Dexter: A Mão Esquerda de Deus

Dexter: A Mão Esquerda de Deus Jeff Lindsay

Resenhas - Dexter

Sofia 17/09/2023

9.5/10
Eu não fazia ideia que era uma série de livros, mas com certeza vou comprar os outros.
Por mais que o dexter seja uma pessoa fria, ele consegue te conquistar. E até faz você ?torcer? por ele.
O livro prende bastante também.
iara pam 17/09/2023minha estante
Tanto o livro quanto a série apelam pela visão dele no mundo e isso agrega uma questão de empatia na pessoa que lê/assiste

Pandora 23/10/2011

Bom, mas não cativante
Mais resenhas em www.trocaletras.wordpress.com

Dexter é um homem educado e gentil, ajuda sua irmã Deborah a resolver casos intrigantes e trabalha como especialista em borrifos de sangue.

Seria um cara perfeito, se não fosse um pequeno detalhe de sua personalidade: Dexter é um serial killer. Mas ele apenas mata outros serial killers. Então tudo bem, né? :)

No primeiro volume da série, Dexter precisa ajudar sua irmã a descobrir quem está por trás de uma onda de assassinatos de prostitutas. E Dexter fica dividido, entre o dever de ajudar sua irmã e o fascínio que aqueles assassinatos exercem sobre sua obscura personalidade.

Eu nunca quis assistir a série, porque não queria spoillers do livro. Após a leitura desse primeiro livro, acho que vou ficar com a série da tv mesmo. Ver as imagens deve ser mais interessante do que ler sobre elas.

Explico:

O livro é bom, muito bem escrito. Dexter é ótimo, com tiradas excelentes. Mas, faltou algo pra eu achar que é um puta livro!
Em várias partes, quando Dexter brigava com seu "Passageiro das trevas", eu fiquei entediada, querendo mais ação do que divagações.

Pode ser uma questão de preferência, então não deixarei de recomendar o livro. Vale a pena pelo sarcasmo e ótimas tiradas.

Igor 23/10/2011minha estante
Você vai ver que é isso aí mesmo quando assistir a série. A 1ª Temporada é clássica, se você gostou do livro, com certeza vai amar a série.

CooltureNews 21/05/2011

Por: Junior Nascimento
Falar sobre Dexter não é nada fácil, ainda mais para mim, que sou fã incondicional da série. Porém antes de ler o livro coloquei algo em minha cabeça e fica a dica para que vocês façam o mesmo. A série e o Livro apesar de ter os mesmos personagens e de uma ser baseada na outra, em momento algum deverá ser comparada, afinal cada uma tem o seu ritmo e suas tramas. A principio as tramas caminham lado a lado, e me senti como se estivesse revendo os episódios iniciais da primeira temporada, porém isso não durou muito. E é exatamente isso que torna o livro tão interessante, afinal, ele consegue nos mostrar uma nova história para nossos personagens.

Lembro até hoje quando me indicaram Dexter para assistir, me falaram “Você vai adorar a Debbie, ela tem uma boca suja”, caro André, no livro ela consegue ser mais! (rs) Assim como Debbie, no livro as emoções dos personagens estão mais evidentes, percebi um Dexter mais sombrio e distante, e um agente Doakes mais insuportável e Laguerta mais atirada para cima de nosso Serial Killer preferido.

Falar sobre a estória que nos conta o livro é um pouco banal, visto que essa é uma das séries de maiores sucessos e mais prestigiada dos últimos tempos (pelo menos pra mim), mas acredito haver pessoas que não tenham tido ainda o interesse em conhecer um pouco sobre Dexter. Sim ele é um Serial Killer e sim, nós adoramos ele. Querem saber o por quê? Simplesmente porque suas vitimas são os os assassinos de Miami, e com isso tanto os livros como a série faz com que nos sentimos vingados contra uma justiça ineficiente que mantém os bandidos fora das grades, enquanto nós passamos a ser os prisioneiros.

No primeiro livro conhecemos um pouco mais sobre Dexter e seu passado, o motivo que o fez ser quem ele é, e porque ele é um criminoso que tem a difícil tarefa de fazer “justiça” com as próprias mãos. Dexter é um personagem tão complexo que é praticamente impossível descrevê-lo. Até o momento vocês podem estar pensando que ele é um justiceiro, porém passa muito longe disso. Dexter, quando criança, viu sua mãe ser assassinada brutalmente e isso “quebrou” algo dentro dele.

Dexter foi criado pelo policial que o encontrou, Harry, que tentou ao máximo manter o lado sombrio do filho adotivo afastado, quando percebeu ser impossível, Harry ensinou tudo o que sabia a Dexter, principalmente como não ser pego e incutiu no filho essa idéia de acalmar a “Necessidade” matando pessoas que realmente mereciam, ou seja, Dexter não é um justiceiro e sim um criminoso que precisa saciar sua vontade de matar.

Por mais incrível que possa parecer, Dexter trabalha com a polícia, e se vê desafiado por um novo Serial Killer. O que Dexter não sabia, é que ele não foi o único a sofrer as conseqüências de um assassinato cruel quando criança, e o passado sempre volta para nos assombrar, colocando em perigo tudo o que construímos ao longo da vida, mesmo que seja baseado em mentiras.
CooltureNews 11/06/2012minha estante
Obrigado pelo comentário Victor Hugo, mas foi justamente o que disse na resenha quando escrevi

"Dexter não é um justiceiro e sim um criminoso que precisa saciar sua vontade de matar."

Oliveira 10/03/2013

Blog | Literatura: Um Mundo Para Poucos
Bem, tenho que admitir que Dexter: A Mão Esquerda de Deus é um livro fascinante. Porém, existe um problema com livros fascinantes. Eles possuem muitas "gafes".

Vocês já assistiram a série de Tv "Dexter", onde o personagem principal é um serial killer? Bem, ela é baseada nesse livro. E eu já aviso a vocês que essa resenha não é uma comparação e sim, a opinião de quem nunca assistiu a um único episódio.

Bem, vamos começar com o meu blábláblá.

Bem, já aviso que é um livro lento. Acredito que ele seja assim porque não é constituído por muitos diálogos ou descrições, porém sim por pensamentos e teorias do personagem principal. O que leva o livro a ser, na verdade, Conflitante, pois você tenta entender a forma de pensar tanto do autor como do personagem e considerando-se que quem narra é Dexter, as coisas ficam mais interessantes, digamos assim.

A linguagem que o autor utiliza quando escreve é um tanto tortuosa. Não consegui definir se era irônica, sarcástica, maliciosa ou o que quer que fosse em momento algum. Por quê? Porque, de acordo com ele, Dexter não é "humano". Não posso explicar essa afirmação, pois seria spoiler. O que posso dizer é que durante o livro, conforme Jeff solta argumentos para manter isso como foco principal da personalidade de Dexter, nós percebemos que ele na verdade, está tentando nos convencer do contrario.

Eu simplesmente acho que quando alguém diz que não tem coração, não tem sentimentos e não se importa com os outros, ela esta justamente provando justamente o contrario. Um exemplo: Uma pessoa desumana, não vai se importar com o que os outros dizem certo? Bem, Dexter se importa. Ele tem um ídolo. E é essa pessoa, que o ensinou a ser quem é. Cuidadoso. Limpo. Direito.

Leram essas três palavras? Secas, sem continuação. É assim que grande parte da narrativa do livro segue. Sempre com frases diretas, sem enrolação, a não ser que seja esse o objetivo do autor, enquanto o personagem principal estiver em um momento de reflexão ou quando ele estiver "no banco de trás". O que diabos eu quero dizer com isso? Leia o livro :D

Eu havia dito no inicio da resenha que o livro é fascinante. Bem, considerando-se que o personagem principal é um assassino em série, eu nem preciso dar uma explicação muito extensa. O autor conseguiu expressar de maneira inteligente e pratica os pensamentos calculistas e racionais de Dexter, dando uma natureza suave ao livro. Sim, eu sei. Um livro sobre um assassino que é suave. Porém, ao contrario do que parece, eu não estou mentindo. É a realidade. O autor foi um verdadeiro gênio. Daqui a pouco comentarei sua grande gafe, mas, ele fez com que o livro fosse tão satisfatório, com um final nada comum e previsível, que tudo que eu considerei errado até aquele momento foi perdoável.

Tenho certeza que estou soando como uma louca. Porém não sei o que fazer sobre isso. Jeff usou de mil artimanhas para fazer com que qualquer leitor enlouquecesse tentando desvendar o mistério desse livro. Ele usou coisas como sonhos sobrenaturais, amnésia, deslocamento de corpo, sonambulismo e por ai vai. Teve bons argumentos para tudo, de uma força tão perfeita, tão inteligente, que eu fico quase sem folego só de escrever isso.

Quanto aos outros personagens, sinto dizer que tive uma grande decepção. Cada um tem uma personalidade bem marcada, mas fora Harry (pai adotivo de Dexter), nenhuma foi bem trabalhada. E cá entre nós, de que adianta você deixar claro que um personagem é simpático e alegre e não demonstrar isso? Os coadjuvantes não são ruins, não interpretem errado. Porém, comparados a Dexter, pareceu que o autor só os escreveu para ter quem mencionar. Nada mais. E isso fez com que ele caísse um ponto em meu conceito.

Quanto ao enredo, bem. Acho que já disse tudo. Inteligente, bem armado, porém... Ah, meu odiado porém...

O autor cometeu um erro. Em uma parte do livro, Dexter acredita que esta fazendo algo, e Jeff da todas as razões para que acreditemos nisso. Entretanto, quem esta prestando bastante atenção ao livro, vai notar que uma cena (a do caminhão frigorifico, o elevado e o carro de Dexter, quem ainda não leu o livro, marque bem essa cena) é ignorada. Para a hipótese que ele levanta, se você considerar os acontecimentos desse paragrafo, vai notar que eles desbancam totalmente a teoria dele.

Agora, quem leu o livro deve estar dizendo: "Ah, mas depois ele faz com que Dexter pense nisso, blábláblá". Só que: Ele sempre descreveu Dexter como alguém com a inteligência acima da média, uma pessoa que mesmo quando comete erros, não os comete (confuso, porém verdade), e alguém que jamais deixaria isso passar. Claro, Jeff faz com ele analise essa cena e tudo mais, veja como suas teorias estão sendo ridículas, por mais que ele não as abandone. Porém, em minha opinião, pareceu que ele só reparou no erro tarde e não quis reescrever. Sim, estou sendo cruel e especulando. Porém essa é minha natureza.

Sobre o que faltou falar? Se bem me lembro, encontrei um único erro na conjugação de um verbo, e ele foi bem perdoável. Se bem que talvez seja eu me acostumando com erros (Valeu honey! SQN).

As letras do livro são de um tamanho confortável a qualquer um, e a editora usou daquele método onde os diálogos não são postos sempre em novos parágrafos, mas às vezes postos em travessões no meio deles. E existem falas de dois personagens na mesma linha também. É preciso reconhecer o meio de cada um falar para não se perder.

Quanto à capa, posso dizer que não a achei bonita, porém conveniente e diferente sim. O livro não tem nada de especial, a textura é comum, as orelhas também, folha de rosto, as informações logo depois... Tudo comum.

Só mais uma coisa. Quem não tem paciência não deve ler esse livro. Vai acabar olhando o fim. E adivinhem? Por mais que eu estivesse com uma vontade insana de olhar, eu consegui me segurar *-* Talvez os ansioso de plantão como eu também consigam, porém o livro perderá toda a graça se vocês souberem como termina. O ponto mais Fascinante, como eu havia dito, é o jogo mental de Dexter, que é desbancado logo nas páginas finais.
Paula 31/03/2013minha estante
Dexter é realmente uma história incrível, porém foi a primeira vez que gostei mais do filme (no caso, série >>> primeira temporada) do que do livro!

Simon 15/12/2021

Eu gosto da série então foi uma delícia ler os livros e ter outra perspectiva, muito bom pretendo ler os outros, acabei deixando de lado a saga.
Sabrina 15/12/2021minha estante
O primeiro é ótimoo

Irinia Zachello 27/10/2012

Dexter
Dexter, apaixonado pela Lua brilhante, gorda e avermelhada. Que despertava o seu verdadeiro eu, da sua realidade mais cruel e doente que um ser humano possa ter, mas ao mesmo tempo ele transforma essa sede de sangue e maldade em justiça e deixa suas ações justificáveis...

Se julga um monstro sem sentimentos e a única que pessoa o entendeu foi seu Pai (padrasto) Harry que sempre o conteve em sua insanidade, e após a morte de seu pai adotivo e de sua recomendação: Fazer somente com quem precisa, Dexter se entrega a sua maneira mais cruel de ser um justiceiro.

E em sua vida "normal" ele se vê em mais um caso de Serial Killer tão requintado quanto ele, e isso o faz ficar tão admirado e tão deliciosamente com vontade de participar dessa "brincadeira".

Um livro de fácil Leitura, com requintes de crueldade, com ironias o que torna a história mais leve e descontraída.

Eu nunca gostei tanto de um assassino como eu gostei do Dexter.

Fantástico!

Como o comentário que consta atrás do livro:

"Talvez o primeiro assassino serial killer que solicita nosso amor sem nenhuma vergonha.*
Entertainment Weekly

Obs.: E há quem não goste do livro por causa da série como eu andei pesquisando devido a série ser mais ativa e pelo que percebi com finais diferente do livro. Porém sou suspeita para falar pois não quero ver a Série até terminar os livros. :-)
Juh Avila 28/10/2012minha estante
Vou fazer como vc. Terminei o primeiro livro e só vou assistir à série depois de terminar todos. Estou amando!

Edianara.Lino 19/07/2016

Intrigante
Ah Dexter, o que pensar sobre você? Seria um personagem extremamente divertido ou que nos dá arrepios ao perceber que podem existir muitos outros como ele lá fora que não tiveram um Código Harry a seguir, fazendo assim atrocidades com pessoas inocentes. Porém, como Dexter mesmo descreve: “Qualquer pessoa pode ser atraente, se não se incomoda em fingir e dizer todas as coisas idiotas, óbvias e nauseantes que a consciência impede que a maioria diga. Felizmente, eu não tenho consciência. Por isso, digo tudo” (p.32). O que faria ele agir assim? Seria psicopatia? Este livro apesar de dar um pouco mais de leve (eu acho) ao falar sobre este assunto, realmente nos deixa intrigado referente a o que se passaria na mente de um serial Killer, algo que penso que é de grande curiosidade da maioria, principalmente para mim como estudante de psicologia.
Por fim, em relação à história relatada através da visão de Dexter, que com um tom irônico e com certo humor ao se tratar de coisas ou fatos que podem ser assustadores acabava deixando um pouco menos perturbador ler as atrocidades descritas. Confesso que foi um tanto inesperado o fim, pois no decorrer da leitura eu criava mil e umas possibilidades para tudo o que estava ocorrendo, porém nunca imaginei que teria o desenrolar que teve.
Matheus.Noronha 20/03/2017minha estante
undefined

Thais.Carvalho 18/01/2022

A história é bastante dinâmica, cheia de assassinatos cruéis e no meio disso tudo está Dexter, que apesar de não conseguir ter emoções, segue a um rígido código de ética para satisfazer suas vocês interiores que clamam por sangue.
DANILÃO1505 09/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Andre_Sch 15/10/2010

Eu já tinha visto a primeira temporada da série, então foi meio rever de novo a história (mesmo que o desfecho foi diferente).
Mas Dexter é demais, impossível não amar essa criatura.

Cel 05/01/2010

Maravilhoso!
É o primeiro volume da série Dexter.
Tem muita gente que faz comparações absurdas com o seriado (que é muito bom também) mas ele não é tão fiel ao livro(claro). Tive muito mais surpresas com o livro do que com o seriado.

Voltando ao livro, em (Dexter, a mão esquerda de Deus) Jeff Lindsay nos apresenta um Serial Killer completamente diferente dos outros, pois esse Serial Killer - DEXTER - Conquista as pessoas, ele faz exatamente o que muita gente gostaria de fazer mas nenhum tem a coragem, que "Limpar a cidade".
Dexter mata somente quem merece morrer, ou seja, assassinos que não foram julgados como deveriam, estupradores...
O mais legal no livro é que ele é um pouco comico, engraçado, pois podemos saber os pensamentos de Dexter e seu humor negro de Serial Killer, o que no seriado não tem como saber.
O próximo livro da série é: Querido e Devotado Dexter!

Se quiserem saber mais sobre Dexter, a mão esquerda de Deus visitem o meu blog: Uma Janela Secreta ->

Tem varias outras resenhas no blog-> http://umajanelasecreta.blogspot.com/

LeandroAlmighty 13/01/2010

Sobre o livro
Dexter Morgan é um serial killer de assassinos. Só mata quem já matou (e que a polícia ainda não pegou). O mais irônico? Dexter trabalha na Divisão de Homicídios de Miami... como perito em sangue. As constantes conversas entre Dexter e seu eu-interior são, no mínimo, fascinantes e, muitas vezes, engraçadas e sarcásticas.

A história: um serial killer surge na cidade, matando prostitutas e deixando seus corpos cortados simetricamente perfeitos e sem sangue algum. Dexter sente que esse serial killer tem algo a dizer a ele. E a cada nova vítima, isso se torna mais claro.

Este livro deu origem à primeira temporada da série de TV, que recomendo a todos. Mas leiam o livro também, pois, além de vários personagens (inclusive Dexter) terem uma personalidade diferente da mostrada na série, O FINAL É DIFERENTE!

ATUALIZAÇÃO: um ano após fazer esta resenha, reli o livro, e só confirmo o quanto ele é bom.

LOSK 27/04/2012

Esperava mais do livro...achei a narrativa muito simples para um livro desse gênero. E algumas partes do livro, como o final são muito confusas e mal detalhadas.
O final é corrido de mais.
Prefiro a série, mas o Dexter do livro é mais interessante.
Mesmo assim o livro é divertido...compre se vc quiser ler uma comédia.

Ana Cristina 14/01/2010

Muito interessante

O que teria por trás de um especialista em borrifos de sangue da polícia de Miami? Um rapaz educado, esportista, com humor irônico, adorador de rosquinhas?

Atrás desse jeito normal de ser, esconde-se um psicopata, serial killer que consegue controlar seu desejo de matar para eliminar apenas os maus. Aqueles a quem a Justiça não fez justiça. Então Dexter faz seu julgamento particular e realiza a justiça em nome das vítimas.

Os diálogos internos de Dexter, as caronas ao Passageiro das Trevas, a dúvida da autoria da série de crimes, o encontro inesperado tudo isso faz de Dexter um livro bem interessante, nada chato e cansativo. Transforma aquele que deveria ser visto como vilão em um herói ímpar.

Não posso comentar da série pois não a assisti ainda...

Diogo 09/09/2010

Bom, mas não supera a série
Creio que como a maioria dos fãs de Dexter, primeiro conheci a série para depois começar a ler o livro. Dexter é um personagem muito complexo e para quem se interesa por psicologia sabe que Lindsay descreve perfeitamente um psicopata. É impressionante como ele coloca em Dexter todas essas caracteríticas: Dexter se acha superior aos outros, tem bom poder de argumentação, sempre está bem vestido, sabe se expressar bem, tem pensamentos rápidos e inteligentes, sempre acha respostas conclusivas para tudo o que faz e possui rituais que nunca podem ser quebrados.
Gostei do livro, apesar de ter criado uma expectativa muito grande sobre ele. Vou começar a ler o segundo mas fiquei decepcionado com o que o pessoal tá falando que acontece no terceiro, creio que isso tirou tudo o que fazia de Dexter ser tão único. Ainda bem que a série de TV segue firme e forte com Dexter e o seu Passageiro das Trevas.