O planeta dos macacos

O planeta dos macacos Pierre Boulle

Resenhas - O Planeta dos Macacos

Miguel.Moreira 27/07/2023

O Planeta dos Macacos - Pierre Boulle
Uma das obras mais conhecidas do autor e que virou filme. A ideia principal é uma civilização futura, bastante tecnológica e capaz de viajar no espaço. Há uma questão filosófica em que nos colocamos no lugar dos animais, e os macacos assumem nosso lugar no mundo, com as três raças divididas: Chimpanzés, Orangotangos e Gorilas.

Este livro foi perfeito para se ler no trem, mais especificamente na linha coral, Luz-Estudantes no horário de pico. em que as pessoas se comportam como os homens do planeta dos macacos, ou seja, criaturas subdesenvolvidas e com pouca capacidade cognitiva, que pensam apenas em suas necessidades básicas só pensam em si mesmas. Esta é a ideia que o autor nos apresenta nesta narrativa simples, porém com bastante valor intelectual se pararmos para pensar no que somos capazes de fazer para a sobrevivência da própria espécie (ou do próprio espécime).

A leitura é bastante simples e corrida, vale a leitura para entretenimento e distração. A nota média é mais por um gosto pessoal do que por falta de qualidade de escrita. Mas por outro lado é uma mediocridade apresentada na edição, em que o posfácio é de uma viagem absurda, em que o crítico diz ser algo relacionado a gênero (discussão que já está bastante chata e que as pessoas a enxergam em tudo).
"Aonde você vai Sam?" 27/07/2023minha estante
Salve Miguel! Me diz você quer trocar esse? Quero ler nessa edição vermelha!

Cris 18/07/2023

Bom livro
Eu gostei desse livro principalmente por causa da originalidade da ideia. A escrita é simples, direta, rápida. Não há grandes enrolações quanto ao desenrolar dos fatos, isso é muito bom. Quase chega a ser um livro sucinto. A história é daquele tipo que você pensa: pq não fui eu que tive essa ideia? De qq forma, eu não saberia colocar em prática? Enfim?

Henrique Fernandes 15/07/2023

Fantástico!
Que livro fantástico, mas eu sou suspeito pra falar, já que é meu gênero favorito kkkk. Pois o livro se passa em alguns cenários bem característicos, tendo a maior parte da sua história em um planeta no sistema da estrela Betelgeuse. Nesse planeta, a racionalidade não é um atributo dos humanos, mas sim de outra espécie, o que em si foi o ponto mais intrigante pra mim. O livro se desenvolve com o autor tentando interagir com essa outra espécie e tentando compreender, juntamente com alguns aliados que foram postos ao seu lado ao longo da história, como se deu a origem da racionalidade com essa outra raça. É de fato muito intrigante e possui um plot twist bem sufocante, ótima leitura.

Benicio 11/07/2023

Que livro
Confesso que não esperava muito quando comecei, mas aos poucos a história foi me envolvendo e li rapidamente. Os capítulos curtos ajudam na fluidez e o plot twist no final é surpreendente (e diferente do filme), recomendo a todos.

ferbreck 26/06/2023

Muito bom! Tem plot twist, tem viagem no espaço, futurista, questionador. Se quiser você pode levar a inquietude para além do livro e repensar sobre as formas que o homem domina outros animais.

Adalberto 15/06/2023

Surpreendente!
Com uma pegada de Jules Verner, esse livro matou minha curiosidade de saber o "final original" que soube que era diferente do filme clássico, e é mesmo, recomendo a leirtura.

Alan.Felipe 15/06/2023

Um clássico
O livro até tem uma história muito boa e uma narrativa muito fluida, mas para mim teve alguns "problemas" que me incomodaram no decorrer da trama. O protagonista achei um pouco chato e a parte de ficção científica achei bem despropositada.

O final foi, para mim, o ponto alto da trama, que me pegou desprevenido.

DeniseSC 01/06/2023

O que nós faz humanos?
Uma leitura rápida, fluida e ótima para quem gosta de ficção científica ou até mesmo para curar uma ressaca literária.
Apesar de ser uma história já conhecida e vastamente adaptada, o livro me deu um novo olhar sobre o que nos faz ser humanos, linguagem? Cultura? Escrita? Raciocínio ou senso coletivo?
Além de questionar sobre uma possível estagnação da espécie humana, em tempos de fake news e IAs cada vez mais inteligentes esse futuro ainda parece possível, quando simplesmente deixaremos de lutar e seremos dominados por uma nova raça que imitou a nossa? O final apesar de não ser fiel ao do livre, e até prefiro, foi igualmente impactante!

Dude 12/05/2023

Macacos me mordam
Excelente ficção científica sobre um planeta onde os macacos são a classe superior e os seres humanos animais sem inteligência.

Amanda 11/05/2023

Assisti ao filme que adapta esse livro muitos anos atrás e gostei da premissa. Ler esse livro foi uma experiência diferente, em partes pq não sou mais criança, em partes pq a história apesar de similar possui algumas diferenças grandes. Mesmo os capítulos sendo curtos, assim como o livro, demorei a engatar na história. No geral, diria que é um ótimo livro, que da para fazer várias reflexões a respeito e que vale a leitura.

Iago 10/05/2023

O que é ser racional?
Não sabemos ao certo como o ser humano passou de um animal sem muita importância, parafraseando o livro Sapiens, para um ser capaz de pensamento lógico, imaginativo, racional, fantástico e mítico. O mesmo poderia acontecer com outros símios? Como seria? Nesse clássico, adaptado e recontado no cinema várias vezes, temos um vislumbre de um mundo dominado por primatas não-humanos, inteligentes e inventivos, dotados de espírito, como Boulle sugere. É uma obra que irá chocar pelas inversões, onde o homem se verá como o animal de teste, submetido a humilhações e tratamentos cruéis, como algo a ser explorado, onde não há problemas, pois o homem nessa obra é só mais um animal útil para que os macacos possam entender mais sobre a biologia comparada. É uma verdadeira reflexão sobre o que nos faz diferentes e especiais. Talvez sequer o sejamos.

Janine 30/04/2023

Socorro, são eles, os macacos
Que livro intrigante, comecei a leitura devagar, sem entender os termos galáticos, depois de 10 páginas emergi na história. Melhor que o filme, como esperado. Incrível vale a leitura. Final muito bom!

pietra_zz444 30/04/2023

Inesperado esperado
O plot é bem interessante, mas ao mesmo tempo dá pra sacar desde o começo, e mesmo já esperando algo do tipo o final não falhou em surpreender, mesmo que um pouco