Terra em Chamas

Bernard Cornwell

Resenhas - Terra Em Chamas

Daniela742 16/05/2021

Crônicas Saxônicas
Comparado aos outros livros da série até aqui esse foi o mais fraco pra mim. A história continua muito boa, mas acho que não segue o padrão dos outros.

No entanto, tem muitos pontos positivos, Uhtred está mais maduro e suas decisões, antes quase sempre impensadas, agora carregam a reflexão de suas experiências e de tudo o que passou. Isso moldou muito sua personalidade e apesar de ainda encrencar com os saxões, ele consegue pensar além dessas diferenças.

Ætheflaed foi também uma surpresa muito positiva. No último ela já se mostrou diferente da típica mulher submissa e nesse livro é explorado ainda mais sua personalidade, sua força, coragem e importância para a Mércia.
Claudinei.Silva 10/06/2021minha estante
Concordo plenamente! Dos livros até aqui que li, o mais fraco, simplesmente pq a narrativa é um pouco travada, em comparação aos anteriores, mais vale a pena pelo demonstrar de um sutil amadurecimento de Uhtred

V Madero 01/08/2015

traição, maldição e destino.
Terra em chamas é trágico, em vários sentidos... Com mortes tristes, traições, personagens que se vão tão rápido quanto surgiram... Nos mostra como de fato Uhtred é o personagem "menos humano" dos principais do Cornwell... Não da pra se apegar a ele, ou nutrir muita simpatia... Eu não consegui ao menos...a forma como o personagem encara a vida e destino da raiva muitas vezes...

A mércia precisa ser salva neste livro e o nosso "herói" mais uma vez entra em ação...não tenho o que complementar mais (além de tudo que já falei em resenhas dos livros anteriores) sobre a narrativa,ou sobre como o livro é recheado de batalhas, tendo uma atraz da outra.

Ragnar aparece novamente e continua o bom "amigo/irmão urso" sempre simpático e pronto a perdoar tudo que Uhtred faz...apesar de Brida não pensar igual.

No fim...o destino é inexorável.

Ronan.Azarias 15/07/2022

O que dizer...
De um livro com 12 anos de existência e tão lido como esse foi sem repetir o mesmo do mesmo? Não acho possível. O que vi foi uma historia, no geral, não muito diferente dos anteriores. Ou seja, a estrutura basica não muda. Contudo um evento realmente me pegou desprevinido, mesmo sendo esperado quando se observa o contexto geral de como o tio Cornwell leva o enredo. Pra quem leu os anteriores com certeza o livro nao traz novidades em questao de estio, ritmo, roteiro e plots, mas mesmo assim é um livro excelente.

Binho 11/05/2024

Utrhed é o cara mais azarado e sortudo do universo.
As fiandeiras devem achar divertido a vida do personagem principal, pq toda vez que algo tem as chances de dar muito errado, ele escapa. E, de igual modo, quando tudo parece que vai dar muito certo, já nos preparamos pra mudança de planos. Essa obra sempre surpreende, primeiro pela riqueza histórica dos relatos apresentados, também por sua trama ficcional tão bem amarrada que nos deixa presos ao livro, querendo saber o q virá no próximo capítulo.

Biblioteca Álvaro Guerra 10/03/2020

Terra em chamas.

O rei Alfredo está com a saúde debilitada. seu herdeiro ainda e muinto jovem. Os inimigos Dinamarqueses fracassaram em tomar Wessex. mas agora a vitória parece iminente.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788501089984

André de Lima 05/06/2012

Bom como os anteriores
O livro é bom como os anteriores. Confesso que fiquei decepcionado com o final achando que a série terminava sem um desfecho para a história de Uthred, mas ainda bem que teremos mais crônicas saxônicas vindo por aí (pelo menos foi o que descobri através do wikipedia)

Rodrigo Almeida 06/09/2010

Novamente, uma boa obra de Bernard
Como de costume, Bernard Cornwell nos apresenta uma história envolvente e realista da guerra medieval, onde o herói não é tão herói assim. Onde o homem mostra sua verdadeira face diante do horror da batalha.

No entanto, ao mesmo tempo, mostra-nos a fragilidade deste mesmo homem diante da perda daqueles que lhes são próximos, criando cenas absolutamente tocantes.

Em determinado ponto, para aqueles que acompanham os livros do autor, possam vir a pensar que tudo está se tornando um pouco repetitivo, mas quando isso ocorre, Cornwell arruma uma forma de torcer a história e nos surpreender.

Terra Em Chamas, sem dúvida nenhuma é um ótimo livro, mas dentro da saga não é o melhor, nem por isso, faz com que não mereça as cinco estrelas.

Evaldo29 23/09/2022

Muito bom ???leitura impressionante, a descrição nos momentos dos combate e realmente muito boa, da pra entender como aconteceu cada detalhe, simplesmente o melhor autor de ficção histórica ??

Babi Nole 09/03/2023

Muito bom , mas, o casal novo não dá pra mim, a construção que vinha tendo mostrava algo completamente diferente

Bernardo 24/09/2010

Esse é mais um clássico 'livro de meio de saga' de Bernard Cornwell. Começa meio lento (provavelmente pra dar tempo do leitor relembrar a linha da história), acelera e termina quando você está mais empolgado! hehe
Mas, como é um livro do Cornwell (e ele escreve absurdamente bem!), você acaba sem ter muito do que reclamar. ;)
Sou obrigado a concordar com um comentário que um amigo, que leu o livro antes de mim, fez enquanto eu estava no meio da leitura: por vezes, parece que o autor não sabe muito bem como vai seguir a história (com exceção, é claro, dos pontos principais da narrativa que, claramente, já estão definidos no início do processo de escrita) e isso faz com que algumas reviravoltas da história pareçam meio súbitas e algumas subtramas acabam se perdendo no decorrer da saga.
Mas não acho que isso chegue a ser um demérito, já que a nossa vida diária também é algo com reviravoltas súbitas e com diversas 'pontas soltas'. Dessa forma, a narrativa fica mais realista (de certa forma) e dinâmica do que se tivesse sido previamente toda estruturada e amarrada.
O único porém, na minha opinião é a repetição exagerada de determinadas expressões ao longo do livro (como "dinamarqueses de lança e espada", "vestido em glória guerreira" ou "o destino é inexorável"). Pode ser que o autor tenha propositalmente usado esse recurso para deixar mais claro a nós, leitores, como era a mente das pessoas daquela época ou para delinear a obsessão de alguns personagens em relação a determinados temas, mas, mesmo assim, por vezes fica um tanto enfadonho.
Enfim, foi-se mais um (bom) capítulo da saga em que o fio da vida de Uhtred de Bebbanburg é cada vez mais entremeado à trama da família de Alfredo (seja nas porções claras ou escuras do 'tecido') pelas 'fiandeiras do destino'. E que venha o próximo! \o/

Ric França 09/06/2017

Terra em chamas!
O que falar do 5° volume das Crônicas Saxônicas, senão da batalha pelas fortalezas de Beamfleot.

Aquela batalha, na floresta de Thunresleam, em meio às chamas do velho castelo, foi alucinante!

O livro é contagiante, te pega do início ao fim. E o final, nossa... é demais!
Não quero mandar nenhum spoiler, mas o trecho da batalha pelos fortes foram as páginas mais emocionantes que já li, nos últimos tempos. Só elas já valeram pelo livro todo.

A primeira parte foi caos, cavalos, espadas, guerreiros e sangue. Já a segunda foi pura estratégia, abelhas, flechas, arqueiros e mais sangue ainda.

Livro incrível! Adorei!

Wyrd bið ful ãræd. O destino é inexorável.
E que venha a Morte dos Reis! (vol.6)

Raphael 03/09/2018

Mas um ótimo livro dessa saga maravilhosa.

Mica 02/08/2011

Perfeição!
Não existiria outra palavra para descrever tal efeito causado pelas história do mestre Cornwell.
Eu me sentia dentro de cada parede de escudos, a maneira da narrativa cada sensação de vitória, decepção, injustiça, faz com que pensamos que fazemos parte dos guerreiros de Uhtred.

É fantastico o desfecho, é um livro que não enrola para contar os fatos, não cansa a leitura, um livro que pegamos pra ler e quando a gente da conta já estamos terminando.

Sem dúvida nenhuma , é uma das minhas séries preferidas do Cornwell.

esteves.scream 17/04/2020

Épico
Mais um capítulo de tirar o fogo! Sem dúvidas o melhor autor para descrever batalhas medievais. Nada glorioso. Sujo como deve ser.

Fabiano 02/04/2020

Reviravoltas
Cada livro uma reviravolta, um trama diferente e personagens cada vez mais envolventes. Esse é um que mostra que a jornada de Uthred ainda é um mistério para nós leitores.