Ser Clara

Resenhas - Ser Clara

1 | 2 | 3 | 4

Estante da Zaza 10/01/2022

adorei!
Cara, a Janaina arrasou demais nesse livro. Gostei bastante da forma que abordou a anorexia, violência domestica e abuso moral. O livro é bem divertido e fácil leitura.

site: @estantedazaza

sentilivros 03/02/2021

resenha de Ser Clara
Não sei se li esse livro tão despretensiosamente que me surpreendi, ou o livro é realmente muito bom mesmo...rsrsrs...( a verdade, é que acredito nisso).
A escrita da Janaina é leve, simples e clara (desculpe pelo trocadilho...rsrsrs...e por tentar ser engraçada).
Um livro em que qualquer "mulher" pode se identificar com Clara e seus "problemas".O único ponto que achei negativo é que Clara é egoísta e "se acha" muito em determinados momentos. Tudo bem que na minha adolescência eu também me achava a "rainha da cocada",mas com meus 27/28 anos (idade da Clara), já não me achava "a tal". Quanto ao egoísmo,confesso que ainda sou algumas vezes e, até entendia,em outras, era realmente exagerado ( mas nem isso me fez tirar estrelas do livro, no meu skoob ele está com 5 estrelas *-*).
A história te prendendo do começo ao fim. Tem um certo suspense que vai se desenrolando e te fazendo ir de lá pra cá, mudando de opinião toda hora(ou pelo menos comigo foi assim...).
Lógico que tem um triangulo amoroso, que apesar de ser a narrativa principal, mescla histórias de outros personagens. Os "caras" de Clara são fofos. E, cada um tem qualidades e defeitos que te fazem amá-los e odiá-los (características bem humanas - ninguém neste chick-lit é perfeito).
Tudo te leva a crer que seja uma coisa e acaba sendo outra...ou não...rsrsrs...Um livro que despretensiosamente, te fala de amor, amizade, família e tudo o que nos é caro.
"...Foi muito legal, pois passamos o último dia dela de solteira juntas, curtindo cada segundo... Porém, dali em diante, cada uma de nós seguiria seu caminho que necessariamente, deveria se separar..." pg. 14
Amei!!!
"...Não tinha a menor dúvida do que queria..." pg.24
Recomendadíssimo!!!

site: http://sentimentonoslivros.blogspot.com.br/2011/10/ser-clara-janaina-rico.html

Aline 11/12/2020

Vale a pena ler nacionais!!
Antes de qualquer coisa quero enfatizar o quanto AMEI a escrita da Janaina Rico!!!! Já acompanho a autora a bastante tempo, porém só agora li uma obra sua e devo dizer virei ainda mais fã pois Janaina não deixa nada a desejar em relação aos chick lits americanos. A leitura flui que é uma maravilha!!!!
CONTUDO preciso ser honesta e dizer que não simpatizei nenhum pouquinho com a personagem principal e isso não se dá pelo fato de Clara se achar a última bolacha do pacote afinal a pessoa tem que se amar mesmo, mas há um limite entre se amar e o narcisismo. Clara não só se ama, ela se coloca acima de todos e por mais que alegue se importar com algumas pessoas, vemos que o que importa mesmo é ela e o resto que se vire. Enfim, não vou me estender muito falando da Clara porque eu definitivamente eu não gostei da curica então falemos da história em si.... Já falei que a escrita da Janaina é maravilhosa e por isso você toma gosto pela leitura, a história surpreende pois não se prende apena a romance e as futilidades da protagonista, rola um suspense lá pelas tantas que te faz não parar de ler.
COM CERTEZA lerei outras obras da autora mas já vou rezando pra esse tipo de protagonista não ser um padrão.

Carous 04/05/2019

Jesus misericordioso, que livro ruim!
[Abandonei em 40%]
Quero crer que quem escreveu esse amontoado de bosta é um robô e não um ser humano. Principalmente uma mulher, e pelas fotos no Instagram uma mulher gorda. Definitivamente esse livro não representa a mente feminina. Há também um personagem gay, mas duvido que represente a comunidade gay.

Eu tinha 0 expectativas para este livro e ainda assim terminei decepcionada. Isso é um grave problema. É difícil pensar em algo bom a dizer sobre ele. Talvez a capa da 4ª edição - porque as demais remetem àqueles livros baratos e toscos de banca de jornal* - e a linguagem que é simples e direta, então dá pra empurrar com a barriga até quando você não aguenta mais o livro. O humor poderia ser outro ponto a favor do livro, mas machismo, gordofobia, rivalidade feminina e preconceito não são engraçados.

(*) O que não atrai os leitores, mas define bem nossa protagonista.

Difícil compreender tantas notas altas que este livro recebeu e tantas resenhas positivas. Não recomendaria este livro a meu pior inimigo.

Já posso até ver como muita gente vai dizer que Clara não é uma personagem fácil de gostar porque foge da mocinha de chick lit boa e certinha.
Narrador: é difícil simpatizar com Clara porque ela é uma péssima amiga, fútil, ridícula, egocêntrica, egoísta, babaca, baixa... que mais? Resumindo: um ser humano completamente escroto. Na cabeça dela, não há mulher mais gostosa do que ela com sua bunda enorme e seus peitos. Só ela sabe jogar charme, todos os homens ficam a seus pés. Forçado, pra dizer o mínimo. A bem da verdade é que na vida real ninguém daria a mínima à Clara porque beleza pode atrair, mas o importante é conteúdo. Uma hora todo mundo enjoa de sexo, sexo oral e ficar olhando pra bunda gigantesca na namorada e quer alguém mais... menos babaca.

Além de uma protagonista intragável, temos também o par dela. João, melhor amigo do marido babaca da melhor amiga de Clara. O cara é lindo, charmoso, médico, mora numa casa enorme com direito a piscina e tem muita grana. Mas é controlador. E ciumento. E violento. Além do mais, tem 35 anos e quem decorou sua casa foi sua mãe, que aparece 2x por semana para cortar a unha dele. Bizarro e assustador para dizer o mínimo.

Enfim, o livro passa grande parte numa passada de pano colossal para esse cara notoriamente abusivo. Que gastura que me dava ele ligando de 5 em 5 minutos para Clara para saber onde ela estava, com quem, se ia demorar. Ou isso ou aparecia sem ser convidado no apartamento dela. Clara achava lindo, e daí que ele tem características de homem abusivo, inclusive seu amigo é um? Ao menos ele é rico. E me dá mesada. E me olha com malícia.

Miga, seus valores são muito distorcidos.

Eu abandonei a leitura do livro porque ele não tinha nada a acrescentar. Um texto que se olhar atentamente verá o preconceito escorrendo pelas páginas. Uns personagens que não dá pra defender. Tanto desserviço ao abordar violência doméstica, amizade, conflitos, traições que a gente desculpa as falhas na revisão.

Isso aqui é uma perda de tempo. E dedico 1 minuto de silêncio às arvores assassinadas para publicação desse livro.

Aline Natália 21/09/2015

Ser Clara - Janaina Rico
"Mas de repente, dei conta de que para que eu pudesse amar um, não poderia amar o outro. Isso me deixava muito triste porque eu queria os dois..."

A narrativa é extremamente simples o que por si só torna a leitura rápida, entretanto a protagonista é tão desagradável que me arrastei durante toda a história.

Clara passa de dois extremos irritantes durante a trama, primeiramente temos uma pessoa com uma autoestima elevadíssima, que muitas vezes é arrogante, ao conhecer João Thomas ela simplesmente passa para o oposto, cheia de medos, insegura, com complexo de 'patinho feio', essa dualidade não me agradou, deu um ar desarmônico à personagem.

Ela é uma péssima amiga, ao ponto de desejar o melhor para si e esquecer do sofrimento alheio, em certo momento da história fiquei realmente indignada da maneira que ela não se importa com o drama que sua amiga está vivenciando, colocando seu sofrimento que por sinal é minúsculo perto do da amiga em destaque.

A trama também não me agradou, muita enrolação na hora de tomar decisões, a sogra do mal ganhou um destaque desnecessário, trazendo drama excessivo à narrativa. Clara muitas vezes confunde liberdade com libertinagem, o levantar e sacudir a puera é bem fácil para ela, o que de certa forma é muito favorável, pois quem erra tanto como ela é bom aprender a dar a volta por cima, (porém seria de bom tamanho aprender a errar menos) infelizmente o livro me perdeu mais um pouco por esse aspecto.

Não classificaria a leitura com Chick lit, como mulher posso garantir que não é bem assim que funciona a cabeça de uma mulher, não achei graça alguma nas atitudes impensadas e muitas vezes maldosas da protagonista. Lamentável. mas me decepcionei muito com o livro.

______________________________________________________________
Confira a Resenha completa no meu Blog:

Relíquias

site: http://reliquiasaline.blogspot.com.br/2015/09/livro-ser-clara.html
Yasmin 10/04/2016minha estante
A leitura me proporcionou os mesmos sentimentos. Eu odiei Clara desde o começo, só continuei porque pensei que a autora tivesse outros planos para ela ( do tipo se f*** mesmo). Ela é péssima amiga, péssima filha, péssima irmã e péssima namorada. Não merecia o final que teve. Perdi tempo com essa mocinha sem caráter

Carous 16/05/2019minha estante
@Yasmin concordo com a resenha e concordo com seu comentário. Ela é péssima em tudo! Um desperdício de ser humano. Odiava a forma invejosa com que falava da família. A irmã e a prima só eram adoradas pelos membros familiares e não por ela por ter caráter, oras! Isso que a incomodava. Também perdi meu tempo e teria perdido mais se tivesse terminado de ler o livro.

Nati 13/09/2015

Divertida e crua
Como começar a falar de Ser Clara? Primeiramente vou destacar que esse chick-lit divertido foi escrito por uma escritora brazuca: Janaina Rico.
Ela ambienta toda a trama de Ser Clara em Brasilia. É essa cidade que é o lar de Clara, nossa protagonista louquinha que vive inúmeras aventura durante a história.
Clara é a caçula de três irmãs, professora de português, que com seu salário mora em kitnet minúscula e vive na pindaíba, mas não tem nenhum problema com isso, muito pelo contrário, adora o que faz e tem muito orgulho do que já conseguiu com o suor do seu rosto. E em fala em rosto, um rosto muito bonito, sem falar no corpo, e ela sabe disso. Clara não tem nenhum problema e auto estima e adora sair a "caçada".
Ela não perdeu um minuto quando no casamento da sua melhor amiga, Laura, conheceu o médico bonitão João Thomas, foi atração a primeira vista.
Depois de uma noite fantástica com João Thomas o destino se encarregou de agitar um pouco as coisas e jogou de novo na vida de Clara um amigo de adolescência que ela não via desde então, Léo. O problema é que ao contrário do primeiro, Léo não é nem bonito, nem rico. E parece que esses dois vão virar a vida da nossa mocinha de ponta cabeça.
A primeira coisa que eu tenho a destacar de Ser Clara é que eu não fui com a cara da Clara. De jeito nenhum. Não conseguia me identificar com ela. Ela é uma personagem muito sincera, muitas vezes expressa sentimentos que todo mundo tem, mas não admite nem para si mesmo. Mas ela também é bastante fútil, egoísta e egocêntrica. A maneira como ela deixou as coisas serem decididas na vida dela, como ela se absteve de tomar decisões em alguns momentos me deixava com vontade de entrar no livro e dá na cara dela. Até mesmo os valores, com os quais ela pautava as suas atitudes me exasperava.
Contudo, ela também me fez rir diversas vezes, seu jeito honesto fazia as situações ganhar novos ares. E também ela amadureceu ao longo da trama, mas não bastante para me fazer gostar dela.
A história gira toda entorno da rotina e dos acontecimentos nada rotineiros da vida dela, como é bem característico do gênero chick-lit. E apesar de não gostar dela, suas maluquices me divertia muito.
O romance ficou por conta da indecisão dela se rendia-se ao conto de fadas que o João Thomas proporcionava, mesmo aguentando a sogra bruxa e esnobe que vem de brinde. Ou escolhia aquele que quase sempre esteve em sua vida. Mas digamos que romance não é o ponto forte da nossa Clara.
Os personagens secundários são bem explorado na medida que a história permite. Claro que Natália, a sogra bruxa ganhava todos os holofotes, mas todos deram um pouquinho de conteúdo a história.
O final foi um show a parte, porque colocou um pouco de ação na história e amarrou todas as tramas construídas. A história que é narrada por Clara é muito bem escrita pela autora, prende o leitor do início ao fim e tem uma leitura rápida. A versão que li foi a disponível na Amazon e tenho só tenho a fazer um pequena crítica a revisão final, que poderia ter eliminado alguns erros de digitação e pequenas incoerências em algumas frases. Mas nem isso tirou os méritos de Ser Clara.
Para essa história dei 4 estrelas, pois apesar de ter gostado da história não consegui ter empatia por nenhum personagem. Contudo, mais que recomendo a leitura, principalmente para aqueles que procuram algo para fugir do romance e das mocinhas "banhadas de inocência".

site: http://papeandonasaladeestar.blogspot.com.br/2015/08/resenha-ser-clara.html

Thamires 03/06/2015

Uma personagem para se amar ou odiar
Clara é uma personagem irreverente, essa é a única palavra que pode ser usada para descrevê-la. Ela é uma daquelas pessoas animadas, pra cima e que fala o quem vem a cabeça e que está dentro se for uma festa ou uma ida ao barzinho com os amigos. Tem o humor super pra cima, faz a gente ter a sensação que ela pode ser aquela sua amiga desbocada ou uma pessoa que você pode conhecer em qualquer lugar, até mesmo em uma aula de português, Clara é professora. Além disso tudo ela é super convicta e com a auto estima em alta. Esse seu jeito expansivo fez com que ela conhecesse o João Thomas, um médico lindo e todo atencioso e que (vou logo adiantando) tem uma mãe que é uma peste e olha que eu poderia descrevê-la com palavras mais fortes! rs'

Como Clara sempre foi cheia de si, em seu caminho ela já quebrou alguns corações e pisou um pouquinho no sentimento dos homens que caiam de amores por ela, pois ela sempre tinha o controle da situação, mas com João Thomas (parece nome de ator mexicano, neh) era diferente. O seu poder e dinheiro fazia ela fazer pela primeiríssima vez sentir-se insegura. Insegura com o seu corpo, pois ele era cirurgião plástico e afinal de contas havia sempre mulheres lindas no seu consultório, além da sua conta bancária ser muito inferior a tudo que ele podia oferecer à ela. E a sua sogra megera a lembrava disso a todo momento. Enquanto João Thomas (um filhinho da mamãe) estava sempre a postos para apaziguar a situação entre elas e acreditar sempre na mãe.

Às vezes dá vontade de sacudir Clara e falar: vai lá chuta o balde, reage, faz do jeito que você sabe menina, se defende e por vezes falar em voz alta:"Putz! Ela fez isso mesmo?"
É uma personagem para amar, mesmo quando ela age de maneira impulsiva, para falar a verdade esse que é o legal dela. Mesmo tendo um cara perfeito (como ela diz) na sua frente, dúvidas surgem em sua mente a todo o momento. Mas até mesmo uma pessoa como Clara se sente abalada com tantas variáveis da vida acontecendo: a amiga que devia apoia-la está com sérios problemas, a sogra capaz de tudo para separá-los e até mesmo um amigo da época da escola ressurge para adicionar mais um problema. A questão é saber se ela é forte para enfrentar tudo como todos esperam que ela faça ou apenas desistir e seguir pelo caminho mais fácil.

Uma narrativa leve e divertida e com enredo digno de novela, cheio de reviravoltas e possibilidades que nem mesmo o leitor consegue descobrir para que rumo a autora quer nos levar. Clara chegou para marcar por onde passa.

site: http://memoriasdeumaleitoraa.blogspot.com.br/

Juliana 10/02/2014

Resolvi ler esse livro depois de muito relutar, pois já havia lido alguns contos da autora que não haviam me agradado. Como este mês estou me dedicando à leitura de autores nacionais, por conta de um desafio de leitura que estou participando, em paralelo ao meu próprio desafio, escolhi esse para essa semana.

Preciso admitir que com este livro, Janaína Rico mudou minha concepção sobre ela. Gostei muito da leitura e recomendo a quem quiser um livro divertido e envolvente. O livro conta a história de Clara, uma mulher de 27 anos que conhece o homem dos sonhos de qualquer mulher na festa de casamento da sua melhor amiga, Laura. João Thomas é lindo, rico e pra melhorar ainda mais, parece ter realmente se interessado por ela.

Tudo parece que vai bem, até que ela acaba encontrando o pessoal do colégio, depois de muitos anos e, apesar do relacionamento com João Thomas ir bem, ela se envolve com um antigo colega, que parece ser capaz de dar aquilo que ela desconfia não encontrar em João Thomas. Ela precisa, definitivamente, decidir o que vai fazer com a vida dela.

Pra piorar tudo, ainda por cima, a sogra dela parece ser uma megera profissional, que diz coisas horríveis e a faz se sentir completamente deslocada e inoportuna. Logo ela, que sempre foi extrovertida e segura de si.

Ser Clara é uma história bastante complexa, que envolve os amores e as amizades de Clara, além de muitos questionamentos ao que ela realmente quer da sua vida e do amor. Janaína Rico soube construir uma narrativa bem amarrada e que prende o leitor do começo ao fim. Gostei da forma como ela criou e desenvolveu o mistério na história, sem perder o perfil cômico da sua narrativa.

A única coisa que não gostei, e que na minha opinião, poderia ter sido melhor concluída foi a história do envolvimento de Clara com o Leonardo, seu amigo do colégio. Poxa, eu estava me apegando tanto a ele... rs.

Apesar disso, adorei o livro e estou encorajada a ler mais obras da autora, pois perdi completamente a má impressão que havia ficado das leituras anteriores. Recomendo para quem goste de mistérios e de rir muito com suas leituras.

site: www.cafecomlivros.blog.br/resenha-ser-clara-janaina-rico

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 18/01/2014

Um chick lit muito bom!
Nas minha andanças literárias pela internet, volta e meia me deparava como o nome "Janaina Rico" e ia ficando curiosa para ler um livro dessa autora; finalmente consegui.

A história é narrada por Clara, 27 anos, professora de português de um colégio particular em Brasília (nunca tinha lido um livro que se passasse nessa cidade, gostei), caçula de três irmãs, uma mulher com a autoestima bem elevada mas com uma situação financeira não muito estável. Já nas primeiras páginas me surpreendi com a Clara, uma professora de português que fala palavrão; as professoras que conheci não se pareciam com ela.

Clara foi madrinha e organizou o casamento de sua melhor amiga, Laura.
"Meu estado de tensão era bastante natural, pois participara de todos os preparativos daquela grande noite, mas, ao mesmo tempo, achava que minha responsabilidade era muito grande. Era mais ou menos assim: se a banda resolvesse tocar moda de viola, ou o bufê resolvesse servir farinha com rapadura, acharia que a culpa era minha. Nada contra a moda de viola..." (página 19)

Só no dia do casamento é que Clara conheceu o padrinho que seria seu par no altar, o lindo João Thomas. Rolou uma química entre eles logo de cara mas, por ironia do destino, eles ficaram um tempo sem se ver. Nesse tempo, um antigo amigo dela reapareceu, querendo ser mais do que só amigo. E aí a confusão no coração e na vida de nossa protagonista foi armada.

O restante da história gira, em parte, em torno desse triângulo amoroso. Clara precisando escolher entre o cara dos sonhos: rico, bonito mas com uma temperamento que bate de frente com o dela e uma mãe difícil de aturar ou o cara que a deixa com a autoestima nas alturas mas tem uma condição financeira não tão boa. Preciso dizer que Clara está bem longe de ser uma mulher interesseira, ela é imperfeita, e é isso que a torna mais humana e real.

Gostei da amizade entre a Clara e Laura. Uma amizade de longa data, com seus altos e baixos.
"Fiquei tão feliz, mas tão feliz, que quase me esqueci da pobre Laura. Já percebeu como a felicidade entre amigas raramente vem junto? Acho que Deus reserva uma determinada cota de alegria para os grupos humanos. A regra é clara: quando uma está feliz, a outra nunca está! Porém, nos último tempos só Laura vinha sendo feliz. E, de repente, o jogo parecia estar virando. Finalmente estava pegando a minha fatia do bolo. Já não era sem tempo." (página 62)

Em resumo: "Ser Clara" foi um leitura muito intensa e apaixonante (imaginem como meu coração ficou depois de ler dois livros assim em seguida? O que li antes foi "Julieta Imortal", já resenhei aqui. Pensem numa pessoa que ficou com ressaca literária). Li 288 páginas em dois dias, não dava vontade de parar de ler. As situações e os conflitos vividos pela Clara são coisas que acontecem de forma semelhante na vida de muita gente. Tinha horas que eu pensava: "Clara, eu te entendo perfeitamente!", outras horas pensava: "E agora, o que você vai fazer?", ou: "Clara, o que é que você está fazendo?"; dava vontade de entrar no livro.

Felizmente, esse também é um livro super divertido que me arrancou gargalhadas.
"Na verdade, durante algum tempo, no início da adolescência e das minhas incursões com o salto alto afora, cheguei a criar uma teoria na qual defendo que os homens inventaram esse tipo de sapato para as mulheres justamente para que nós não conseguíssemos mandar neles, nem ter nenhuma disputa física onde sairíamos vencedoras, de modo que, sem equilíbrio, nada disso é possível." (página 20)

Foi uma leitura muito boa, gostei mais do que esperava. "Ser Clara" tem romance, humor e uma pitada de suspense e mistério.
Sobre a parte gráfica/visual do livro: as folhas são brancas, o tamanho da letra e das margens é bom; gostei bastante dessa capa da primeira edição.

site: http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2014/01/resenha-livro-ser-clara-janaina-rico.html

Roberta 02/01/2014

Ser Clara...
Mais um livro que eu tive a ótima oportunidade de ler. Livro esse que também despertou em mim diferentes sentimentos. Tive uma raiva imensa pelas atitudes insanas que a Clara tomava no decorrer da história... algumas vezes achava ela burra de verdade outras apenas carente e confusa... sabe uma mulher qualquer? Normal e verdadeira? Essa é Clara!!! Tive inveja de sua sorte em ter um homem perfeito, completamente apaixonado por ela ( apesar de ter desconfiado dele tambem ) Mas por fim, a história foi linda e teve um final perfeito que me deixou com gostinho de quero mais... Mas completamente feliz!

S. Entre Amigas 14/10/2013

Ser Clara
Ser Clara conta a história de CLARA, uma jovem de 27 anos que acabou de se tocar que a vida está passando e ela está ficando para trás. No dia do casamento de sua melhor amiga, LAURA, ela encontra o homem que abala suas estruturas; sim, rola aquela coisa de amor a primeira vista. Daquele dia a vida de CLARA nunca mais será a mesma. Tendo que conviver com um sogra maluca, uma amiga doente, um namorado grudento e um amigo apaixonado, CLARA sente-se cada vez mais confusa. Então tem-se um triângulo amoroso, sua cabeça chama JOÃO THOMAS - o galã, mas seu coração chama o LÉO - o amigo dos tempos do colégio. Mas pode ser que a cabeça e o coração comecem a trabalhar juntos, só não se sabe qual dos dois irá ceder...

Ser Clara tem uma leitura divertida e empolgante. Com diversas gírias, diálogos e palavrões, Janaina Rico conseguiu deixar a leitura bem atual. A mesclagem entre as cenas tensas e as engraçadas veio de forma sútil; um parágrafo pode mudar toda a história. O fato mais interessante é que conseguimos nos identificar com os personagens. No mundo, o que não faltam são Claras, Lauras, Léos... Ok, JOÃO THOMAS nem tanto, mas nem tudo é perfeito não é?

Mas o que dizer do roteiro da história? Livre, leve e solto. As passadas de cenas, como já disse, são bem construídas, isso facilita a forma de nos adaptar a história. Traz detalhes do dia-a-dia: aquele porteiro bisbilhoteiro, a sogra maligna, a amiga pirada... Um chick lit bem engraçado, nada muito doce, mas ao mesmo tempo sem perder o romantismo. Uma protagonista safada e um protagonista centrado, bem controverso às minhas últimas leituras, mas definitivamente uma dica para rir, comentar e babar... Fora essa capa perfeita! Enfim, uma história que vale a pena ser lida. Confesso que alguns termos me deixaram encabuladas, mas apenas pela falta de costume, (risos). Do mais, excelente.

Obrigada a Janaina Rico pela confiança em colocar o blog no booktour, e devo confessar que a leitura foi de muito bom gosto. E como já te disse, ESSA CAPA É LINDA =D

Myris 06/10/2013

Resenha no Blog Na Cabeceira da Cama
O livro conta a história de Clara, uma professora de português lutando para sobreviver na vida (pagar suas contas, a prestação do carro, o aluguel da sua quit) e claro, aproveitando a vida ao máximo. Em determinado momento conhece o cara dos seus sonhos, mas será ele realmente o homem com o qual deve subir ao altar?

Em um triângulo amoroso de dar nos nervos (em algumas partes), a vida de Clara será resolvida. Para bem ou para mal? Fácil? Acho difícil hahaha.

Traição, sexo, palavrão, burrice ops, indecisão, família, amizade, suspense e uma pitada de humor (chega uma hora que você desiste de querer brigar com ela e resolver entrar na onda hahaha) deixa a trama bem interessante. O melhor de tudo no livro é que vemos que a Clara existe sim, milhares de mulheres são desse mesmo jeitinho, mas pelo menos a do livro não se finge de santa hahaha.

Algo que me irritou no livro foi ela demorar tanto a tomar uma atitude e parar de ficar enrolando, mas pelo menos, podemos tirar uma lição dessa parte: só damos valor ao que temos quando perdemos, ou estamos perto de perder.

“Não era capaz de imaginar minha vida longe dele. Saber que a qualquer momento poderia vir uma pessoa me dizer que ele tinha morrido me desesperava mais do que qualquer coisa que já tivesse acontecido comigo na vida.”

Leia a resenha completa no link abaixo:

site: http://www.nacabeceiradacama.com.br/2012/04/resenha-ser-clara.html

Ananda 21/09/2013

Ser doida
Clara é uma brasiliense de 27 anos, irmã caçula de três irmãs, professora que adora sua profissão e acima de tudo ama sua família. Gosta de curtir, de badalar, festejar, beber, falar muito palavrão e de arranjar namorados.
Na festa de casamento da sua melhor amiga Laura, ela conhece o padrinho de casamento João Thomas. Um médico super lindo e bem divertido.
Eles começam a conversar, bebida vem bebida vai e eles já estão na cama dela, em sua quitinete. Eles se envolvem mais do que uma noite apenas, e para ela, ele já é o pai de seus filhos. Como ela mesmo diz: que mulher não gostaria de um homem lindo, médico, que a ame e cheio da grana para casar?

É claro que nem tudo é perfeito. A mãe dele, Natália, é uma mulher possessiva, muito metida e totalmente ciumenta. Logo no primeiro encontro com Clara, ela já a ameaça. Mas Clara é forte, corajosa, cheia de orgulho e dona do seu nariz. Sabe muito bem onde se mete, e sabe que consegue vencer essa megera.

Outro problema que surge é a aparição de colegas de ensino médio, e um deles [Léo] acaba se envolvendo com Clara. Algo que abala o relacionamento "perfeito" dela com João Thomas.

O começo do chick lit eu não estava conseguindo me adequar aos palavriados, para não dizer palavrões. E aos vários sinais do tipo exclamações e interrogações excessivas. Esse livro tem a linguagem atual, mas para mim atual demais. Porque acho e sempre acharei feio mulheres falarem palavrões demais, beberem até cair ou fazer vexame em público, ainda mais na frente de parentes. Isso não é coisa de mulher, e sim de vadia.
Me desculpem, mas quanto mais eu lia, mais eu tinha certeza que Clara era uma completa vadia egoísta. E mesmo acontecendo algumas coisas no final do livro, continuo com a sensação de nunca gostar de personagens como ela.

Clara é uma mulher louquinha. Sempre aprontou, nunca foi santa. Gosta de falar palavrão como quem gosta de respirar. Bebe até cair, e faz tanto sexo que pensei que o livro fosse só isso.

Mas com o decorrer do livro, você se depara com problemas como anorexia, traições, problemas psicopáticos, ciumes doentios, e um suspense totalmente inesperado. Nada do tipo livros policiais, mas até que interessante. E ela está lá como amiga, filha, namorada e tentando sempre ajudar e contornar a situação.

Os personagens são legais e interessantes, mas posso confessar? O nome João Thomas e algumas situações do livro me lembraram muito novelas mexicanas do tipo Maria do Bairro, ou aquele brasileiro Maria Esperança.
É claro que tem partes beeem engraçadas, mas de todo o resto, o livro não me agradou como esperado.
Sem falar na capa que achei e continuo achando estranha. Mas não to nem aí em ler em público. Porque não tenho vergonha de ler, mesmo que meus livros tenham capas assim, com uma mulher com a calcinha arriada, um pirulito na mão e sentada no vaso.

Vamos para mais um detalhe: Achei que em alguns momentos os diálogos forçavam e queriam ser engraçados. Mas não me convenceu. Gostei de uns, é claro, mas outros acho que poderiam ser mais naturais. E outra coisa! Além de vadia egoísta, achei Clara se achando demais (foi preciso o trocadilho).

Citações:
"Como a maioria das brasileiras, sou dona de um popozão de respeito, o que é, aliás, a parte do meu corpo que mais gosto, uma vez que, graças a ele, consegui muitas coisas na minha vida. Antes que pense que fui ou sou garota de programa, vou explicar: em blitz, por exemplo, desço do carro, e deixo algo cair no chão. Os guardas sempre me liberam."

"As mulheres tinham os peitos mais caídos de todo o universo porque cada uma delas havia amamentado três filhoes de um cara que carregava uma barriga enorme de chope e deixava o cofrinho aparecendo quando se abaixava para pegar o velocípede do filho mais velhos jogado no chão." pág 28

site: http://www.cadernodeanotacoes.com.br/2012/11/ser-clara-janaina-rico.html

Michelle Ladisl 25/07/2013

Antes de falar sobre o livro tenho que dizer uma coisa, me diverti horrores lendo, é cada situação! Hehehehehe

O livro conta a história de Clara, uma brasiliense de 27 anos, professora de português. Ela é a típica jovem, recém formada que foi em busca de sua independência, dando o passo de sair da casa dos pais, para viver em sozinha.

Clara tem uma melhor amiga, Laura que está às voltas com os preparativos do seu casamento e conta com a sua ajuda para a organização de tudo.

“ Organizei o chá de panela, o qual, na verdade, merecia um destaque especial, pois contratei três dançarinos ( garotos de programa, na realidade) que ficaram completamente nus.”
Página 12

Finalmente chega o casamento de Laura e Clara era uma das suas madrinhas de casamento e só conheceu quem seria seu par na hora, o nome dele é João Thomas ( suspiros), que como ela mesma definiu, um tipo bem interessante.

Mas antes de conhecer melhor João Thomas, e se encantar totalmente, ela pensava que ele era um chato igual ao detestável do seu amigo.

Clara em um determinado ponto da história,em uma festa ela reencontra Vitinho, um rapaz que na adolescência foi sua paixão, mas ele não correspondia a ela. Depois desse reencontro, Clara decide colocar em prática o que não conseguiu no segundo grau, chegando a esquecer por um tempo de João Thomas. Nessa mesma festa, ela reencontra Léo, mais um amigo da época de que era adolescente, com quem tem uma imensa simpatia, pois se dava muito bem com ele.

Depois de algum tempo procurando João Thomas, Clara tem a certeza de que ele é o homem da sua vida, mas ao mesmo tempo gosta muito de Léo e fica dividida entre eles.

Quando Clara entrou na vida de João Thomas, ele a avisou que era muito ciumento, mas ela só acreditou nisso, depois de um determinado acontecimento, que até eu fiquei pasma!

Como acontece com todos que estão namorando, chegou a hora de Clara conhecer seus sogros. Mas como não poderia ser diferente, a Clara tem uma sogra jararaca ( me identifiquei com ela...hehehehe).

João Thomas também vai conhecer os sogros e é recebido de uma maneira calorosa por todos, fazendo ele se sentir em casa, diferente do que aconteceu com a Clara.

Laura, a melhor amiga de Clara, passar por uma situação em sua vida muito triste e que pode acontecer com a pessoa quando menos se espera e só por causa disso, ela se une a Pedro, em busca da melhora da sua melhor amiga.

João Thomas, tinha uma parte de sua vida, que ainda não tinha contado a Clara, e a jararaca, ops, sua mãe, fez questão de lhe mostrar tudo, o que deixou Clara muito chateada por não saber por ele.

E no meio disso tudo Clara não sabe se quer Léo ou João Thomas!

João Thomas, viaja com Clara e lá faz uma linda surpresa para ela, que acaba aceitando seu pedido.

Clara envolta com os preparativos do seu casamento, vê sua vida sendo ameaçada por outra pessoa, que até então ela tinha certeza de quem era.

Até eu tinha certeza de quem era a pessoa que queria a morte de Clara, só não imaginava que até essa descoberta, o que aconteceria na vida dos personagens principais e que a pessoa não era a que tinha imaginado!

Opinião:

O livro tem uma gramatura boa, sem erros de português ou gramática! Leitura rápida e divertida e como é divertida!

Gente eu ri muito com a Clara, com a maneira dela pensar e agir. Adorei saber que ela faz aniversário no mesmo dia e mês que minha filha!

Obrigada Jana! Hehehehe

Outra coisa que adorei é que Clara se sente o último pacote do biscoito recheado! Isso faz ela ficar hilária! Hehehehehehe

Clara não é aquela mulher tipicamente correta, como vemos em muitos livros, ela tem defeitos e qualidades , nos fazendo ver que ela “ é de verdade”

site: www.estilogeek.blogspot.com.br

1 | 2 | 3 | 4