Ser Clara

Ser Clara Janaina Rico

Resenhas - Ser Clara

1 | 2 | 3 | 4

Gíh Santos 22/04/2013

Resenha do Blog Livros Lovers (http://livroslovers.blogspot.com.br/)
Já faz um bom tempo que eu estava afim de ler Ser Clara, e finalmente tive a oportunidade através do booktour que a autora organizou. Obrigada Janaína pela oportunidade! *-*
Logo no início nos deparamos com Clara envolvida nos preparativos do casamento de sua melhor amiga Laura. Cada detalhe é de suma importância, afinal Clara tem que mostrar para todos o seu bom gosto. Enfim a comemoração chega e Clara conhece João Thomas, o lindo médico e rico amigo do Pedro, noivo de Laura.

“Percebi que os olhos dele eram verdes e iam, a cada minuto, se aproximando mais dos meus olhos pretos: quando dei por mim, estávamos trocando beijos apaixonados, regados a muito espumante e uísque.”

João Thomas é o sonho de consumo de todas as mulheres, lindo, carinhoso, apaixonado e rico! Clara percebe que ele pode ser o homem de sua vida! Após vários desencontros eles começam a namorar.

Mas no meio desta relação está Léo o amigo de escola de Clara, aquele que ela tem uma grande afinidade, um carinho sem tamanho. Entretanto, acontece algo que não deveria acontecer, Clara transa com Léo, este sendo a muito tempo apaixonado por ela. Uma confusão de sentimentos se inicia, ela não sabe a quem escolher.

CONTINUE LENDO>>>http://livroslovers.blogspot.com.br/2013/04/resenha-ser-clara.html#more

Endry 16/03/2013

Blog Sonhos de Princesa
O livro conta a história de Clara, que tem mais duas irmãs, um pai bacana e uma mãe protetora. Ela é professora (ponto, rs), tem um carro usadinho e se acha pra caramba! Ela está solteira e acaba conhecendo um partido maravilhoso na festa de casamento da melhor amiga, a Laura. Ele é médico, rico, carinhoso e protetor... João Thomas é uma perfeição para Clara. Porém, nem tudo são flores e ela acaba se envolvendo com um ex-colega da escola, o Léo, e puft! Tudo se enrola. É aquela coisa: arrisco no colega que gosto e que de certa forma me deixa ser mais independente ou fico com o "certo", o que se mostra mais possível de durar, e onde existe o amor? A escrita da autora é ótima e eu me diverti em várias partes. A leitura é fluida, leve e descontraída. Apenas mais para o final é que há uma tensão envolvida. Confesso que por vezes fiquei irritada com o pensamento egocêntrico da Clara e por outras vi situações que já presenciei e que pensei igual, porém, na maior parte do tempo, a Clara só pensa em si mesmo e no quanto ela é gostosa. Isso me chateou um pouco. Eu fiquei com a impressão de que no início a Janaina criou o João Thomas para ser pegajoso, ciumento e possessivo e depois o foco se transformou em outro. O final não foi imprevisível, mas acreditava que seria outro, justamente pela forma como estava se construindo a narrativa. Foi quando modificou-se o jeito da Clara de olhar o João Thomas é que eu previ o que aconteceria. O que eu não previa era a tensão final e o seu desfecho. Com certeza, neste ponto, a autora merece meus parabéns. Eu indico para quem goste de romances contemporâneos e não se incomode com palavrões. Eu confesso que não curto muito o uso de palavrões, mesmo sabendo que faz parte da construção da personagem e tudo mais. Mas, isso é impressão minha, certo?! Fiquem à vontade para lerem e trocarem ideias comigo!

Mais em: http://sonhos-de-princesa.blogspot.com.br/2013/03/eu-li-ser-clara-janaina-rico.html

Daniele Nhasser 17/01/2013

Ser Clara - Janaina Rico
Fazia tempo que vinha ouvindo sobre esse livro e como sou completamente apaixonada pelos livros nacionais , não podia deixar de participar do Book Tour - João Thomas e conhecer a estória feita com muito bom humor e sensualidade por Janaina Rico .

Ser Clara é um verdadeiro Chick Lit como muitas vezes eu li em resenhas ," De respeito . "
Apesar da estória correr um pouco rápido demais e a personagem ser um pouco indecisa ao extremo , que as vezes deu vontade de entrar nas paginas e dar aquela chacoalhada basica , para ver se toma uma atitude de gente grande , como mesmo ela desejava ser ,assim que resolveu sair das casas dos pais . Ser Clara é um livro que valeu a pena ser lido .
Personagens bem feitos , personalidades familiares , ocasiões inusitadas a cada virada de página , te surpreendendo positivamente , te surpreendendo negativamente , te fazendo roer as unhas ...
Pitada de amor , mistério , muuuuuuito alto astral .

Quem curte aquela leitura com o linguajar sem papas na língua , amor e sexo , crimes e preconceitos inexistentes , viagem e criatividade . Ser Clara é uma ótima pedida .

erikarossas 12/01/2013

Quero começar discordando de uma opinião bem polêmica de muita gente sobre a Capa do livro. Falaram ser vulgar demais ou sem classe. Me senti até mal achando que o problema é comigo, porque achei a capa linda! Foi o que mais me chamou a atenção no livro. Só pela capa eu sabia que não ia encontrar algo entediante e comum por ali. Sabia que ia dar de cara com uma história audaciosa e incomum. E foi exatamente o que encontrei. Ser Clara não é nada parecido com algo que eu tenha lido ultimamente.

A personagem conhece um médico lindo, rico, charmoso e devia estar arriada os quatro pneus, step e todo o resto por ele, certo? Mas não, ela estava confusa, distante e idencisa. Também gosto que tanto a Clara, quanto João Thomas (o príncipe encantado do século XXI) não são tão perfeitinhos assim como era de se esperar nos romances açucarados. João Thomas tem leves distúrbios possessivos e um típico complexo (de Édipo) de mama's boy e, em númeras vezes, a Clara enfia o pé na jaca e a cara na cachaça. Ela é convencida, narcisista e se acha a maior gostosona do pedaço e se orgulha disso. E nem vou falar que eu adoro esse tipo de personagem meio sem escrúpulos. Só em alguns momentos achei a Clara meio breguinha. Quando ela falou que usava um biquíni de cortininha que só cobria o bico do peito então... Uh! Mademoiselle Coco Chanel se tremeu na cova! Mas eu gosto de acreditar que ela aprendeu a ter um pouco de classe com a Natália/bruxa/sogra e todas aquelas frescuras de gente rica dela.

Sobre o triangulo amoroso, posso dizer que achei até um pouco desnecessário. Clara está dividida entre João e Léo. Mas, não sei qual o problema, não consegui acreditar nadinha no personagem do Léo. Achei ele meio blá demais e as cenas em que a Clara ficava lá, chorando e pensando nele não me convenceram nadinha. Vamos lá, gente, o cara merecia uma pimentinha. E quem sabe um pouco de sal e orégano também. Mais motivos pra gente também querer o Léo na nossa cama e choramingar por ele ao telefone, sabe? Não me apaixonei por nenhum dos mocinhos, principalmente porque odeio homem ciumento e o João Thomas, senhoras e senhores, é MUITO! Mas se fosse para escolher, né? Não precisava nem pensar duas vezes. Melhor um ciumento apimentado do que um bobinho sem sal.
Já a trama paralela ao romance (vulgo Sogra-jararaca e outras coisitas mais) foi bem interessante e inesperada, com aquelas reviravoltas bem boladas que dão qualidade a uma história. Gostei particularmente do final. Fiquei com aquele sorrisinho idiota que todo mundo fica nos finais daquelas comédias românticas de Hollywood. Por sinal, acho que Ser Clara daria um excelente filme de mulherzinha. Exatamente como a personagem sempre quis que a vida dela fosse. Só que sem o Antônio Bandeiras como o mocinho. Sou mais a favor de, sei lá, um bom Gerard Butler.

Em termos técnicos, a história foi super bem escrita, não teve pontos falhos e tudo foi explicado direitinho. Só acho que talvez merecesse uma (economia de papel) enxugada. Acho que ando meio obcecada com estruturas literárias ultimamente e coloquei na cabeça que se aquela cena, aquele comentário ou até mesmo aquela palavrinha no meio da frase não precisa estar lá, é bem melhor que ela não esteja.

Classificação: ★★★★
Porque? Porque acho que a Clara merecia mocinhos melhores, mesmo o mocinho dela sendo rico/bonito/cavalheiro. Os dois bofes dela, na verdade. Não sei se eles não fazem meu tipo de homem ou se é porque eles não nasceram mesmo para galãs perfeitos de Chick-lit.

Considerações Finais: É um livro adulto e sexy, então crianças, esperem uns aninhos para ler. A personagem principal é uma maluca, meio egoísta e controversa. Mas você acaba se identificando com ela de uma maneira inacreditável. Recomendo a todas as fãs de chick-lit. Ou a você que está procurando uma leitura leve e tenha tempo de sobra pra ler, porque você não vai conseguir largar o livro até acabar.

Resenha retirada do Blog da Erika - www.erikarossas.com

Tati oliveira 06/01/2013

Clara é uma professora de português de 27 anos, uma mulher forte, independente e linda. Mora em uma kitnet minúscula, mas super fofa, e sua melhor amiga esta para casar.

As duas organizaram todo o casamento juntas e é durante a festa que Clara conhece João Thomas, um lindo cirurgião, com quem logo se vê envolvida.

É nesse momento que a moça reencontra antigos colegas, entre eles Léo, um jovem extremamente divertido e que sempre fora apaixonada por ela.

Em meio a dois belos rapazes, só para complicar ainda mais as coisas, sua sogra tem um ciúmes louco e doentio pelo filho, e fará de tudo para separar o casal.

Ser Clara é um livro ótimo, a escrita de Janaína é rápida, fluida e dinâmica, sem contar que, por ser um livro nacional, usa expressões que usamos no dia a dia, claro que teve algumas que devem ser características de Brasília e me soaram estranhas, mas no geral achei muito legal, bom ver um personagem comendo margarina.

Mal comecei a leitura e já estava rindo muito, com o decorrer da história ela fica mais séria, menos cômica, mas ainda assim divertida.

Clara é uma personagem que me cativou muito, uma mulher como a maioria gostaria de ser, e as situações que vivem são totalmente reais, em algumas delas eu pensava "é assim mesmo que me sinto", acho que se ver no personagem é algo fundamental em um chick lit.

(...)

Ser Clara foi o primeiro chick lit nacional que li, e achei maravilhoso, a escrita da autora é muito boa, com uma fluidez que, infelizmente, não é tão comum se tratando de nacionais. Já estou de olho em apimentando, se for metade desse livro, certeza que será maravilhoso. Já virei fã da Janaína :)

Joyce 03/01/2013

Resenha do blog Entre Páginas e Sonhos
Ser Clara é o primeiro livro que leio da Janaina e me surpreendi positivamente porque tem toques de humor (dei muitas risadas com Clara), erotismo (não é nada tão explícito), drama (em relação aos sentimentos tão ambíguos da personagem) e suspense (enfatizado muito no final, dei o toque certo no livro).

A história é sobre Clara, uma mulher de 27 anos, professora de português, que tem a auto-estima lá em cima, se achando a mulher mais linda e gostosa do planeta e é muito bem resolvida sexualmente. Ela tem Laura como melhor amiga e é com o casamento da amiga com Pedro, o cafajeste, que a vida de Clara passa a mudar drasticamente porque conhece o homem que mudará sua vida, João Thomas.

Clara se envolve com João Thomas ao mesmo tempo que reencontre seus antigos colegas de colégio, incluindo Vitinho e Léo, que sempre foi apaixonado por ela. Clara fica dividida entre João Thomas, o médico maravilhoso e rico e Léo, o feinho e pobre mas que mexia com ela.

No começo, achei João Thomas muito esquisito e estava torcendo pelo Léo mas no decorrer da narrativa, mudei de opinião. Claro que não vou falar com quem Clara fica no final mas achei super certo, pois me deixou super curiosa pela continuação, que vai ser publicada em breve.

Também nos é apresentada a mãe de João Thomas, Natália, que inferniza a vida de Clara; Débora, a ex-mulher de João; e Chico, amigo de Clara.

Clara apresenta seus dramas, seus sentimentos e suas aventuras no decorrer do livro e mostra que sempre é possível buscar a felicidade e que a melhor decisão do que será melhor para nossa vida, somente cada um poderá dizer.

Clara sofre vários atentados e o desfecho de quem é essa pessoa é bem eletrizante, adorei, não conseguia parar de ler. No final, fiquei com gostinho de quero mais.

A capa é bastante controversa, uns amam e outros odeiam, eu fiquei no meio termo, achei-a bem criativa. A diagramação é elaborada com páginas amareladas e faixas decorativas na parte superior e inferior.

Recomendo para quem gosta de chick lit, pois vai se deliciar com as aventuras e rir muito de Clara e esperar ansiosamente a continuação, como eu estou.

entrepaginasesonhos.blogspot.com.br

Leonardo Drozino 02/01/2013

Não sei se gostei de Ser Clara, embora esteja pendendo para o sim, invés do não.

A primeira coisa a se falar do livro, e de qualquer livro é da capa, lógico. KK

Quando a vi pela primeira vez, pensei, "mas que capa é essa, de extremo mau gosto?" - só que depois de um tempo comecei a pensar: Por que não, né? Passa mulher pelada as 9 da manhã na TV aberta, o que impede um livro ter uma capa mostrando uma calcinha?

Mente livre dos preconceitos que a sociedade me ensinou a ter, abro o livro e me deparo com uma das coisas mais divertidas que já li.

Não houve nenhum momento que não parei para rir com alguma coisa que a Clara, Leo e o João Thomas tenham feito.

E a melhor coisa, a mais surpreendente de tudo é a SINCERIDADE com que a autora escreve o livro.

Me senti lendo algo real, sabe? Como se a autora tivesse sentado em frente ao computador e tivesse escrito a primeira coisa que passou na cabeça dela, sem mal pensar.

Ela cumpriu um papel muito importante, que raramente vejo um autor mostrar: ser ele mesmo, natural, espontâneo. Por causa disso, a história flui como uma torneira aberta. As quase 300 páginas voaram, em uma linguagem simples, realista e envolvente.

Não, o livro não é ainda uma obra de arte, mas quem sabe possa ser no futuro? Se você for pensar, todos os clássicos que lemos no colégio (e eu gosto, ao contrário de muita gente kkk) todos eles retratam a cultura brasileira da época em que foi escrito, coisa que Ser Clara faz perfeitamente e SEM SER UM LIVRO AMERICANIZADO, MINHA GENTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Susana Weiss 27/12/2012

Olá
Um pedacinho da resenha que está no blog...

"A trama é bem elaborada, não deixa nenhum furo de enredo ou contradição (coisa que até Best Sellers como “Harry Potter” tem, mas “Ser Clara”, não). Janaina escreve muito bem e me deixou curiosa para ler mais obras dela. A única coisa que realmente não gostei da história é a Clara: eu não consigo torcer por uma mulher que é exatamente o que eu condeno em uma pessoa. Não teve como; eu torci para ela se ferrar até o final do livro, ela merecia ser dar mal e o João Thomas não merecia uma mulher como ela."

Leia na integra em: http://ladyweiss.blogspot.com.br/2012/12/booktour-do-selo-brasileiro-resenha-de.html

Ju 23/11/2012

Resenha: As loucas aventuras de Clara
Autora: Janaina Rico

Editora: Underworld

- Sinopse –

Clara é uma jovem brasiliense, de 27 anos, que está envolvida com os preparativos do casamento de sua melhor amiga, Laura. Durante a festa conhece um médico rico e famoso, o homem dos sonhos de qualquer mulher. Porém, acaba se envolvendo com um colega de adolescência. Mal sabe ela os obstáculos que viverá pela frente, tais como uma sogra desesperada e até mesmo tentativas de assassinato, até que consiga decidir o que quer da vida.
Trata-se de um livro de linguagem simples e atual, que descreve o cotidiano, os sonhos e as aventuras de uma mulher vivendo entre a realização de uma vida independente e o desejo de conhecer e viver um grande amor.
Clara, Laura, João Thomas, Léo são personagens que encontramos em nosso dia a dia, no trabalho, nos bares, nas festas. Um passeio pelos desejos e sonhos do imaginário feminino.

O livro “Ser Clara” de Janaina Rico conta a história de Clara, uma jovem Brasiliense louquinha que se mete em várias aventuras para encontrar seu príncipe encantado. Narrado em primeira pessoa, o livro possui uma leitura leve e um enredo bem construído. A capa é super chamativa e desperta curiosidade. Janaina, muito antes do fenômeno “50 tons de cinza” (Ser Clara foi lançado muito antes dele) foi quem começou com a literatura Hot em nosso Brasil Baronil.

Os personagens são muito reais a ponto de quem ler se identificar. De cara, achei a Clara muito narcisista e egocêntrica, a personagem é marrenta que só, do tipo que fala o que pensa o que lhe vem a cabeça. O doce jeito de Ser Clara. Não foi a toa que a comparei com a outra Clara da minha vida que tem muito em comum com a personagem e se tornou fã do livro.

A personagem Clara é uma jovem livre, sem preconceitos e rótulos e no dia do casamento da sua melhor amiga Laura no qual é madrinha, conhece o homem dos sonhos de toda mulher: João Thomas, o médico, rico, lindo e solteiro. Se não tivesse rolado algumas cenas após eles se conhecerem, eu até diria que ele era gay. Então perfeito, fim de história? Não, a história só está começando.

Clara que é toda atrapalhada, acaba perdendo o número do celular de João Thomas, uma vez que ela é assaltada e levam seu celular e no meio dessa confusão toda, ela não consegue falar com sua melhor amiga para saber o número dele e Léo, um antigo amigo seu dos tempos de colégio entra na jogada.

E Léo, é um dos personagens mais perfeitos da história. Ele é fofo, apaixonado, músico e sonhador. Tudo seria perfeito se Clara não tivesse conhecido João antes e ficasse dividida. Clara, a super poderosa! #Eu sou team Léo!

Ser Clara é um dos primeiros Chick-Lit brasileiros que li e um dos grandes, se permitem dizer. Divertido, envolvente e com direito a várias aventuras. Já que Clara terá que aturar uma sogra mala, daquelas metidas a sabe tudo e até mesmo uma tentativa de assassinato (sem spoilers gente!).

Terminei o livro com uma sensação de gostinho de quero mais e achei o final “Clara demais”. Janaina criou um universo cativante e personagens queridos que se tornam reais para o leitor. A autora está de parabéns e indico a todos aqueles que não resistem a uma boa história com uma trama envolvente e personagens ricos. Uma comédia romântica divertida e recheada de mistérios. Quem vai ter coragem de não ler? Se eu fosse vocês, me renderia a Clara ;)

Originalmente postado em: http://novosescritores.com/profiles/blogs/resenha-as-loucas-aventuras-de-clara

Fernanda 18/11/2012

Ser Clara - Janaina Rico
Olá Amores!!

Hoje você vai conhecer um pouco mais sobre Clara, do livro "Ser Clara" da nossa parceira aqui do blog Janaina Rico. A leitura flui de uma forma que não sei explicar. Sinceramente não conseguir para de ler!.

Minha Opinião!!

Comecei a ler este livro achando a Clara uma total convencida do tipo "eu sou a tal" só porque tem uma bunda grande. Clara é do tipo de mulher que se acha à gostosona e que nunca, nunca mesmo o tempo vai passar para ela, que será sempre a mulher "fatal'. (Sentir ódio).

No meio da história uma pessoa que se acha o máximo cai em uma de insegura e tudo, mas. (ódio).

A revira-volta é impressionante. Fato eu acreditei que iria odiar o livro, mas acabei percebendo que me pareço muito com a Clara (não a parte de ser convencida), mas por causa de certas indecisões e sentimentos confusos.

A verdade? cheguei a odiá-la, mas no fim ela deixa de ser idiota e assume a sua nova vida feliz. (UFAA!!).

Eu preciso para de sentir o que os personagens sentem, porque isso me desgasta muito. É horrível sentir, raiva, ódio, alegria, euforia e, mas um monte de sentimentos humanos ao mesmo tempo. (rsrsrs).

No fim, eu sei que você tem o grande desejo e necessidade de ler este livro.!!

Super Beijokas!

Juh 07/11/2012

Perfeito!
Resenha aqui => http://surtosdajuleka.blogspot.com.br/2012/11/resenha-ser-clara-janaina-rico.html

Beijos

Aline 23/10/2012

Surpreendente \o/
Quando começei a ler esse livro pensei que ele seguiria apenas o estilo chick lit ("é a literatura voltada para o sexo feminino, vulgarmente chamada de Literatura de Mulherzinha") mas para minha surpresa ele também explorou temas mais sérios e teve ação e suspense no final. Achei uma história totalmente envolvente e surpreendente.
No começo do livro acompanhamos a descrição dos personagens e percebemos que a narrativa será em 3ª pessoa, ou seja vamos acompanhar tudo pela ótica da Clara, 27 anos, solteira e professora de português. E logo percebemos que ela tem uma personalidade forte (ela é bonita e se "acha") e um jeito bem maluquinho de se expressar, ela chama muito palavrão e adora falar de suas intimidades (seus pensamentos são sempre mostrados junto com a narrativa). Posso dizer que o livro tem muitas partes eróticas, mas acredito que foi tudo na medida aceitável.
Clara a principio está preocupada por estar solteira com quase trinta anos e começa a pensar nessa questão quando se vê as voltas nos preparativos do casamento da sua melhor amiga. Mas ela não sabia que nessa festa conheceria um médico muito interessante que poderia mudar sua vida completamente.
Achei muito divertida uma parte que tem no livro onde ela é roubada e fica louca porque só tinha o número do bonitão da festa no celular e ela fica estérica com a situação.
Ao longo da história vamos percebendo o amadurecimento da Clara e nos divertindo com suas burradas, achei ela muito real.
Adorei a autora ambientar a história em Brasilia e falar nomes de lugares que os personagens frequentam, fiquei com vontade de conhecer. Além disso, amei quando ela falou de Recife e outras cidades de Pernambuco \o/
Engraçado perceber que em um momento ela estava só e no outro estava sendo disputada por dois homens diferentes e interessantes, cada um a seu modo, além disso ela se sentia bem com os dois e dividida.
Gostei porque não acompanhamos só a vida de Clara, mas da sua melhor amiga Laura, e de tantas outras pessoas relacionadas na história.
O livro fala de temas como: traição, anorexia, depressão, ciumes, homosexualismo e até que ponto as pessoas são capazes de ir para conquistar o que querem. Mas calma esses temas não são aprofundados mas nos mostram que na vida temos que lidar com várias situações ao mesmo tempo e saber conciliar nossos problemas com os das pessoas que gostamos.
Além disso passei o livro todo pensando que o vilão fosse uma pessoa e depois fui pega meio que de surpresa com o final do livro. Pude perceber que muitas vezes nem nós mesmos sabemos o que é melhor para nossa vida, então precisamos ter paciencia e dar tempo ao tempo que no fim tudo se organizar.
É isso fica a dica de mais uma leitura legal e claro nacional!!!

Leninha Sempre Romântica 22/10/2012

Tentar passar todas as impressões que tive ao ler Ser Clara é uma missão quase impossível, porém vou tentar resumir em apenas uma: Me diverti muito!
Clara não pode ser vista apenas como uma professorinha comum, ela é muito mais... Vive sempre rodeada por amigos, curtindo a vida intensamente, ela é o tipo de mulher que se garante.
Sempre na direção de seu Ford Ka e na segurança da sua kitnet, bem vestida e maquiada, valorizando o que ela tem de melhor: sua alegria contagiante e seu bumbum enorme. Risos.
Clara é boca suja, atrevida, amigona, conselheira, boa filha, chegadinha numa "birita" e sempre disposta a um bom encontro, e se rolar uma noitada, ela está dentro com certeza.

A história já começa com uma festa, o casamento de Laura, sua melhor amiga. Casamento esse, que ela ajudou a organizar. Durante a festa Clara conhece João Thomas, o padrinho do noivo, rico e super gato, diga-se de passagem. Já na primeira noite regada à champanhe e boa música, ela acaba na cama com ele. Assim começa o desenrolar, ou o enrolar da história.

Também fazem parte da trama personagens secundários super animados, como Chico, o amigo gay que trabalha como professor e que morre de medo de ser demitido por que esconde sua opção sexual. E como não citar o Léo, amigo da época da escola, um cara legal que aparece para bagunçar a cabeça e a vida da personagem. Nada melhor que um triângulo amoroso para agitar um bom livro.

Clara pode ser vista por muitos como volúvel, desprovida de senso, e até mesmo meio piriguete, mas conhecê-la, para mim, foi um grato prazer. Amei suas tiradas de humor, sua total falta de noção diante dos fatos. Muitas vezes quis dar uns sopapos nela “eita mulher indecisa”, mas me contive e logo Clara me surpreendia com uma nova performance.

Devo confessar que durante toda a leitura imaginei a personagem como a Janaina Rico, e acredito que Clara tem muito da Jana, pelo menos do pouco que conheço. Alegre, falante, de bem consigo mesma essa é a Janaina, ou seja, Clara. Quem disse que imaginação segue normas específicas? Risos.

Então Janaina, opa, Clara consegue conquistar o leitor com seu jeitinho único, despojado, vaidoso, beirando o fútil. Mas ela também teve momentos difíceis durante a história, foi estranho vê-la deprimida, chateada, confusa, não parecia ser a Clara. Está vendo como a leitura pega a gente? A vontade era dar uma sacudida nas páginas para que ela acordasse, levantasse a poeira e desse a volta por cima.

Uma história leve, engraçada, bem escrita, onde uma personagem comum se destaca em seu universo e dá lições de amizade, de família, dicas de sedução (valeu Janaina, algumas vou usar), mas acima de tudo tira a gente do comodismo dos temas pungentes e densos.
Amei o livro que além de ser um Chick-Lit super divertido, ainda nos brinda com mistério, cenas de espionagem e tentativas de assassinato... Quer mais?

Recomendo a leitura, ótima para quem quer dar uma variada e sair da mesmice, já que Ser Clara de monótono e cansativo não tem nada.

PS: Sobre a capa... Condiz perfeitamente com a história, uma ótima escolha, amei!

Anacris 17/10/2012

Depois que eu li SER CLARA
Depois que eu li SER CLARA, fiquei com vontade ler de novo, e de novo, e de novo (tanto que comprei o livro, pois, eu li devido a participação no Book Tour organizado pela autora).

Ser Clara é um livro que fala de amor, sexo, amizade e do cotidiano de uma brasiliense que depois de conhecer, vi que me identifico muito com ela em alguns aspectos. E que mulher brasileira vai dizer que não tem nada que lembre a Clara?

Clara é uma mulher jovem, bonita (ela se aproveita disso para suas conquistas), mora sozinha, trabalha muito (é professora coitada), vive pendurada no cartão de crédito como tantas outras mulheres brasileiras, adora um "Happy Hour" (pra falar e verdade, ela adora encher a cara), sonha em se casar e ter filhos. Tem uma amiga inseparável dos tempos do colégio que se casa com uma homem do qual Clara não gosta (ela tem suas razões, e são muitas). No dia do casamento de sua melhor amiga ela conhece João Thomas, o grande amor de sua vida (embora ela demore um pouco a se dar conta disso) e a partir daí sua vida muda totalmente.

Como nós simples mulheres mortais, ela tem uma sogra que defende o filho como uma leoa e não faz questão nenhuma de disfarçar sua insatisfação quanto escolha de João Thomas. Foi antipatia à primeira vista.

João Thomas, um bem sucedido médico cirurgião, nada mais é do que o namorado dos sonhos de toda mulher: bonito, educado, carinhoso, rico e muito bom de cama. Mas mesmo assim Clara se vê dividida entre ele e um antigo colega de escola (que sempre foi apaixonado por ela e ela nunca quis nada com ele; mas depois de ir pra cama pela primeira vez ela ficou em dúvida).

Me diverti e sofri muito com as aventuras e dramas de Clara, e gostei mais ainda do fato da história se passar em um cenário brasileiro e ter elementos da nossa cultura.

Obrigada pela oportunidade de apreciar o seu trabalho Janaina Rico, e que venha Apimentando e Ser Clara 2.

1 | 2 | 3 | 4