Eldest

Eldest Christopher Paolini

Resenhas - Eldest

Akira38 06/10/2023

Legalzinho
Me apeguei muito a história dessa saga, é bem detalhada e curiosa. É um bom livro, gostei da ideia de mostrar outros pontos de vista, que não o de Eragon. O único problema é que esse continua sendo tão massante de ler quanto o primeiro, por conta da enrolação. O autor dá muito atenção pra detalhes irrelevantes. Escreve parágrafos grandes sobre coisas que não vão ter nenhuma utilidade pra a história. Isso torna o livro meio chato de se ler, são mais de 600 páginas, quando podiam ter se resumido em muito menos. Demorei dois meses pra finalizar por causa disso, da uma certa preguiça de ler. Mas, repito, a história é muito boa, gosto do enredo, da diversidade de raças e tudo mais, o plot do final também foi bom, apesar de eu ter adivinhado ele desde o primeiro livro. Fiquei feliz quando minha teoria foi totalmente confirmada. Enfim, se você não se importa de livros com muita encheção de linguiça, recomendo essa saga.
Eu15 28/10/2023minha estante
Eu consegui ler ele em duas semanas, eu acho que se prestar bem atenção, cada detalhe do livro é relevante, acho que são coisas que te permite imaginar melhor o cenário, as paisagens e cada acontecimento do livro.

Rúbia Barcellos 19/08/2010

Eldest.. Um livro um tanto quanto cansativo, passei um bom tempo pra lê-lo. O desenrolar da estória é um pouco demorado, com o aprendizado de Eragon em Ellesméra e tudo o mais.

Na minha opnião, o que realmente sustentou a estória, foi o fato do livro ter sido dividido, contando a história de Roran, que por acaso foi muito boa!
O livro começou realmente a ficar bom em um todo durante a Crerimônia de Juramento ao Sangue(Agaetí Blödhren), depois disso não tenho do que reclamar!

Ou melhor.. só tenho uma coisa a mais pra reclamar: *SPOILRES* Murtagh. Foi muito triste o fato dele ter sido obrigado a jurar lealdade a Galbatorix na língua antiga, eu realmente gostava dele. E sabia que tinha armação quando ele foi pego e "morto" em Farthen Dûr. Eu sempre quis que ele virasse um cavaleiro junto com o Eragon, mas nao dessa forma, não "contra" o Eragon. */SPOILERS*

Enfim.. Um bom livro, mas não tão bom quanto "Eragon", porém, recomendado!

"Sé onr sverdar sitja hvass!" - Que suas espadas continuem afiadas!
nanda 08/09/2010minha estante
Ah, foi muito triste mesmo o que aconteceu com o Murtagh. Eu tinha acreditado que ele tinha morrido. Mesmo desconfiando um pouco, porque sempre ele era mencionado de novo e de novo. Pensei que o autor tinha alguma coisa pra ele mesmo. Os gêmeos foram uns desgraçados, malditos! Que raiva que deu deles!!!
E a história do Roran foi realmente muito boa! Foi descrita com muita paixão, me prendeu total! >.

Camila Chimello 23/04/2016

Demorou, mas decolou
Eldest é a continuação de Eragon, e da saga entre o cavaleiro e seu dragão. Em relação ao livro anterior Paolini evoluiu bastante em narrativa e enredo, mas parece que sua atenção aos detalhes acabou tendo um certo exagero.

Se você, assim como eu, se sentir empacado na leitura, minha dica é: insista. Eu demorei longos meses, pensei em desistir duas vezes quando cheguei ao meio do livro. Mas de decidi que concluiria a leitura, e assim o fiz! Não me arrependi, apesar do começo arrastado, os capítulo finais trazem bastante ação e reviravoltas que tanto esperávamos.

A série de livros é promissora, a história é cativante e nos deixa curiosos em saber qual será o destino do cavaleiro e dos vários amigos ao longo de sua jornada. Recomendo para quem gosta de fantasia e, principalmente, de dragões!
Juliana 26/09/2016minha estante
Estou lendo e estou empacada com esse livro... Vou insistir como você disse, pois sua resenha me animou!

Felipe Hoffmann 22/04/2021

Christopher Paolini escreve como poucos
No livro dois do ciclo da herança, o autor manteve o nível altíssimo na narrativa. Assim como no primeiro livro, vemos Eragon e Saphira evoluindo e aprendendo para derrotar o tirano Galbatorix, contando com um tipo professor que não esperava que fosse aparecer. O livro começa com pouco tempo após os acontecimentos finais do primeiro livro e logo de cara já mexe com toda a história. E o final do livro não fica atrás, um acontecimento no final do livro gera um turbilhão de frustrações e sofrimento.

Um livro muito gostoso de ler, as páginas e o tempo voam e você nem percebe! Eu sou um leitor lento, mas li esse livro de 640 páginas praticamente no mesmo tempo que um de 250 e com muito mais facilidade de ler! Não consegui esperar e já comecei o livro três para descobrir o que se passará com Eragon, Saphira e toda a Alagaësia!
Sthefany.Ambrosio 23/04/2021minha estante
????

Bruna.T 03/03/2011

Eragon e Saphira estão de volta. \o/
Três dias se passaram desde o fim da batalha e a derrota de Durza, na qual os Varden sofreram grandes perdas, dentre elas Ajihad, o líder dos Varden. A partir daí, grandes responsabilidades recaem sobre Eragon, tais como ajudar o povo de Farthen Dûr a se recuperar da batalha e dos danos causados, e ajudar o Conselho de Anciãos a escolher um novo líder. A decisão mais sábia é tomada, e Nasuada, a filha de Ajihad, é escolhida a nova líder, o que causa grande comoção e aceitação por parte do povo de Farthen Dûr, e certa revolta por parte dos anões. Então Eragon parte para Ellesméra, a cidade dos elfos, para iniciar seu treinamento como Cavaleiro. Durante a viagem, Eragon conhece um pouco mais sobre os elfos, seus costumes e seu modo de viver.

Antes de iniciar seu treinamento em Tel’naeír, Eragon precisou fazer um juramento na língua antiga para a Rainha dos Elfos, Islanzadí, de que jamais contaria para qualquer pessoa o que estava prestes a ver. Qual não é nossa surpresa (eu fiquei realmente sem palavras) quando é descrito um grande dragão dourado e seu Cavaleiro O_O; Saphira já havia perdido as esperanças de encontrar um dragão vivo com o qual pudesse se reproduzir e continuar sua espécie, e fica realmente animada com essa nova perspectiva. O cavaleiro é Oromis, um elfo, e o dragão dourado é Glaedr, ambos muito velhos, dos tempos dos primeiros Cavaleiros. O treinamento tem início, e acredito que essa seja a parte mais difícil do livro. Foi uma parte que me cansou muito, quase desisti do livro por causa disso. Mas somos recompensados por ter paciência: podemos perceber grande avanço do treinamento, um amadurecimento dos personagens Eragon e Saphira que, cedo ou tarde, seria necessário para a continuação de uma boa narrativa. Algo que me chamou bastante a atenção foi quando, durante o treinamento de Saphira com Glaedr, Saphira tentou uma aproximação com Glaedr, que não deu certo por diversos fatores. Ela ficou revoltada, fora de si, e partiu para o ataque, deixando ambos os dragões feridos e constrangidos; eu me apego muito a certos personagens, e fiquei triste por Saphira.

Roran volta a aparecer mais frequentemente na história, ele é procurado pelo Império, por causa de Eragon, e isso põe todo o vilarejo de Carvahall em perigo. Os Ra’zacs e alguns soldados iniciam vários ataques, então o povo se une e defendem uns aos outros. Tudo isso dificulta um pouco mais o romace de Roran e Katrina, a filha do açougueiro Sloan, que por sua vez fica tão revoltado com tal romance que trai o povo de Carvahall de uma forma horrível.

No início do livro, Eragon abençoou uma criança de Farthen Dûr, o que teve conseqüências desastrosas que ele só foi descobrir mais para frente. Outro acontecimento muito importante é o Agaetí Blödren (a Cerimônia de Juramento ao Sangue), uma celebração dos elfos que ocorre a cada século, na qual eles honram seu pacto com os dragões. Foi uma celebração linda, e o poder dos dragões curou a grande cicatriz que Durza deixou em Eragon, e deu-lhe novas habilidades e uma grande transformação física, que lhe trouxe muitos benefícios.

Infelizmente, Eragon teve que abandonar seu treinamento pela metade, pois surge uma nova ameaça vinda do Império de Galbatorix. Como no livro anterior, uma excelente batalha e cenas de ação incríveis. Perto do fim da batalha, uma grande revelação é feita, trazendo à tona muitas explicações sobre o passado de Eragon e de outros, o que é claro me deixou louca pra começar Brisingr logo.

Tirando aquele pequeno detalhe do treinamento, gostei tanto de Eldest quanto de Eragon. A história e os personagens amadureceram, o que me deixou bem satisfeita.

“Sé mor’ranr ono finna”
Fatos & Livros 19/03/2011minha estante
Ótima resenha. Infelizmente, ainda não li o livro, mas pretendo.
BjoO

Márcio Tigre 09/01/2010

Gostei muito, até o momento é o meu favorito da série.
Eragon dividiu a história com outros personagens, nos deixando conhecer mais sobre esse mundo fantástico.
Final surpreendente!

Vanessa Sueroz 02/12/2009

Maravilhoso!
O livro é encantadoramente maravilhoso!

Ele traz todo o mistério e aventura do primeiro (Eragon), com muita mais guerras e conflitos, onde mostra claramente a evolução do personagem.

O livro no começo é um pouco confuso já que ele traz em paralelo várias histórias, como de Roran e de Eragon, mas quando as histórias finalmente se cruzam dão uma reviravolta emocionante no livro.

Eragon vai para o seu treinamento com os elfos e aprende muitas coisas importantes para as suas aventuras, assim como amadurece e muda até seu modo de ver as coisas.

Enquanto Roran enfrenta grandes problemas com o vilarejo.

Intrigante e emocionante. Um livro para quem gosta de aventura e muito mistério.

MissesElf 28/12/2009minha estante
Concordo com você!

Flavinha 26/07/2011

Eldest - www.chatadoslivros.blogspot.com
ALERTA SPOILERS!!!

Na grande batalha que foi travada entre os Varden e os Urgals no final do volume Eragon, Murtagh e os irmãos bruxos, magos dos Varden, foram capturados e o grande Líder Varden foi morto, sendo sucedido por sua filha Nasuada.

Enquanto alguns guerreiros de Nasuada saem em busca de Murtagh e os gêmeos, Eragon parte com Arya e o anão Orik para Ellesméra, cidade dos elfos, onde cavaleiro e dragão vão completar seu treinamento.
Roran, o primo de Eragon tem grande participação nessa história. Como Eragon fugiu de Carvahall, o tirano Galbatorix manda um exército capturar seu primo, para que este seja mantido refém até Eragon e Saphira se juntarem aos seus propósitos.

Surpreendendo a todos, Roran resiste com a ajuda dos moradores do vilarejo, e depois de uma sangrenta batalha, eles vencem. Infelizmente essa vitória não trás só alegrias, além de deixar dos muitos mortos e feridos, Katrina, a amada e prometida de Roran, é capturada pelos Ra’zac, e cabe a ele o papel de líder dos moradores de Carvahall numa empreitada até Surda, uma comunidade independente que não segue o Rei, e o único lugar em que eles estariam seguros para recomeçar, com o intuito de deixar as pessoas em segurança e depois partir em busca de Katrina.

Acompanhamos essa história pelos olhos de Eragon e de Roran, primos irmãos que tem em seu caminho uma jornada de difícil conclusão, além de ter se tornarem homens na marra, eles terão também de assumir o papel de herói e líder de uma nação que deposita toda a sua fé e esperança numa nova era de dragões.

Enquanto Eragon e Saphira vão desenvolvendo suas aptidões como dragão e cavaleiro com a ajuda de Glaedr e Oromis (dragão e elfo que todos pensam estarem mortos), Roran conduz seus seguidores pela temida Cordilheira da Espinha. Chegando a Narda, eles tomam um barco com destino a Surda, onde são perseguidos pelos soldados de Galbatorix e se vêem obrigados a passar pelo Olho de Javali, um redemoinho gigantesco no meio do oceano, para salvar suas vidas.

Quando Eragon se sente pronto, Nasuada o convoca para ajudar os Varden numa batalha contra o exército de Galbatorix. Roran, quando chega em Surda, fica sabendo da batalha e parte para ajudar os Varden. É aí que eles se reencontram, totalmente mudados e quase irreconhecíveis um pro outro. Roran tem uma grande mágoa de Eragon por ter abandonado tudo e todos sem explicar o que estava acontecendo e Eragon tem um grande remorso por ter causado tanto sofrimento à sua família e aos moradores de sua antiga cidade.

Durante a batalha, Murtagh reaparece, controlado por Galbatorix por meio de um juramento inquebrável na língua antiga. Ele agora possui um dragão chamado Thorn, nascido de um dos ovos do Rei que eclodiu para o garoto. Eles duelam com Eragon e Saphira, até que Murtagh, dividido entre o juramento e o que é certo, abandona a batalha.
Roran, chamado também de Martelo Forte, mata os Gêmeos, que viemos a descobrir que eram espiões do Rei, e depois de terminada a grande batalha, da qual os Varden saem vitoriosos, parte com Eragon em resgate de Katrina.

Este livro é contagiante. Ficamos sem fôlego a cada capítulo, torcendo que Eragon e Saphira consigam concluir seu duro treinamento e torcendo também por Roran, que se mostrou um verdadeiro guerreiro, forte e destemido.

É uma história de batalhas, batalhas contra exércitos maquiavélicos, mas também batalhas que nossos heróis enfrentam contra eles mesmos, onde tem que enfrentar seus medos e a responsabilidade de ser um líder para muitas pessoas. E nós leitores acompanhamos de perto essas batalhas, como se estivéssemos ali, empunhando também uma espada.

Emocionante!

www.chatadoslivros.blogspot.com

Mahfud, Fábio 12/01/2010

Grande continuação
[Pode conter Spoilers]

Em Eldest acompanhamos Eragon e Saphira após a batalha no reino dos anões até seus treinamentos junto aos elfos em Ellesméra. É muito bacana poder ver toda a evolução de Eragon, seja ela física ou mental, suas paixões, seus erros e claro, todas as suas aventuras.
Nesse capítulo da saga também começamos a acompanhar os caminhos seguidos por Roran, primo de Eragon e que terá uma grande importância na trama.
Acho que a parte mais lenta da estória foi o início, com toda a politicagem entre os clãs dos anões, mas quando Eragon e Saphira saíram das montanhas o ritmo se renovou e voltou a ficar empolgante, culminando na grande batalha da Campina Ardente com revelações que mudarão o rumo das coisas.

Muito bom!

Bartolotto. 21/07/2010

Bom.
O livro é bom, não é maravilhoso, mas é bom. Ele é meio cansativo no começo e no meio, mas o final é simplesmente maravilhosamnte inesperao, amo isso, então achco que, foi um dos melhores 'finais rveladores' que já li, é bem impactante. O livro não passa disso, meio cansativo, mas muito interessente, com informaçoes muito preciosas. No final das contas, acaba sendo um bom livro 'ponte'. Bom.

vsc80 10/09/2009

Talvez um dia eu volte a lê-lo...
Paolini, em diversos momentos, parece que quer ser o "Tolkien dos jovens", com uma narrativa que às vezes se torna maçante, cansativa e enfadonha.
Foi uma luta ler "Eragon", tentei me empolgar, tanto que consegui ir até o fim.
Mas no caso de "Eldest", "pois é, não deu..."

Inlectus 11/05/2009

Boa leitura.
Uma estória rica, um texto que nos leva a momentos angustiantes em sua emoção. Vale ler.

Vinnicius 28/02/2009

Paolini revela-se como um autor que se esforça e apende com a experiência. A trama se complica, criando situações interessantes. Ainda segue inspirações de outras obras de forma um pouco óbvia, mas tem seus momentos.

Quem joga RPG reconhece imediatamente o estilo de Paolini como uma aventura divertida. Seu sistema de magia ligado à energia vital é bem interessante. No mais são elfos, dragões, etc.

Para quem leu o anterior, é um alívio saber que a série melhorou de qualidade, mesmo que de "sessão da tarde" tenha passado apenas à "tela quente".

Filyppe.Saraiva 09/04/2009

O Senhor dos Anéis da nova geração
Um livro encantador, que dá seqüência direta ao primeiro volume. Definitivamente viciante e mágico. Impossível largar.