Dexter: A Mão Esquerda de Deus

Dexter: A Mão Esquerda de Deus Jeff Lindsay

Resenhas - Dexter

Raphaela B. 06/08/2012

Dexter - Um psicopata adorável
Não é o meu estilo favorito, porém foi uma grata surpresa. Não sei se ficou melhor por ter assistido a série antes, e com isso poder visualizar melhor os personagens, cenários e afins. Uma estória bem construída e com um personagen cativante e engraçado.

Vanessa.Pitsch 09/09/2012

Dexter
Apesar de ter um final diferente que a série de televisão, todo o resto é muito fiel ao Dexter da telinha. Seus insights, seu humor duvidoso e sua relação com o mundo exterior.
Apesar de acreditar que é sempre melhor ler que ver a adaptação, nesse caso a série vale mais à pena.

Nanny 03/10/2012

Dexter: A mão esquerda de Deus é um livro emocionante (pra quem gosta de pessoas mutiladas e sangue o livro fica mais emocionante ainda). A série é bem parecida com este livro, então, quem já viu a série já pode ter uma noção de como ele é.
Super recomendo. A história é genial, os personagens são um tanto quanto engraçados. A única coisa negativa foi encontrar alguns erros de português(digitação/tradução), fora isso, o livro é ótimo e divertido.

E com certeza Dexter Morgan é uma obra-prima.

Guilherme 18/11/2012

O Passageiro das Trevas

Criteriosamente racional, cada palavra deste livro parece pertencer à uma cadeia onde tudo faz sentido e cada palavra pode mudar o destino da história.
Trata-se de um Analista de Borrifos de Sangue que sempre mostrou ter uma aptidão nata pouco presente em outras pessoas: o dom de matar.
Um assassino nada convencional que te faz ama-lo da primeira a última página. Por não se considerar humano (devido a um trauma vivido em sua infância), Dexter é incapaz de entender sentimentos como o amor, a culpa, a raiva, e por isso mesmo realiza seu trabalho de uma forma espetacularmente natural.
Como o livro não abre espaços para crenças e razões infundadas, cada descoberta é capaz de te fazer ler mais e mais compulsivamente. Há muito o macabro não tinha um toque tão sutil e amável como neste livro.
Um clássico tão venerado a ponto de dar origem a uma das séries mais contempladas da atualidade.
Em suma, algo muito diferente ao romantismo cego tão veiculado da contemporaneidade. Um livro para adultos intelectuais, além de ser uma comporta a todos os que não costumam ler. Dexter é um dos favoritos!

Nyew 06/11/2012

Antes de mais nada gostaria de dizer que, quando muitas pessoas começam a idolatrar um livro (ou um filme ou uma banda...) faço exatamente o inverso: fujo dele. E assim foi com o Dexter. Sempre o ignorei. Não dei a chance nem mesmo ao seriado. Acredito que deixando a exaltação desaparecer, posso apreciá-lo sem ter nenhuma influência.
Enfim..

Dexter é incrível! Porque? Talvez pelo fato das pessoas se apaixonarem por anti-heróis (é esta a palavra certa?). Dr. House e Kratos são dois personagens que não me deixam mentir.
Esquecendo um pouco do personagem temos uma estória sólida e bem amarrada, com crimes, investigações e suspense, fórmula já utilizada até a exaustão, mas que ganha um novo fôlego graças ao... personagem Dexter.
Este carinha é uma pessoa diferente. Ele é um serial killer sem emoções que não sente nada por ninguém, porém, é um cara inteligente e engraçado. Graças à estas três características é que temos piadas sádicas e tiradas geniais que dão muito tempero ao livro. E é por isso que recomendo.

Dexter é perfeito? Não!
É mais do mesmo, mas com um tempero diferente: Dexter. E pode ter certeza, ele faz toda a diferença!

cassio 08/12/2012

Matador
Dexter Morgan é um serial killer que mata apenas assassinos (serial killers ou não), ditado por uma espécie de código de conduta, ensinada pelo seu pai adotivo, Harry.
a série de TV é ótima mas o livro é uma agradável surpresa. intenso do começo ao fim, te faz querer ler sem parar até descobrir o que irá acontecer no final. recheado de humor negro e escatologia moderada, Dexter é uma obra prima da literatura no gênero de suspense.

Mônica 26/12/2012

Dexter - um misto de surpresa e envolvimento.
Quando comecei a ler Dexter: A mão esquerda de Deus, primeiro livro da série, lançada no Brasil pela editora planeta e escrito por Jeff Lindsay, acreditei que a série, tão aclamada nos últimos tempos e que segue na sua sétima temporada com altos índices de ibope, seguiria fielmente a literatura descrita. O que de fato não ocorreu. Fiquei um pouco desapontada e creio que se não tivesse assistido à serie e me apagado tanto a ela, consideraria o livro muito melhor. Nele, vemos os personagens por um ângulo diferente. Vemos Dexter por um ângulo mais real de um psicopata que não é tão bonzinho e mata para saciar sua vontade, seus anseios que começaram a existir no momento em que algo terrível ocorre em sua vida, tendo como consequência a eliminação de criminosos.
Mesmo com todos estes detalhes, o livro não deixa de ser surpreendente, com um final diferente que abre nossa mente para as múltiplas possibilidades onde a história poderia ter chegado.

Lipão 11/01/2013

Bom livro
O livro nos mostra que a série é bem fiel ao mesmo, não tem grandes novidades apesar do final ser diferente.
Mas é uma ótima opção de leitura.

Dani 18/01/2013

Dexter: um educado lobo vestido em pele de ovelha.
Jeff Lindsay talvez tenha sido muito pretensioso com título?
Essa era a minha dúvida quando ainda não conhecia a série de livros e nem a série televisiva de Dexter.

Dexter Morgan não é o que aparenta ser. Por trás dos sorrisos, da simpatia e da boa educação há um "passageiro obscuro" dentro de si.
Uma casca perfeita de ser humano que esconde seu "eu".
Finge emoções por que é indiferente a elas...
Com um humor ácido e pensamentos inquitantes, Dexter adenta a noite sob luar de Miami para caçar assasinos que não são pegos pela Lei.
E não é pego!

Harry, seu pai adotivo, o criou e tão cedo decobriu seus impulsos ajudou a controlá-los. Isso não foi o basante. Então Harry o ajudou a usar esses implusos (denominado pelo próprio Dexter como passagueiro sombrio) e a passar despercebido, seguindo um código.
Regra número um do código do Harry: não seja pego!
Regra número dois: Não mate inocentes!

Com um pai policial o treinando e o ensinando a manter as aparências, não posso dizer que foi fácil. Dexter tem um passado sombrio que talvez tenha sido o ponto de partida para torná-lo o que é.

Neste 1ª livro, conhecemos a sua irmã adotiva Deborah (Na série televisiva é Debra) ,Doakes, LaGuerta e Vince Masuoka que trabalham na policia de Miami com ele. Ah! Ele trabalha para policia.
Não como policial ou detetive, mas como especialista forense em borrifos de sangue.
Aparece um novo serial na cidade e parece convidar Dexter para brincar. Sério?

A leitura é fluida, em primeira pessoa e há muito sarcasmo.
O começo é um tanto descritivo, há alguns flash- blacks e o desfecho tem um bom suspense.

É importante ressaltar que a série televisiva só incrporou a essência de Dexter, então a história não é fiel a dos livros.

Débora 21/01/2013

Conheci Dexter ano passado através do meu padrinho que gosta bastante da série e tinha começado a ler o primeiro livro. Ele me contou sobre ambos, me explicou sobre o que se tratava e fiquei bastante animada pois adoro serial killer hahaha :)
Dexter é um serial killer diferente dos outros, ele só mata quem merece morrer. Algo na sua infância o fez ter essa necessidade de matar, nas ocasiões em que vai saciar seu desejo de matar ele sempre tem um "ritual" de pegar uma gota de sangue da pessoa e guardar em sua pequena coleção.
Harry (seu pai adotivo) o ensinou fingir ser uma "pessoa normal", ele tem uma namorada Rita, um emprego como perito em borrifos de sangue em Miami e uma irmã (adotiva) chamada Deborah.
Nesse livro o Dexter tem um concorrente do mesmo estilo que pega prostitutas e as corta em pedaços e tudo isso sem sangue, imagine o quanto isso é interessante para ele? Mal ele sabe o quanto esse assino é próximo dele...
Enfim, comecei a ver a primeira temporada e adorei... consequentemente fiquei animada para ler o livro e o meu padrinho me emprestou. O começo foi um pouco cansativo, estava tudo MUITO parecido com a série e isso me enjoava um pouco pois já sabia o que iria acontecer... Acabei deixando o livro largado alguns dias e retomei a leitura, apenas ontem (domingo) que me deu uma vontade louca de ler e acabar logo com ele para ver o final.
E adivinhem? O final é diferente, claro tem algumas semelhanças com a série mas é muito diferente o que me deixou bastante animada. Devorei o livro em algumas horas e ADOREI!!!
Se eu tiver oportunidade irei comprar os outros livros e acompanhar a série.
A escrita do Jeff é tranquila e gostosa de ler, as páginas do livro são amareladas (♥), a fonte/espaçamento/diagramação são ótimos.

Renan 26/01/2013

Dexter: O lado esquerdo da Série
Descobri Dexter através da série, por sinal ela estava na quinta temporada já, e não sabia que tinha sido baseada em um livro. Sou fã da série, assisti todas as temporadas e estou revendo pra poder assistir a 8ª, e final, lembrando de todos os acontecimentos anteriores... Mas vamos ao livro.
Pra quem, assim como eu, assistiu antes a serie e depois leu o livro, fica nítido o quanto ela é mais detalhada e a trama é mais desenvolvida, porém no livro destaca-se como seria a mente de um Serial-Killer.
No caso de Dexter, é até estranho coloca-lo na questão de Serial-killer, pois quem lê o livro acaba gostando do personagem, e apesar de tudo o que ele faz, o leitor torce para que ele se de bem e consiga atingir sua meta, mesmo que essa seja retalhar um padre que mata crianças.
O livro é muito bem estruturado, contado em primeira pessoa pelo proprio Dexter, nos deixando, desse modo, por dentro da sua cabeça e de seus planos. O tempo percorrido no livro é peculiar, pois tudo ocorre na cabeça do querido anti-herói, então as cenas podem mudar bruscamente de um capitulo pra outro.
Pra quem assistiu a serie a dica é ler o livro com outros olhos. Pra quem quer assistir a serie e ler o livro a dica é ler o livro antes.
A diferença vital entre os dois é no final, apesar de os dois finais serem perfeitos, onde um personagem importante morre ao invés do outro. Ah e outra diferença é alguns nomes que são modificados do livro pra serie... uma pena!

Mas por mais que o livro seja muito bom, conseguiram, ainda bem, fazer uma adaptação pra serie, melhor ainda, trazendo os atores perfeitos pra cada papel. Muito bom esse livro e muito bom autor. 5

Danielle 28/01/2013

Terminei o livro hoje, e imediatamente comecei a ler o segundo livro. Fiquei mega surpresa com a história no final, eu tinha visto a 1° temporada antes de ler o livro da série. E QUE FINAL FOI ESSE. Fiquei boquiaberta, me surpreendeu muito, porque é totalmente diferente da 1° temporada da série e eu sinceramente estava esperando que fosse a mesma coisa no final. E eu pensando que já saberia o final...

LucasBaggio 10/02/2013

Sangue frio
Dexter Morgan é um homem totalmente insensível que mora e trabalha em Miami. Seu trabalho é, juntamente com a polícia, analisar borrifos de sangue encontrados em cenas de crimes. E nas horas vagas ele se diverte de uma forma bem peculiar.
Dexter se considera um Justiceiro; e de certa forma, ele é. Nas noites em que o “Passageiro das Trevas”, personagem que vive em sua conciência e que o faz agir de forma assassina, se manifesta, um criminoso paga por seus crimes.

Dexter arma todo um plano, confronta o criminoso com seus abomináveis atos e, enfim, completa o seu trabalho. Como troféu, Dexter coleciona lâminas de vidro com uma gota de sangue de cada vítima, porém, sempre primando pela limpeza do cadáver.

Mas o assunto central do livro não é esse. Um novo assassino tem assustado Miami, e aparentemente se interessou na brincadeira de Dexter, e faz com que ele muitas vezes se pergunte quem está no controle: Dexter ou o Passageiro das Trevas?

Bem, vamos ao meu comentário do livro em si: o livro é bom. Eu achei a história muito criativa, e eu me peguei muitas vezes me questionando se o que Dexter fazia era realmente errado – tirar a vida de alguém que já tirou outra vida – olho por olho, dente por dente.
Mas eu tirei duas estrelas da minha avalição por dois motivos: primeiro, o Dexter é frio e insensível demais, e faz questão de dizer o livro todo que ele não se considera humano. É como se ele dissesse o tempo todo algo como “Eu senti prazer com os gritos de dor dele, eu sou mau mesmo, sou insensível e frio, não sou humano”. Teve um momento que ele disse que SE ele sentisse alguma coisa por alguém na vida, seria por sua irmã adotiva, Deborah, única pessoa que realmente gosta dele e se preocupa com ele de verdade. Achei isso tudo meio forçado.

Em segundo lugar, pela narrativa em determinados momentos. Pra começar, eu achei o início da história meio monótono, pegando um ritmo bom lá pela página 90. E muitas vezes a escrita se torna meio confusa, como nos últimos cápítulos, que eu demorei um pouco pra entender tudo.

O livro em si é bom, só peca nesses dois aspectos.
Inclusive, senti vontade ve assistir a série de TV, Dexter, inspirada nesse livro (que é uma trilogia).

Mesmo com esses dois defeitinhos, recomendo o livro!