Círculos de Chuva

Círculos de Chuva Raphael Draccon

Resenhas - Dragões de Éter: Círculos de Chuva

Mayara 13/09/2022minha estante
Só pra deixar registrado: se eu tivesse lido esse livro anos atrás quando foi lançado e não havia previsão de um 4º livro, essa nota cairia pra 3 ou 2,5 porque muitas coisas ficam sem maiores explicações, e não só pontas soltas, como personagens com destinos que não ficam claros e promessas de muitas mudanças que os leitores da época só viram chegar recentemente.
Se dei 4 estrelas é porque esse livro funciona como o penúltimo da saga, jamais como um último.

Denis.Barbosa 25/07/2021

Que aventura fantástica!
Lembro de ter lido quando saiu, lá em 2011. E minha sensação ao reler foi a mesma: uma aventura de fantasia com tudo que um leitor e jogador de RPG poderia gostar. As reviravoltas são ótimas, com todos os personagens surpreendendo.

A única coisa que não gostei tem a ver com a narrativa do Raphael Dracoon: curtos capítulos com alternância de foco constante dos personagens. As vezes isso quebra a narrativa porque em todo capítulo terminava em um gancho. Por muitas vezes, eu quaaaaaase pulo capítulos para ver o que acontece com determinado personagem.

Agora é ler o 4o e último livro. Esse, inédito pra mim.
Priscilla 25/07/2021minha estante
Oi Denis, tudo bem?

Eu criei um grupo no whatsapp pra rifar todos os meus livros para ajudar a arrecadar fundos para concluir minha faculdade de Massoterapia, em Curitiba-PR. Tem livros de vários estilos diferentes a partir de 2,00 o número. Se quiser participar, entra lá que tá rolando sorteios super legais! Me chame no chat ou no whatsapp 41997098290 que te mando o link do grupo. Obrigada!

Ah, o livro que está sendo rifado neste momento é o Tereza Batista cansada de Guerra, do Jorge Amado.

Mari 04/01/2014

Viciante!
No terceiro livro da trilogia Dragões de Ether é narrada a Primeira Guerra Mundial de Nova Ether, um conflito entre todos os reinos tendo Arzallum, o reino humano, e Brobdingnag, o reino gigante, como peças centrais. Os personagens principais continuam os mesmos, mas eles mudam bastante, o desenvolvimento deles durante o livro é muito legal e mostra como os momentos difíceis fazem as pessoas crescerem rápido (principalmente o João Hanson!). A narrativa é emocionante, fiquei com o coração na mão várias vezes, chorei de tristeza, de alegria, e ainda quis pular pro fim do capítulo só pra saber se as coisas íam acabar bem ou não haha. Em vários momentos as cenas são descritas de forma menos romantizada e mais realista, sem perder a leveza, o que eu achei incrível! A descrição da batalha parece mesmo a de uma batalha medieval, com formações militares, lâminas cegas e tudo o mais.

Por enquanto esse é o último livro da série. O arco da história começa e termina nesse livro, mas o finalzinho dá a entender que pode existir um próximo livro! E parece que o Raphael Draccon confirmou a continuação. Já estou ansiosa pra ler *-*
Flavy 30/03/2014minha estante
Sério? Vai ter próximo?

Iparisclarke 27/05/2020

Ué, cadê os dragões???
Minha primeira impressão nesse livro foi de que quase todos os personagens sofreram um retrocesso, não preciso nem falar da escrita do Raphael nesse que apesar de ter evoluído(é evidente o contraste desde o primeiro livro) não caiu muito bem nesse?? Se fosse em livro separado seria bacana, mas depois de ter feito todo aquela narrativa conversando com o leitor fica chato mudar drasticamente.

No quesito guerra, foi quase incrível... Eu disse quase, tem muito blá blá blá e informações desnecessárias que cansam o leitor. Nesse livro falaram sobre os gigantes, elfas-amazonas e sobre a prometida do axél, coisas que não deram indício de existir nos últimos dois livros e do nada nesse caiu de paraquedas aqui.

Não vamos nem falar do romance... Mds do céu que bosta aconteceu ai??? Axél terminou com a Maria da pior maneira possível, na metade do livro tentaram enfiar outro romance com a Maria envolvendo dois rapazes de famílias diferentes, e o desenvolvimento dela enfia onde??? João e Ariane ficou pra escanteio, Axél e a Elfa no final tava quase fazendo jurias de amor... Basicamente tava tudo uma bosta era melhor não ter feito.

Pensei que esse livro ia ser a resposta pra todas as perguntas que ficaram pendentes, estava tão TÃO enganada, ficou tanta ponta solta que prefiro nem falar. A política desse livro foi medíocre, o final do livro não tinha pé nem cabeça. Teve muitas partes incoerentes que dava a impressão que o escritor não sabia o que estava fazendo. Fora que passei três livros esperando os dragões aparecerem e no final deram certos dragões bem mixurucas...

Apesar dos pesares o livro não é de todo ruim se você não estiver com muita expectativas.
Gabriel.Vitor 29/05/2020minha estante
Concordo acabei de terminar de ler e com muito custo pra isso, parece que tudo que foi construído nos dois primeiros n serviu pra não no final das contas, e não sei com que o autor pretende concertar (e é que é possível) alguma coisa no próximo, que tô muito em dúvida se vai mesmo valer a pena continuar com essa história

Flavinha 15/12/2011

Circulos de Chuva - www.chatadoslivros.blogspot.com
ALERTA SPOILERS!!!

Senti este último volume da Trilogia Dragões de Éter meio que como uma história a parte. Claro que muitos personagens contidos nos dois primeiros volumes aparecem neste livro e ainda acompanhamos certos fatos de suas vidas, mas senti que ele não teve um personagem central como nos outros.

Neste livro, se conta a história de uma nação que enfrenta um dilema ao se tornar a maior de todas, honrar ou não os seus deveres enquanto exemplo, e mover uma guerra que tem por motivo uma criança que não se sabe ao certo, se é mesmo a criança profetizada a ser o novo Cristo.

Achei muito interessante, como fatores da história de Jesus Cristo foram mencionadas aqui, como parte de uma quase releitura de contos de fadas, e me fez pensar se pra algumas pessoas céticas, a história de Jesus não seria mesmo considerada uma estória e não um fato.

Apesar de ter ficado muito chateada com o término do romance entre Axel e Maria, neste livro eu compreendi que o que ele fez foi pensando em um bem maior e por amor ao seu irmão, só ainda não concordo com a atitude dele em esconder de Maria a sua noiva prometida desde o seu nascimento, senti como se Maria tivesse sido usada. E o final dessa personagem também não foi dos melhores, dividida entre um Casanova e um Demarco que me deram a impressão de brigar por ela como um troféu, somente porque foi um dia a “escolhida” de um príncipe.

Muitos capítulos foram destinados ás elfas e sua interação com Axel, bem como ao seu casamento com a princesa elfa amazona fada de guerra e sabem-se lá quantos adjetivos mais essa criatura dita como gloriosa tinha, mas pra mim, quem roubou a cena foi o elfo crescido Ptrrr Pan, ou como nós o conhecemos Peter Pan. A história desse elfo merecia um livro só dele. Achei magnífico, sem palavras pra descrever a perfeição com a qual o autor narrou os sentimentos deste ser em relação à sua amada humana, principalmente quando sua alma é libertada da culpa e do remorso que ele sentia. Daria realmente um romance perfeito.

Snail também foi uma história a parte nisso tudo, eu achei que ele fosse de alguma forma se envolver na guerra, e que Liriel também seria de grande serventia contra os gigantes, tipo uma Jean Grey detonando tudo com o seu poder da mente, mas lendo os capítulos destinados a eles, percebi estavam ocupados demais lutando suas próprias guerras em busca de um objetivo que pra eles era maior, mas que sinceramente pra mim, só fez sentido no final da história, mais especificamente no epílogo. Achei tudo relacionado aos dois muito morno, a história deles só me prendeu no primeiro livro.

Acho muito válida a idéia de mostrar os dois lados dos seres humanos, ninguém nessa história é totalmente bom, ou totalmente mau, vemos os dois lados da moeda e podemos deduzir que toda pessoa é passível de cometer erros, o que diferencia algumas poucas das demais, é a escolha que cada um faz sobre as atitudes que vão tomar.

Gostei muito da história, mas achei este livro muito cheio de diálogos filosóficos, com muitas explicações sobre os elfos que se tornaram muito cansativas no decorrer da leitura.

Raphael, apesar de às vezes viajar muito colocando nessa história até uma visão de Ariane Narin do mundo dos Thunder Cats e sabres saídos diretamente de Star Wars, consegue citações maravilhosas que muitas vezes poderiam estar em um livro de auto-ajuda, pela intensidade com as quais nos são impostas.

Gostei muito do final do João Hanson, que finalmente se tornou um cavaleiro, se mostrando íntegro até nos momentos difíceis. Achei muito bom que ele entendeu os sacrifícios que seu pai teve que fazer pela sua família, e que nem sempre a decisão correta a se tomar é a mais fácil.

Bradamente foi uma personagem maravilhosa que deu vazão a todas as citações do autor feitas às mulheres nas suas obras anteriores. Gosto de personagens femininos fortes, e me apaixonei por ela. Na cena em que ela derrota o gigante, me lembrei do senhor dos anéis, quando uma mulher derrota um Nazgül, foi uma cena muito boa, muito bem descrita.
Recomendo a trilogia, gostei muito da forma como o Raphael escreve, fora que ele é muito solícito com seus fãs na hora de dar autógrafo, dá atenção a cada um deles individualmente o que já dá a ele um grande diferencial.

Quatro estrelinhas pra este aqui!

www.chatadoslivros.blogspot.com
Taty 28/12/2011minha estante
Ótima resenha Flavinha!

Em vários momentos enquanto lia a série, fiquei de "saco cheio"...rs...pois as vezes o Rapahel filosofava demais e na minha opinião perdia o foco da história. Porém, quando terminei Círculos de Chuva, consegui analisar o conjunto da obra, (vamos dizer assim) cheguei a conclusão que todos os momentos que fiquei um pouco entediada com a leitura valeram a pena. Me emocionei com a relação entre o João e o pai, me fez lembrar muito da minha própria relação com meu pai... e tem uma citação em especial que vou levar pra sempre comigo...

"Amar é inevitável, sofrer é opcional."

Parabéns Flavinha...
Bjoka

Arlete.Tury 31/08/2020

Partiu meu coração em mil pedacinhos decepcionados
A trilogia me ganhou pela escrita deliciosa e pela maravilha da reinvenção de histórias classicas. Me apeguei aos personagens, amei todos eles, até mesmo os vilões. então veio círculos de chuva e me deixou confusa.
A trama de guerra é bem construída, há novos personagens muito bem trabalhados, a filosofia que o livro envolve é interessante. A escrita ganhou um ar mais sombrio e triste, contudo não foi um problema, já que, mesmo desviando um pouco do estilo mais leve e juvenil dos dois primeiros, continuou sendo uma escrita gostosa de ler e bem envolvente.
O que me destruiu foi a completa reviravolta na personalidade de alguns personagens (especialmente meu amado rei por quem morreria e mataria) sem qualquer explicação aparente.
Sim, há uma guerra e guerra mudam pessoas. Mas QUE ATO de guerra os fizeram mudar ideias tão enraizados nos primeiros dois livros?
O que acontece com você, meu pobre Dracon, para que desgraçasse a vida dos meus bebês com tamanha violência? É visível que o autor passou por um momento sombrio enquanto escrevia o livro, sente-se até nas separações dos parágrafos.
ainda assim, tudo seria perdoado se esse livro não fosse o último. Por quê? Porque se espera que aconteçam desventuras nas histórias, contudo, sendo esse o último, deveria ao menos ter encerrado as histórias, ou dado uma breve explicação que fosse sobre o rumo que tomaram.
O livro, pelo contrário, é cheio de finais abertos, com todos os personagens sem rumo definido e com uma trilha enorme de desafios pela frente que, com toda certeza, eu pagaria o que fosse para ler.
Passei quase uma semana acordando no meio da noite questionando POR QUÊ? Por que não tem outro livro? Porque tinha que terminar assim? O que aconteceu com João, Maria, Adriane e todos os personagens? Até o anões! Quero saber, mas não terei resposta.
26/10/2020minha estante
Também fiquei com essa mesma impressão, mas o quarto volume da série vai ser lançado dia 13 de novembro aparentemente.

Kayser 08/12/2016

Decepcionante
Sempre fui um tremendo defensor da literatura brasileira e apoiador dos novos talentos nacionais, especialmente dos que se arriscam na fantasia. Comprei o box com a trilogia há alguns anos, mas apenas nesse final de ano eu os peguei para ler. Achei o primeiro bem criativo, o segundo com uma melhora significativa na escrita e no modo de narra e este último livro uma chatice sem fim.

O que fez a história se tornar agradável e que foi uma excelente ideia para a construção de uma trilogia que se destacasse no mercado nacional foi o grande problema do últimos livro. Admito que achei interessante a utilização dos contos de fadas para o desenvolvimento das personagens, mas o autor começou a forçar demais a barra com essa ideia. Em "Círculos de Chuva" ele mais personagens e mais terras só para colocar mais contos de fadas. Isso resultou em 300 páginas de pura encheção de linguiça e um final mediano que não explica nada e que não tem um fim de verdade. Petter Pan foi o personagem mais forçado de todos, juntamente com a Terra do Nunca. O acréscimo desses personagens reduziu a importância de outros, como Maria.

Tem duas coisas que parecem bobas, mas que me irritavam bastante enquanto eu lia. A primeira é o narrador onisciente que se torna extremamente chato em alguns momentos. Quando ele começava com "vamos voltar ou ir à um momento x" e vai para aquele "e três..." eu automaticamente pulava as páginas porque aquilo não agregava em nada. O narrador soltando o que vai acontecer antes do capítulo chegar mostra o quão chato ele é. A outra coisa que me incomodou bastante foi jeito muito força de Ariane Narin falar, como é chato, nunca conheci alguém que chegasse perto de falar daquela maneira.

Além disso, há falhas lógicas na narrativa devido a falta de revisão. isso já aconteceu nos outros livros, mas neste o problema se agravou. Um exemplo é quando ele diz que João nunca mais iria andar a 2 capítulos depois lá estava ele andando novamente. Sem contar no formato da guerra que é totalmente impossível e infantil.

Sei que o autor vai fazer o quarto livro, como ele postou no site dele uma reportagem de u jornal britânico, mas ao que parece ele está escrevendo apenas por bom retorno comercial, senão ele não continuaria. Desse modo deixaria uma história com um final vazio. Não sei se me animo em lê-lo no futuro, talvez o faça para ver se ao menos o autor amadureceu sua escrita.
Cabral 07/12/2018minha estante
Obrigado por expressar o que eu pensei ao terminar de ler esse livro. A ideia de repaginar os contos e fadas foi fantástica: o primeiro livro foi maravilhoso. Mas ele não soube conduzir bem os outros dois livros, especialmente o terceiro, onde ele deixou o final de alguns personagens bem "WTF?"

Pamela Chris 14/01/2012

www.pamelachris.blogspot.com
O autor começa nos deixando na expectativa. Como por que um simples ato culminaria na Primeira Guerra Mundial. A resposta é de arrepiar os cabelos e nos deixar sem fôlego, principalmente ao pensarmos no quão importante pode ser a vida daquele jovenzinho.
A escrita é maravilhosamente elaborada, num jogo de capítulos que torna impossível pararmos a leitura. Os desfechos terminam em momentos chaves, ou pelo menos sublimes. A história de cada personagem tornando única e de suma importância, com pequenos contos inseridos e entrelaçados numa fantástica jornada.
Impossível não se apaixonar pela maneira como os contos são reinventados e misturados nesta incrível série. Desde sapos sendo transformados em reis por princesas apaixonadas, patas feias tornando cisnes, ciclopes sendo mortos por Ninguém (muito boa essa cena) e finalizando com uma loira de cabelos longos, pontas queimadas, mantida prisioneira por um bruxa e num estado, bem... Digamos que o final nos traz o choque (e que choque!) ao mesmo tempo que a esperança.
Choramos com os amores perdidos, suspiramos por outros recuperados, nos surpreendemos com notícias para lá de alarmantes. A cada momento um mistério sendo revelado, outros ainda não... O que quase nos mata porque simplesmente acaba por aqui (NÃÃÃÃÃÃÃ!!!!!).
Uma série que eu recomendo para aqueles que querem conhecer uma boa história. Uma das melhores!

marcus 24/11/2011

otimo final,historia perfeita muito emocionante

Eduardo Lima 29/12/2012

Infância remodelada...
Essa trilogia mudou totalmente minha visão sobre os contos de fadas. O autor consegue unir TODOS os contos de fadas, no início, meio e fim de cada história, em uma história única que utiliza os elementos separados de cada história separadamente.

É um feito inacreditável e 100% perfeito. Ele te obriga a ler o livro mesmo dormindo, só para ver o que vai acontecer. Porque você sabe o que acontece com os personagens, mas não o que isso afetará em Nova Ether.

Karen Muguet 03/02/2013

Dragões de Éter - Círculos de Chuva
O que dizer sobre esta obra?

Raphael Draccon, sabe como prender um leitor.
As narrativas cada vez ficam mais intensas, e não há vontade de parar de ler o livro nem só um minuto.
O mundo feito de Éter, com magias, e seres lendários e que se tornaram lendários com o desenvolver da história é fascinante.
Contos de fadas em que para nós pareciam antes independentes, de uma hora para outra se encaixam e você, leitor, tem a sensação em que se quando criança sua mãe narrasse para você como Draccon narra, você conseguiria de fato entender que há mais relações do mundo em que é envolvido por magia, do que podia imaginar.
O jeito em que ele faz junção as raças no decorrer da narrativa, sem sombra de dúvidas é maravilhoso.
Livro fantástico!
Um livro que é preciso ter na estante.
E para mim, um dos melhores livros em que já conheci.
Não é apenas uma narrativa de um mundo em que não é seu e nem do seu conhecimento. Draccon, deixa claro que você está ali, junto a ele, vivenciando cada momento, sem poder interferir, apenas viver junto ao narrador e entender como o mundo em que você pertence e não conhece até aquele instante funciona. Maravilhosa a obra!

Geovane 05/02/2013

Vibrante. Intenso. Significativo. Lindo.

São inúmeras as palavras que eu poderia utilizar para descrever o que senti ao ler o ápice dessa bela história.
Seus personagens, suas tramas, suas conclusões...
Simples histórias nas mãos (e na mente) de Sr. Draccon podem se tornar um monumento literário, com passagens tocantes e singelas.
A narrativo de Draccon é impressionantemente estimulante. Você não consegue parar de ler. Você não come, não dorme, não anda nas ruas, não faz absolutamente nada sem que as histórias fiquem na sua cabeça enquanto você está lendo o livro.

Sublime, sublime, sublime...

Algodão_Doce 26/05/2024

Foi-me apresentada uma nova leva de personagens neste livro, muito nostálgico na verdade. Podemos dizer que Nova Eter está passando por muitas mudanças e com elas consequentemente vem as guerras.. Mas nem tudo estará perdido se fortes nações antes escondidas se unirem para derrotar um mal em coum.

Tenho me divertido bastante com esses livros e ignorado algumas problemáticas que encontrei no meio do caminho, mas em um todo a leitura me diverte, me encanta e surpreende, uma leitura muito bem vinda, basicamente uma releitura mais fantasiosa e moderna dos contos de fadas.

Fimbrethil Call 09/02/2013

Finalmente dragões, depois de muita ameaça.
Aventura muito eletrizante, empolgante e até em alguns momentos muito tensa e triste. Livro ótimo, que mesmo com tudo isso não deixa de ser bem humorado. Realmente, o Draccon é o Terry Pratchett brasileiro.