Tocada pelas Sombras

Tocada pelas Sombras Richelle Mead

Resenhas - Tocada Pelas Sombras

Carol 12/05/2023

Essa personagem nunca tem paz!
Neste terceiro livro vemos mais um pouco da evolução de rose Hathaway, e como em 6 meses ela já passou por tanta coisa. Ela aprendeu a amar, teve perdas, reencontros e está a cada dia fazendo novas descobertas sobre o que pode acontecer com ela devido a magia de Lissa.
Já estou ansiosa pra continuar acompanhando a jornada dessa personagem (que já sei que será muito sofrida), e ver até onde ela vai chegar e o que pode alcançar.

Fernanda631 29/10/2022

Tocada pelas Sombras
Tocada Pelas Sombras é o terceiro volume da série Academia de Vampiros que traz um enredo cada vez mais envolvente. Richelle Mead mais uma vez me surpreende pela sua originalidade, não se deixe enganar por ser uma historia de vampiro com nome clichê, tenho certeza que essa trama vai te surpreender.
Depois do terrível incidente ao fim de Aura Negra, Rose se vê marcada pela perda do seu grande amigo e também pelo que parecem assombrações que começam a aparecer em St. Vladimir. Isso somado ao fato de seus poderes e sua ligação com a Lissa estarem abalados e mais perturbadores e os olhos dos guardiões e Moroi estarem se voltando para a herdeira Dragomir - e para a ameaça Strigoi que continua crescendo fora dos muros do colégio.
Com a narrativa fluida pela qual a gente se apaixonou, o clima está muito mais sombrio, com perigo em todos os cantos. Rose parece paranoica, mas será mesmo fruto da sua imaginação? Ou tem alguma ameaça se aproximando da Lissa e de St. Vladimir? Para entender o que está experimentando, Rose resolve investigar o que é, de fato, ser beijada pelas sombras, o que sua ligação com o espírito de Lissa significa - e as respostas podem não ser tão animadoras quanto ela esperava.
Lissa se vê alvo de pressões psicológicas e emocionais e sociais, uma vez que a realeza a está observando, os alunos a estão investigando e ela mesma não pode dar um passo em falso com medo de causar alguma retaliação às pessoas com quem se importa. Rose tem que lidar com os terrores vividos em Spokane e a certeza de que os Strigoi vão buscar retaliação pelas mortes que ela causou no lado deles. Ah, e para piorar: ela está vendo espíritos. Durante os testes, Rose acredita que está vendo fantasmas e começa a se questionar se não estaria enlouquecendo após tanto tempo absorvendo a escuridão provocada pelo uso do espírito de Lissa. Rose já tem um temperamento forte, mas agora ela se encontra estressada, com um péssimo humor, e muito mais explosiva. O único que consegue acalma – lá é Dimitri, que sempre aparece no momento certo para lhe trazer de volta a sanidade.
Rose continua uma protagonista bastante incrível, ela vive conflitos pesados, coisas que abalam sua consciência e seu jeito de se portar. Ela quer ser forte pela Lissa, mas seu espírito e memória estão maculados e ela precisa aceitar que talvez nem sempre possa aguentar tudo o que acontece consigo. Até porque Rose se culpa pela morte do melhor amigo, por não ter conseguido protegê-lo, e fica se perguntando se isso pode acontecer com a Lissa algum dia. Se talvez não esteja tão preparada para ser sua guardiã.
Dimitri está mais presente, em especial emocionalmente. Depois do baque do fim do último livro e de ter escolhido permanecer no colégio, Dimitri parece ter aceitado seus sentimentos pela Rose, e a profundidade do relacionamento dos dois vai além do amor. Ele entende as dores dela e faz o possível para mostrar que está ali por ela.
É o tipo de casal que salta das páginas e rouba seu coração, e esse livro tem uma das minhas cenas favoritas envolvendo os dois - sim, eu estou falando da cabana.
Claro que nem tudo são flores, e Rose está vivendo um pequeno triângulo amoroso - mais inclinado para o outro lado nesse caso - com Adrian Ivashkov. Um Moroi cheio de carisma e com um ego do tamanho do mundo. Ele se voluntariou para ajudar a Lissa a entender o espírito e se faz presente no dia a dia da Rose. As interações entre os dois são fantásticas porque suas personalidades têm muito em comum; é inegável que existia uma química incrível e bem construída.
A parte política fica por conta da rainha Tatiana (tia de Adrian) e de intrigas dentro da corte Moroi. Com os assassinatos de famílias nobres crescendo e a ameaça se aproximando do trono, fica aquele desespero de entender porque isso está acontecendo, quem está guiando esses ataques.
Em relação à ação, o livro não deixa a desejar. Tocada pelas Sombras mexe com absolutamente todas as suas emoções, e deixa a promessa de uma continuação dramática e arrebatadora - o que com certeza foi.
Richelle mudou toda a história no capitulo final, deixando o leitor sem saber o que esperar da continuação. Essa serie só melhora a cada volume. E com uma narrativa envolvente, nos permite uma leitura rápida e prazerosa. Eu não esperava boa parte do que aconteceu neste livro, foi uma avalanche de acontecimentos que quando terminei a leitura eu só queria saber da continuação. Recomendo a leitura dessa série, acredito que ela agrada leitores em geral.

@leticiagritta 30/09/2020

Até agora foi o mais empolgante dos 3 livros lidos. Acredito que agora as coisas comecem a ficar mais sérias e mais perigosas. Mas no geral estou empolgada com a leitura!

Clarice 06/11/2021

Q ODIO DA LISA
Olha n é pessoal nem nada mas esse livro mostrou q a Lisa é uma pessima melhor amiga. Q tipo de amiga PEDE PRA VC ESCOLHER ENTRE VC O CARA Q TU AMA E ELA CACETE. Menina mimada do [*****]. Sim estou p* da vida com esse final e o respeito q eu tinha pela Lisa foi pro Beleleu. TIRANDO ESSE FATO TRÁGICO, gente q sabor esse Adrian viu meu amor, nem pensar em Dmtri direito pensei nesse livro. Outro ponto q percebi, q pode ser mudado nos proximos livros mas n sei ne, é q eu quero uma PERSONALIDADE PRO DMITRI VEI poxa o menino é certinho 24 h e mesmo q tenha o dialogo "ai ele n é tao perfeitinho quanto vc pensa" FOI ISSO OQ MOSTROU NO LIVRO TODINHO como q ela quer q eu pense de maneira diferente??? Acho q por isso me indentifiquei mais com o Adrian msm sabendo q ele vai levar um grande pé na bunda no final.... Mas é sobre isso, e não tá tudo bem.
Bella318 25/11/2021minha estante
Nossa muito isso!!! tô muito mais inclinada pro Adrian do que para o Dimitri, tanto que eu só vou ler o spin off só por ele

ThayAvalon 11/04/2023minha estante
Mulher o que foi esse final ???????

dáfiny caetano 29/10/2021

O choque que foi o final desse livro...
ALGUÉM ME TRAGA UM LENÇO! Só entende a dor do luto quem passa e nessa leitura isso foi muito apresentado através da Rose. Apesar da leitura ter sido lenta no começo, depois vão acontecendo coisas que instigam o leitor a continuar. E o final? Sem palavras, só queria gritar! É um bom livro (principalmente pra quem shippa Romitri), mas como sempre haja coração pra aguentar o desenrolar da história.

Fernanda 21/09/2020

Perfeito
Simplesmente perfeito, nunca decepciona, me apaixonando pela série cada vez mais!

Literaris 07/06/2021

Esse livro e tiro porrada e bomba
Nessa continuação vamos seguir vendo os dilemas de rose e todas as problematicas em que ela se afunda , a autora enreda os personagens na trama e to muito ansiosa pra continuar e ver tudo que vem pela frente

Dani 04/08/2021

Esse foi o livro que realmente mais cortou meu coração na série! A relação entre Rose e Dimitri sempre foi algo muito complicado apesar deles serem feitos um para o outro, mas o final do livro por mais instigante, agoniante e incrível que fosse, me deixou extremamente chocada e me pegou totalmente desprevenida!