Ser Clara

Ser Clara Janaina Rico

Resenhas - Ser Clara

1 | 2 | 3 | 4

Annie 16/05/2011

Ser Clara, por Ana Nonato.
Introdução
Conta a história de Clara, uma jovem que procura nos braços de um homem o amor de sua vida, não percebendo a reviravolta que se seguirá.

Capa
É muito fofinha, o que talvez a torne um tanto enjoativa.

Estrutura
O livro é construído em 1ª pessoa, com uma perspectiva mais liberal de Clara. Recorrendo aos temas comuns da jornada intensa que é a vida de uma mulher, ilustra bem o que se passa na cabeça do “sexo (nada) frágil”. Personagens bem caracterizados, embora subjetivados. Lugares bem ambientados, pertencentes ao mesmo ciclo.

Análise
Um enredo difícil de analisar. Em uma linha de raciocínio, Clara é feminista, independente, dona de seu nariz e sem pudores. Em outra linha, é uma mulher submissa quando encontra um namorado que a impõe certos “limites”, além de outros aspectos de sua vida. Tal dualidade se manifesta ora como incoerência, ora como complementação.
A temática é aberta e isto proporciona maior liberdade ao livro.
No começo, é um tanto calmo demais. Com o desenrolar da história, vai atingindo seu ápice, embora o clímax venha cedo demais e o final tenha sido clichê.
Quanto à conduta de Clara, é estranha a forma como ela supera seus deslizes e corre para os braços do noivo. Ademais, tudo de acordo com a normalidade de uma mulher solteira moderna.

Nota da Leitora: Foi difícil aceitar e conviver com Clara. Seus modos liberais às vezes me remetiam à libertinagem (puro preconceito), além de seus modos vulgares e um tanto contraditórios. Despindo-me de tais preconceitos, pude inclusive utilizar-me de Ser Clara para refletir os aspectos de minha vida que fazem tanto repudiar literaturas do mesmo gênero. Foi-me muito útil.

Avaliação:
- Nota de Capa: 9
- Nota de Enredo: 8
- Nota de Coerência e Coesão: 8
- Nota de Gramática: 10
- Nota de caracterização das personagens e ambientação da história: 8
- Nota do Final: 9 (clichê).

Nota: 8,6

Recomendações:
Para apreciadores de “literatura de mulherzinha” (título odioso), para os HOMENS que queiram entender um pouco da mente da mulher moderna.
Sergio Carmach 17/09/2013minha estante
Não entendi muito bem a forma de avaliação. 8,6 = 2 estrelas? Ou as estrelas não têm a ver com a nota? Confesso que eu ficaria confuso se usasse essa resenha como parâmetro para ler ou não o livro. No mais, gostei da forma como a resenhista expôs seus pontos de vista.

Aline Natália 21/09/2015minha estante
Annie, também não entendi, se o livro ganhou nota final de 8,6 porque então as 2 estrelas?

Aline Natália 21/09/2015

Ser Clara - Janaina Rico
"Mas de repente, dei conta de que para que eu pudesse amar um, não poderia amar o outro. Isso me deixava muito triste porque eu queria os dois..."

A narrativa é extremamente simples o que por si só torna a leitura rápida, entretanto a protagonista é tão desagradável que me arrastei durante toda a história.

Clara passa de dois extremos irritantes durante a trama, primeiramente temos uma pessoa com uma autoestima elevadíssima, que muitas vezes é arrogante, ao conhecer João Thomas ela simplesmente passa para o oposto, cheia de medos, insegura, com complexo de 'patinho feio', essa dualidade não me agradou, deu um ar desarmônico à personagem.

Ela é uma péssima amiga, ao ponto de desejar o melhor para si e esquecer do sofrimento alheio, em certo momento da história fiquei realmente indignada da maneira que ela não se importa com o drama que sua amiga está vivenciando, colocando seu sofrimento que por sinal é minúsculo perto do da amiga em destaque.

A trama também não me agradou, muita enrolação na hora de tomar decisões, a sogra do mal ganhou um destaque desnecessário, trazendo drama excessivo à narrativa. Clara muitas vezes confunde liberdade com libertinagem, o levantar e sacudir a puera é bem fácil para ela, o que de certa forma é muito favorável, pois quem erra tanto como ela é bom aprender a dar a volta por cima, (porém seria de bom tamanho aprender a errar menos) infelizmente o livro me perdeu mais um pouco por esse aspecto.

Não classificaria a leitura com Chick lit, como mulher posso garantir que não é bem assim que funciona a cabeça de uma mulher, não achei graça alguma nas atitudes impensadas e muitas vezes maldosas da protagonista. Lamentável. mas me decepcionei muito com o livro.

"Fiquei tão feliz, mas tão feliz, que quase me esqueci da pobre Laura. Já percebeu como a felicidade entre amigas raramente vem junto? Acho que Deus reserva uma determinada cota de alegria para os grupos humanos. A regra é clara: quando uma está feliz, a outra nunca está! Porém, nos último tempos só Laura vinha sendo feliz. E, de repente, o jogo parecia estar virando. Finalmente estava pegando a minha fatia do bolo. Já não era sem tempo."
______________________________________________________________
Confira a Resenha completa no meu Blog:

Relíquias

site: http://reliquiasaline.blogspot.com.br/2015/09/livro-ser-clara.html
Yasmin 10/04/2016minha estante
A leitura me proporcionou os mesmos sentimentos. Eu odiei Clara desde o começo, só continuei porque pensei que a autora tivesse outros planos para ela ( do tipo se f*** mesmo). Ela é péssima amiga, péssima filha, péssima irmã e péssima namorada. Não merecia o final que teve. Perdi tempo com essa mocinha sem caráter

Carous 16/05/2019minha estante
@Yasmin concordo com a resenha e concordo com seu comentário. Ela é péssima em tudo! Um desperdício de ser humano. Odiava a forma invejosa com que falava da família. A irmã e a prima só eram adoradas pelos membros familiares e não por ela por ter caráter, oras! Isso que a incomodava. Também perdi meu tempo e teria perdido mais se tivesse terminado de ler o livro.

Raquel 11/08/2010

Amei esse livro
Um chick lit gostoso de ler, embora eu nao tenha curtido a escolha final da Clara, torci muito para que ela ficasse com outra pessoa, que nao vou dizer aqui, para nao estragar. Mas me identifiquei muito com as confusões que ela fazia, parece que estava lendo sobre uma pessoa real,só nunca conheci ninguem que se achasse tanto quanto ela. Li em dois dias e morri de dó qdo o livro terminou. Vou sentir saudade dos personagens, já que estava me divertindo muito com eles.
Pati 20/06/2011minha estante
Eu também torci para que ela ficasse com a outra pessoa rsrsrs, ele é um fofo!
Bjs

Dana Silva 17/03/2011minha estante
p.s: eu achava que o Joao Thomas tinha algum podre ENORME pq homem lindo, rico e cavalheiro assim... é conto de fadas ne! ele eh tudo de bom, quero um pra mim! ahhh Clara danada de sortuda! =D

Isabela 05/04/2011

Resenha e sorteio

erikarossas 12/01/2013

Quero começar discordando de uma opinião bem polêmica de muita gente sobre a Capa do livro. Falaram ser vulgar demais ou sem classe. Me senti até mal achando que o problema é comigo, porque achei a capa linda! Foi o que mais me chamou a atenção no livro. Só pela capa eu sabia que não ia encontrar algo entediante e comum por ali. Sabia que ia dar de cara com uma história audaciosa e incomum. E foi exatamente o que encontrei. Ser Clara não é nada parecido com algo que eu tenha lido ultimamente.

A personagem conhece um médico lindo, rico, charmoso e devia estar arriada os quatro pneus, step e todo o resto por ele, certo? Mas não, ela estava confusa, distante e idencisa. Também gosto que tanto a Clara, quanto João Thomas (o príncipe encantado do século XXI) não são tão perfeitinhos assim como era de se esperar nos romances açucarados. João Thomas tem leves distúrbios possessivos e um típico complexo (de Édipo) de mama's boy e, em númeras vezes, a Clara enfia o pé na jaca e a cara na cachaça. Ela é convencida, narcisista e se acha a maior gostosona do pedaço e se orgulha disso. E nem vou falar que eu adoro esse tipo de personagem meio sem escrúpulos. Só em alguns momentos achei a Clara meio breguinha. Quando ela falou que usava um biquíni de cortininha que só cobria o bico do peito então... Uh! Mademoiselle Coco Chanel se tremeu na cova! Mas eu gosto de acreditar que ela aprendeu a ter um pouco de classe com a Natália/bruxa/sogra e todas aquelas frescuras de gente rica dela.

Sobre o triangulo amoroso, posso dizer que achei até um pouco desnecessário. Clara está dividida entre João e Léo. Mas, não sei qual o problema, não consegui acreditar nadinha no personagem do Léo. Achei ele meio blá demais e as cenas em que a Clara ficava lá, chorando e pensando nele não me convenceram nadinha. Vamos lá, gente, o cara merecia uma pimentinha. E quem sabe um pouco de sal e orégano também. Mais motivos pra gente também querer o Léo na nossa cama e choramingar por ele ao telefone, sabe? Não me apaixonei por nenhum dos mocinhos, principalmente porque odeio homem ciumento e o João Thomas, senhoras e senhores, é MUITO! Mas se fosse para escolher, né? Não precisava nem pensar duas vezes. Melhor um ciumento apimentado do que um bobinho sem sal.
Já a trama paralela ao romance (vulgo Sogra-jararaca e outras coisitas mais) foi bem interessante e inesperada, com aquelas reviravoltas bem boladas que dão qualidade a uma história. Gostei particularmente do final. Fiquei com aquele sorrisinho idiota que todo mundo fica nos finais daquelas comédias românticas de Hollywood. Por sinal, acho que Ser Clara daria um excelente filme de mulherzinha. Exatamente como a personagem sempre quis que a vida dela fosse. Só que sem o Antônio Bandeiras como o mocinho. Sou mais a favor de, sei lá, um bom Gerard Butler.

Em termos técnicos, a história foi super bem escrita, não teve pontos falhos e tudo foi explicado direitinho. Só acho que talvez merecesse uma (economia de papel) enxugada. Acho que ando meio obcecada com estruturas literárias ultimamente e coloquei na cabeça que se aquela cena, aquele comentário ou até mesmo aquela palavrinha no meio da frase não precisa estar lá, é bem melhor que ela não esteja.

Classificação: ★★★★
Porque? Porque acho que a Clara merecia mocinhos melhores, mesmo o mocinho dela sendo rico/bonito/cavalheiro. Os dois bofes dela, na verdade. Não sei se eles não fazem meu tipo de homem ou se é porque eles não nasceram mesmo para galãs perfeitos de Chick-lit.

Considerações Finais: É um livro adulto e sexy, então crianças, esperem uns aninhos para ler. A personagem principal é uma maluca, meio egoísta e controversa. Mas você acaba se identificando com ela de uma maneira inacreditável. Recomendo a todas as fãs de chick-lit. Ou a você que está procurando uma leitura leve e tenha tempo de sobra pra ler, porque você não vai conseguir largar o livro até acabar.

Resenha retirada do Blog da Erika - www.erikarossas.com

Kel Costa 20/02/2011

Clara sabe que é super atraente e esse é um dos fatores ao redor do qual gira a história do livro. Ela foi uma adolescente fútil, que vivia para ostentar a bunda que Deus lhe deu e os estudos não eram o seu forte. Durante a época do colegial, levou um fora bonito do carinha por quem tinha uma queda e achava que tinha superado isso com o passar dos anos.

Ao se tornar adulta, Clara virou professora do colégio Valores Elementares (e realmente, que droga de nome para um colégio rs), foi morar sozinha numa kitinete e comprou um carro. Do tempo do colégio, a única coisa que fez questão de manter (além da bunda) foi sua melhor amiga Laura. E é falando sobre o casamento de Laura que Clara começa a narrar sua história, falando sobre como detesta o noivo da amiga, Pedro. Durante o casamento, ela se encanta pelo padrinho e melhor amigo de Pedro, o delicioso João Thomas.

Depois de algumas doses exageradas de bebida, Clara acorda no dia seguinte com uma surpresa ao seu lado, sem se lembrar muito do que aconteceu na noite anterior, mas resolve aceitar os fatos e deixa rolar. Sua vida estava esplêndida, colorida, com música tocando ao fundo como trilha sonora, quando um imprevisto acontece e seu celular é roubado. Triste por ter perdido uma oportunidade única de repetir a dose da noite anterior, sem poder conversar com sua melhor amiga, pois esta está em lua-de-mel e com o telefone desligado, Clara decide então se divertir um pouco com alguns colegas do seu passado.

Para ler mais, acesse:

Luciane 10/12/2010

Muito bom ler bons livros de escritores brasileiros! Ainda mais uma estreande e amiga do skoob. Adorei. A história é muito divertida e teve uma reviravolta muito boa. Este foi o segundo livro viajante que recebi e graças ao grupo estou conhecendo novos livros e diferentes histórias. "Ser Clara" vale a pena ser lido.

Estela 15/02/2011

Virou favorito
Leitura fascinante.
Me encontrei diversas vezes nos dilemas de Clara.
Certamente todas as mulheres possuem um pouco de Clara!!!!

O problema é pausar a leitura.
Por um bom tempo achei que sabia o que ía acontecer... até que fui surpreendida com um final estimulante e surpreendente.

Não é bem uma resenha, mas as vezes a opinião sobre o livro vale mais mais!!!!!!

Maurício Gomyde 03/03/2011

Chick Lit nacional de respeito.
Se alguém ainda afirma que não há chick lits nacionais de qualidade, é porque não conhece o "Ser Clara", da escritora Janaína Rico. Um livro leve, gostoso de ler, com situações cotidianas engraçadas. Narrado em primeira pessoa, você fica com vontade de conhecer alguém como a protagonista (Clara, claro!), cheia de tiradas espirituosas e engraçadas. Passeando com tranquilidade pela comédia, sexo, paixão e até um toque de thriller, é uma leitura super recomendada pros amantes do gênero chick lit. Parabéns à Janaína.

Andresa 10/03/2011

"Recebi o livro da Janaina e parei tudo o que estava lendo para me envolver nas aventuras de Clara. É narrado em primeira pessoa, o que faz com que você entenda e se apegue a personagem principal.
Esse livro poderia ser classificado como romance, suspense e humor. Mas acima de tudo ele é um chick-lit puro! Aliás, todo chick-lit bom de verdade tem uma pitada dos atrativos ditos anteriormente.

Clara é muito... Clara. Super autêntica e original. Sabe bem como seduzir um cara e um não, vários de uma só vez. No casamento de sua melhor amiga ela conhece João Thomas e está convicta de que ele é o homem de sua vida.
João Thomas é um médico especializado em cirurgia plástica, foi criado em uma família rica também de médicos e possui a mãe mais ciumenta que possa imaginar.
Léo é o amigo dos tempos de adolescência de Clara, por quem vive enrolada. E por fim Laura, a amiga que você sempre quis ter... ou não.

A estória é bastante envolvente e me surpreendeu com (...) "

CONTINUE LENDO AQUI: http://inbookshelf.blogspot.com/2011/03/ser-clara-janaina-rico.html#more

Estante da Zaza 10/01/2022

adorei!
Cara, a Janaina arrasou demais nesse livro. Gostei bastante da forma que abordou a anorexia, violência domestica e abuso moral. O livro é bem divertido e fácil leitura.

site: @estantedazaza

Paola 12/04/2011

Empolgante!!!
Terminei ontem de ler o livro Ser Clara. E simplesmente adorei!!!

Clara é uma louca! Aliás, todas nós mulheres temos um pouco da loucura de Clara. Uma mulher independente, que sai das casas dos pais para ter seu próprio lugar. É professora de português, adora um barzinho com os amigos e principalmente seduzir os homens.

Clara tem uma super amiga, Laura. Uma mulher apaixonada pelo namorado Pedro, mas que se decepciona e aos poucos vai acabando com a vida. Mas, mesmo assim sempre está ao lado da amiga Clara, ouvindo e dando seus conselhos. Que particularmente são ótimos! Além de Laura, Clara tem Chico, um amigo gay (super ótimo) e Glória, seus amigos de trabalho. E no meio da história Clara encontra seus velhos amigos do colégio, Léo e Vitinho.

E vocês me perguntam, não há um romance nesse livro?! Lógico!!! Clara e João Thomas tem um romance cheios de altos e baixos!! João Thomas é médico, de família extremamente rica! Da alta sociedade de Brasília. O oposto da família de Clara, que é de classe média. E Clara ainda tem uma pedrinha no sapato, Natália, a sogra. O comportamento de Natália me fez lembrar aquele filme A Sogra, vocês já assistiram?

Eu me diverti muito com o livro! Dei risadas com as maluquices de Clara, fiquei com raiva com certas atitudes dela e sofri em certos momentos junto com ela. Em certas horas tive pena do João Thomas, em outras raiva e na maioria das vezes o achei o cara mais fofo!!

As mensagens que o livro trás? Várias!! Em cada momento da leitura pude perceber uma mensagem diferente da autora. De como é importante ter amigos leais, sejam qual for a situação, de como a família é algo extremamente importante em nossas vidas e de como é maravilhoso termos alguém do nosso lado para confiarmos e nos proteger. As loucuras de Clara nos fazem pensar em nossos atos também. Ela de uma foram, direta ou indireta, nos mostra o lado positivo e negativo de certas atitudes.

De uma linguagem simples, moderna e super fácil, Ser Clara é um livro empolgante! Te faz querer ler cada página em segundos!! Parabéns a Janaina por escrever um livro tão contagiante!

1 | 2 | 3 | 4