A vida não é útil

A vida não é útil Ailton Krenak

Resenhas - A vida não é útil

gabriel 01/06/2024

Ótimo livro
Como todos os do krenak, esse é um ótimo livro pra entendermos que nossa vida depende da terra, pq nos fazemos parte dela, mas estamos matando ela aos poucos com a exploração capitalista

mila 31/05/2024

Esse foi um livro que li devido a escola, cada capítulo traz uma reflexão diferente e gosto do jeito que ele diz para acordarmos. Um livro legal para ler caso você esteja ligado no meio ambiente e na política ambiental

Beca Guamá 31/05/2024

?Sem autoenganação?
Ailton Krenak fala o que a garganta e a alma dos povos indígenas espremem angustiadamente há séculos.
Acabei de ler e fiquei encarando o livro depois desse sacode que as suas palavras proporcionam. Leiam.

?O que nos resta é viver as experiências, tanto a do desastre quanto a do silêncio?.

maria @mariandonoslivros 30/05/2024

“Somos nós a praga que veio devorar o mundo.”
Consumir qualquer conteúdo criado ou apresentado por Ailton Krenak é como sentir um soco no estômago ao perceber que nossas vidas estão sendo conduzidas a um caminho sem volta. Tratar sobre questões climáticas e os desdobramentos do impacto ambiental em nosso mundo é trazer a frente dos problemas enfrentados os principais responsáveis: nós, serem humanos. Nesta obra, Rita Carelli traz cinco textos com palestras, entrevistas e lives realizadas entre novembro de 2017 e junho de 2020. Cada um deles nos permite um espaço de reflexão sobre nossa bolha (micro) e nosso mundo (macro). Krenak é gigante e tem muito a nos ensinar (se nos permitimos ouvir).

Aproveitando o espaço, indico como uma pessoa incrível de acompanhar - por suas indicações e provocações - a também autora e booktuber indígena Mayra Sigwalt.

Beijos de luz, Maria ノ゚ο゚)ノミ★゜*。・+☆
Blog: mariandonoslivros.blogspot.com.br
Twitter: twitter.com/mariandolivros
Facebook: facebook/mariandonoslivros
Instagram: instagram.com/mariandonoslivros

gmanosophi 28/05/2024

Muito rapidinho de ler e fácil também! muito bom o debate abordado e muito bem desenvolvido!! quero ler mais livros dele agora

Marcio.Luiz 28/05/2024

Verdades e tapas na cara...
Os textos de Krenak nos fazem pensar... É um jeito diferente de ver e viver, mas que mostra o quão insana é a vida que nós próprios estamos nos impondo. Estamos nos desvinculando do planeta que nos sustenta, para depois chorar... A Terra reage, mas não entendemos... Textos muitos bons, que além de nos fazer pensar deveria nos fazer nos mover... Não é tão simples, mas sempre temos de começar por algum lugar ...

Geisalanis 27/05/2024

Como os outros gostei bastante é curto mas é profundo muitos ensinamentos muita sabedoria um livro que deveria ser Lido por muitos

Luiza 26/05/2024

A vida não é útil
[?] Só que viramos adultos, estamos desgastando o planeta, cavando um poço gigantesco de desigualdade entre os povos e sociedades. De modo que há uma sub-humanidade que vive numa grande miséria, sem chance de sair dela - e isso também foi naturalizado [?].

vuyazi 26/05/2024

Somos a praga do planeta, uma espécie de ameba gigante.
Essa obra de Krenak, assim como muitas outras do escritor, funciona como uma espécie de desabafo crítico a cerca da realidade do Brasil. Krenak faz exortações realistas sobre como a ambição humana atinge diretamente o planeta. Como disse o autor: "Somos nós a praga que vamos devorar o mundo".

Clara 26/05/2024

Achei interessante
Eu gostei das reflexões que o Ailton Krenak fez no livro. Por mais que eu não concordei com tudo o que ele falou, acho que é um livro importante para ser lido e o leitor refletir sobre as pautas que ele trata na obra.

Jubalinhas 24/05/2024

É importante se importar
Política e história de uma forma simples (que nem sempre é ótimo). Traz questionamentos e pontos de vista particulares, interessantes e que realmente se interessam pelo assunto. Krenak se importa verdadeiramente, viceralmente e, mesmo que em ponto ou outro discorde de suas conclusões , o percurso com ele é valioso.

Manoel.Ramalho 23/05/2024

Ótima reflexão
Cada vez que leio uma obra do autor, me encho ainda mais de orgulho por saber que sou brasileiro e que nossa terra possui pessoas tão talentosas. Recomendo muito.

JGabiezz 23/05/2024

Verdades difíceis de aceitar
A leitura é breve, é praticamente um desabafo do quanto estamos adormecidos em relação a natureza. O livro carrega uma revolta totalmente válida de que temos estragado muita coisa e tirado vidas com nosso egoísmo, com os sistemas políticos, globalização e etc... Infelizmente ele traz uma verdade maior e mais triste que todas as verdades expressas nessas poucas páginas: uma andorinha só não faz verão, não podemos salvar o mundo sozinhos e as pessoas não parecem estar dispostas a fazer isso.

giovanna1024 23/05/2024

A VIDA NÃO É ÚTIl
Não é o tipo de livro que eu leria com frequência, mas tive que literalmente devorar ele em um dia para uma prova da escola, e confesso que acabei gostando... tem umas reflexões bem legais e fala de pautas muito importantes

Luma :) 22/05/2024

A vida é útil realmente pra quem?
Que livro fantástico de bom!!
Não é o tipo de leitura que estou acostumada mas fiquei bem surpreendida tanto com o autor quanto com o livro.
Mas como assim a vida não é útil???
É exatamente o que ve leu, a vida não é útil. Não é útil quando o capitalismo não está em alta e comandando todos os seus feitos e gostos! Tirando isso, ela é fantástica de ser vivida e aproveitada!!
O livro traz uma reflexão sobre consumismo vs meio ambiente incrivelmente interessante e que todos deveriam ler e se aprofundar sobre pelo menos uma vez na vida.
Krenak abriu meus olhos pra algo que nunca havia pensado antes: o conceito de humanidade, que está ligada somente a quem consome diariamente! Já quem não consome e é tradicional do país, é classificado na classe sub-humanidade. Quem diria que o ser humano poderia ser tão separatista né?!