A megera domada

A megera domada William Shakespeare
Millôr Fernandes

Resenhas - A Megera Domada

Li Caldas 21/03/2021

Divertido, mas com partes incômodas
Trata-se de uma comédia de costumes, recheada de momentos hilários.

Levando-se em conta o momento histórico em que a peça foi escrita, 1594, se não me engano, eu até entendo todo o machismo envolto no enredo. Muito interessante perceber Petrúquio reproduzindo o comportamento de Catarina, para que ela entendesse que não se deve tratar daquela forma as pessoas. Mas lendo com meus "olhos de 2021", me causa um certo desconforto a submissão total, candura e docilidade exigida das mulheres.

Outra coisa que me irritou um pouco: vários personagens tentando se passar por outros, trocando nomes, profissões, tudo para ludibriar o pai de Catarina e Bianca, o senhor Batista. Um pouco confuso... eu ficava sempre buscando na lupinha do Kindle para me lembrar quem era, na verdade, cada personagem.

Uma boa leitura, mas que não me agradou tanto.

imurah 01/10/2021

Agradável
Como poderia descrever esse livro? Um teatro
Simples assim, Megera Domada é uma peça de teatro. Porém, achei bem boa! O livro não me prendeu muito, mas foi o suficiente para eu achar a obra agradável.

?A juventude deve ser domada com a razão, não com a força.?

Evelyn 29/07/2022

Final terrível
Começa bem, tem excelentes partes cômicas, mas do meio pro final fica péssimo. Catarina tinha tudo para dar a volta por cima, mas ficou completamente submissa. Esperava mais! Muito machista.
Flávia Menezes 29/07/2022minha estante
Ah, agora quando eu for ler..já vou bem preparada!

Lorena Carneiro 15/10/2022

Leia sem julgamentos presentes
Teatro não é meu gênero de leitura preferido, até porque se espaçar muito a leitura se perde por completo e é difícil relembrar a história.

As primeiras páginas do livro são bem interessantes e cômicos, mas não existe um fim.

O restante do livro eu tinha um pouco de conhecimento, gostei da leitura e do enredo da história. Ao contrário de muitos não leio um livro antigo com pensamentos críticos atuais, até porque isso retiraria a beleza da obra.

Meu dicionário foi muito folheado durante a leitura.

The Rubert Reviews 14/09/2023

Why hype?
Então, trabalho de escola.

Muito forçado e essa adaptação piorou tudo, quem sabe o original é melhor

Milena12 05/10/2021

A influência de Shakespeare
Shakespeare é tão influente na nossa sociedade e sequer damos conta. O ruim de você assistir e depois ler a inspiração para aquela história é que você já sabe o que vai acontecer. Mas levando em consideração a obra de arte que li, valeu a pena.

Lulis 13/09/2022

A megera domada
Eu realmente nunca sei como entender 100% do que Shakespeare escreve, talvez minha mentalidade não seja desenvolvida o suficiente pra apreciar suas obras como merecem.
Eu ja tinha lido "Sonho de uma noite de verão" e eu gostei bastante, até dos personagens secundários, era bem cômico. Esse no geral, eu achei triste.
Ver Kate, uma mulher tão forte e cheia de sí, sendo resumida à apenas uma esposa, como na sua última fala no ato V cena 2, quando ela obedece Petrucchino e cita os seus deveres para com o seu marido e senhor.
Mas por muitas vezes dei boas risadas, o humor do autor é bem fácil kkkkkkkk. Amo também a disputa de forças entre Kate e Petrucchino, implicâncias que eu particularmente, acho muito atrativa em romances.
Os personagens secundários são muito doidos, trapaceiam, mentem, inventam mil coisas para conseguir o que querem (Bianca, em especial).
Conselho pra quem quer ler: tenha em mente que W. Shakespeare não é uma leitura muito fácil (pelo menos não nessa edição), algumas partes ficam confusas, e a linguagem é difícil. Mas é Shakespeare, então tem que entrar - ou pelo menos tentar - na cabeça dele pra ter um bom entendimento da mensagem que ele queria passar quando escreveu. Em "a megera domada", Shakespeare queria trazer com humor, uma crítica ao machismo, e de certa forma, defender os direitos das mulheres.
Eh isto.
??

Manu 23/10/2020

A Megera Domada
Shakespeare não deixa a desejar em nenhuma de suas obras, são todas incríveis. Essa em especial é uma comédia, fugindo um pouco dos dramas mais conhecidos como Hamlet e Romeu e Julieta. A megera domada é um obra muito cativante me prendeu do início ao fim, os personagens são bem construídos, confesso que fiquei um pouco confusa
com uma ?troca? de personagem que acontece no meio da narrativa. Petruccio e Catarina são o casal principal, apesar da obra ser muito boa, a forma como ele trata ela não me agrada nem um pouco. Mas no todo a obra é boa.

rabello. 11/12/2021

A megera domada, de William Shakespeare
Acredita-se que A Megera Domada seja a primeira peça de autoria de Shakespeare, provavelmente escrita por volta de 1597 e publicada pela primeira vez em 1623.

Se trata de uma comédia que se passa na Itália do final do século XVI, mais precisamente em 1590, a trama tem inicio com a chegada na cidade de Pádua, de Lucêncio Bentivoli e seu criado, Trânio, ambos naturais de Pisa.

O recém chegado Lucêncio, em sua caminhada que visava resolver um empecilho que os impedia de transpor uma viela necessária para sua chegada a hospedaria de destino, põe pela primeira vez os olhos em uma mulher pela qual se apaixonara de primeira vista, ao mesmo tempo em que uma cena chama sua atenção, se trata de Grêmio e Hortênsio, que interpelavam e clamavam para que Batista Minola cedesse a mão de sua filha caçula, a linda, doce e cordata Bianca Minola (a mesma pela qual havia se apaixonado Lucêncio) porém recebiam pela milionésima vez uma resposta negativa, visto que o velho, fiel a tradição só permitiria que Bianca se casasse após o casamento da primogênita, Catarina Minola, que embora muito bela, tinha um gênio terrível, irascível com tudo aquilo que lhe contradissesse ou desagradasse, amarga e irredutível, recebia a fama de megera.

Em resposta a esta condição que impedia os candidatos a mão da bela Bianca, chega na cidade Petrúquio Pantino (herdeiro da fortuna de seu falecido pai Antônio Pantino) que acompanhado de seu criado Grúmio buscava uma esposa rica para aumentar seu patrimônio, e que mesmo informado do mau gênio de Catarina, decidiu-se casar com esta, alegando que iria domar a megera. Embora seu primeiro encontro tenha sido um desastre, este conseguira convencer seu pai e uma vez casado, rumou para Verona, sua cidade natal, para dar início ao plano de doma.

Ao mesmo tempo, tendo em vista que o senhor Batista procurava professores particulares para suas filhas, acabara atraindo as mais engenhosas estratagemas (ou não) por parte dos que cortejavam a caçula, Lucêncio se passa por professor de literatura que denominara Câmbio, fazendo assim com que seu criado Trânio assumisse a sua própria identidade para se apresentar como candidato oficial a mão de Bianca para o pai da moça e sondar os passos dos outros concorrentes, já Hortênsio se passa por professor de música que nomeou-se Lício, e pondo em prática os disfarces, disputam o coração da amada durante o tempo que têm para lhes ministrar as supostas aulas.

A continuação de ambos os arcos narrativos, tanto da doma da megera quanto da disputa dos candidatos a mão da bela Bianca, deixo-os em aberto para não dar spoilers, deixo portanto o convite para que possa ler essa obra de Shakespeare, se trata de uma leitura leve, de linguagem simples mas não leviana, repleta de elementos cômicos que tornam o texto além de engraçado em vários trechos, muito gostoso e que além de tudo carrega consigo muitos significados nas entrelinhas, principalmente através de ironia, o próprio ideal da mulher submissa como desejado pelos homens e a de rebelde e crítica como repugnado, é um simbolismo pelo qual é feita uma crítica social a sociedade machista da época, há também a crítica quando a desigualdade social suplantada pelas castas e diversas outras minúcias que são capturadas nas entrelinhas, sob um olhar atento de quem as lê.

Ademais, Megera é uma obra que já li 4 vezes e além de não enjoar sempre me traz reflexões diferentes a cada releitura, portanto recomendo demais a todos.

Joice (Jojo) 24/10/2010

Queria ler "A megera domada" porque, reza a lenda, essa peça de Shakespeare serviu de base para um dos filmes que mais gosto: "10 coisas que eu odeio em você". Durante a leitura, realmente é possível identificar semelhanças entre um e outro - nomes de personagens e cenas, por exemplo - mas não gostei da história original.

Com todo o respeito à capacidade literária de Shakespeare, não sou partidária da forma que Petrúquio utilizou para dobrar a "megera" Catarina e, muito menos, do discurso que ela faz ao final da peça (talvez mais adequado à época do escritor).

Penso que vale a pena conhecer as obras de Shakespeare. E agradeço que seu trabalho tenha servido para a criação de outras obras bem mais agradáveis ao meu gosto.

Dri 12/01/2022

O melhor das 3 leituras do autor que fiz até agora
#MLV2022 Guerrilha | Missão #2: Destruir todas as câmeras e sistemas eletrônicos visíveis (Leia um livro de um(a) autor(a) que te decepcionou na última experiência)
Eu ri demais no meio desse livro, o Petrúquio e a Catarina se alfinetando é hilário. Só não gostei muito de como a Catarina terminou, falando tanta besteira de obediência kkkkk mas enfim. Eu amava o cravo e a rosa e ficava lendo e lembrando dos atores.

Lis 26/11/2021

Legalzinho
Trama divertida, bastante exagerada, mas cai bem em teatro, com piadinhas e rimas. Shakespeare nunca decepciona.

Ribb 02/07/2021

Em forma de roteiro de peça, a estória se passa em tempos mais antigos, sua protagonista é a irmã da irmã perfeita, ela era grossa, rabugenta, rica. Que por mais que o final não foi muito do meu agrado retrata essa realidade

Aline221 17/05/2022

A Megera Domada
É uma história dentro de outra história, sendo que apenas uma apresenta seu desfecho no final do livro.
Recomendo essa leitura demais! É engraçada e também cheia de críticas sociais.

Nicole.Bassi 23/03/2021

Um clássico
Muitos diriam que envelheceu mal, realmente concordo, mas não deixa de ter uma certa grandiosidade se tratando de uma obra de Shakespeare.
Engraçado em alguns momentos.
Mas se eu precisasse indicar uma peça de autor para alguém não seria essa.