A Vila dos Tecidos

A Vila dos Tecidos Anne Jacobs




Resenhas - A Vila dos Tecidos


55 encontrados | exibindo 46 a 55
1 | 2 | 3 | 4


Taís.Cristini 03/08/2023

A história é boa ,mas muito detalhista e isso deixou a leitura em vários momentos bastante cansativa. A autora poderia ter sido mais objetivas e menos cirúrgica acerca de detalhes, que ao meu ver ,são desnecessárias.
Por esse motivo não irei me aventurar no segundo, por mais que a história e todo o contexto me agradam. Esse tipo de escrita com muitos detalhes desnecessários não curto muito,e eu corro desse tipo de narrativa. Amo romance de época, mas os que tem uma escrita e narrativa mais objetivas.
comentários(0)comente



Fabi | @ps.leitura 31/07/2023

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
Quais são os segredos que uma família pode manter? O quanto esses segredos podem afetar a vida dessa família e de outras pessoas envolvidas? É o que vamos desvendar ao longo da leitura de "a vila dos tecidos".

A história começa com a sua narrativa em Augsburgo, 1913. Após uma infância bem difícil, Marie finalmente consegue um emprego como assistente de cozinha na mansão da Vila dos Tecidos. Essa Vila têxtil pertence à família Melzer e é um dos mais importantes na indústria alemã.

Ocupando o posto mais baixo na hierarquia dos criados, Maria precisa lidar com as intrigas e disputas de egos, evitando qualquer inimizade ao mesmo tempo que precisa se impor para conquistar o respeito de seus colegas.

Só que o que está por trás da mansão e de uma família poderosa? Katharina, a caçula dos Melzers, está prestes a ser apresentada à sociedade e já tem um pretendente. Mas a sua irmã, Elisabeth, discreta e intrigante, pretende atrair a atenção do jovem para si mesmo.

Já o herdeiro da família, Paul, é o único que prefere manter distância e se dedicar aos estudos em Munique. Porém, quando ele conhece Marie, sua volta para casa fica cada vez mais frequente e uma amizade começa a surgir entre os dois.

O quanto isso poderia abalar a estrutura da Vila dos Tecidos? O quanto essa aproximação poderia revelar? E é quando o desenrolar da história começa.

Sabe aquele livro rico em detalhes, que se desenrola aos poucos e você fica realmente preso na trama em desvendar tudo o que está por trás de uma família poderosa e quais são os segredos que eles escondem? Foi essa sensação que "a vila dos tecidos" me proporcionou.

Confesso que comecei essa leitura sem muita pretensão. Esse livro foi me conquistando aos pouquinhos, me deixando bem envolvida com toda a trajetória de Marie, em como a conexão dela com a família Melzers foi se desenvolvendo e como os segredos mudaram bastante o rumo dessa história.

Gostei muito da forma como a Anne Jacbos apresentou com uma riqueza de detalhes todos os acontecimentos ao longo da narrativa. Ela soube como mostrar a jornada da nossa personagem principal, assim como dar vida para os personagens secundários, mostrando em como eles também possuem uma grande importância nessa trama.

Apesar de ter gostado do cenário e todo contexto envolvido nessa história, em alguns momentos senti que a narrativa demorou para se desenvolver. Talvez por se tratar de uma obra com mais de 500 páginas e com diversos detalhes, esse tenha sido algo que me incomodou um pouco, mas que ao mesmo tempo, me instigava em descobrir mais, entende?

O que mais gostei em "a vila dos tecidos" foi conhecer a obra em um cenário da Europa Central no início do século XX. A autora soube como retratar perfeitamente bem os costumes e vivências da época, todo o glamour envolvido em uma família da alta sociedade, mas também os segredos que a mesma escondia.

Um ponto que vale a pena ressaltar é que esse é o primeiro livro de uma série. Pelo o que pesquisei, a série A Vila dos Tecidos é composta por seis obras, sendo que apenas o primeiro livro foi publicado e o segundo, "as filhas da vila do tecidos", será publicado ainda em 2023 pela Editora Arqueiro.

Na minha visão, esse primeiro livro finalizou da maneira como deveria, sabe? Ele soube como ter um início, meio e fim, proporcionando inúmeros acontecimentos e lições. Não sei o que esperar dos próximos da série, mas garanto que serão obras repletas de acontecimentos e momentos marcantes.

Um romance histórico que vale a pena dar uma chance, pois além de tudo que foi citado, ainda há uma grande história de amor com uma boa pitada de drama. Uma história que precisava ser contada e que vai acabar conquistando bastante o coração.

site: https://www.psamoleitura.com/2023/07/resenha-a-vila-dos-tecidos-anne-jacobs.html
comentários(0)comente



Ana Carolina 20/07/2023

É um bom livro de época, rodeado de intrigas, superações, romances, só achei a história um pouco... "morna".
Talvez seja por não ser um estilo que curto tanto, contudo não posso negar que a escrita é muuuito boa, flúida, divertida, sustentou até o fim do livro.
comentários(0)comente



Vanessa647 19/07/2023

Uma saga familiar? Mas o que é família?
Precisamos falar sobre A vila dos tecidos.
Eu estava hiper ansiosa por ler e aproveitei uma LC com a @belabeiraooficial em um grupo (nunca sei se posso ou não falar da plataforma, mas conto nos comentários).
O livro é o primeiro de uma série, da escritora Anne Jacobs, e começa em 1913, na Alemanha.
Marie é uma órfã que vai trabalhar na casa dos Melzer, família que prosperou na indústria têxtil. A menina pode ser pobre e precisar do emprego, mas não deita a cabeça para nenhuma das outras criadas, que se acham melhores do que ela por serem mais antigas de casa. Marie logo cai nas graças da cozinheira e da governanta, e, por uma artimanha do destino, de Katherina, a filha mais nova da família que a faz de modelo, depois de companheira de aventuras e por fim de camareira (era o que dava, tem uma explicação lógica). Elizabeth é a irmã do meio, egoísta e dissimulada, capaz de qualquer coisa para conseguir o que quer. Para completar os herdeiros da vila, Paul, o filho mais velho que estava estudando longe e que deseja ajudar o pai na fábrica.
Achei a trama bem interessante. Como é o primeiro de uma série relativamente grande, parece muitas vezes uma introdução. Demorei um pouco para pegar o ritmo, mas depois de certo ponto ficou muito interessante e eu só queria descobrir se estava certa em meus palpites para o grande mistério que envolvia Marie e o sr. Melzer.
Achei que iriam focar mais na criadagem, e algumas senti falta de um desenvolvimento, mas novamente, é o primeiro livro da série, acredito que no próximo, que se passa em 1916, teremos mais o foco histórico, já que estaríamos no meio da Primeira Guerra Mundial. Desci a nota um pouquinho de nada também pelo ritmo do começo, mesmo que tenha se recuperado.
Ansiosa pelo segundo (apesar de já ter em espanhol, vou esperar para ler com a tradução, que achei muito boa. Peguei um nome trocado, bobagem, mas o texto está fluído em português).
Atenção ao narrador, que tem algumas "participações" na história.
Vale a leitura.


Nota 4,4/5
Livro 48/2023

#aviladostecidos
#annejacobs
#editoraarqueiro
#romancehistorico
#saga
#primeiraguerramundial
comentários(0)comente



Luschnee 16/07/2023

O livro trata de uma menina órfã, tida como bastarda, nascida no final do século XIX, criada em um orfanato e a descoberta de sua história, laços afetivos de amizade e amor, sua forma de ser e ver o mundo e como tudo se encaixa na vida.

A história é boa, personagens bem construídos e interessantes, narrativa fluida. Apesar de haver fico na protagonista, histórias paralelas que convergem tornam o livro muito interessante.

Não é um livro para pular parágrafos. Não tem desperdício de palavras, embora seja possível ver um pequeno clichê aqui ou ali, mas nada que machuque.

Tem citações de Schiller, referências às artes plásticas, música clássica, culinária e costumes da época muito bem pesquisadas.

As questões políticas entre Austria, Alemanha, França e Inglaterra da época que antecede à 1a. Guerra Mundial são mencionadas aqui e ali.

Eu li a versão em português europeu e acho que quem tiver a versão brasileira será mais feliz, porque falta um pouco da delicadeza e sonoridade nos diálogos.

O livro é longo e tem continuação. Como é um período histórico pouco explorado (pelo menos por mim em tempos literários) e eu realmente quero saber no que vai dar (curiosidade de mata o gato ), acho que vou enfrentar o segundo calhamaço.

O livro é bom? Sim, eu curti.
Leria novamente? Sim, se tivesse tempo.
comentários(0)comente



Gomor 12/07/2023

Marie morava em um orfanato e vai trabalhar como ajudante de cozinha na mansão da família Melzer, donos da tecelagem de Augsburg, Alemanha. Marie aos poucos vai descobrindo que sua história está mais ligada a essa família do que ela imagina. Bonzinho, mas não é tudo isso...
comentários(0)comente



Sandra 10/07/2023

Junho 2023
É uma série de 3 livros, sendo esse o 1.
Gostei da estória, dos personagens e da escrita.
Superação feminina numa época difícil e sofrida pré guerra.
Aguardando o próximo que será na guerra 1914. Gostei
comentários(0)comente



Fernanda.Bertolli 18/06/2023

A VILA DOS TECIDOS
Um livro um tanto confuso no começo, muitas histórias, muitos personagens, mas os principais são Marie, a órfã que recebe uma vaga para trabalhar na casa dos Melzer, e a família pai, mãe e os filhos Katharina, Elisabeth e Paul.
Nesse livro (pelo que entendi terão mais), a história fala sobre a vida de Marie, que descobre o pai de Paul foi responsável pela morte de sua mãe.
Uma história interessante.
comentários(0)comente



Alexandra153 23/05/2023

História interessante sobre a vida de uma família com um segredo do passado e a procura da redenção que acaba por expo-lo. Preconceitos ultrapassados e a dualidade entre o equilíbrio frágil do poder e do dinheiro no início do século na cidade de Ausburgo, na Alemanha.
comentários(0)comente



55 encontrados | exibindo 46 a 55
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR