Terra em Chamas

Bernard Cornwell

Resenhas - Terra Em Chamas

Rodolfo Rodriguez 14/07/2021

Reviravoltas
Uhtred continua com vitórias, mas uma perda pode por toda sua lealdade a prova, impressionante como cada livro te prende e da continuação ao outro

LisboaPB 16/11/2022

O final não deu muito gatilho para o próximo livro mas agora promete um protagonismo feminino que deve ser muito importante. Espero encontrar isso. E até o autor prometeu nas notas históricas.

Sabrina 30/05/2020

Constato ultimamente que Bernard Cornwell me estragou para muitos livros futuros, como ler algo leve, apos ser bombardeada com muita intriga política, ação, estratégias de guerra e personagens eletrizantes como esses?! Afora a absorvição de muita historia passada. simplesmente magnifico.

Andre350 13/06/2022

O rei Alfredo está com a saúde debilitada. Seu herdeiro ainda é muito jovem. Seus inimigos, os dinamarqueses, fracassaram em tomar Wessex, mas agora a vitória parece iminente. Lideradas pelo brutal Harald Cabelo de Sangue, as hordas vikings atacam. Mas o rei tem Uhtred, que inflige aos vikings uma de suas maiores derrotas.
No entanto, o gosto da vitória inglesa é ofuscado por uma tragédia que leva Uhtred a jurar jamais servir o reino saxão novamente. Agora o sonho de retomar as terras que lhe são de direito na Nortúmbria parece mais próximo. E para alcançar seu objetivo, o guerreiro se une ao amigo Ragnar e ao antigo inimigo Haesten para tomar Wessex.
Mas o destino tem outros planos. Os dinamarqueses de Ânglia Oriental e os vikings da Nortúmbria pretendem conquistar toda a Inglaterra. A filha de Alfredo então implora pela ajuda de Uhtred e o guerreiro, incapaz de dizer não, toma a frente do exército derrotado da Mércia, rumo a uma batalha inesquecível num campo encharcado de sangue junto ao Tâmisa.
Na série Crônicas Saxônicas, Cornwell narra a história de Alfredo, o Grande, e de seus descendentes, e, nesse quinto volume, apresenta a criação da Inglaterra que conhecemos hoje.

Reinan.Barbosa 24/05/2021

Não sei o que dizer, mas estou muito feliz com o andamento dessa série , com as altos e baixas e muito sangue !!!!

Jeff80 27/04/2020

Não cansa
É uma série que mantém o nível. O quinto não é tão bom quanto os antecessores, mas ainda é um ótimo livro com um protagonista que me faz torcer por ele e ainda querer ler o sexto livro.

Douglas.Castro 14/05/2022

Perfeito
Mais um livro da serie, uma das melhores series ja escritas, recomendo a todos, leitura facil e envolvente.

André L. Pavesi 14/06/2010

O destino continua inexorável para os lados de Uhtred
Se você ainda não leu o livro, cuidado que pode haver spoilers na resenha. Ok, você foi avisado.

Neste quinto volume das Crônicas Saxônicas, mais uma vez se destaca o talento esmerado de Cornwell para a construção de personagens ricos e complexos; as motivações e conflitos internos dos personagens principais, suas nuances e variações, variações estas que os tornam mais verdadeiros e verossímeis, saltam aos olhos dos leitores.

Cornwell continua apresentando a seus leitores as grandes batalhas de praxe, com as reviravoltas esperadas, assim como um verdadeiro panteão de personagens memoráveis.

Dentre esses personagens, destaca-se de forma surpreendente a evolução de Ethelfled, a filha do Rei Alfredo; apresentada inicialmente como uma garotinha voluntariosa, a personagem cresce de importância ao longo da saga, ocupando nesse quinto livro um papel gigantesco como inspiradora de suas tropas na batalha e co-conspiradora nos planos de Uhtred. Isso sem falar no papel de companheira do personagem-narrador.

Outro personagem que passou por uma surpreendente mudança foi Ragnar Ragnarson, outrora um guerreiro altivo, reduzido a um senhor de terras preguiçoso, mais do que satisfeito com os feitos do passado e que só toma alguma atitude para garantir o futuro de seu povo após ser muito aporrinhado por sua esposa, Brida.

Aparentemente Cornwell deixou esse volume para destacar as personagens femininas, criando nele a tão bela quanto traiçoeira Skade, que conduzida por sua ambição e desejo por poder passa do papel de inimiga ao de amante, voltando depois ao de inimiga ao longo da trama do livro.

Ao longo de pouco menos de 400 páginas, vemos Uhtred sendo conduzido por um destino cada vez mais inescapável a uma série de papéis, desde braço armado do Rei Alfred, passando por conselheiro militar, pária, fora-da-lei, viking, um senhor-da-guerra caído buscando reerguer sua tripulação, até retornar pelas forças do destino ao seu definitivo papel na formação do reino da Inglaterra.

De um modo geral, podemos considerar que a história de Uhtred entrou em sua reta final, embora ainda tenhamos pelo menos mais um ou dois livros pela frente. Graças a Tor, o fio de Uhtred ainda terá muito o que ser manipulado pelas Nornes...

Thiago Amorim 04/06/2022

A ambição de Skade
Esse livro traz um protagonismo feminino que não tínhamos visto nos outros. Skade seduz e conduz os homens para a ruína, em busca de uma coroa. Etelfleda, por sua vez, leva todos a vitória. Alfredo está nas últimas, Eduardo luta para se provar, mas é Etelfleda quem joga as cartas e vence o jogo.

Vinicius 03/04/2022

Depois de cinco livros da história de Uhtred, o autor continua com a mesma narrativa excelente.
Porém, para mim o mais instigante tem sido conhecer um pouco da história de Alfredo. A adaptação e a inteligência do reino ao novo estilo de vida imposto pelos dinamarqueses é impressionante.

Lilian 28/02/2021

Bernard Cornwell ??
Bernard Cornwell é o melhor autor? Sim ou com certeza?
Ele se consagrou como um dos meus queridinhos ao lado de Jane Austen e C.S. Lewis.
Seus livros seguem uma estrutura que sempre se repete em todos os livros, mas ele tem uma escrita que cativa e sempre tira meu fôlego!

Te amo Cornwell ??

DeiaMolder 28/12/2021

Terra em Chamas
Volume 5 - Crônicas Saxônicas
Bernard Cornwell

" O caminho para a riqueza é se tornar bispo cristão ou abade de mosteiro, e assim, ser imbuído com permissão do céu para mentir, enganar e roubar, abrindo caminho para o luxo."

Quinto volume e o autor ainda não deixou a peteca cair, continua entregando uma narrativa impressionante. Cada batalha descrita é um show. ?

Nota - se também que neste volume as mulheres chegam com tudo, podendo até brincar com o destino. ?

Assim dizendo as fiandeiras do Destino, mulheres também ? jogam com Uthred, levando - o a caminhos diferentes e sonhados. Mas será que se concretizam esses sonhos ? ?

Atenção ? está série não é para fracos de estômago ?. Sempre rola membros nos campos de batalha e escorre muito, mas muito sangue.?

E é claro que não é meu caso. ?

Vamos para o 6° volume ???