A Ilha das Árvores Perdidas

A Ilha das Árvores Perdidas Elif Shafak

Resenhas - A ilha das árvores perdidas

Paola 22/03/2023

Uma narrativa sensível sobre as cicatrizes do passado e a força do amor. Histórias de dor se fundem as cativantes reflexões trazidas por uma figueira. Figueira essa que acompanha de perto o desenrolar da família central e as tristezas da guerra. Tendo o Chipre como pano de fundo, o livro traz relatos importantes sobre guerra que dividiu a ilha.

Lety Valadares 20/03/2023

Incrível
Um livro muito lindo, cheio de frases que me marcaram, aprendi sobre o Chipre, sobre a colonização inglesa nessa ilha. O livro tem uma escrita linda, com muita sensibilidade.

Bru | @umoceanodehistorias 18/03/2023

O livro mais diferente que já li
Onde a sua história começa? Quando o local onde você nasceu foi formado? Quando seus pais se conheceram? São as respostas para essas perguntas que Ada Kazantzakis busca.

É difícil encontrar palavras para falar de A ilha das árvores perdidas, mas vou tentar.

Ada passou por uma perda muito grande; a mãe f4l3c3u recentemente. Tudo está muito confuso para ela, pois o pai não fala sobre o passado – e nem sobre o presente –, ela não conhece suas raízes, está naquela fase de se ver apaixonada e descobre que uma tia, que nunca se importou com ela, vai visitá-la. Tudo piora quando ela tem um surto na escola pouco antes das férias e vira um meme na internet.

Simultaneamente a isso, vamos acompanhando o passado dos personagens e a narrativa de uma figueira – sim, bem diferente, né?

O que mais me surpreendeu nesse livro foi como eu me apaixonei por uma figueira e por tudo o que as árvores representam. Como elas são o lar de muitos seres e têm sentimentos é algo que vou carregar para a vida. Outro ponto interessante é conhecermos a história do Chipre. Eu não sabia que a ilha era dividida e existia uma espécie de “rixa” entre gregos e turcos.

Os personagens também são um ponto positivo, mesmo porque você se apaixona por uma figueira, então, imagina as pessoas?

É interessante acompanhar o passado dos pais da Ada, ficamos com o coração apertado em muitas situações e torcendo para que as coisas sejam diferentes e a mãe de Ada não tenha f4l3c1d0.

Além disso, o livro tem um plot twist no final que eu, sinceramente, não esperava. A revelação me deixou boquiaberta.

Enfim, amei esse livro e queria que ele fosse mais comentado, pois merece.

“O amor é uma afirmação ousada de esperança.”

site: https://www.instagram.com/p/CpiuxVSPHkP/

Laura 28/02/2023

Maravilhoso!!
Amorecos, que livro excepcional! Muito bom! A autora trouxe diversos temas neste livro e juntos, fizeram muito sentido! A história é cativante, as partes da figueiras são lindas, e os personagens são muito bem construídos. Além disso, aprendi um pouco sobre botânica hahaha. Uma das melhores leituras de 2023 até agora, recomendo!

Lidiany.Mendes 25/02/2023

Uma história inspiradora
Nas palavras da autora uma ficção que mistura assombro, sonhos, amor, tristeza e imaginação, escrita de forma delicada e poética.
Coloquei no título dessa resenha "uma história inspiradora", mas na verdade a obra traz um emaranhado de histórias inspiradoras.
Histórias de pessoas que só queriam viver em paz.
Histórias de amores proibidos. De gerações que carregam em seus corações, em suas almas as dores dos seus antepassados e que precisam encontrar uma forma de recomeçar e viver, apesar de tudo. Precisam se curar para as próximas gerações.
As informações, tão bem escritas, sobre a fauna e a flora do Chipre são muito sensíveis e interessantes. A migração da borboleta bela dona é tão surpreendente que precisei pesquisar na Internet para ver a fotografia dessa criatura tão bela e resistente.
Sinceramente, um dos melhores livros que já li na vida. Quero ler outras obras dessa autora.
GIPA_RJ 27/03/2023minha estante
Boa resenha! Shafak transcende como escritora e pessoa. Leia :De volta a Istambul , de 2007. Por sua coragem de falar sobre o Genocidio Armênio na Turquia , ela quase foi presa,

gleice 23/02/2023

De um amor proibido, nasceu Ada Kazantzakis. Mas ela sabe pouco da origem de sua história ? só o que sabe é que foi em uma ilha de Chipre, em 1974. Aliás, os pais eram de origens diferentes e, portanto, se encontravam escondidos debaixo de uma figueira. Agora, essa árvore vive no jardim de Ada.

Aline 16/02/2023

"O amor é uma afirmação ousada de esperança"
O conflito civil no Chipre marcou a vida de gerações, e o retrato desses eventos nos lembra que nossos traumas podem nunca nos deixar, porém podemos aprender a cultivar a tolerância, respeito e amor ao próximo mesmo quando as situações nos levam a agir ao contrário.

Foi muito especial a participação da natureza na história. As passagens contadas pela figueira trazem uma sensibilidade para a leitura e mudam nossa percepção do mundo, tirando o ser humano do epicentro, pois é a fauna e a flora que ficam quando os humanos se vão.

É um livro delicioso de se ler com o coração aberto. Eu amei! ??

Janaina 12/02/2023

Melhor leitura de 2022
Numa edição lindíssima produzida pela Tag, este livro, que foi minha leitura preferida de 2022, proporciona uma experiência literária completa!

Optando por uma narrativa bipartida e não-linear, a autora nos leva ao Chipre da década de 70, quando Kostas e Defne, jovens apaixonados de etnias e religiões diferentes, precisam esconder seu amor por conta da guerra civil que dividiu o país, transformando inaceitável qualquer união entre gregos e turcos.

Para além da história de amor do casal, cheia de revezes surpreendentes, o livro traz um forte relato sobre a História do país, levando nosso foco para uma perspectiva única: o ponto de vista de uma figueira.

Sim, uma figueira centenária, situada num bar na cidade de Nicósia, última capital dividida da Europa, assume, ao lado de um narrador onisciente, o múnus de contar a história do casal e do país, nos convidando a uma conexão com a natureza que nunca antes consegui experimentar.

Imaginar árvores trocando informações através de raízes que as conectam sem que percebamos, que segredos sejam revelados por insetos, que danos sejam confessados pelos próprios parasitas que os causaram é o de menos quando se pode perceber a profundidade das reflexões a que somos convidados pela figueira por quem é impossível não se apaixonar.

Mas se o lirismo da narrativa da figueira, a riqueza do suporte histórico da obra e a construção complexa de duas histórias de amor impossíveis ainda não for suficiente para te convencer a ler o livro, digo que o que mais me arrebatou aqui foi a forma como a autora tratou da importância do resgate da memória, das feridas abertas por uma guerra, dos meios de de tentar acessar a cura e das sequelas deixadas em quem viveu as dores e quem veio depois.

(vale abrir um parêntese para mencionar que conhecer a toda a história de Defne me ajudou a entender melhor o caminho trilhado pela mãe de Matilde)
PS. Matilde é a protagonista de João Maria Matilde, de Marcela Dantés. Porque sou dessas que vive interligando as histórias dos livros que lê.

Luan 08/02/2023

Simplesmente perfeito! O melhor livro que eu li em 2023 (até agora!), mas um top 3 da minha vida, de certeza! Os capítulos da figueira ... Ahhh a figueira!!! Uma aula de botânica, de amor, de história, de tudo que possa ver e imaginar!! Apaixonei por esse livro!!!

Fran Piva 05/02/2023

Um livro para quem ama plantas
Ada é uma adolescente que foi privada da história da sua família e acaba de perder a mãe.
Seus pais são ilhéus de Creta, cuja capital é dividida entre turcos e gregos. Um romance proibido, uma separação, uma guerra civil e uma figueira que acompanhou toda a história...
Uma linda história para amar ainda mais as plantas, e para compreender que tudo está conectado nesse universo...
A história é envolvente, muito bem escrita, com muitas referências biológicas sobre plantas e animais e históricas sobre Creta. Uma parte dessa história é narrada pela figueira...

O final é surpreendente!

Ju 30/01/2023

O sussurro da natureza
" O amor é um afirmação ousada de esperança "

O amor é o ponto alto dessa história, é o sentimento que se sobressai na natureza, nas plantas, animais e também nas pessoas. O amor descrito de muitas formas, tristes, relevantes difíceis de digerir.

Me apaixonei pela forma como a escritora conseguiu abordar diversos temas sem se tornar enfadonha, e ainda por cima usar uma figueira como narradora. O olhar dessa árvore trouxe nuances diversas e intrigantes.

Os personagens são únicos e com personalidades fortes. A história traz uma enxurrada de cultura, eu jamais imaginaria tantos acontecimentos no Chipre, mas aqui estou, encantada pela história e intrigada por tantas coisas que desconhecia até então.

Alice 25/01/2023

Não sei mas acho que a Tag de 2022 escolheu a dedos os livros para tocar nos sentimentos dos leitores e esse não poderia ser diferente! Trouxe um leveza que dilacera e comove, nem sei o que comentar direito porque são tantas vertentes e é feito com tanto primor que palavras não são o suficiente, para isso é necessário ler e passar por essa experiência.