Dexter: A Mão Esquerda de Deus

Dexter: A Mão Esquerda de Deus Jeff Lindsay

Resenhas - Dexter

igorvil 14/01/2009

Um ótimo livro que inspirou uma série ainda melhor
O livro em questão deu origem para uma das séries de maior sucesso no momento. Para muitos a visão de cada uma das obras depende da ordem a qual elas foram apresentadas. Assisti as 3 temporadas da série antes de ler o livro, portanto já tinha em meu imaginário os personagens criados visualmente, porém no livro muitos detalhes parecem ser diferentes e o Dexter que assistimos na tv não parece ser o mesmo, apesar de se manter fiel em várias caracteristicas. Alguns personagens não recebem tanta atenção do autor, já outros como a Detetive LaGuerta ganham maior destaque. O livro flui com tranquilidade, e para aqueles que já assistiram a série vale a pena ler, a história é parecida,igual até um certo ponto, mas a resolução do livro pode surpreender aqueles que já conhecem a história pela tv. É um livro que recomendado tanto para aqueles que já conhecem e querem conhecer um Dexter ainda mais sombrio como para aqueles que tem curiosidade em conhecer o serial killer.

Jeffer 22/01/2009

Prato cheio pra quem gosta da série

LeandroAlmighty 13/01/2010

Sobre o livro
Dexter Morgan é um serial killer de assassinos. Só mata quem já matou (e que a polícia ainda não pegou). O mais irônico? Dexter trabalha na Divisão de Homicídios de Miami... como perito em sangue. As constantes conversas entre Dexter e seu eu-interior são, no mínimo, fascinantes e, muitas vezes, engraçadas e sarcásticas.

A história: um serial killer surge na cidade, matando prostitutas e deixando seus corpos cortados simetricamente perfeitos e sem sangue algum. Dexter sente que esse serial killer tem algo a dizer a ele. E a cada nova vítima, isso se torna mais claro.

Este livro deu origem à primeira temporada da série de TV, que recomendo a todos. Mas leiam o livro também, pois, além de vários personagens (inclusive Dexter) terem uma personalidade diferente da mostrada na série, O FINAL É DIFERENTE!

ATUALIZAÇÃO: um ano após fazer esta resenha, reli o livro, e só confirmo o quanto ele é bom.

AJFERRAZ 07/02/2009

Dexter
Um alguem sem sentimento, com um profundo desejo escuro, um outro ele, esse sendo um ser com fome, com desejo de morte, um ser que precisa ser alimentado para não deixar seu "hospedeiro" louco. Dexter o alimenta, mas não com qualquer pessoa, ele escolhe aqueles que a justiça não pode pegar, aqueles que tiveram a sorte de não terem pistas e provas que os levassem a prisão. Cada vitima escolhida por Dex se torna uma gota de sangue em laminas de vidro, sim, uma lembrança de cada prazer que teve. Esse é Dexter, em sua primeira aventura, o jovem especialista forense em amostras de sangue se vê em meio a uma onda de estranhos assassinatos em que os corpos são achados sem uma gota de sangue. E pior, esse assassino sabe quem é Dexter, e o que ele faz.

claudioschamis 11/10/2009

Se você gosta de personagens interessantes conheça Dexter. A história é realmente interessante. Dexter é perito da polícia e também um serial killer. Dupla personalidade? Escutar uma voz que te diz a hora de agir? Juiz supremo? Deus? Esse é Dexter. Você pode odiá-lo ou gostar dele. Afinal Dexter mata quem mata outras pessoas. Uma espécie de vingador sem máscaras, ou melhor, com a máscara de um homem da lei. Certo ou errado você vai talvez conseguir julgá-lo. Mórbido ou não Dexter é um sujeito que vale a pena desconstruir e conhecê-lo melhor. Pode até acontecer de você querer conhecer um Dexter ou quem sabe se tornar um. Boa leitura.

Proenka 04/01/2010minha estante
"Pode até acontecer de você querer conhecer um Dexter ou quem sabe se tornar um."

Intrigante D:

Alek 28/06/2009

O Passageiro das Trevas
Dexter Morgan é educado, discreto e introspectivo. Quantas pessoas com essas características não conhecemos? Mas quantas guardam o segredo que Dexter guarda: o fato de ser um serial killer.

O que era para ser algo até comum em um lugar de elevada criminalidade como Miami, torna-se mais incomum por somar-se o fato de que Dexter trabalha como perito em sangue no Departamento de Polícia de Miami.

Apesar disso, ele tem consciência de que é um monstro e nem se considera humano, devido sua frieza e falta de sentimentos e emoções. Todas suas relações afetivas são friamente fingidas, para ocultar o seu lado obscuro e manter manter sua sobrevivência na sociedade. Mas há momentos em que Dexter perde o controle e quem assume o comando é o "Passageiro das Trevas", que apesar do nome hostil, possue o seu código moral: apenas perseguir e matar assassinos e criminosos que o sistema não pegou, ou segundo Dexter, o "Código de Harry", seu falecido pai adotivo.

Dessa forma ele consegue solucionar os problemas da cidade de maneira legal de dia, ou seja através da lei, e de maneira "legal" também à noite, mas no sentido de descarregar suas necessidades e se divertir ao mesmo tempo. Mas será que esse código ensinado por Harry, respeitado policial que percebeu os problemas de Dexter logo cedo, é moral ou pelo menos socialmente aceitável? Existem "pessoas que realmente merecem morrer", nas palavras do próprio Harry?

Esses questionamentos não importam para Dexter. Ele apenas guarda o seu segredo a sete chaves e isso custa-lhe uma vida misteriosa e solitária. Solidão essa, que sente mesmo ao lado de sua irmã Deborah Morgan, filha biológica de Harry, que seguiu os caminhos do pai e tornou-se policial e não mede esforços para entrar para o departamento de Homicídios e desvendar os maiores crimes dos assassinos de Miami, sem fazer idéia de que convive ao lado de um, desde a infância.

A solidão de Dexter se estende mesmo ao lado de sua namorada, Rita Bennet, mãe de dois filhos, Astor de Cody, porém tão perturbada quanto o próprio Dexter, pelo fato de ter sido abusada sexualmente pelo ex-marido Paul.

O fim da solidão têm início quando outro serial killer aparece na vida de Dexter, deixando-o fascinado pela maneira como mata suas vítimas, deixando partes de corpos espalhados por pontos da cidade e o mais impressionante: totalmente isentos de qualquer vestígio de sangue. Na verdade, Dexter começa a descobrir que são pequenas pistas que podem levar a algo maior, mais profundo e mexer inclusive com o seu emocional. São como um convite direcionado a ele que diz: "Quer brincar comigo?"

Porém Dexter sabe que o jogo envolve outras pessoas, entre elas a detetive LaGuerta, ambiciosa, política e com olhos voltados aos holofotes da mídia, procurando manter seu lugar de prestígio ou ainda galgar uma melhor posição profissional, nem que isso custe uma prisão incerta. LaGuerta sente incrível atração por Dexter e repulsa na mesma medida por Deborah Morgan, e além disso conta com seu fiel cão de guarda, o sargento Doakes, que não poupa hostilidade e nunca escondeu sua desconfiança de Dexter. Talvez por saber o seu segredo? Difícil dizer, só mesmo lendo para tirar conclusões próprias.

Cel 05/01/2010

Maravilhoso!
É o primeiro volume da série Dexter.
Tem muita gente que faz comparações absurdas com o seriado (que é muito bom também) mas ele não é tão fiel ao livro(claro). Tive muito mais surpresas com o livro do que com o seriado.

Voltando ao livro, em (Dexter, a mão esquerda de Deus) Jeff Lindsay nos apresenta um Serial Killer completamente diferente dos outros, pois esse Serial Killer - DEXTER - Conquista as pessoas, ele faz exatamente o que muita gente gostaria de fazer mas nenhum tem a coragem, que "Limpar a cidade".
Dexter mata somente quem merece morrer, ou seja, assassinos que não foram julgados como deveriam, estupradores...
O mais legal no livro é que ele é um pouco comico, engraçado, pois podemos saber os pensamentos de Dexter e seu humor negro de Serial Killer, o que no seriado não tem como saber.
O próximo livro da série é: Querido e Devotado Dexter!

Se quiserem saber mais sobre Dexter, a mão esquerda de Deus visitem o meu blog: Uma Janela Secreta ->

Tem varias outras resenhas no blog-> http://umajanelasecreta.blogspot.com/

Andre_Sch 15/10/2010

Eu já tinha visto a primeira temporada da série, então foi meio rever de novo a história (mesmo que o desfecho foi diferente).
Mas Dexter é demais, impossível não amar essa criatura.

Jess 10/03/2010

Reparei que todos que acompanham/acompanhavam a série, leram o livro e não gostaram e vice-versa. Interessante, não?

Dri Ornellas 02/10/2009

Muita história para pouco livro
Dexter é um serial killer que mata somente assassinos. Ele foi adotado por Harry, um policial que criou um código de conduta para Dexter se encaixar na sociedade e manter seu instito psicopata em segredo.

A premissa é original e interessante. O problema é que no livro tudo é superficial: os personagens não são aprofundados: Rita, a namorada de Dexter, é citada pouquíssimas vezes no decorrer da história; Dexter por ser um psicopata com um código de conduta próprio que tenta se ajustar à sociedade tem muito a nos dizer. Mas tudo é tão rápido no livro! O desfecho não merece comentários. Detestei: tudo rápido e confuso.

Dexter também é uma série de TV. É impossível ler o livro e não ligá-lo à série. Quem espera ler o livro e encontrar a história em que a série foi baseada, irá se decepcionar. O livro é muito diferente da série. Personagens do livro tem destino diferente do da série. A série é muito superior ao livro e deu forma aos personagens.

Mas como sou curiosa e teimosa irei ler, também, os outros livros. Creio que a série de livros se totaliza em quatro. Até agora somente dois foram traduzidos para o Brasil.

Fabi Zucco 05/12/2009

heroí ou vilão
Dexter heroi ou vilão?
Esta não é uma pergunta facíl.
Se olharmos pelo lado da Justiça, podemos chama-lo de um assassino sanguinário, meticuloso, que pensa friamente em crimes premeditados, totalmente sem controle, manipulador, eternamente insatisfeito e principalmente um mentiroso insano. Mais sinceramente prefiro chama-lo de meu "héroi" as avessas, simplesmente o "adoro".
O imaginário humano esta cheio deste tipos: Robin Hood, Batman, Amir Jan, vampiros apaixonantes, Capitão Nascimento, bandidos "doces" querendo justiça e muitos outros. Já me vi muitas vezes torcendo para os "vilões".
Quem nunca desejou fazer justiça com as próprias mãos ou ter um dia de super poderes?
Por isso que a cada dia me apaixono mais pela ficção, podemos por um momento insano nos imaginar, fazendo justiça em um país em que isso não acontece. Nos vendo salvando o mundo de uma catastrofe. Sendo a mocinha linda e fragil, que nunca seremos. Nos apaixonando por personagens perfeitos.
Esta é a magia que nos faz sair um pouco da realidade e nos tornarmos o que desejamos (nem que seja por algumas paginas ou cenas de um filme eletrizante). Pra mim assim é ser Dexter amando e odiando-o (como dizem existe uma linha tenue entre estes dois sentimentos).

Se Dexter não existisse seria necessário cria-lo para nos ajudar a entendermos um pouco mais estes personagens contraditórios e densos que invadem nossa literatura e o sétima arte. Ou seja, Dexter é o máximo e único.

Ymir 18/12/2009

Diferente
Divertido, com ritmo alucinante, cheio de surpresas e de um humor negro sensacional.

É um livro com algo diferente do que se vê por aí.

Não considero inferior ao seriado. Acho que está mais para a forma bruta da ideia original (e genial) do autor.

E no seriado Jeff teve a oportunidade de aperfeiçoar sua obra.

LOSK 27/04/2012

Esperava mais do livro...achei a narrativa muito simples para um livro desse gênero. E algumas partes do livro, como o final são muito confusas e mal detalhadas.
O final é corrido de mais.
Prefiro a série, mas o Dexter do livro é mais interessante.
Mesmo assim o livro é divertido...compre se vc quiser ler uma comédia.

Ana Cristina 14/01/2010

Muito interessante

O que teria por trás de um especialista em borrifos de sangue da polícia de Miami? Um rapaz educado, esportista, com humor irônico, adorador de rosquinhas?

Atrás desse jeito normal de ser, esconde-se um psicopata, serial killer que consegue controlar seu desejo de matar para eliminar apenas os maus. Aqueles a quem a Justiça não fez justiça. Então Dexter faz seu julgamento particular e realiza a justiça em nome das vítimas.

Os diálogos internos de Dexter, as caronas ao Passageiro das Trevas, a dúvida da autoria da série de crimes, o encontro inesperado tudo isso faz de Dexter um livro bem interessante, nada chato e cansativo. Transforma aquele que deveria ser visto como vilão em um herói ímpar.

Não posso comentar da série pois não a assisti ainda...

Diogo 09/09/2010

Bom, mas não supera a série
Creio que como a maioria dos fãs de Dexter, primeiro conheci a série para depois começar a ler o livro. Dexter é um personagem muito complexo e para quem se interesa por psicologia sabe que Lindsay descreve perfeitamente um psicopata. É impressionante como ele coloca em Dexter todas essas caracteríticas: Dexter se acha superior aos outros, tem bom poder de argumentação, sempre está bem vestido, sabe se expressar bem, tem pensamentos rápidos e inteligentes, sempre acha respostas conclusivas para tudo o que faz e possui rituais que nunca podem ser quebrados.
Gostei do livro, apesar de ter criado uma expectativa muito grande sobre ele. Vou começar a ler o segundo mas fiquei decepcionado com o que o pessoal tá falando que acontece no terceiro, creio que isso tirou tudo o que fazia de Dexter ser tão único. Ainda bem que a série de TV segue firme e forte com Dexter e o seu Passageiro das Trevas.