A vida não é útil

A vida não é útil Ailton Krenak

Resenhas - A vida não é útil

Dilso 09/10/2023

A natureza e o homem
Um livro que li praticamente numa sentada... Obra de não-ficção, ela ecoa os sinais da natureza, da humanidade, dos anseios e das preocupações com o planeta Terra em uma série de críticas ao sistema capitalista versus a essência dos homens e das mulheres, que a cada dia ficam mais cegos pela escuridão do neoliberalismo.
Textos curtos, mas elásticos ao nos proporem reflexões importantes e "encumpridadas" para além do término da leitura.

Indico, tranquilamente! ?

mmonyeiro 07/10/2023

Muito bizarro como esse sistema consegue transformar absolutamente tudo em mercadoria simplesmente vendendo a vida,pensando aqui...

Sophia709 05/10/2023

Livro sensacional
A maneira como Krenak apresenta sua crítica, incorporando sua própria realidade, é muito bom. A leitura deste livro é essencial para entender que a Terra é nossa vida e não só uma fonte de recursos naturais. Devemos valorizá-la ao máximo.

bella 28/09/2023

Muito Bom
Para ser sincera li como indicação um professor para usar como repertório em redação, mas o livro realmente surpreendeu a leitura é muito ágil e rápida. O tema realmente faz você questionar susana ideias e estou até agora questionando minha existência

Tainá 26/09/2023

Cada dia mais encantada e intrigada com os questionamentos e posicionamentos do krenak. Leitura bela. Leve. Necessaria.

alaniskauany 17/09/2023

A sabedoria de Ailton Krenak
? Tudo virou agro. Minério é agro, assalto é agro, roubo do planeta é agro, e tudo é pop. Essa calamidade que nós estamos vivendo no planeta hoje pode apresentar a conta dela para o agro.?

Gosto muito de como o autor sempre ressalta essa ideia de que os povos indígenas não apenas se expressam falando que a Terra é a mãe deles. A Terra é parte deles.

Um livro sobre resistência, recomendo muito.

Gustboy 13/09/2023

Um vômito
Digo isso porque acho que seja uma boa alegoria da experiência de ler esse livro. Há uma sensação de angústia com as reflexões que o autor traz, como o modo de viver ocidental é mesquinho, sem sentido, desnecessário. Juntamente a isso ele traz uma reflexão paradoxal que é justamente a não utilidade do viver. Que fazer da vida algo útil é uma violência sem tamanho. Um modo de viver sendo produzido a nível industrial. Estamos consumindo, produzindo, provocando um processo de morte do planeta que vivemos. Planeta este que não é somente um lugar que habitamos, o planeta é a gente também.
Mas não é fácil a tarefa de sair dessa dimensão, desse modo de viver, sinceramente não sei como é possível. Pois o mundo já tá sedimentado de tal forma, que não há como saber se tem como "consertar"
O momento que sucede o vômito, por vezes, causa certa sensação de se sentir melhor, talvez, como acontece nos rituais xamânicos, aconteça uma limpeza, que abre espaço para pensar novos modos de ser possíveis.

gigio 06/09/2023

Quem escreveu esse livro; Krenak ou Karl Marx?
Brincadeiras a parte, eu adorei demais as críticas do autor nesse livro, expandiu minha visão de mundo e meus pontos de vista sobre a humanidade e o que estamos fazendo com a Terra.

isabel110 03/09/2023

Genial
Ailton Krenak fala apenas verdades neste livro, obviedades, mas que precisam ser ditas e reforçadas a todo momento. Gênio.

Graziele20 30/08/2023

A VIDA NÃO É ÚTIL
?= "O século XX, com todas as suas guerras, demonstra bem isso. Foi preciso fazer uma espécie de armistício, porque nos armamos a tal ponto que seríamos capazes de destruir o planeta ? várias vezes"

????= Essa é uma obra escrita pelo líder indígenas Ailton Krenak que trabalha acerca da pandemia e dos povos indígenas.

O pensador Krenak também discute sobre as reflexões trazidas pela pandemia em toda a comunidade. Discutindo aspectos relacionados ao consumismo desenfreado e a maneira como nós estamos destruídos o mundo e a nossa própria vida

Trata-se de uma obra extremamente necessária para que passamos refletir acerca das nossas ações aqui na terra, do que realmente estamos fazendo com o planeta e com a nossa vida. Será que nós estamos realmente vivendo, ou apenas sobrevivendo de maneira contínua e realizando atividades para trazer alguma utilidade que não deveria ser necessária para a nossa vida?!

?="O que há para ser celebrado no fato de que podemos falar numa live para 3 mil ou 4 mil pessoas por um aparelhinho que é produto de uma civilização que está comendo a Terra para fazer brinquedos?"

?SINOPSE= Em reflexões provocadas pela pandemia de covid-19, o pensador e líder indígena Aílton Krenak volta a apontar as tendências destrutivas da chamada ?civilização?: consumismo desenfreado, devastação ambiental e uma visão estreita e excludente do que é a humanidade.

Um dos mais influentes pensadores da atualidade, Ailton Krenak vem trazendo contribuições fundamentais para lidarmos com os principais desafios que se apresentam hoje no mundo: a terrível evolução de uma pandemia, a ascensão de governos de extrema-direita e os danos causados pelo aquecimento global.

Crítico mordaz à ideia de que a economia não pode parar, Krenak provoca: ?Nós poderíamos colocar todos os dirigentes do Banco Central em um cofre gigante e deixá-los vivendo lá, com a economia deles. Ninguém come dinheiro?. Para o líder indígena, ?civilizar-se? não é um destino. Sua crítica se dirige aos ?consumidores do planeta?, além de questionar a própria ideia de sustentabilidade, vista por alguns como panaceia.

Se, em meio à terrível pandemia de covid-19, sentimos que perdemos o chão sob nossos pés, as palavras de Krenak despontam como os ?paraquedas coloridos? descritos em seu livro Ideias para adiar o fim do mundo, que já vendeu mais de 50 mil cópias no Brasil e está sendo traduzido para o inglês, francês, espanhol, italiano e alemão.

A vida não é útil reúne cinco textos adaptados de palestras, entrevistas e lives realizadas entre novembro de 2017 e junho de 2020.

Pesquisa e organização de Rita Carelli

sailor1 27/08/2023

Incrível
Acabei lendo para um trabalho de português, não esperava muito, mas me surpreendeu com críticas muito precisas, e me fez refletir sobre coisas estavam na minha frente, mas nunca percebi, me motivou a buscar ler mais livros desse autor, super recomendo!

mwnubookks 26/08/2023

Excelente!
Ótimos debates, achei que podia ter aprofundado em assuntões que ficaram meio ?soltos?, mas no geral acho uma leitura fundamento que te faz refletir muito.

Priscilla 22/08/2023

Muito bom para refletir sobre o conceito de utilidade da vida, vinculado ao capitalismo e essa necessidade de sempre sermos produtivos, de não podermos descansar e de sentirmos culpa ao não fazer nada ou ao fazermos algo que simplesmente dá prazer. Envolve também a ideia sobre envelhecimento e a perda de valor da vida dos velhos, na nossa sociedade, por não serem mais "produtivos", por não poderem trabalhar e, assim, por não serem úteis ao capital.