A megera domada

A megera domada William Shakespeare
Millôr Fernandes

Resenhas - A Megera Domada

anoca 07/09/2021

xoxo capenga manco anêmico frágil e inconsistente: pior peça do shakespeare que li até agora. tipo..... não tem nada, é só um cara insuportável que no fim doma a doida. só.

Dani 23/03/2020

Não é uma das melhores peças de Shakespeare, mas, ainda assim, é uma leitura rápida, fluída e divertida.

b i a 13/10/2021

das peças de shakespeare que eu li essa é a que eu menos gostei, acho que pro leitor moderno ela é antiquada, mas entendo o contexto da época e até que achei bem humorada

Natanael Nonato 04/04/2022

Leitura rápida e engraçada!
Shakespeare é conhecido mundialmente por suas incríveis peças trágicas, históricas e de comédia. Quem nunca ouviu falar de Romeu e Julieta, ou então da famosa frase ?ser ou não ser, eis a questão? de Hamlet?

Como fazia muito tempo que eu não lia alguma comédia, fui com muitas expectativas para ler algo que realmente mudasse meu humor. E A Megera Domada foi realmente bem engraçado! A peça apesar de ser engraçada reflete também os papéis, muitas vezes injustos, que a sociedade da época (século XVI) espera dos seus homens e mulheres.

E para os noveleiros de plantão, vocês sabiam que a novela O Cravo e a Rosa é uma adaptação de A Megera Domada? Se vocês acompanharam a novela, já sabem muito bem do que a peça se trata!

Cris 08/11/2020

A megera domada
A Megera Domada é uma comédia escrita pelo dramaturgo inglês William Shakespeare. A peça passa na cidade de Pádua, situada no nordeste da Itália, e narra a história de Catarina, uma das filhas do senhor Batista Minola e de Petrúquio. Recomendo a leitura!

Luana 30/04/2021

Uma leitura leve, divertida e engraçada. Infelizmente, a forma com que retrata a mulher aqui é revoltante. Compreende-se que a escrita e de 1600, de qualquer maneira a apropriação que fizeram a partir do livro foi boa (as 10 coisas que eu odeio em você)

Luiza Riveiro 16/02/2020

Uma peça incômoda, mas necessária
A megera domada, de William Shakespeare, é uma peça controversa e incômoda.
Katherine é uma mulher ?intoleravelmente brusca, irritada e voluntariosa?, conhecida como megera. Sua irmã, Bianca, é o oposto: doce e delicada, é desejada por todos. Apaixonado por Bianca, Hortensio fica desesperado ao saber que Bianca só poderá casar depois da irmã mais velha e pede que Petruchio case-se com Katherine. Petruchio, então, procura ?transformar uma Katherine selvagem em uma Katherine submissa como as outras gatinhas caseiras?. Ao longo da peça, fica claro o motivo de Katherine ser uma megera: o defeito não é a falta de educação, mas sim sua não submissão ao homem. É interessante notar, também, as técnicas de Petruchio para domá-la. ?Ela, hoje, nada comeu, nem comerá. Não dormiu a noite passada, nem dormirá esta noite?. Ele age de forma pior do que Katherine, mas, por ser homem, ninguém o julga.
Considerando essas questões, essa é uma peça que deve ser abordada com cuidado. É muito fácil lê-la com olhos de leitor do século XXI e, por conta disso, abominá-la completamente. Precisamos lembrar que ela foi escrita entre 1590-1592. Sua leitura deve sim desencadear discussões sobre o papel e os direitos da mulher, mas sem invalidar a obra em si. É uma obra interessante que merece ser discutida.

Se você gostou desta resenha, não deixe de dar uma olhada no ig literário @nocaminhoumlivro Lá, eu e minha amiga Isa postamos resenhas, indicações, trechos e fazemos leituras conjuntas!

Gabi 21/06/2021

A única coisa que eu gostei desse livro é que a bianca tem mais personalidade que a catarina e fica com o homem que ela gosta no final. De resto, a única coisa que gostei foi a linguagem e o fato de ser bem rápido de ler.