Mais Pesado Que o Céu

Mais Pesado Que o Céu Charles R. Cross

Resenhas - Mais Pesado que o Céu

Ana Clara 16/09/2016

Pesado, triste, visceral
Pessoalmente nunca fui fã do Nirvana e menos ainda do Kurt Cobain, mas fiquei interessada na história. O livro é muito bom, bem detalhado e fácil de ler. Quando chega nos capítulos finais, vai dando uma agonia porque a gente sabe qual o fim dessa história... Pra mim me afetou um pouco os detalhes de sua morte, fiquei meio deprimida. Mas gostei muito e me fez começar a gostar de Nirvana.
Recomendo.
Só uma pena que as fotos estejam todas em P&B

ricardo.machado 31/08/2016

Nirvana foi a banda que me fez gostar de rock. Sim, simples assim. A primeira vez que ouvi "You Know you're Right" foi com perplexidade. Eu não estava acostumado com aquele timbre vocal e toda aquela balbúrdia musical. O mundo também não estava.

Antes do boom do Nirvana, final dos anos 1980 a cena rock and roll mundial era dominado por bandas de ?hard rock? como Bon Jovi, Motley Crue, Skid Row, Mr. Big Twisted Sisters e é claro Guns n? Roses. No topo das paradas pop estavam Michael Jackson e Madona. . A música precisava ser revolucionada, algo que colocasse as coisas no lugar novamente, ou que revirasse tudo de vez, como o punk rock fizera há uma década atrás. Mas logo este cenário mudaria Ainda assim, logo surgiria de forma meteórica uma banda formada em Olympia, próximo a Seattle: Nirvana. E apartir dela um movimentado musical e comportamental inteiro conhecido posteriormente como grunge. Logo bandas da região como Pearl Jam, Alice in Chains e Soundgarden alçariam altos vôos também.

Kurt sempre foi uma figura controversa e polêmica. Coube ao jornalista Charles R. Cross (que fora editor da The Rocket, uma publicação musical de Seattle) a missão de desvendar um dos maiores mitos do rock contemporâneo. Para tanto trabalhou por mais de 4 anos nas pesquisas para a biografia, fez centenas de entrevistas, teve acesso a diários, cartas e objetos pessoais ? reconstituiu a vida do cantor com detalhes e sempre confrontando depoimentos e notícias da mídia com os numerosos registros que o próprio Kurt deixou em diários.

Os dramas familiares que acabaram por instigar a criatividade artística e moldaram o caráter de Kurt, a fama e a contraditória dificuldade em lidar com a conquista de algo tão profundamente desejado, as drogas, a depressão, os problemas de saúde, as ideias suicidas, o conturbado relacionamento com as namoradas e a esposa Courtney Love e as repercussões de sua vida e o desprezo com a imprensa com estão tudo lá. Um resultado bastante decente que deixa transparecer todo o cuidado com que foi escrito.

Um bom livro é que me mostrou diversos fatos e facetas que não conhecia de Kurt Cobain.

Katarina Aguiar 27/08/2016

Desde pequena sempre fui apaixonada pelo Nirvana e conforme fui crescendo percebi que além de ter um grande amor pela banda também tenho pelo vocalista. Hahaha quase impossível não ter... Mas ao ler esse livro me senti ainda mais próxima de um dos caras que esteve presente em músicas durante todo tempo da minha infância e descobrimento do rock em minha vida. Não me arrependo em nenhum momento de ter lido esse livro. Passei quase um mês lendo, o que nunca acontece, mas isso só aconteceu porque não queria dizer adeus a biografia do Kurt (loucura não é). Pra mim foi mais que especial ler sobre ele afinal tenho 18 anos e nunca vou ter a chance de curtir um show dele.

Fabíola 24/06/2016

Mais pesado que o céu
Leitura pesada de uma história de vida fadada ao sofrimento, com sonhos desfeitos, talentos não valorizados e laços fáceis de serem cortados no amor da família e das amizades.

Lopu 08/06/2016

"It amazes me, the will of instinct.
[Me espanta, a vontade do instinto]"
- NIrvana, Polly, 1989

Excentric Herself 14/04/2016

Não sei bem...
Talvez porque eu já tinha uma certa implicância com o Nirvana, por causa do pior show da minha vida, que foi justamente o deles, achei o livro chato. Ou melhor, achei a vida do Kurt chata.
Emiliani 20/08/2023minha estante
Achei que eu fosse o único ser humano da face da terra que achou essa leitura chata. Ou melhor: tô achando o livro chato, tô agarrada nele tem mais ou menos uns 3 meses e ainda estou na metade, sinceramente eu quero muito ler até o final mas não sei se vou conseguir :(

Thainá Carvalho 24/02/2016

Vale a pena!
Acho que foi o primeiro livro biográfico que li. Não sei muito bem explicar a experiência dessa leitura. Cresci escutando Nirvana, assim como outras bandas de bandas de rock por influência de meu tio, mas apenas na adolescência me interessei pela vida do Kurt, já que ele é um dos suicidas mais famosos do mundo. Comprei esse livro pra saber um pouco mais sobre o início do nirvana e como ele era antes do nirvana, até porque sobre a morte eu já havia lido bastante coisa. O que surpreende é a incrível quantidade de informação de Cross apresenta. Desde a relação com as pessoas, as anotações de Kurt, como ele reagia com as situações a sua volta etc. É muito bom poder entender pelo menos 0,000001 do mito que foi esse cara, principalmente pra quem tem a minha idade que não viu o furacão nirvana passar, mas consegue perceber claramente os rastros deixados.
A vida de Kurt foi bem complicada e o livro é bem denso, tanto nas disparidades de Kurt em relação ao Nirvana, quanto sua vida financeira e principalmente sua saúde emocional. Entretanto, o livro também consegue te deixar fascinado em relação ao grande artista que Kurt era, passeando facilmente entre linguagens artísticas com maestria (do ponto de vista de uma estudante de artes). Enfim, o livro é excelente apanhado sobre sr Cobain. Vale muito a pena ler.

Carlos Nunes 15/02/2016

Cansativo
Kurt Cobain era louco. Ou pelo menos bastante desequilibrado psicologicamente. A luta de seus companheiros de banda e sua esposa para livrá-l0 das drogas. Sua obsessão pela morte e suicídio. Sua curta trajetória é contada de forma extremamente detalhada, o que torna o livro um pouco longo e cansativo. Mas é bastante interessante.
Emiliani 20/08/2023minha estante
Exatamente isso: cansativo!

Nati 11/09/2015

Biografia completa do líder da banda Nirvana, responsável por colocar Seattle no cenário do rock internacional. A pesquisa do jornalista Charles R. Cross durou quatro anos. Foram mais de quatrocentas entrevistas e livre acesso a diários, letras e fotos do cantor. Ele reconstitui a infância de Cobain, que vivia num trailer com a família, a ascensão meteórica e sua conturbada relação com Courtney Love, entre outros detalhes.

Leticia Almeida 18/08/2015

Tristeza
Nada mais triste do que isso, senti uma tristeza que me envolvia, chorei em algumas partes.
Sempre escutei nirvana, sempre soube de como foi conturbada a vida dele.
Mas é uma leitura impactante, tive que fazer várias pausas, se eu já era apaixonada por ele, hoje sou mais ainda. Cada coisa que ele passou, eu sentia que só queria abraçar ele, fiquei com raiva dos pais dele, raiva de tudo que ele passou, nenhuma criança deveria passar por isso.
Uma leitura emocionante, triste e ao mesmo tempo de uma superação incrível, mostra que se você não acreditar nos seus sonhos ninguém vai literalmente.
Kurt

Thiago.Martins 15/07/2015

As façanhas de uma mente perturbada
Talvez um dos livros mais marcantes da minha vida!

A história de Kurt me fez refletir sobre o cuidado que precisamos ter com o passado e o quanto é precioso cultivarmos bons valores na busca pelo sucesso!

Sua infância traumatizada pela separação dos pais, deixou marcas que o tempo não pôde apagar, assim como a adolescência difícil, marcada por brigas com seus familiares e noites dormidas na rua. Essas marcas alimentaram a criatividade de um gênio.

Kurt não achou na fama o essencial para ser feliz, e apesar de ter tido uma esposa que dizia amar e uma linda filha, ele não suportou a dor que sentia em seu interior,

O autor ajuda a entender o significado de algumas das músicas escritas pelo Nirvana e relata detalhadamente a vida de Kurt: onde surgiu o vício pelas drogas, a relação com as pessoas ao redor, a ascensão profissional e outros detalhes, que apenas um estudo detalhadíssimo poderia mostrar!

Livro muito indicado!

Zelenski 13/07/2015

De perto, ninguém é normal
Quando você escolhe ler uma biografia, é como se assinasse um contrato de quebra de ideais e idealizações, principalmente quando se trata do mundo da música. Quando se conhece isoladamente as músicas e álbuns de uma banda, assim como seu sucesso, se cria uma ideia de banda perfeita, de sinergia e até de facilidade. Talento. Pessoas nascem com talento e gostam do que fazem.

Mas tudo isso pode ir abaixo quando se conhece de perto sua história. Esse é o bom de Mais Pesado que o Céu: constrói e desconstrói Kurt e o Nirvana, fala de drogas e inocência, de uma personalidade forte e egoísta do criador da banda, dos problemas e virtudes de se ter alguém assim ao lado.

O menos importante na biografia é a música (que sim, tem bastante espaço no livro, mas é coadjuvante). O que se mostra é o monstro dentro de Kurt que foi alimentado - assim como suas tentativas de domá-lo.

O livro traz as referências e reverências do músico, ótimo para saber que alguma coisa sempre sai de algum lugar. As coisas não brotam apenas pelo talento.

A escrita não é cética e tenta ser definitiva.
ricardo.machado 17/08/2016minha estante
Gostei de sua resenha e da forma como você sintetizou o livro. Seu primeiro parágrafo é a melhor definição que já li para uma biografia. Parabéns!

Pry Salomão | @leitoraredglasses 14/06/2015

Gostei apesar de não ser fã de biografias
Na época em que li esse livro eu gostava demais de Nirvana e principalmente de Kurt Cobain, como muitos adolescentes. Ganhei de presente de aniversário de 16 anos e devorei o livro e para ser sincera eu gostei bastante, da forma como foi escrita, a narrativa e toda a história. Além da história em si o livro contém fotos da infância, adolescência e fase adulta (época do Nirvana e com Filha e esposa). Sinceramente aos que gostam da banda, do artista, do gênero ou simplesmente curtem uma biografia vale a pena ler.

Carolina.Nedoszetko 28/05/2015

Mais pesado que o céu
Eu adorei esse livro!
Mostra vários aspectos importantes passados na vida de Kurt até ele chegar a esperada e desprezada fama. Acompanha-o desde a pequena a cidade natal de Aberdeen , onde não existiam muitas expectativas até o estrelato e morte em Seattle.
Por depoimentos dá para ter noção do perfil psicológico, personalidade, dramas e anseios do cantor.