A megera domada

Millôr Fernandes

Resenhas - A Megera Domada

Matheus 15/01/2022

sei lá
O começo chega ser engraçado e depois ele começa a ficar massante ainda mais com abordagem dos personagens, eu gostei até a metade para ser sincero depois fui empurrando com a barriga até o fim.
Adelson 19/01/2022minha estante
Eu lendo A culpa é das estrelas, mesma crítica.

yvnvitx 13/12/2021

A Megera Domada, De William Shakespeare
A peça de comédia de Shakespeare trata de duas irmãs, Bianca que é doce e gentil e Catarina que tem a fama de ser rude e grosseira, ambas lindas. O Plot tem início quando o pai dss duas decide que só vai deixar que Bianca se case quando Catarina, que já estava um tempinho encalhada, arranjasse um pretendente, isso faz com que os candidatos a par de Bianca se mobilizem para encontra alguém corajoso o suficiente para "domar" Catarina.

A peça é muito boa, muito gostosa de se ler, Shakespeare sabe utilizar as palavras e metáforas de forma impecável, além de criar personagens muito originais e momentos para lá de engraçados.

O único problema do livro pra mim foi o machismo exagerado, principalmente no fim da história, chega a ser caricato de tão machista algumas passagens.

Eu que não gostava de Shakespeare, me transformei num grande fã o bardo sabe brincar com as palavras e pintar sentimentos como nenhum outro

@Matcholo 29/03/2021

Segunda vez que li Shakespeare, a primeira foi em Romeu e Julieta, e me surpreendi muito com A Megera Domada, totalmente diferente, desde a história até a métrica e escrita da peça, muito mais fácil de ler, e por ser uma comédia, o clima muito mais tranquilo e bem humorado está nem presente em todo o texto. Leitura rápida, gastei dois dias mas até em um dá pra concluir. A história nos conta os tapas e beijos dos pretendentes ao casamento Catarina e Petruchio, (sim Walcyr Carrasco se baseou nessa obra de Shakespeare para escrever a novela O Cravo e a Rosa) até o altar e depois de casados, com falas e situações hilárias recomendo muito a leitura dessa peça, principalmente pra quem não gosta muito daquelas desgrameiras lazarentas que rolam nos dramas de Shakespeare. Uma chance de conhecer outra face muito bacana do autor.

Mais resenhas sobre esses e outros livro no insta @quedeusmelivre segue a gente lá.

vanessaxclementino 06/07/2022

A Megera Domada
devo admitir que não pesquisei muito antes da leitura, e isso foi o que me fez me surpreender ainda mais com a história, imagine quando vi que foi a mesma que inspirou a novela "O Cravo e a Rosa" o que deixou a leitura mais acessível e ainda gosto de reassistir a novela

@nossosclassicos 02/02/2019

Machismo
Por ser um clássico do teatro, a Megera domada possibilita várias leituras e interpretações. A interpretação que faço vai além do tom engraçado e absurdo da comédia. A leitura que faço é: Petruquio é o dono de Catarina, i.e., ela é uma coisa/objeto sem vida que é dominada por um sujeito através da técnica do "falconismo". Petruquio impõe ao seu objeto uma racionalidade instrumental/fria que torna aquilo que é vivo em morto. A energia de Catarina é modificada em passividade e resignação do patriarcado.

É isso aí... obrigado.

Sthefan.
Rafa 14/02/2019minha estante
Concordo, pensei as mesmas coisas. Mas eu gostei do livro em si, por aspectos gerais...apesar do machismo na história, pensando no contexto/tempo em que foi escrito e considerando o sarcasmo da obra que deixa em aberto o posicionamento do autor.

Thaís de Souza 08/12/2021

A megera domada
Uma encantadora comédia que gira em torno das confusões que os pretendentes de Bianca causam. Confesso que algumas passagens me deixaram incomodada visto a sociedade que vivemos atualmente, para apaziguar esse incomodo acredito fielmente que esta peça foi escrita como uma crítica aos costumes da época. É uma rápida e clássica leitura.

Framboesa 30/05/2022

A megera e o final com redenção!
Segunda experiência com uma peça de Shakespeare, eu gostei tem muitas partes engraçadas dessa comédia. Só queria saber o que aconteceu Sly o bêbado que fizeram achar que era um nobre. Mas, o meu preferido do dramaturgo ainda é hamlet, vamos ver qual vai ser a próxima peça que irei ler dele! ?

May - @may.book.s 21/02/2020

Chaaaaaaato
Sinceramente achei um porre essa leitura... Confusão de nomes parecidos com troca de personalidades... Depois o brutamontes machista e o despropósito de uma história (mesmo sendo uma peça de teatro) mal acabada. É Shakespeare, deveria ser hma comédia, mas é chato.

kelly.brekker 09/01/2022

farofada shakespeariana
"Petrúquio: Brilhando assim só pode ser a lua.
Catarina: Brilhando assim só pode ser o sol."

dei altas risadas, o pai dela me dá nós nervos, mas é bem bom!

saudades de assistir a novela o cravo e a rosa ?

cibelefrahm 07/08/2022

Um clássico da dramaturgia sobre a anulação e destruição de uma mulher por um homem abusivo e outros tantos cumplices. É uma peça dentro de uma peça e acabam ficando algumas pontas soltas.

Galyn 31/07/2022

Gostei mas com ressalvas, o jeito que Petrúquio se refere a Catarina como um cão ou cavalo domado não me agradou, mas tirando isso foi engraçado.

erika 22/03/2020

Pura metalinguagem
Encenação dentro de encenação, enganação atrás de enganação, essa comédia de Shakespeare é uma leitura gostosa e fluida, muito embora o enredo não esteja entre os meus favoritos do Bardo.

Franciel.Oliveira 07/02/2022

O cravo e a rosa
Minha primeira leitura de uma peça, fiquei encantado com a fluidez e facilidade de ler. Me impressionei ao saber que a novela "O cravo e a rosa" que assisti quando criança, é inspirado nessa obra de Shakespeare. Recomendo fortemente!

gabi 04/05/2022

doido
assim, acho que se eu não tivesse um apego muito forte pela novela o cravo e a rosa, teria gostado menos desse livro. é fácil e bobinho, e tem que ter sempre em mente a época em que foi escrito pra não passar um pouco de raiva

Dinha.Lene 23/05/2022

Nunca tinha lindo nada parecido .. amei a experiência ri pra valer recomendo a leitura principalmente pra quem não teve essa experiência ainda.