Felicidade clandestina

Felicidade clandestina Clarice Lispector




Resenhas - Felicidade Clandestina


548 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Joabe13 17/05/2024

Simplesmente genial o que Clarice conseguiu fazer mesmo com tão pouca idade. Eu me surpreendo mais a cada livro que leio dela.
comentários(0)comente



Rute31 16/05/2024

Essa foi a terceira vez que li Felicidade Clandestina, misto de contos que parecem crônicas e crônicas que lembram contos. Com 25 histórias curtas, Felicidade Clandestina me faz pensar muito em solidão, como se uma cortina muito pesada estivesse colocada na frente de cada personagem.

Meus contos favoritos são Felicidade Clandestina, por ter sido uma das primeiras coisas que tenho lembrança de ter lido, ainda num livro didático: a história do desejo e afeição da menina narradora pelo objeto quase sagrado que a filha do livreiro a um só tempo prometera e negara é uma história que de algum modo se repete ao longo da vida de todo mundo, não necessariamente com um livro. Restos do Carnaval também é um conto que parece muito simples (e só parece) sobre uma menina que pela primeira vez vai poder brincar no carnaval, “bonita e feminina”, fantasiada de rosa. A Legião Estrangeira é um dos contos que mais me impressiona, porque crianças como Ofelia são muito reais e a surpresa que ela deixa após a última visita, ao conhecer o pintinho da casa, é assombrosa. Como essa menina tão bem comportada foi capaz de fazer aquilo? A Criada também é um conto inesquecível, e o curioso nome da personagem, Eremita, me deixa muito intrigada. Por fim, Uma História de Tanto Amor é um dos contos que me marcou mais profundamente: a história da menina que amava suas galinhas rendeu vários rascunhos em minha própria escrita sobre essas aves ao longo do tempo.
Reencontrar Felicidade Clandestina é como reencontrar uma pessoa a quem conheço muito pouco e com quem, apesar de reencontrar, ainda tenho pouca intimidade e sempre encontro algo novo a me fascinar.
comentários(0)comente



Carolina1551 16/05/2024

Costumo dizer que não existe texto ruim ou incompreensível da Clarice, e sim textos que não eram para serem lidos naquele momento. E metade destes presentes nesse livro senti que era dessa forma, e a outra metade li pois estava presente em livros anteriores. Em geral, Clarice escreve sentimento de forma única!
comentários(0)comente



Rafael.Merrighi 14/05/2024

Lindo lindo
Não sou uma pessoa que gosta de ler contos como um livro, acho que falta coesão e confunde muito. Mas esse livro me comoveu demaiss, a escrita é GENIAL e os contos têm mensagens maravilhosas que variam muito o que me prendeu na obra. Acho que no final eu me surpreendi muito sendo uma leitura de um gênero que não me agrada e principalmente pelas mensagens que a autora escrever magnificamente.
comentários(0)comente



geomoura 12/05/2024

Me recomendaram esse livro pra sair da seca literária mas acabou que eu demorei bastante pra terminar, acho que livros de contos não são pra mim :/
comentários(0)comente



brupossatto 11/05/2024

É interessante mas não é meu tipo de livro, sinto que se não fosse o "posfácio" da edição sairia com mais dúvidas.
comentários(0)comente



Zezinholendo 07/05/2024

A primeira vez que eu fui ler Clarice confesso que não entendi muito bem, certo dia eu e minha esposa conversando sobre a autora, ela me falou algo que me abriu a mente para entender melhor os livros da Clarice Lispector, ela me disse que Clarice não foi feita para ser entendida, mas sim sentida. Confesso que funcionou esse é os segundo livro que eu leio da autora (e o primeiro que concluo) e fiquei muito impressionado com a quantidade de sentimento que há nos livros dela.
comentários(0)comente



Wesley424 06/05/2024

Ele se tornara homem
Felicidade clandestina, um conjunto de contos variados, de clarice lispector, o livro trata de várias narrativas diferentes e que encantam e prendem que lê.
os contos variam desde uma menina maligna que não quis emprestar o livro a menina, da criança que sonha em ir ao carnaval, até o primeiro beijo de um homem. e esses contos causam um ar de questionamento ao leitor, um ar mágico.
clarice consegue explorar os sentimentos de forma singela, aborda assuntos de forma única, faz críticas a sociedade de uma maneira surpreende. apenas leiam clarice, ou melhor, clarice não se lê, se sente...
comentários(0)comente



Stefany.Alencar 05/05/2024

Felicidade Clandestina
Amo Clarice Lispector e suas histórias, mas sinto que esse livro não acabou de uma forma fácil, o final do livro é cansativo/entediante, porq vc procura respostas ou algo que te prenda e não acha, justamente por estar sendo uma leitura difícil.

É um livro muito bom, os contos te prendem, alguns vc vai entender de cara, outros vai te confundir e os que sobrarem ou vão te deixar procurando respostas - que nem sempre vai estar lá - ou vão te dar um corte tramontina.

Mas no geral, sinto que esse não foi um livro fácil de ser lido, justamente pela leitura ter ficado cansativa.

"Criava as mais falsas dificuldades para aquela coisa
clandestina que era a felicidade. A felicidade sempre iria ser clandestina para mim."
comentários(0)comente



Maria Eduarda 05/05/2024

Meio médio
Não é meu tipo de livro, sabe? acho que a escrita da Clarice Lispector é muito cansativa, e é exatamente o contrário do que se espera de um livro de contos/crônicas.
comentários(0)comente



molivvv 03/05/2024

?criava as mais falsas dificuldades para aquela coisa clandestina que era a felicidade. a felicidade sempre iria ser clandestina para mim.?
comentários(0)comente



Aline 28/04/2024

Literatura transporte
Absurda. Alguns contos te impressionam, outros te confundem, outros te cortam: mas em todos Clarice me pega na mão e conduz, me coloca na cena de um jeito que não consigo escapar. Me perco em palavras, até o último ponto do conto, buscando a resposta que nem sempre está lá. O que mais me destaca desse livro é o uso da linguagem pra te envolver e abraçar, como uma jibóia faz.
comentários(0)comente



Querida Leitora 26/04/2024

Leitura incrivelmente subjetiva
Tenho que começar falando sobre como a interpretação dos contos é muito particular, ao finalizar cada um eu gostava de pesquisar análises de uma ou duas pessoas e era muito engraçado como sempre mudava. Admito que não foi uma leitura fácil, me perdia rapidamente e relia várias vezes kkkkk porém acredito que a Clarice era uma autora que gostava do incompreensível, na verdade o simples subjetivo, a narração de cada conto fazia me sentir o próprio personagem. Os contos que me foram mais impactantes: "O grande passeio", "O ovo e a galinha" e "Os obedientes", no final de cada um eu fiquei uns 30 segundos só parada, refletindo. Tenho uma profunda admiração pela autora, recomendo demais a leitura.
comentários(0)comente



mariahnrt 25/04/2024

Muito bom.
Confesso que não li com toda a intensidade que deveria ter lido Clarice para entendê-la, mas foi um livro que não me arrependo nem um pouco de ter lido e pretendo ler de novo mais pra frente.
comentários(0)comente



ratão 22/04/2024

Galinhas
O livro é marcante, seus contos e memórias são dignos de um local em nosso pensamentos. Houve alguns que obtiveram um peso maior em mim, como por exemplo o "Ovo e a Galinha", '"O grande passeio", "Perdoando Deus". Criaram questionamentos internos, reviveram fúrias passadas e trouxeram o ar melancólico.
Sapomaldito 22/04/2024minha estante
?????


Mariana 05/05/2024minha estante
Li o "Ovo e a Galinha" com um grande ponto de interrogação na cabeça. O que me conforta é saber que a própria Clarice também não compreendeu ele.




548 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |