os indígenas sofrem com os danos que são causados a natureza e também sobre a pandemia. São pensamentos muito bons e necessários, do qual todas as pessoas precisam ler e se conscientizar com urgência de que a Terra é um organismo vivo e que nós humanos somos dependentes desse orbe, seria nós seres humanos a verdadeira praga que assola o planeta? Embora, consista em um livro curto eu recomendo que a leitura seja feita devagar para podermos digerir e arraigar todas as observações contidas nele. Para mim é o melhor livro que li do Krenak, até o momento. Em tempos do agronegócio essas reflexões se tornam essenciais.

?Os povos originários ainda estão presentes neste mundo não porque foram excluídos, mas porque escaparam, [...] Em várias regiões do planeta, resistiram com toda força e coragem para não serem completamente engolfados por esse mundo utilitário.?

Renan 29/05/2023

Que dor ler este livro no pós-pandemia e perceber que nada mudou. É interessante pensar que podemos passar horas falando como Ailton é uma potência e tem ideias tão ?necessárias?, mas o que ele tenta nos fazer entender é a crença básica dos povos originários, só o homem branco que não consegue entender. Somos a única espécie que destrói a própria casa.

Zuarete 27/05/2023

.................................................................................................... não quero escrever ....................................................................................................

Helô 25/05/2023

Recomendo
(terceira vez que estou escrevendo isso porque o skoob resolveu excluir minhas resenhas) é muito difícil avaliar um livro de não ficção, então vou usar dois critérios: se eu concordo com o autor e se a minha experiência foi bom. sim eu concordo com o autor e sim a experiência foi boa kkkkk. acho que todo mundo deveria ler as ideias do ailton porque elas podem ser muito ricas pro mundo caótico que a gente vive. no mais, o livro é super curto e rápido de ler. ótimo.

Gabi 22/05/2023

Ailton krenak é tudo isso que falam
Ailton krenak permanece, durante toda a obra, com um ponto de vista bem sólido e coerente com o que penso, ele é totalmente lúcido com o que fala e sua visão é quase que ?encantadora?, n sei se posso falar assim. Li o livro bem rapidinho, são ideias mt interessantes, vou ler mais dele depois

Ingrid.Sombra 16/05/2023

A vida não é útil
Livro lido juntamente ao clube @unlivreparmois em referência ao mês de literatura indígena. Já fazia um tempo que eu vinha pensando em ler alguma obra de Ailton Krenak, mas postergava por medo de ser algo denso, maçante. Pelo contrário: é um livro curto, que se trata de uma adaptação de inúmeras palestras e entrevistas dadas de forma oral pelo autor. Ou seja, sua leitura acaba fluindo muito fácil. Eu parava apenas ao fim de cada capítulo, pois tinha muitas coisas para pensar. O modo de pensar indígena era algo quase que alienígena para mim, e sinto que aprendi muito após essa leitura. Seu discurso passa pelo combate ao consumismo, antropocentrismo, e pela proposta de um novo conceito de humanidade. Sinto que poderia ler bem mais do que as 128 páginas aqui presentes. Leitura recomendadíssima.

RobsBia 11/05/2023

Com mensagens diretas que me causaram uma reflexão absurda. O livro que te faz rever conceito e olhar para dentro. Você pensa ?O que eu posso fazer para melhorar??, e ainda que a resposta pareça vaga, ele nos alerta para a necessidade fazer o que está ao nosso alcance.

Lethycia Dias 10/05/2023

Crítica à sociedade ocidental
Assim como o livro anterior de Ailton Krenak, "A vida não é útil" nos oferece reflexões muito boas sobre a nossa relação enquanto seres vivos com a vida, a natureza e o nosso planeta, com fortes críticas ao capitalismo, à sociedade de consumo e à sociedade ocidental em geral. As palavras do autor sempre me deixam pensando por muito tempo depois que termino de ler, e com certeza vou querer ler o novo livro dele.

site: https://amzn.to/3nOkyk6

Carol 08/05/2023

Indivíduo vs coletivo
Curto, o livro contém cinco textos curtos de Ailton Krenak sobre a vida, nosso momento na pandemia e nossa relação com outros seres vivos.

Tirando os povos indígenas, o único povo que conheço pensar no formato do coletivo são os japoneses. É muito interessante como o simples ato de pensar dessa forma cria culturas tão diferentes.

Acho sempre válido ouvir e aprender mais sobre os poucos originários - até porque muitos de nós não temos os conhecimentos que eles possuem e continuam passando de herança a seus descendentes.

A visão dos Krenak, sobre o papel do ser humano como seres falhos e sobre a aceitação da tragédia que está acontecendo (a depredação da Terra) é algo muito realista e triste.

Hoje em dia é difícil pensar que conseguiremos parar de destruir o planeta e salvar o que foi perdido. Krenak faz pouco caso das tecnologias que estão sendo desenvolvidas para destruição do lixo, por exemplo, mas acredito que - nesse momento em que vivemos - iniciativas como essa são as únicas formas de melhorarmos em algo. Porque a opção seria simplesmente continuar como está (o que não seria bom) ou parar tudo de uma vez (o que imagino ser impossível num mundo capitalista como esse que vivemos).

laura 06/05/2023

A vida não é útil
"Somos a praga do planeta, uma espécie de ameba gigante"

"Quando o último peixe estiver nas águas e a última árvore for removida da terra, só então o homem perceberá que ele não é capaz de comer seu dinheiro"

alice 02/05/2023

Não lembro
Fazendo só para marcar como lido. li há um tempão e esqueci de fazer a resenha. não tenho nada para falar, gostei bastante

ComTruise 02/05/2023

Navegar impreciso
Interessante ser exposto, 3 anos após o início da pandemia brasileira de COVID-19, aos pensamentos de Krenak e sua visão autóctone sobre a vida e a doença, sobre a Terra e a humanidade. Leitura curta, rápida, fácil, de reflexão momentânea, mas que definitivamente agrega a quem nunca tenha sido exposto antes a uma visão contra o aceleracionismo contemporâneo.

carbononh 01/05/2023

A vida não é útil
"A vida é tão maravilhosa que a nossa mente tenta dar uma utilidade a ela, mas isso é uma besteira. A vida é fruição, é uma dança, só que é uma dança cósmica, e a gente quer reduzi-la a uma coreografia ridícula e utilitária. Uma biografia: alguém nasceu, fez isso, fez aquilo, cresceu,fundou uma cidade, inventou o fordismo, fez a revolução, fez um foguete, foi para o espaço; tudo isso é uma historinha ridícula. Por que insistimos em transformar a vida em uma coisa útil? Nós temos que ter coragem de ser radicalmente vivos, e não ficar barganhando a sobrevivência. Se continuarmos comendo o planeta, vamos todos sobreviver por só mais um dia".