A megera domada

Millôr Fernandes

Resenhas - A Megera Domada

Bruna 31/08/2021

Uma comédia!
Não sei se eu entendi a proposta, mas achei engraçadíssimo! Não sabia que o William era tão bem humorada assim. Achei babado.

Eu descobri o livro porque estava assistindo O Cravo e a Rosa, uma novela do GloboPlay; como a história é muito interessante, pensei logo "será que é baseada em algum livro?" Quando fui pesquisar, achei. A dita cuja é mesmo baseada em um livro, esse aqui.

Bom livro pra passar o tempo e dar umas boas risadas. Os acontecimentos acontecem MUITO rapidamente, MUITO sem explicação. Porém, acho que essa é a intenção mesmo.

Aubrey 02/05/2021

Peça que inspirou 10 Coisas que Odeio em Você
Vi muitas pessoas comentando sobre como o machismo presente na obra as incomodou e como incomodou a mim também, decidi pesquisar para entender as críticas presentes nessa peça.
A Megera Domada conta a história de duas irmãs, Bianca, que é uma jovem doce, e Catarina, a tal "megera". Bianca tem muitos pretendentes, mas para que ela possa casar, seu pai impôs uma condição: a mais velha deveria se casar primeiro.
A Megera Domada é uma peça que mostra, com humor, como era a sociedade de antigamente.
Catarina, no final, é vista como "domada" por Petrúquio, o homem com quem foi forçada a se casar, mas será que ela realmente mudou?
Analisando o seu discurso pode ser observado que ela está agindo assim não porque ama Petrúquio e quer ser bem vista por seu marido, mas porque percebeu que não chegaria a lugar algum se continuasse a se comportar daquela forma e continuaria sendo tratada mal.
E mais: em seu discurso há uma crítica voltada a ele. Quando ela diz "E não exige de ti outro tributo senão amor, beleza, sincera obediência" é necessário lembrar que Petrúquio se casou com ela por seu dinheiro, não pelo seu amor. Logo, ele também não se encaixava no padrão de "marido perfeito".
Considerando tudo isso, a obra é divertida e fácil de ler, o que mais me incomodou foi a quantidade de personagens com nomes parecidos, que me fizeram me perder um pouco na leitura.
Não vão apenas pelas resenhas, leiam e tirem suas próprias conclusões, lembrando sempre que a obra não foi escrita nos anos 2000, portanto, reflete a sociedade da época em que foi escrita.
dani 02/05/2021minha estante
Ótima resenha! Gostei das suas reflexões. Ainda hoje não temos equidade de gênero, imagina naquela época!

AnaB. 01/04/2021

A história de duas irmãs, e para que a mais nova se case a mais velha tem que casa primeiro. História manjada que agora aprendi quem inventou.

Livro engraçado e tals, mas o contexto me deixou incomoda.
Vale apena ler, conhecer os clássicos, e tentar não ser anacrônica.

Renata.Deplanck 26/04/2021

É a primeira obra de William Shakespeare que leio.
A princípio fiquei confusa, até compreender que a história é, na verdade, uma peça de teatro.
E gostei muito dessa nova experiência.
A história em si é um tanto incômoda para mim, por ser tão diferente da cultura de hoje.
Mas a experiência é totalmente válida.
Pedro 26/04/2021minha estante
Nunca li nada do Bardo. Acho que tenho que corrigir isso.

Renata.Deplanck 26/04/2021minha estante
Pois é... uma experiência diferente.

Pedro 26/04/2021minha estante
O que torna mais interessante.

Renata.Deplanck 26/04/2021minha estante
Sim! Muito válida!

???

Nadine Hoffmann 07/07/2020

Top 5 de 2020
Atualmente minha peça preferida do Shakespeare. Os personagens principais são extremamente cativantes e eu ri alto com os diálogos.

Joice (Jojo) 24/10/2010

Queria ler "A megera domada" porque, reza a lenda, essa peça de Shakespeare serviu de base para um dos filmes que mais gosto: "10 coisas que eu odeio em você". Durante a leitura, realmente é possível identificar semelhanças entre um e outro - nomes de personagens e cenas, por exemplo - mas não gostei da história original.

Com todo o respeito à capacidade literária de Shakespeare, não sou partidária da forma que Petrúquio utilizou para dobrar a "megera" Catarina e, muito menos, do discurso que ela faz ao final da peça (talvez mais adequado à época do escritor).

Penso que vale a pena conhecer as obras de Shakespeare. E agradeço que seu trabalho tenha servido para a criação de outras obras bem mais agradáveis ao meu gosto.

Ribb 02/07/2021

Em forma de roteiro de peça, a estória se passa em tempos mais antigos, sua protagonista é a irmã da irmã perfeita, ela era grossa, rabugenta, rica. Que por mais que o final não foi muito do meu agrado retrata essa realidade

Jeferson.Schimingoski 13/05/2021

Um clássico
Não sei se o método hoje daria certo(certamente que não), mas que Petruchio domou a rebelde Catarina, ah isso sim!

Aline221 17/05/2022

A Megera Domada
É uma história dentro de outra história, sendo que apenas uma apresenta seu desfecho no final do livro.
Recomendo essa leitura demais! É engraçada e também cheia de críticas sociais.

Rebeca 31/12/2022

"Pois mais estúpido é você que aposta em minha obediência."
O livro é uma boa adaptação de 10 coisas que eu odeio em você ? /i

Eu só quero falar que eu me apaixonei por sheskepeare através dessa obra.

Nicole.Bassi 23/03/2021

Um clássico
Muitos diriam que envelheceu mal, realmente concordo, mas não deixa de ter uma certa grandiosidade se tratando de uma obra de Shakespeare.
Engraçado em alguns momentos.
Mas se eu precisasse indicar uma peça de autor para alguém não seria essa.

Loanfi 23/11/2021

Este NÃO é um livro para todos
Muitos lêem Shakespeare, mas nem todos deveriam ser leitores de Shakespeare. Estamos falando de um autor refinado e que não escreve nenhuma frase por escrever. Todas as passagens possuem significado e devem ser analisadas a fundo. Apesar da leitura dinâmica e bem humorada que a peça nos apresenta, ela deve ser lida cuidadosamente. A megera domada é o retrato da sociedade machista, entretanto isso não significa que a obra se resume a isso e quer passar tal mensagem. Se você leu e odiou o final achando que Catarina foi realmente domada: parabéns haha foi enganado pela "megera". Há muitos pontos para se destacar e que mostram o quão genial esta peça é, porém uma pequena pesquisa na internet e boa vontade interpretativa revelam isso. Por fim, como boa parte dos clássicos, não leiam com expectativas e comparativos do século XXI. Nós sabemos que muitos preferem a novela da Globo e é para gostar mesmo, pois foi adaptada para o nosso século, diferente da peça escrita há alguns aninhos atrás.

naniedias 21/09/2013

A Megera Domada, de William Shakespeare
Nova Fronteira - 120 páginas
Uma comédia divertida, embora extremamente machista (ou não...)!

Título: A Megera Domada
Título Original: The Taming of the Shrew
Autor: William Shakespeare
Ano Original de Lançamento: 1593
Comprar Online:
Inglês: Amazon / Book Depository
Português: Amazon / Cultura / Saraiva / Submarino

Uma mulher destemida, independente e até mesmo um pouco brava. Com seu temperamento explosivo e confiante, acaba espantando todos os possíveis futuros consortes. Ao contrário dela, porém, sua irmã é um anjo e tem muitos pretendentes interessados nela.
Mas o pai das duas resolveu que a mais nova só poderá se casar depois que a mais velha encontrar um marido.

Já ouviu essa história antes, certo?!
Pois claro que sim!
Essa é a premissa de "A Megera Domada", clássico de William Shakespeare, poeta e dramaturgo da Inglaterra Elisabetana. Talvez você ainda não tenha lido o original escrito pelo Bardo (e está perdendo, garanto!), mas certamente já se deparou com ao menos uma das milhares de adaptações já feitas dessa obra.

Sabe aquela novela que a Globo não cansa de repetir?! Que já passou umas três mil vezes no Vale a Pena Ver de Novo? Tenho que dizer que eu assistiria se desse, porque ela é muito divertida...
Estou falando de O Cravo e a Rosa.
Claro que você já ouviu falar dessa história de Catarina e Petruchio, certo? Pois a trama principal dessa novela foi baseada no clássico do qual estou falando! E o nome dos protagonistas não foi escolhido à toa!

A trama original escrita no final do século XVI é protagonizada por Katherina E Petrucchio. Não pense, porém, que por já ter visto alguma adaptação conhece de cor a história. Garanto que Shakespeare tem surpresas para você! E algumas muito boas.
Eu nunca tinha lido o livro e me diverti bastante, inclusive com algumas gargalhadas, com o dramalhão dessa peça. Não é uma história séria ou com um forte ensinamento moral, é simplesmente uma comédia para fazer rir.

Entretanto, ao mesmo tempo que eu gosto da história eu desgosto. E vou explicar o porquê.
Primeiro a parte boa! É uma delícia ver uma protagonista tão forte, tão decidida, tão dona de sua vontade. Quase meio século depois, ainda é raro encontrar heroínas que não sejam frágeis, submissas e precisem de um verdadeiro herói... quão triste é isso?! Eu acho desesperador.

Ao mesmo tempo, porém, vem a parte triste. O livro foi escrito há quase quinhentos anos atrás... se o machismo ainda impera nos dias de hoje, nem preciso dizer o quão mais forte era há tantos séculos, certo?
A querida Kate (que, diga-se de passagem, não curte esse apelido), apesar de protagonista, poucas falas tem durante a peça. Além disso, acho que você já imagina qual seja o final do livro, certo? Não vou contar (apesar de pensar que tudo mundo já conhece! Hey, clássico do século XVI! Você pode até não ter lido, mas desconhecer completamente é meio difícil, né?!), mas é quase óbvio. A última fala de Katherina me fez odiar Shakespeare um bocado.
Ok, eu quase compreendo que só por ter imaginado uma personagem como Kate ele já fez algo grande... mas mesmo assim eu desejaria um final diferente.

Não sou a única a ficar dividida ao dizer se esta é uma peça misógina ou se no fundo está realmente querendo troçar com o ridículo que é a atitude machista ao finalizar a peça com aquele final.
Realmente é algo que dá horas de discussões acaloradas e te faz amar e odiar Shakespeare no processo...
Vamos discutir?! Quem quiser, no Facebook, no Twitter ou aqui mesmo pelo Disqus será um prazer falar sobre esse ponto da obra!

A edição da Nova Fronteira, que faz parte da coleção Saraiva de Bolso, não vale a pena!
A tradução não é péssima, mas também não é muito boa e a edição do livro está simplesmente horrível. Além de ser um livro de bolso, cuja qualidade já é inferior para oferecer um preço mais acessível ao consumidor (e nem acho que o preço está tão bom assim para uma edição que é tão fraca), a revisão e a diagramação também deixam muito a desejar.
Leia A Megera Domada, mas escolha outra edição!

A Megera Domada é um livro especialmente gostoso de ler, principalmente pela sua parte humorística que é bem bacana! Leia, se divirta e tire suas próprias conclusões sobre a misoginia (ou não!) do clássico.

PS: Está curioso sobre outras adaptações desse livro?! Basta dar uma rápida pesquisada na internet para encontrar várias histórias que se inspiraram em A Megera Domada, entre elas o lançamento da brasileira Marina Carvalho lançado pela editora Novo Conceito, Ela é uma Fera.

A minha adaptação favorita desse clássico é 10 Coisas que eu Odeio em Você, um filme americano de 1999 protagonizado por Julia Stiles e Heath Ledger. Se você ainda não viu essa versão cinematográfica do clássico shakespeariano, está perdendo não apenas uma história super divertida, mas também a melhor versão de Can't Take My Eyes Off You, interpretada pelo galã australiano que protagoniza o filme. Vale a pena assistir.

Nota: 8

Leia mais resenhas no blog Nanie's World

b i a 13/10/2021

das peças de shakespeare que eu li essa é a que eu menos gostei, acho que pro leitor moderno ela é antiquada, mas entendo o contexto da época e até que achei bem humorada

Afranio.Cunha 17/06/2020

Shakespeare em 2020
Me propus no ano de 2020 a ler o máximo de Shakespeare, essa já é a segunda peça que leio, primeiro li #Macbeth, e agora #AMegeraDomada. Um livro muito bom, engraçado com diálogos muito bem articulados e personagens cômicos. Não é de admirar o sucesso de Shakespeare.
Adriana Naves 17/06/2020minha estante
Rei Lear é sensacional. E nas comédias, "A Comédia dos Erros" é hilária.