A Vila dos Tecidos

Resenhas - A Vila dos Tecidos

1 | 2 | 3 | 4

Rafael Mussolini 16/05/2024

A Vila dos Tecidos
"A vila dos tecidos" da Anne Jacobs (Editora Arqueiro, 2023) é o primeiro volume de uma saga que nos apresenta à jovem Marie, uma órfã que após sair do orfanato onde morava, com a saúde debilitada, acaba indo trabalhar como ajudante de cozinha na mansão da família Melzer. A imponente e famosa mansão de tijolinhos vermelhos, situada na Vila dos Tecidos por conta do empreendimento de tecelagem que garantiu fortuna à família, é um lugar onde muitas tramas se entrelaçam. Tanto os membros da família, como os empregados da casa fazem parte de uma história cheia de dramas, intrigas, traições, segredos e histórias de amor.

A trama se inicia em Augsburgo na Alemanha, em meados do ano de 1913. O clima gelado da região onde os fatos se desenrolam, contrastam com a agilidade e fervor da luta pela sobrevivência dos mais pobres e a disputa por poder dos mais ricos. Nos andares de baixo, os trabalhadores da mansão precisam lidar com suas próprias dores e emoções, enquanto nos andares mais altos o casal Melzer e seus três filhos jogam o jogo daquilo que significava fazer parte da alta sociedade da época.

O pai, Johann Melzer, é um homem sério e sisudo que vive quase que exclusivamente em função do bom funcionamento da fábrica de tecidos, então pouco se envolve nas questões cotidianas da família, que ficam a cargo de sua esposa Alicia. A mãe é responsável pela administração da casa e por conter as brigas entre suas duas filhas, a bela e sonhadora Katharina e a fria e calculista Elisabeth. No núcleo familiar, ainda temos Paul, o filho mais velho que retorna à mansão em momentos isolados por conta dos estudos na capital.

Entre os empregados da casa, também somos apresentados a uma infinidade de personagens que serão cruciais para o desenvolvimento da história. Ainda que munidos por interesses diferentes, todos eles prezam por suas posições dentro da mansão por conta do desejo de ocupar posições melhores. Numa região afastada como aquela é quase um privilégio trabalhar na Vila dos Tecidos. Vamos percebendo que cada um deles, além de serem fundamentais para o funcionamento da casa, também guardam consigo pequenos capítulos que contam a história da localidade, da própria Vila dos Tecidos, como também os segredos mais íntimos da família Melzer.

A vila dos tecidos é um romance que carrega todos os clichês que já conhecemos, então se torna uma leitura de nicho que não deixa de ter seus apreciadores. Nas bibliotecas os leitores costumam chamar esse tipo de leitura de “água com açúcar”, outros de "leitura de entretenimento".

O livro mescla em suas páginas as vivências das personagens, ao mesmo tempo que também passeia pelo contexto histórico da época ao descrever os modos de vida, as convenções sociais, os costumes, o desenvolvimento da economia através da industrialização e as lutas por direitos na Europa Central do início do século XX. Como se trata do primeiro volume de uma série, o romance se preocupa em nos apresentar os personagens e durante todas as páginas existe um vento, que sopra aos ouvidos algumas tensões que culminarão na primeira grande guerra.

site: https://rafamussolini.blogspot.com/2024/04/a-vila-dos-tecidos-de-anne-jacobs.html

jacqueline 14/05/2024

Nunca vi uma autora escrever tanto a palavra "fitar , fitou , fitando.. ". Chega ser ridículo. Esse livro é bem cansativo .. vamos ver os próximos

TatiBatista 06/05/2024

Amei!!
Quando eu li a sinopse do livro, já soube que ia amar por ser a mesma pegada de Downton Abbey, dito e feito!
Eu amei os personagens, os bastidores da mansão, as intrigas, amei tudo!
E o mais legal, é que tem continuação, que mal posso esperar pra ler!

Victoria.Ganzaroli 10/04/2024

Já quero ler a continuação
Esse romance é bastante leve, inclusive acredito que possa ser lido por adolescentes pois não traz descrição de cenas de sexo ou episódios mais calientes.
Acho que a autora peca por exagerar na descrição de ambientes, o que tornou a leitura um pouco maçante. Para não me desestimular, pulava essas partes!

Daniela.Filippi 06/04/2024

A vila dos Tecidos
Então a história principal era interessante. Porém durante todo livro teve histórias secundárias que não agregou muito.
Sem falar que poderia ter sido um pouco mais reduzido.
Estou em dúvida se devo ler a continuação.

Leituras_e_Chocolate 27/03/2024

A vila dos tecidos
Eu amei essa história!!
Um novelão gostoso de ler e acompanhar.
Vale a ? o investimento de tempo nessa leitura.
Vai por mim.?
Resenha completa no podcast Leituras e chocolate.

@leituras_e_chocolate

Anna 17/03/2024

A dualidade da trama dos tecidos
Em um lugar entre Bridgerton e Downton Abbey reside a Vila Dos Tecidos, romance que me entreteve, me trouxe curiosidade e superou minhas expectativas combinando de uma forma delicada a esperança de um amor e a realidade cruel.
É um romance histórico mais maduro e não nega os fatores negativos da vida, e talvez por esse mesmo motivo os fatores positivos são ainda mais emocionantes e o amor parece tão alcançável.

Jujuba 12/03/2024

Resenha Cultura Pocket 2023
Oi pessoal!!
Hoje é dia de falarmos de um recebido da nossa parceira @editoraarqueiro que foi um delicinha de ler!

O livro “A vila dos tecidos – Anne Jacobs”, sabe aquelas tramas que vão te conduzindo pela história e cada capitulo é como ver uma série de época?

Muitas vezes eu tinha a sensação de poderia estar vendo um episódio de “Downton Abbey” ou mesmo de uma mais recente que vi “A Idade Dourada” e até mesmo um toque de Jane Austen porque não? Este livro e simplesmente perfeito para quem curte este estilo de serie/livro.

A trama se inicia com a chegada de Marie a mansão da Vila dos tecidos pertencentes a família Melzer, a jovem está com a saúde fragilizada após uma grave doença e uma dura infância no orfanato. Mas quem já vai esperando uma reviravolta espetacular pode se surpreender. Marie se vê em uma casa onde ocupa o posto mais baixo na hierarquia dos criados e sua vida não será um conto de fadas. As intrigas e tramas desenroladas pelos criados e tão boa de acompanhar quanto as da família Melzer, e por falar nos Melzer eles me fizeram lembrar muito as núcleos familiares criados por Jane Austen.
Temos a mãe, Alicia, uma mulher de família nobre porem financeiramente falida que se casou com Johann Melzer um comerciante que enriqueceu com a fabricação de tecidos, duas filhas Katharina (Kitty) uma artista sonhadora capaz de fantasias ate mesmo quando é apresentado a cenários nada românticos da vida de Marie, Elisabeth (Lissy) irmã mais velha que tem muito ciúmes da beleza e carisma de Kitty ainda mais quando seu pretendente, o tenente Klaus von Hagemann, pede a irmã em casamento. E Paul jovem estudante que tenta convencer o pai de sua habilidade para assumir os negócios da família e que está encantado pela beleza de Marie.

Como se trata de uma série de livro que iniciam em 1913 creio que possivelmente teremos alguns ventos marcantes, como a I Guerra Mundial, que neste primeiro livro ainda é apresentada como uma possibilidade para a Alemanha, pais em que a trama se desenvolve.

site: https://www.instagram.com/p/CxZP8rXrDhv/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

Mari 11/03/2024

Gostei muito
Este livro me lembrou a série Downton Abbey, que eu adoro! Toda a história gira em torno da mansão e seus moradores, tanto os patrões quanto os empregados. A ambientação histórica é muito rica em detalhes, com descrições do ambiente, das roupas, das comidas, do funcionamento da mansão, mas de maneira bem fluida, sem ficar cansativo. Os patrões são donos da fábrica de tecidos e também temos um vislumbre da relação entre patrões e empregados e condições de trabalho da época. A protagonista, Marie, é uma moça forte e determinada, que busca a própria sobrevivência e também saber mais sobre sua origem. Gostei muito do livro, embora tenha achado que terminou de forma abrupta, com algumas dúvidas sobre alguns acontecimentos. Isso me levou a iniciar o livro 2 - As filhas da Vila dos Tecidos - que é a sequência dessa história.

Carolfreitasnf 05/03/2024

A Vila Dos Tecidos
Eu gostei muito dessa leitura, o livro tem uma fluidez muito boa e embora tenha um ritmo mais lento ele não é arrastado e nos prende bastante.

Um livro com personagens e um enredo bem cativantes, ele nos conquista logo no começo. O melhor é que até as tramas paralelas são interessantes, o funcionamento da casa e da fábrica são elementos que acabam por também se tornarem personagens do livro.

Somos apresentados uma família dona de uma fábrica de tecidos muito importante, insdustriais, e seus empregados e funcionários e vamos ao longo do livro acompanhado o desenvolvimento de cada membro da família e dos empregados, além da história de amor entre Marie, uma camareira, e Paul o filho do patrão.

Uma coisa que me incomodou bastante foi a falta de maturidade de Kitty, irmã mais nova de Paul. Ela é uma personagem bem cativante, mas o excesso de imaturidade cansa às vezes.

Achei que depois de alguns acontecimentos a autora devia ter desenvolvido um pouco mais a maturidade da personagem que continuou da mesma maneira. Mas mesmo isso não estragou o livro.

Marie, a personagem principal, é uma personagem muito interessante e intrigante e vamos conhecendo junto com ela seu passado. Já Paul é o perfeito cavalheiro que no começo parece um pouco imaturo, mas se mostra um personagem extremamente cativante e envolvente.

Apesar do tamanho do livro ele não arrastado e a gente nem percebe o quanto que lemos. Os capítulos tem um tamanho razoável o que ajuda a não cansar o leitor. É sem dúvida uma excelente opção de leitura.

Com certeza vou continuar essa saga.
Jess 05/03/2024minha estante
Concordo com tudo na sua resenha ???

Jess 04/03/2024

Para fãs de Downton Abbey
Gostei muito da premissa do livro e o desenrolar da história foi muito gostoso de ler, meio viciante até.
Como uma fã de Downton Abbey, com a dinâmica entre patrões e empregados, fofocas, paixões e tudo mais.
Tenho que dizer que gostei muito da Marie, apesar de não ter conhecido muito dela no livro.
Mas, tenho que comentar que a Kitty e sua personalidade frívola (tudo bem, eu entendi o ponto da autora aqui) me irritaram muito... Comecei gostando dela e terminei querendo nunca mais ler nada com ela hahahaha.
Elisabeth é uma pessoa fria e estratégica, quero ver como os erros dela serão solucionados no próximo livro.
Em contrapartida, Paul conquistou meu coração. Esse sim, espero ler muito mais sobre.
Também quero saber como a primeira guerra será abordada no próximo livro.
O que me irritou um pouco foram as soluções muito convenientes apresentadas principalmente no fim do livro l.
No mais, logo logo devo ler o segundo volume dessa saga.

Recomendo para quem quer um drama histórico :)

Andressa 01/03/2024

É tipo Downton Abbey. Só que em velocidade lenta. E alemã.
Realmente lembra muito Downton Abbey. O problema da história é que o livro faz muito rodeio e enrola e cria cena desnecessária. Tem personagem sonso que poderia ser facilmente cortado. No começo mesmo, o negócio leva tanto tempo pra evoluir que minha paciência esgotou. A história só começa a andar mesmo da metade em diante, só que essa metade são 250 páginas.

Juliana 01/03/2024

Gostei muito!
Estava ansiosa para ler essa série, e gostei muito do primeiro livro. Uma história romântica e muito bonita! Valeu a pena! Recomendo!!!

1 | 2 | 3 | 4