O planeta dos macacos

O planeta dos macacos Pierre Boulle




Resenhas - O Planeta dos Macacos


515 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Raissa 20/01/2024

"São eles, os macacos!"
Leitura proveitosa e bem objetiva.

Ja conhecia a historia pela sequencia de filmes, desde os antigos até os atuais, mas ainda não havia lido a obra original de fato.
A narrativa é construida de capitulos bem curtos, os quais (pelo menos para mim) favoreceram a leitura, o que consequentemente me fazia ir logo para o proximo capitulo.
O planeta dos macacos é uma narratica que mostra sobre como seria um planeta, se macacos fossem a raça dominante, e humanos seriam o que são os macacos em nosso planeta, os animais. Tudo isso, a partir da perspectiva do personagem central da história, Ulysse Mérou, jornalista e um dos tripulantes da nave que aterrisa no planeta Soror.
Por conseguinte, a narratica traz consigo a reflexão de até onde o ser humano vai (ou o macaco) em nome da ciencia.
Ao fim da leitura, somos surpreendidos por um plot tão bom quanto o do filme de 1968.

Amei a leitura.
comentários(0)comente



Iza 13/01/2024

Bom.................
Mdsssss......simplesmente sensacional??
"No campo da tecnologia, a simplificação é sempre um grande avanço."
comentários(0)comente



Marcio Izidoro 12/01/2024

Melhor que qualquer adaptação
Uma ótima leitura.
Só conhecia as adaptações para o cinema, que sempre gostei, mas fiquei impressionado como libro é muito melhor (como acontece na grande maioria das vezes).
Uma história muito boa, e uma leitura muito fluida.
Recomendadissimo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Neto Murracho 09/01/2024

Vale a pena
Um livro de leitura rapida, capítulos curtos, o que te induz a sempre quer finalizar mais um capítulo.
História bacana, faz refletir sobre como são tratados os animais testados em laboratório na nossa realidade, o personagem principal tem uma breve experiência em ser esse "animal de teste" claro no caso dele testes não danosos.
O livro termina com um final surpreendente.
comentários(0)comente



Doug 07/01/2024

O mundo dá voltas
Ótima leitura. Por já conhecer a história através do filme clássico eu já aguardava a ideia do plot, diferente do filme, sim, e penso que ambas funcionem bem. Se você lê esse comentário e ainda não assistiu o filme, leia, valerá a pena fazer esse caminho.

Quanto a leitura, bem fluída e instigante. Primeira leitura do ano e valeu a pena.
comentários(0)comente



Jenni 06/01/2024

"Erramos em domesticá-los..."
Eu ainda estou sem palavras para essa obra excepcional. Mesmo sabendo da fama desse clássico e da grande franquia cinematográfica, eu não estava esperando uma história dessa magnitude. A linguagem é bastante acessível, o que acredito ser para um melhor entendimento por um maior número de pessoas. Sem dúvida, a obra apresenta em uma sátira, críticas sociais.
A premissa, ao mesmo tempo que é simples, é complexa por colocar em cheque questionamentos que ainda fazemos: o que nos torna racionais? Por que fomos os únicos a evoluir nesse nível? Entre outros. Nessa obra, em um futuro não tão distante, um trio de astronautas compostos por dois cientistas e um jornalista decidem fazer uma expedição a outro sistema solar. Eles encontram um planeta com composição parecida com a Terra e decidem explorá-lo. Lá, nosso protagonista descobre que os homens são praticamente animais, sobrevivem com seus instintos, mas não possuem nenhuma grande capacidade intelectual. Na verdade, quem possui esse cargo são os macacos, que comandam essa sociedade.
Amei tudo nesse livro, me apeguei aos personagens, a leitura foi tão fluida que não consegui parar, pois queria saber como isso iria acabar. E que plot twist no final! Fiquei incrédula e agora, repensando, faz muito sentido e encerra o livro de maneira impecável. O que com toda certeza mais chamou minha atenção foi esse foco no que nos diferencia dos animais irracionais, onde muitas vezes o protagonista não conseguia ver uma diferença entre esses comportamentos, ao mesmo tempo que tinha certeza da soberania humana e se questionava como os macacos teriam evoluído tanto. As respostas que o livro traz são um verdadeiro tapa na cara. Nossos verdadeiros inimigos também é um ponto importante a se refletir.
?"estávamos às voltas com habitantes semelhantes a nós do ponto de vista físico, mas que pareciam completamente destituídos de razão."
comentários(0)comente

zxsaturno 06/01/2024minha estante
Já até coloquei na lista ?


Henrique Fernandes 06/01/2024minha estante
Nossa senhora, esse livro é perfeito em tantos aspectos que eu nem sei explicar, uma das leituras mais envolventes que tive. O plot twist do final me deixou desconcertado kkkkk


Jenni 06/01/2024minha estante
@zxsaturno Vale muito a pena, só não me responsabilizo por crises existências, é de lei kkkkkkkkk


Jenni 06/01/2024minha estante
@Henrique Fernandes Concordo com tudo, é um livro que não tem como descrever. Eu pensei que estava lendo errado o final, precisei olhar várias vezes kkkkkkkkk


annekkkj 06/01/2024minha estante
nossa parece muito bom,quero ler


Jenni 06/01/2024minha estante
@anne594 Leia sim, é uma experiência única ??


Sah 06/01/2024minha estante
MDS essa sua resenha me fez colocar o livro na minha lista imediatamente!! Kk


Jenni 06/01/2024minha estante
@Sah Fico feliz porque é uma leitura que eu recomendo para todos, isso que eu nem consigo expressar o tanto que o livro é bom kkkkkkk ??




Lays 03/01/2024

Nesse livro acompanhamos a jornada de Ulysses junto com dois colegas desvendando um planeta, que mesmo sendo ocupado por humanos, vão descobrir explorando o lugar que também é habitado por macacos.
Porém a trama da história recai sobre a diferença comportamental entre esses dois grupos.
Não acho interessante falar mais sobre a história porque ela se torna de fato interessante quando você não conheça ela, é uma trama bastante interessante e bem articulado mas percebi que, quando você já sabe o que acontece perde totalmente a graça.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Regis 31/12/2023

Uma distopia sarcástica e inquietante
O Planeta dos Macacos foi escrito pelo francês Pierre Boulle e publicado em 1963.

Três homens chegam ao planeta Soror, há quatro anos luz de distância da terra, onde os seres superiores eram símios e os homens eram criaturas bestiais, com um psiquismo embrionário e desprovidos de consciência.

É totalmente arbitrário ver os humanos na posição da presa sendo vítima das atrocidades que eles mesmos praticaram com a espécie que agora o fazem prisioneiros. É espantosa a inversão de papéis e as perguntas que isso suscita: O que nos diferencia dos animais? O que define o humanidade? Somos os únicos detentores do direito de possuir alma? O que o futuro reserva para nossa espécie?

O livro traz uma ótima crítica social com uma pegada satírica por meio de uma distopia inquietante e sarcástica. A constatação do fato de que qualquer espécie que evoluir será tão cruel com a espécie involuída quanto nós humanos somos, me fez pensar que a capacidade de pensamento, em qualquer ser, não é capaz de mudar a brutalidade e a vontade de subjugar o mais fraco que parece estar vinculada a superioridade intelectual.

O personagem (Ulysse Mérou) questiona a crueldade dos senhores do planeta Soror por tolerar e quiçá permitir massacres (como o que ele fora vítima) talvez, esquecendo-se que na terra a humanidade pratica, até os dias de hoje, a mesma subjugação de animais e, até mesmo de seus próprios semelhantes.

O fato do planeta não ter exércitos e guerras faz um contraste gritante com a terra e talvez isso explique, também, o fato de que os símios existam há bem mais tempo que a humanidade e ainda não chegaram a um estágio avançado de conhecimento sobre sua própria espécie e sobre o universo.

Os personagem Zira, Ulysse e Cornelius têm diálogos instigantes e completamente pertinentes sobre a evolução dos símios que eu adorei ler

Estou espantada com as diferenças gritantes da obra original com a adaptação para o cinema. Nada do que o filme de 1968 e as outras quatro sequências dos anos 1970 mostrou me preparou para a obra original e esse final espetacular.
A riqueza e engenhosidade do livro supera enormemente o que Hollywood fez com a história durante todos esses anos.

Esse é um livro que tem um rápido desenvolvimento e que prende a atenção desde as primeiras páginas sem nunca perder o fôlego. O autor possui uma escrita muito imersiva e faz uma ótima construção de um universo que desperta a curiosidade e o desejo por mais. O final me causou arrepios me deixando estupefata.

Recomendo muitíssimo essa leitura para todos.
mpettrus 31/12/2023minha estante
No último dia do ano de 2023 você ainda conseguiu nos trazer mais uma brilhante resenha sobre um livro que você leu. E eu fiquei também estupefato que sim, já quero ler esse livro. Pois, confesso, eu amo os filmes ???

No mais, minha caríssima,

Feliz Ano Novo ??? ?

Que em 2024 você nos brinde com mais resenhas incríveis aqui nessa rede social (um tanto aborrecente, mas que não vivo sem ?)

Grande abraço ? e boas festas!!!!


Regis 02/01/2024minha estante
Obrigadíssimo, querido mpettrus!
E um feliz Ano-novo para você também! ???


DeniseSC 04/01/2024minha estante
Adorei sua resenha, muito completa!! Li esse livro ano passado e também fiquei bastante reflexiva, algo que me deu angústia foi a sensação de não pertencimento do Ulysses entre os símios e entre os homens não racionais, a vontade de retornar e conseguir compartilhar suas experiências com pessoas que o entenderiam.


Regis 04/01/2024minha estante
Obrigada, Denise! Também senti angústia, mas nada me pegou mais que o que aconteceu após o final da carta que o casal estava lendo. ?


HenryClerval 05/01/2024minha estante
Essa foi uma resenha nota dez, Régis. Parabéns! ???


Regis 05/01/2024minha estante
Obrigada, Leandro! ? ?




Lucas 30/12/2023

Incrível
Um livro maravilhoso para quem gosta de ficção científica. Ele não tem enrolações e cada página algo surpreendente te espera. Tem uma leitura fluida como interestelar. O final é surpreendente te deixando aberto a imaginar a sucessão.
comentários(0)comente



obibliotário 22/12/2023

Eu não sei o que deu na minha cabeça pra ler essa bomba perto do fim de ano.
O livro é ruim, assim como a falta de diálogos.
comentários(0)comente



Igor455 17/12/2023

Muito bom!
Logo nos primeiros capítulos o livro já prender a atenção. Desde a ambientação do Planeta Soror, o início da interação macaco e homem é muito bem trabalhada.
E com o final que fiquei surpreso ?
comentários(0)comente



Rebeca.ArrAbola 17/12/2023

Simplesmente maravilhoso! Uma história envolvente e que traz diversos questionamentos. Muito necessário.
comentários(0)comente



Monalisa.Ribeiro 14/12/2023

Eu fico do lado dos macacos
Livro gostosíssimo de ler, desde o começo ele já vai te dando pistas do que vai acontecer no final, pra quem já assistiu os filmes como eu, fica bem evidente.
Embora o final seja diferente do filme, achei q é igualmente impactante.
A forma como ele termina o livro e faz vc ficar refletindo.
comentários(0)comente



515 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR