A vida não é útil

A vida não é útil Ailton Krenak

Resenhas - A vida não é útil

Naine 28/11/2022

Aquela para refletir sobre atual situação
Ailton vem habla perfeitamente sobre covid-19 do seu lugar de fala com pessoa indígena, com que faz a gente parar e analisa a nossa bola... perfeito leiam

Pri Garcia 27/11/2022

Mais uma aula
Mais um livro que nos traz infinitas reflexões sobre nosso estilo de vida e a sociedade na qual estamos inseridos, especialmente num contexto ainda pandêmico e de isolamento social.
Teve uma frase que me marcou muito: Não conheço nenhum sujeito de nenhum povo que saiu sozinho pelo mundo. Andamos em constelação.
É um chamado para o coletivo.

Foxback 17/11/2022

Manual Util Para A Vida
A Vida Nao é Util possui um titulo forte e impactante. Neste, como no anterior, o livro é bonito mas pequeno e curto, e tambem baseado em palestras do autor. Temas como o desastre da barragem da Vale, quarentena na Pandemia, consumo desenfreado, sustentabilidade e outros se conectam de maneira objetiva e certeira. Muitos leitores costumam marcar em livros de 300,400, 500 ou mais paginas, trechos com frases ou paragrafos interessantes. Aqui todo o conteudo importa. E o recado é direto : o bicho homem é predatorio e esta mais acelerado do que nunca, atropelando o que estiver em seu caminho.A Terra pede Socorro ! É preciso repensar, refazer, recuperar. Estar atento aos impactos de nossas açoes ( ou da falta de ). É urgente, antes que seja irreversivel. Nao adianta buscar opçoes de vida em outros planetas se nao sabemos cuidar do nosso. Recomendo fortemente a leitura !

larieets 16/11/2022

Bom!!!
O livro nos trás muitas reflexõe, uma delas sendo sobre como tratamos o planeta terra, que é tudo que nós temos, que quando ele "morrer" não haverá outro. Amei e refleti muito durante a leitura!

Ana Camps 15/11/2022

É pra refletir!
"Quando o último peixe estiver nas águas e a última árvore for removida da terra, só então o homem perceberá que ele não é capaz de comer seu dinheiro."

duda 15/11/2022

Sensacional!
As reflexões trazidas por Ailton Krenak nesse livro são maravilhosas. Muitas coisas que ele diz aqui eu já concordava, mas a perspectiva dele é totalmente diferente, e me fez repensar e pensar em muitas coisas. Essa é uma leitura essencial pra enxergar o que tem acontecido no planeta. Todos deveriam ler esse livro!

branquela nanica 09/11/2022

Reflexão com mais reflexão...?
Ele é bom para fez vou pensar sobre seus conceitos de humildade sociedade.

manu 06/11/2022

não vou dizer muito sobre porque o livro por si só ja diz tudo, acho que todas pessoas deveriam ouvir e ler as palavras de Ailton Krenak.

a parte que mais doeu foi quando ele disse: "Tomara que não voltemos à normalidade, pois, se voltarmos, é porque não valeu nada a morte de milhares de pessoas no mundo inteiro."
e tudo voltou ao normal exatamente como era antes, até pior na verdade.

Sarah 31/10/2022

Não tenho muito o que falar desse livro porque ele é incrível e extremamente necessário para repensarmos aonde estamos indo com tanta pressa e como isso afeta o planeta. Precisamos nos lembrar que a natureza não é uma coisa seprada da gente, pelo contrário, nós somos natureza e precisamos urgentemente cuidar dela e do planeta.

gabi.acervodagabii 29/10/2022

"a vida não é útil" é um livro curtinho que reune falas de ailton krenak em algumas lives durante o primeiro ano de pandemia.

eventualmente eu tinha a mesma sensação de quando li "se quiser mudar o mundo", de sabrina fernandes. krenak pula de galho em galho sem manter uma pauta fixa, o que acaba tornando o livro um pouco romântico e superficial.

é triste ler em 2022 e perceber que, ao contrário do que krenak esperava, a humanidade não melhorou depois da pandemia e o mundo continua sendo um lugar cada vez mais hostil, principalmente para os povos tradicionais.

vou levar desse livro a ideia de que saber que a vida não tem utilidade em si torna a experiência de viver mais intensa.

Rafi.guarda 29/10/2022

Estamos comendo a Terra
A vida é útil? Para quem? Para o sistema que precisa de pessoas para explorar, vender, consumir?

Só somos úteis quando geramos dinheiro para o sistema, quando possuimos o poder do consumo.

A Necropolitica diz quem merece viver ou morrer, sabemos quem são esses que morrem todos os dias.
Estamos refém de um sistema que não nos dar descanso, que só tira.
O que estamos buscando? Qual propósito disso? Ganhar o máximo de dinheiro? Comprar o maior número de sapatos? Qual propósito de derrubarmos o maior número de árvores possíveis? Ou contaminar os rios? O que sobrará dos mares?

Quando iremos entender que precisamos da natureza para sobreviver? Não se come dinheiro, não se bebe ações!!!!

Krenak é extremamente lúcido nas palavras e nos faz repensar nosso modo de vida com base na cultura indígena.

Recomendo demais a leitura!!!

Gustavo Simas 28/10/2022

A vida como dança e fruição
Talvez o parágrafo que mais marca o livro é este:

"A vida não tem utilidade nenhuma. A vida não é para ser útil. Isso é uma besteira. A vida é tão maravilhosa que nossa mente tenta dar uma utilidade para ela. A vida é fruição. A vida é uma dança. Só que ela é uma dança cósmica. E queremos reduzi-la a uma coreografia ridícula e utilitária. Queremos reduzi-la a uma biografia: alguém nasceu, fez isso, fez aquilo, fundou uma cidade, inventou o fordismo, fez a revolução, fez um foguete, foi para o espaço. Tudo isso é uma historinha tão ridícula. A vida é muito mais do que tudo isso. Nós temos de ter coragem de ser radicalmente vivos. E não negociar uma sobrevivência"

A obra, colagem de falas em diferentes entrevistas e lives que Ailton Krenak participou, principalmente, durante a pandemia de Covid-19, é um arranjo que busca descolonizar o pensamento. O título, que, a princípio, pode parecer sensacionalista, se encaixa perfeitamente na fruição dos saberes dos povos originários que Ailton evoca com tranquilidade em seus discursos.

Os capítulos são sucessão de ensinamentos que nos fazem repensar, retroceder e resgatar ideias que vão de encontro à lógica colonial, capitalista, utilitarista e desenvolvimentista latente do século atual. São convites para a possibilidade de novos tempos, antes que os tempos se acabem.

(em especial, recomendo como material extra as conversas de Krenak com o astrofísico Marcelo Gleiser, disponíveis no Youtube e uma das referências pra composição dessa obra)

João 24/10/2022

indico
Reunião de textos muito importantes para a situação atual do mundo, mas principalmente para a situação política, social e ambiental do Brasil

Vivi.ana 24/10/2022

Maravilhoso
Primeiro contato que tive com a escrita do autor e me encantei, adorei o jeito dele se expressar e o livro realmente me levou a questionar algumas ações humanas. Leiam!