Mais Pesado Que o Céu

Mais Pesado Que o Céu Charles R. Cross

Resenhas - Mais Pesado que o Céu

mmmainieri 20/04/2021

temos o privilégio de ser espectadores de uma parte de kurt
primeira e única biografia de kurt que já li, mesmo assim me traz a sensação de que jamais lerei algo mais completo e genuíno do que heavier than heaven. não sei se para uma biografia, "melhor do que o esperado" soa coerente como descrição, mas esse livro de fato foi. como fã, a biografia, praticamente um relato histórico, as palavras de uma vida, foi incrivelmente algo essencial de se ler. este livro nos mostra o quão importante é relembrar que artistas famosos são humanos como qualquer outro. ninguém é deus, ninguém é inteiramente sábio, ninguém é inteiramente admirável, ninguém é emocionalmente imune. aqui encontramos os defeitos, as qualidades, situações essenciais e pensamentos verdadeiros de kurt que não nos era conhecido antes. essa biografia não foi feita para que kurt seja julgado, amado, defendido, atacado, estudado ou qualquer coisa assim. não somos críticos, somos apenas os espectadores. sendo todos da mesma espécie, mesma origem, não está em nossa capacidade julgar ou decifrar a vida de alguém. nós apenas tivemos a oportunidade de assistir. com essa informação, você é que decide se irá aprender algo com ela ou não. mas nada irá mudar o rumo da história, nem os fatos que aconteceram. a história não será reescrita.

me sinto também no privilégio, de ler tantos detalhes sobre a vida de alguém. como alguém que o admirava, foi gratificante ter a minha visão ampliada. ter conhecimento dos defeitos e qualidades dele que a mídia não mostrava. tive a oportunidade de me decepcionar, me emocionar, eme identificar com ações cometidas por ele em sua vida. também foi um privilégio conhecer um pouco mais sobre suas dores (em todos os sentidos), suas inseguranças e dificuldades, assim como suas alegrias, sua paixão, sua inteligência e entusiasmo. certamente o livro não deve ser levado 100% em consideração, não é a verdade absoluta e não sabemos até que ponto as especulações estão corretas. é apenas um pequeno ângulo da vida de kurt. o que acontecia e o que era verdade, foi conhecimento apenas de kurt, e ele o levou com ele. quando gostamos, nos interessamos, nos identificamos ou simplesmente sentimos compaixão por uma pessoa, todo conhecimento sobre ela é bem-vindo, e nunca é demais. não usaremos esse conhecimento para julga-la ou defini-la com palavras, usaremos esse conhecimento apenas para sentirmos proximidade à essa pessoa que pesquisamos. e isso sim é um privilégio. a leituras de heavier than heaven, como fã e como ser humano, foi um privilégio.

João 19/04/2021

Sem palavras
Mais pesado que o céu te faz sentir-se proximo à Kurt, é dificil entender o que se passava com ele, mas mesmo sendo uma pessoa muito complicada e as vezes até estupido, você vai ama-lo. Me tornei ainda mais fã de Kurt, não consigo compreender sua dor, mas acho que talvez nem ele conseguisse. Obrigado Kurt, apenas por ter lutado contra seus demonios até onde você aguentou, e já foi o suficiente para mudar o mundo, para melhor!

Mayara1111 18/04/2021

Dolorido
Passaram se anos até que eu conseguisse de fato ler esse livro. Não é fácil amar a ponto de doer e ter verdades diferentes da sua serem apresentadas como verdades absolutas.
Mas é um livro bom, que tenta ser imparcial e mostrar as situações a partir de fatos coletados e apresentando as discrepâncias nos detalhes das histórias. Que segue uma linha do tempo compreensível e apresenta todos os personagens de uma forma clara.

fschloss 18/03/2021

Leitura profunda na hora certa.
Bom, não sei se essa resenha é sobre o livro ou se minha experiência com o Nirvana. Vivi essa época Grunge intensamente nos anos 1990. Nirvana com certeza era a primeira referencia da rebeldia daquela época. O que quero dizer aqui é que li o livro na melhor e mais certa hora da minha vida. Consigo hoje olhar Kurt com maturidade... na leitura do livro o autor faz você mergulhar fundo na vida desse eterno ídolo. Alguns nascem destinados ao sucesso na mesma medida que ao fracasso e Kurt Cobain era isso. Hoje lembrando no auge da minha adolescência catatônico e apaixonado assistindo o show do Nirvana no extinto festival Hollywood Rock e vendo um cara que representava tudo que eu (e milhares) de adolescentes queriam ser. Hoje claro que não queria ser ele, mas isso não diminui a paixão por esse grande artista. O livro é muito bom, pesado e aterrorizador principalmente para quem nunca teve contato com drogas e usuários. O final é pesadíssimo... achei brilhante e me arrancou algumas lágrimas. Descanse em paz Kurt Cobain, seja lá onde você estiver.

Fer.Mac 17/03/2021

Eu prometi que não ia chorar....
Quando iniciei a leitura desta Biografia sobre Kurt, eu não sabia muita coisa sobre ele.
Aprendi muita coisa sobre a vida, carreira, pensamentos sobre esse grande astro do rock punk.
Kurt não era santo, sempre fez merdas, maltratou algumas pessoas também, mas admiro muito seu pensamento que tinha sobre fama, suas letras das músicas e sentimentos. Muitas das vezes foi interpretado errado e suas letras também.
Sempre vou gostar do Kurt Cobain por ele ter sido ele mesmo, independente do que as pessoas pensavam.

Thamiris Flor 25/02/2021

Realmente, mais pesado que o céu, vários tapas na cara. Que história, que vida. Ainda estou sem saber dizer o que sinto!

Eliza.Beth 13/02/2021

Coração partido
Para quem é fã do Nirvana e principalmente de Kurt, é um livro doloroso.
Mesmo sabendo detalhes de sua vida e após ler uma biografia, ainda não consigo entender o ser humano Kurt Cobain.
É difícil. É pesado. É triste.
Ele era uma grande artista, pegando todas as maselas da sua vida e transformando em músicas de letras simples mas arrebatadoras.
Ao terminar o livro, fica o sentimento de coração partido. Ele foi tão grande em tão pouco tempo e poderia ter sido muito mais.
Eu queria que ele estivesse vivo.
You are missed, Kurt!

Lari 31/12/2020

Maravilhoso e triste
Essa é uma biografia incrível! Eu não sou fã do Nirvana, conheço os álbuns, mas não os "sigo". Só de o escritor ter entrevistado mais de 400 pessoas e ter LITERALMENTE colocado todas as referências, de forma detalhada, nas últimas páginas me fez ama-lo. Não é um livro fruto de "achismo" ou de "eu vivi com ele, então posso escrever uma biografia". É objetivo, com ótimos detalhes, ótimas fotos e ótimos quotes.

É a segunda vez que o li e chorei de novo, eu me senti muito próxima de um ser humano, me peguei pensando no Kurt e em suas ações por dias a fio. Entendo que ele foi uma pessoa mentirosa, adicta, sensível, amorosa, intensa e sinto muito mesmo por ele ter morrido tão cedo e de uma forma tão triste.

Ps. conheci muitos fãs de Nirvana que sempre culparam a Courtney pela morte do Kurt, e agora eu entendo porque não nos falamos mais rs.

Nalu 18/12/2020

Explica e justifica
Impressionante a descrição do personagem Kurt Cobain. Relatos e fatos montam o quebra-cabeças de uma mente seriamente atribulada desde a infância. É doloroso ver tanto sofrimento onde por tanto tempo vimos apenas o artista brilhante. Fiz a leitura toda ao som do Nirvana e foi uma viagem de descoberta de tudo o que estava sendo dito por um homem comum que não queria ser olhado, mas apenas ouvido. Apaixonei-me.

Nando.Rodrigues 10/12/2020

Fantasioso em certas partes, mas necessário ao seu melhor
Com fotos antes nunca vistas pelo público, Charles R. Cross recria a linha temporal da vida de Kurt D. Cobain de forma a nos colocar ao mesmos sentimentos vividos por um dos músicos mais vistos dos anos 90

Danilo 21/10/2020

Por vezes, intragável
Este livro trata sobre a curta, porém muito movimentada e (para mim) triste vida de Kurt Cobain, vocalista da banda de rock Nirvana.

Após contar nas primeiras páginas do livro sobre o que eu diria ter sido o período mais feliz da vida de Kurt, sua infância, a leitura já começa a ficar mais pesada e tensa. São conflitos familiares, trocas de lares, uso de drogas e já os primeiros sinais de transtornos mentais profundos. Muitas vezes tive que parar a leitura pelo dia pois era muito sofrimento que transparecia por aquelas páginas, o que me fazia buscar outros livros ou atividades para recomeçar no dia seguinte. Digo isso porém não significa que o texto é enfadonho ou maçante; o autor simplesmente transcreve a realidade que Kurt vivenciou.

Podemos notar que boa parte das suas composições eram nada mais que uma reflexão do que ele estava pensando (quase sempre algo bizarro) e do que ele escrevia em seu diário. Com isso, o autor consegue relacionar bem as diversas fases, relacionamentos e acontecimentos da vida de Kurt com as suas músicas de maior sucesso, o que considero um ponto positivo do livro.

Acredito que não cabe aqui citar todos os problemas e dificuldades que Kurt vivenciou e que possam ter contribuído para seu final. Porém, durante todo o livro, desde o início, é possível observar que o autor lança e formula ideias para explicar as várias causas que culminaram no suicídio de Kurt, mas nunca bate o martelo; cabe ao leitor interpretar tudo que lhe é passado (que não é toda a história, obviamente) e tecer seu próprio raciocínio.

Ao final, o autor consegue tornar a narrativa digna de um filme de ação, prendendo o leitor e provocando uma sensação ímpar: ao mesmo tempo que ele se encontra triste por saber que não haverá um final feliz, não deixa de torcer para que o personagem principal consiga sair daquela situação.

Por fim, recomendo sim este livro para quem quiser conhecer mais a história da banda, do grunge, ou simplesmente que se interessou na vida dessa personalidade tão diferente que foi Kurt Cobain; no entanto, não posso deixar de frisar que, emocionalmente falando, não foi uma leitura fácil.

Avaliação: 4,5/5

site: @mangue.literario

JAssica 06/10/2020

Esse livro mexeu comigo de uma forma inexplicável. No início a leitura foi meio arrastada, mas era porque eu não estava no momento. Mas com o passar da leitura, ele foi me surpreendendo cada vez mais. No final, eu não sabia se lia ou se chorava horrores. Com certeza é um dos meus favoritos!

@ciduart 16/09/2020

Biografia Kurt Cobain
Li duas vezes, o autor entrevistou mais de 400 pessoas para reunir informações. Eu adorei conhecer melhor o Kurt através desse autor, porém acho que o final ficou um pouco romantizado, pois ninguém sabe realmente o que aconteceu com ele no dia do suicídio.

Vitória Mourão 12/08/2020

É tão intenso e desesperador ver tudo o que ele passou, como a dependência química só piorou a situação psicológica dele, chorei horrores, me doeu tanto esse livro