Mais Pesado Que o Céu

Mais Pesado Que o Céu Charles R. Cross

Resenhas - Mais Pesado que o Céu

Carlos Fernandes 01/04/2019

Mais pesado que ....
Nessa obra nos deparamos com um descrição completa de toda a trajetória de Kurt Cobain e sua banda Nirvana. O livro é bem rico em detalhes com "roupas que os personagens usaram" ate quase a quantidade de drogas usadas... É uma biografia bem escrita e rica, porém muito pesada, muito intensa, ate que ponto um ser humano consegue chegar ate o fim do poço? Afinal de contas, quão profundo é o poço de cada um?

Anderson.Rossi 12/03/2019

Conheça a vida de um dos maiores ídolos do Grunge
Todos sabem do fim trágico que Kurt Cobain teve em abril de 94, aos 27 anos. Porém quantos sabem os traumas que teve em sua infância e adolescência, suas angustias e expectativas, como lidava com a fama e o início nas drogas. Este livro trás trechos de seus diários e conta sua história desde seu nascimento até a sua morte, passando por episódios de overdose.
Li esta obra duas vezes já, e é capaz de ler pela terceira vez. indico à todos.

Nathi Ribeiro 22/10/2018

Para Boddah
Apesar de ter 28 anos e não ter acompanhado a carreira do Nirvana sempre tive uma super identificação com o Kurt!
Esse livro me fez sentir e ?entender? se é que isso possui um único entendimento sobre o que o Kurt sentia..! Já li varias vezes!
Não tem um final feliz, na realidade está longe disso..! Porém mais próximo da realidade dele, impossível!

Nilson 04/10/2018

Depressivo
A mais triste é depressiva biografia que já li . Uma criatura infeliz, com prazeres sórdidos (tipo gosto por sexo fecal)..e ao mesmo tempo com sensibilidade artística incomum. Chocante o ritual de seu suicídio. Mas da forma como estava destruído não teria muito tempo de vida. Almas perdidas....Triste isso.

Vanessa.Gomez 23/09/2018

Rica em detalhes
O autor fez um trabalho muito acurado, permeando cada ano da vida do Kurt. Depois das quase 500 páginas eu me senti extremamente próxima dele, o que tornou a leitura extremamente difícil (principalmente nos pontos que me identifiquei com as dores dele).
Outro ponto muito bacana, são as passagens que explicam como algumas músicas foram compostas e no que/quem elas foram baseadas. Assistir as apresentações depois de ler sobre os bastidores delas, tornou a experiência muito rica também.
Meu único ponto de desconforto foi com os vários erros de gramática e de tradução. Essa biografia merece uma revisão muito melhor! (você faz falta no mundo Kurt!)

Rosana 20/08/2018

Kurt Cobain
Sinceramente, fiquei com ressaca literária com essa biografia. Achei muito rica em detalhes da vida do Kurt. E cada vez que falavam do motivo da escrita de uma canção, eu parava, lia as letras, escutava as músicas e tentava fazer uma análise do momento em que ele vivenciava. Realmente, muito tocante saber o quanto uma pessoa perdida emocionalmente, pode afetar a si e a todos em sua volta. Considero que vale a pena conferir.
Ju 10/12/2018minha estante
Não li, sinceramente creio que não vou ler pq já me senti meio na bad só em pesquisar sobre a vida dele na net nos últimos dias- ainda to aqui fazendo isso-, mas me chamou atenção na sua resenha que tenho a mesma mania que você quando leio, principalmente quando se trata de biografias: "disseco" tudo o que é citado no livro, tudo mesmo, especialmente lugares, pesquiso, procuro saber como era o lugar, como é agora...o que vc fez pra sair da ressaca??Leu outro livro em seguida?

Wagner_GRUNGE_1994 24/06/2018

A vida do Kurt está longe de ser uma história agradável
Eu sou um grande fã do Nirvana, então a minha ligação afetiva influencia muito na minha opinião.

Como diz o título, é um livro pesado em todos os sentidos. A vida do Kurt era uma espiral ladeira a baixo, a cabeça dele era bem perturbada e quando o livro chega ao final você diz "por Deus, ainda bem que acabou, finalmente ele está em paz".

É estranho, mas você sente um alívio quando o Kurt finalmente morre. Enfim, não é divertido, mas te faz refletir sobre várias coisas como: até que ponto ter tudo que você quer traz felicidade;o que importa na vida; o que poderíamos fazer se estivessemos no lugar do Kurt ou dos seus amigos. Um ponto interessante é que o livro desmistifica o Kurt e seus defeitos ficam mais evidentes.

Acredito que qualquer um que teve uma infância de isolamento ou se vê em um buraco sem saída vai se identificar com a história.

30/11/2017

Te deixa desconfortável de um jeito ruim. Muito ruim.
Adiei por muito tempo esta leitura, mas resolvi fazê-la um pouco antes do ano acabar por motivos que não vem ao caso. Gosto muito de Cross e realmente admiro seu trabalho como biógrafo. O empenho e dedicação de organizar um livro como esse, colhendo informações através de inúmeras fontes e ao longo de tantos anos, é admirável e por si só merece crédito. Portanto, discordo com veemência das acusações de que seja um livro tendencioso que tenta "limpar a imagem" de Courtney e eximi-la de qualquer culpa. Sinceramente, essas teorias da conspiração já encheram o saco.

Devo dizer que fiquei chocada ao tomar conhecimento de tantos casos de suicídio numa mesma família. Kurt possuía um sentimento de conformidade muito bem definido em relação à própria morte, como se, de algum modo, ele soubesse que seu destino não poderia ter sido diferente. Os últimos capítulos são permeados por conflitos de natureza violenta e muita agonia. Os árduos esforços da família para impedir esse desfecho catastrófico, embora bem-intencionados, só pioravam a situação. Lamentável perceber que este, também, é um retrato daquilo que passam muitas outras famílias em relação ao drama de lidar com um viciado em drogas que está num grau perigosamente alto de dependência. Foi interessante descobrir o quanto Kurt se interessava pelas artes plásticas. Ele tinha uma curiosidade demasiadamente mórbida sobre o corpo de pessoas e animais, misturada ao deleite de deformar bonecas e uma certa obsessão por matéria fecal. Com a piora de seu quadro depressivo e suicida, outros comportamentos bizarros foram desenvolvidos. Em diversas entrevistas, ou melhor, na maioria delas, Kurt estava drogado, ou tinha acabado de ter uma overdose, ou estava sem tomar banho e escovar os dentes há semanas, ou tudo isso junto. Me chamou a atenção o fato de que todos os que o conheciam pessoalmente diziam que ele tinha uma aparência muito frágil, parecia muito mais velho do que era e nem de longe lembrava um jovem de vinte e poucos anos de idade. Acho que o único ponto negativo a ser ressaltado, é a quase ausência de Dave Grohl ao longo das quase quinhentas páginas; mas acredito que não comprometa a credibilidade da obra, uma vez que é sabido que ele e Courtney nunca se relacionaram bem. Para mim, particularmente, não foi um problema, pois tudo que eu queria saber sobre a amizade dos dois eu já havia lido na biografia não-autorizada do próprio Dave, escrita pelo Paul Brannigan.
Enfim, livro de incontáveis méritos para os entusiastas da banda e aficionados pela figura enigmática do garoto de Seattle.
Babi 01/12/2017minha estante
rê, vc viu montage of heck?

01/12/2017minha estante
Há tempos não assistia a um documentário tão bem produzido. Não é focado na morte dele, como os outros trocentos que existem por aí.

Babi 01/12/2017minha estante
né. ficou bem dividido. tem as nóias do kurt, o medo do ridículo, fase da tristeza profunda, casa suja e anotações sobre fetos e morte nos cadernos, amigos...
um doc q gostei foi o do elliott smith.

01/12/2017minha estante
Heaven adores you? Esse doc foi muito bem falado, ainda não vi, mas pretendo assim que possível.

yep! ;)

Fernanda.Fenelon 25/11/2017

A melhor biografia que já li!
Um dos melhores livros que já li! Esta biografia traz fatos inéditos na vida de Kurt Cobain, além de trazer, ainda, diversas fotos. Já li e reli.

AnandaAldridge 07/11/2017

Kurdt Kobain
Eu tenho um fascínio gigantesco pelo Kurt, era louca para ler essa biografia há tempos... foi muito bom descobrir mais a respeito de um cara que eu admiro tanto, desde a sua infância feliz, passando pela sua adolescência conturbada até chegar o fatídico suicídio aos 27 anos.

É aquele livro que tu já sabe o final mas o que importa é tudo o que acontece antes. Quando eu tava terminando a leitura, meu coração foi ficando cada vez mais apertado sabendo o que me aguardava nas próximas páginas. Eu gostaria muito de ter o poder de voltar no tempo e conhecer o Kurt na época do Bleach e antes do estouro do Nevermind, eu acho que nós nos daríamos muito bem.

Preciso comentar que eu achei a biografia super tendenciosa para o lado da Courtney, chegando até a forçar a barra algumas vezes, todo mundo sabe que ela não era essa figura "onírica" pintada pelo autor, fora isso, achei o livro ótimo, fiquei mega feliz de saber mais sobre o meu ídolo, minha empatia por ele só aumentou.
Natalia 26/01/2018minha estante
undefined

Rafaela.Romeroo 19/09/2017

"Se meus olhos mostrassem a minha alma, todos ao me verem sorrir, chorariam comigo"
Não é atoa que o livro tem esse título, por inúmeras vezes fiquei angustiada lendo e me lembro de ter chorado duas vezes durante a leitura. Em muitos momentos dá para sentir a dor junto com o Kurt.
As vezes idealizamos tanto uma pessoa por ela ser famosa que acabamos esquecendo que estamos falando de vidas e não só de pessoas com suas profissões, por esse livro da pra aprender muito da vida dele e da trajetória do Nirvana.
Podemos sim usar ele como exemplo de uma pessoa que luta para chegar onde quer, um menino que desde cedo sentia-se carente de amor fraterno e por vezes, segunda opção para os próprios pais, e mesmo tentando curar essa carência com as namoradas que teve ao longo da vida, conseguiu achar um refúgio na música, porém foi assombrado pela consequência de ter sucesso nela, acabou conquistando uma multidão de fãs que ele não fazia ideia que seria possível, e com isso a pressão veio de brinde, e isso foi algo que um menino que cresceu desafiando os pais como forma de chamar a atenção, não soube lidar.
Esse livro me trouxe a reflexão de que o problema é que o ser humano, só consgue ver aquilo que está exposto, ninguém se importa o suficiente pra tentar entender o que se passa em sua cabeça, se voce está sorrindo vc está bem, se está pra baixo é so uma fase e vai passar ou na verdade é só frescura mesmo. Triste.
Por fim, ultimamente estou mergulhando em biografias, e essa foi uma que valeu muito a pena, aprender mais sobre a breve vida de alguém que admiro muito no ramo da música, e acabei descobrindo mais coisas em comum do que imaginava, dos problemas de infância até a dor de estômago.

Ficarei com saudades de me sentir um pouco parte da vida de Kurdt Cobain!
Stephanie 21/09/2017minha estante
Resenha maravilhosa!

Abner Cristiano 26/07/2017

Impressionante
Biografia crua de um verdadeiro ícone e voz de uma geração.

Suerllen 21/07/2017

Biografia assustadora!
A Biografia se torna assustadora de tão crua que é. O autor Charles Cross não esconde nada sobre a vida de Kurt Cobain. Também deve-se elogiar o trabalho de pesquisa do autor que realizou mais de 400 entrevistas e teve acesso a histórias até então desconhecidas do grande público. Mais Pesado que o Céu é um livro para quem não se assusta com a verdade e com o detalhadamento dos acontecimentos. Para quem é fã de biografias, essa com certeza deve ser lida e devorada rapidamente!

y.azeredo 27/06/2017

A história de Kurt neste livro foi tão bem contada e descrita que mal parece uma biografia, mas sim uma história de ficção, por mais absurdo que isso soe. Quase me fez chorar em diversos momentos. Kurt lutava intensamente contra os seus demônios internos, e achou na música um modo de escapar de tudo o que o atormentava. Um jeito muito bonito e sensível - porém sem deixar de ser verdadeiro, de contar a vida desse cara tão jovem e tão talentoso que marcou toda uma geração.