Eldest

Eldest Christopher Paolini

Resenhas - Eldest

Tangerinna 18/01/2024

Gostei bastante
Demorei muito pra terminar essa leitura! No começo eu achei ela um pouco arrastada e demorada demais pra acontecer alguma coisa. Acho que a escrita ficou um pouco mais densa por isso demorou bastante pra fluir.
Achei que começou a melhorar na metade do livro onde começou a ganhar bastante ritmo na história.
Mas gostei do desenrolar. Embora me incomodava bastante algumas partes do Eragon com a Arya que parecia que foi tirado de alguma experiência do autor já que esses livros foram escritos quando ele era bem jovem.
Enfim, tem seus pontos positivos e negativos, mas vale a pena a leitura pra quem quer continuar nessa jornada do Eragon.
Gabyz.z 18/01/2024minha estante
Demorei meses pra terminar o primeiro, mas achei legal.
Só comecei o segundo pq não deu

Jaguatirica 18/01/2024minha estante
Na minha experiência também levei um bom tempo para engatar na leitura. Mas do meio pro final fluiu muito

Juvi E. Anne 30/03/2022

Se não fossem os capítulos do Roran...
O pobre do Roran não é um personagem ruim, mas... A PARTE DELE É CHATA DEMAAAAAIS!!!! Se o autor tirasse todos os capítulos dele e, quando Roran e Eragon se reencontrassen no final, todas as dificuldades dele em Carvahall fossem resumidas em um discurso de flashback, teria sido tão melhor, tão menos cansativo...

Por causa dessa "encheção" de linguiça desnecessária, perdi de acompanhar as grandes revelações desse livro em texto, como o parentesco com o Murtagh e o fato de que, agora, ele é um Cavaleiro e foi forçado a servir o Galbatorix. ? Mas tudo bem. Espero que Brisingr seja melhor.
Nanda 30/03/2022minha estante
Coisas que o autor não aprende...
Lembro até hoje de um capítulo INTEIRO dedicado a descrição de uma caverna (só não lembro se foi nesse ou no primeiro)

Juvi E. Anne 30/03/2022minha estante
Se foi no primeiro, eu tb não lembro. Se foi nesse, eu não cheguei a ver kkkkkkkkkkkkkk ai, cara. Apesar de tudo, gosto muito do universo e não pretendo abandonar a série. Triste que Eldest seja tão cansativo :/

Thiene Morais 31/08/2022

Mais que perfeito
Melhor que o 1 que já é maravilhoso.
Essa série ganha meu coração a cada página.

Zero defeitos, amei demais.
juju.salless 31/08/2022minha estante
acompanhar toda a jornada do eragon eh de aquecer o coração msm ?? eu amo mt

Thiene Morais 31/08/2022minha estante
Nossa..estou amando..nao vejo a hora de continuar com o próximo ?

Matheus Braga 29/07/2012

Eldest - Christopher Paolini - Vida de Leitor
Confira a resenha no blog: http://vidadeleitor.blogspot.com.br/2012/06/eldest-christopher-paolini.html

Hey pessoal, tudo bem?

Como não se apaixonar por um livro que possui em seu enredo: elfos, anões, guerreiros, espadachim e, acima de tudo, DRAGÕES?

Este livro começa exatamente na cena onde Eragon terminou só que, no lugar de uma ardente batalha, temos a contagem de corpos e o choro das famílias que perderam algum ente nesta guerra sangrenta. Quando um grupo de Urgals tentava escapar, Ajihad, o atual líder dos Varden, os segue, mas é preso em uma terrível emboscada que acaba por tirar sua vida, deixando assim seu posto de liderança vago. Quando tal fato ocorre, uma luta pelo poder se inicia, e Eragon, o cavaleiro de dragão, terá um papel de suma importância. Como toda tragédia não vem sem companhia, os Gêmeos e Murtagh, filho de Morzan, estão desaparecidos e foram considerados mortos, não sabiam eles que existiam traidores dentre os Varden.

Enquanto lia Eragon, percebi que o estilo de escrita do autor era bom e bem desenvolvido, contudo, ainda notava um toque infantil na sua escrita, o que se dava pelo fato de ele ter somente 15 anos quando concluiu o primeiro volume da série. Não posso dizer o mesmo de Eldest, a escrita de Paolini amadureceu muito, seus diálogos se tornaram mais dinâmicos e o desenvolver na personalidade dos personagens teve um grande avanço, principalmente na de Eragon após seu treinamento com os Elfos. Acho que o autor conseguiu expressar muito bem o que seria ser treinado nas artes e costumes desse povo.

Voltando ao assunto do treinamento, Eragon passa por árduas horas praticando luta, magia e Rimgar (uma espécie de alongamento envolvendo posições que desafiam a flexibilidade máxima de um corpo e que podem ser aplicados em batalha no manuseio de uma espada), o que faz com que sua personalidade seja moldada de maneira a deixá-lo com um pensamento bem mais adulto do que o que tinha no primeiro livro.

A única coisa eu não me agradou nessa história é que o tempo que Eragon passou na terra dos elfos, não foi realmente aproveitado em batalha, já que a cena final de luta foi tão curta que nem deu para regar o solo a sangue direito. Ai eu pergunto, pode uma batalha dessa produção? ¬¬. Espero que no próximo livro, que por sinal eu já estou louco para ler, a grande batalha envolvendo um dos últimos cavaleiros de dragão seja um pouco mais extensa e que consiga transmitir para o leitor a verdadeira sensação de estar em uma luta.

Abraços,
Matheus Braga
Hildebrando 16/09/2012minha estante
Comprei os três primeiros livros da série e gostei muito da leitura apesar dos nomes e palavras complicadas... Quando vi o filme fiquei decepcionado, pois eles não foram nem um pouco fiel ao conteúdo original do livro! Recomendo, a coleção é excelente!

Renata 22/11/2012minha estante
Adorei sua resenha!.
Eu estou curtindo muito o ciclo da herança!

Catharine 11/10/2015minha estante
Kkkkkkkk finalmente alguém falou dos desmaios de Eragon!
Ótima resenha, falou tudo!

OBs:ele continua desmaiando em Brisingr kkkk

Rafa 13/10/2015minha estante
Não tem como deixar passar essa quantidade absurda de desmaios auhauhauahua

Bruna.Oliveira 20/05/2022

Nesse segundo livro começa a de ter narração de outros personagens p que eu achei ótimo porque temos muitas coisas acontecendo.
Gostei muito de como a história se desenvolveu e como o Roran que era aula personagem que eu sinceramente não esperava nada foi surpreendente.
O Eragon teve um grande desenvolvimento e amadurecimento ainda que ele não tenha nenhum avanço amoroso ele cresce em outros sentidos e se aperfeiçoa de uma forma surpreendente.
A Saphira começa a errar e isso é ótimo porque ela se mostra muito madura desde o seu nascimento mas é muito interessante ver que até mesmo ela se deixa levar pelos seus sentimentos.
O final foi muito bom e me deixou ansiosa pelo próximo livro.
Ivan.Lucio 20/05/2022minha estante
Tenho todos e to devendo de começar kk bom que lembrei aqui

Bruna.Oliveira 21/05/2022minha estante
Leia!!! Vale muito a pena.
Eu comecei a ler achando que não ia terminar nem o primeiro pq tava numa ressaca literaria horrível mas adorei e não consegui parar de ler.
Se você gosta de livros de fantasia que tem uma construção lenta e trabalha bem os personagens vc vai gostar.

Lightwood 01/05/2017minha estante
Não sei se também viu isso com o desenrolar da história, mas o verdadeiro "romance" está na amizade e companheirismo de Eragon e Saphira. Fica muito mais forte e visível quando se chega em Brisingr. Para mim, o romance entre Roran e Katrina é o suficiente.

Maria Bia 26/05/2017minha estante
Siiim! É uma relação linda a de Cavaleiro e dragão. Admirável, até.
Concordo. Roran e Katrina são mais que suficiente, mas ao mesmo tempo a curiosidade sobre o que Arya sente, de fato, chega a ser sufocante. Até que em Herança, descobre-se. HAHAHA

Sil 05/05/2016

A ESPERA PODE PREJUDICAR
Olá leitores queridos,

sabe aquela série que você fica esperando lançar o próximo livro, e esse dia não chega nunca? Quando a diferença entre os lançamentos é entre um ano, a espera já é interminável, e o que fazer quando a espera é de três anos? Escrito pelo norte americano, Christopher Paolini, o ciclo da Herança, inicialmente seria uma trilogia, mas no meio do caminho, tinha uma pedra o autor mudou de ideia, e acabou escrevendo quatro livros, o que deixou uma folga de três anos para os leitores da série. Para mim, isso foi muito negativo, tornou as coisas bem sem graça (fica a dica George Martin), mas mesmo assim não foi uma série ruim, o que mudou, foi a animação e a expectativa de ler, quando enfim estava com Herança em mãos.

O primeiro livro chamado Eragon, o garoto Eragon encontra uma pedra azul na floresta, esta é muito bonita, e ele pretende vendê-la para comprar carne para sua família (que consiste em Eragon, seu primo Roran, e seu tio Garrow). A pedra foi classificada como sem valor, da pedra nasce um dragão azul, que Eragon decide chamar de Saphira. E assim, ele descobre que é o cavaleiro de seu dragão azul. Após um acontecimento terrível, Eragon parte do vilarejo com Saphira e Brom, o contador de histórias. Eragon aprende á usar magia, á lutar como cavaleiro, e aprende cada vez mais sobre sua ligação com Saphira. O rei tirano Galbatorix, está atrás de Saphira, pois ele precisa dela para criar novos dragões.

O segundo livro, tem o nome de Eldest (não sei por que o livro tem esse nome), Eragon inicia seu treinamento com um verdadeiro cavalheiro de dragão (que estão praticamente extintos). Durante uma celebração, Eragon é curado e transformado. Seu primo Roran tem participações maiores nesse livro. Eragon descobre uma traição, um novo dragão surge, e pra variar, com más intenções. Uma batalha termina muito mal.

Brisingr é o terceiro livro, e significa fogo, ter o poder de manipular o fogo, é uma coisa muito poderosa. Esse livro já começa com um resgate, uma líder mulher mostra cada vez mais lealdade ao seu povo. Uma personagem chamada Elva (que tem uma história muito interessante), continua á sofrer sua maldição, um antigo amigo pode ser resgatado, e Eragon descobre quem é seu pai.

Herança é o último livro, Eragon se vê no meio de mais uma batalha, Saphira quase é morta, Eragon cura uma menina, e melhora suas habilidades, conhecemos o dragão do rei tirano, e ele o usa em combate.

A história termina de uma maneira fantástica e totalmente inesperada para mim. Fiquei bastante surpresa com o destino que o autor deu aos personagens, e acredito que foi uma escolha muito sensata. A série é muito bem construída, e todas as perguntas são respondidas, (menos o título do segundo livro, que ainda é um enigma para mim), os personagens são muito bem detalhados e seus papéis são decisivos. Uma leitura muito recomendada.

Abraços.

site: http://www.colunadovale.com.br/a-espera-pode-prejudicar/
Tay 18/05/2016minha estante
Também fiquei curiosa e fui pesquisar. Eis que:
"Uma curiosidade sobre os títulos dos livros. Fica muito claro para o leitor que Eragon tem este título pelo protagonista. O problema é que a gente termina Eldest sem entender que título é este, eu curiosa fui pesquisar mais sobre o assunto. E descobri que o título se deve ao significado da palavra, que do inglês significa ?primogênito?. Não posso contar o porquê, seria um grande spoiler, mas pelo menos depois de ler da para entender tudo."

Felipe Hoffmann 22/04/2021

Christopher Paolini escreve como poucos
No livro dois do ciclo da herança, o autor manteve o nível altíssimo na narrativa. Assim como no primeiro livro, vemos Eragon e Saphira evoluindo e aprendendo para derrotar o tirano Galbatorix, contando com um tipo professor que não esperava que fosse aparecer. O livro começa com pouco tempo após os acontecimentos finais do primeiro livro e logo de cara já mexe com toda a história. E o final do livro não fica atrás, um acontecimento no final do livro gera um turbilhão de frustrações e sofrimento.

Um livro muito gostoso de ler, as páginas e o tempo voam e você nem percebe! Eu sou um leitor lento, mas li esse livro de 640 páginas praticamente no mesmo tempo que um de 250 e com muito mais facilidade de ler! Não consegui esperar e já comecei o livro três para descobrir o que se passará com Eragon, Saphira e toda a Alagaësia!
Sthefany.Ambrosio 23/04/2021minha estante
????

Camila Chimello 23/04/2016

Demorou, mas decolou
Eldest é a continuação de Eragon, e da saga entre o cavaleiro e seu dragão. Em relação ao livro anterior Paolini evoluiu bastante em narrativa e enredo, mas parece que sua atenção aos detalhes acabou tendo um certo exagero.

Se você, assim como eu, se sentir empacado na leitura, minha dica é: insista. Eu demorei longos meses, pensei em desistir duas vezes quando cheguei ao meio do livro. Mas de decidi que concluiria a leitura, e assim o fiz! Não me arrependi, apesar do começo arrastado, os capítulo finais trazem bastante ação e reviravoltas que tanto esperávamos.

A série de livros é promissora, a história é cativante e nos deixa curiosos em saber qual será o destino do cavaleiro e dos vários amigos ao longo de sua jornada. Recomendo para quem gosta de fantasia e, principalmente, de dragões!
Juliana 26/09/2016minha estante
Estou lendo e estou empacada com esse livro... Vou insistir como você disse, pois sua resenha me animou!

Rúbia Barcellos 19/08/2010

Eldest.. Um livro um tanto quanto cansativo, passei um bom tempo pra lê-lo. O desenrolar da estória é um pouco demorado, com o aprendizado de Eragon em Ellesméra e tudo o mais.

Na minha opnião, o que realmente sustentou a estória, foi o fato do livro ter sido dividido, contando a história de Roran, que por acaso foi muito boa!
O livro começou realmente a ficar bom em um todo durante a Crerimônia de Juramento ao Sangue(Agaetí Blödhren), depois disso não tenho do que reclamar!

Ou melhor.. só tenho uma coisa a mais pra reclamar: *SPOILRES* Murtagh. Foi muito triste o fato dele ter sido obrigado a jurar lealdade a Galbatorix na língua antiga, eu realmente gostava dele. E sabia que tinha armação quando ele foi pego e "morto" em Farthen Dûr. Eu sempre quis que ele virasse um cavaleiro junto com o Eragon, mas nao dessa forma, não "contra" o Eragon. */SPOILERS*

Enfim.. Um bom livro, mas não tão bom quanto "Eragon", porém, recomendado!

"Sé onr sverdar sitja hvass!" - Que suas espadas continuem afiadas!
nanda 08/09/2010minha estante
Ah, foi muito triste mesmo o que aconteceu com o Murtagh. Eu tinha acreditado que ele tinha morrido. Mesmo desconfiando um pouco, porque sempre ele era mencionado de novo e de novo. Pensei que o autor tinha alguma coisa pra ele mesmo. Os gêmeos foram uns desgraçados, malditos! Que raiva que deu deles!!!
E a história do Roran foi realmente muito boa! Foi descrita com muita paixão, me prendeu total! >.

Tamirez | @resenhandosonhos 02/08/2018

ELDEST
É bem triste dizer isso, mas Eldest foi uma bela decepção. Eu estava tão empolgada depois do fim de Eragon que essa leitura foi um completo banho de água fria. O livro não é ruim, mas pra mim que sou uma leitora ávida de fantasia e já li dezenas de outros livros onde o menino descobre algo especial e vai passar por treinamento, não há mais saco disponível para enfrentar 500 páginas dessa menino treinando suas habilidades. Sim, 500 páginas.

É apenas muito perto do fim que temos uma movimentação diferente na estrutura da história e algo diferente acontece, mudando um pouco os rumos. Porém, até alcançar esse ponto, é necessário de contentar com os raros e pequenos capítulos de Roran, o personagem que realmente salva essa história.

O jovem começa a ser caçado por sua ligação com Eragon e depois de ataques a Carvahall, convence a população de quem não é seguro ficar sentados esperando a maré passar, porque eles provavelmente estarão todos mortos até lá. É com esse personagem que temos algo acontecendo o tempo todo, onde há ação, estratégia e desenvolvimento. Vendo isso se desenvolver em paralelo com o marasmo de Eragon dá ainda mais raiva do personagem, principalmente pelo fato de que ele sequer pensa sobre o primo ou como as coisas ficaram em sua cidade. Para o garoto, Roran nem existe mais e foi apagado da memória.

“As canções dos mortos são os lamentos dos vivos.”

Eragon está realmente se dedicando ao treinamento e melhorando suas habilidades. Quando chega finalmente a terra dos elfos, uma surpresa se apresenta e o treinamento parece mais desafiador. Não me importo que o personagem PRECISE treinar, me incomoda VER ele treinando, página após páginas com coisas desinteressantes, como por exemplo a observação à vida das formigas. Sim, há algo a se tirar dali, uma mensagem, mas tanto disso e por tanto tempo torna tudo desinteressante e a história extremamente monótona.

A relação do garoto com Arya também evoluí. Ou pelo menos ele gostaria que fosse assim. Eragon firma seus sentimentos com relação a elfa e também descobre mais sobre sua origem e posição, o que não ajuda em nada, pois parece ser uma relação sem muito sucesso. Mas, é claro, vamos ter um leve mimimi a esse respeito, afinal o personagem é um garoto apaixonado e é raro não passarmos por essa fase em qualquer livro que seja.

A evolução de Eragon não me pareceu muito visível até que o final do livro se aproximou e ele teve que assumir novamente uma posição de liderança. Aliás, essa parece ser a fórmula de Paolini: marasmos prolongados para uma grande batalha no final. O problema disso que é que são muitas páginas sem sustentação, e isso simplesmente não funciona mais comigo. O tom mais divertido também não está mais tão presente e a relação de Eragon com Saphira fica por vezes até desgastada e não sei bem o que penso sobre isso. O que sei é que, se tivéssemos um treinamento mais breve, esse livro poderia ter no mínimo 200 páginas a menos, fácil fácil. As inconstâncias do garoto diminuíram, o que mostra um amadurecimento na escrita, mas também não há nada extremamente significativo aqui que justifique maiores elogios.

“Todo mundo morre sozinho, seja você um rei no campo de batalha ou um camponês junto de sua família, ninguém pode acompanhá-lo quando você morre.”

Temos um fato engraçado também: Eragon faz tantos juramentos e se alia a tantos povos diferentes que não há como não pensar que isso vai vir contra ele em algum ponto. É o típico quer ser amigo de todo mundo e se o jogo virar e ele precisar escolher lados e alianças, pode ser bem complicado. Galbatorix, por sua vez, é apenas uma sombra aqui e espero ver mais sobre esse vilão mais pra frente, afinal aqui também ficou apagado, sendo sinalizado apenas por suas “intenções” já pré estabelecidas.

Em relação ao final, ai sim temos o ponto alto da história. Há a volta de pessoas, revelações e reencontros e tudo isso acelerado nas últimas 100 páginas dá um ritmo frenético a narrativa que, agora sim, se sustenta bem. Ficou o gostinho de seguir em frente, mas também o medo do que encontrar, afinal os livros estão ficando cada vez maiores e não sei o que esperar com relação aos pontos intermediários.

Eldest não funcionou pra mim, apenas. É um livro parado, de treinamento, basicamente. Os capítulos de Roran e o final salvam a história, mas até chegarmos lá, haja paciência. Eu já fiz a leitura do terceiro volume e sei que a história melhora bastante, então vamos lá.

site: http://resenhandosonhos.com/eldest-christopher-paoilini/
Lary Nunes 03/08/2018minha estante
Sorte que o 3° e o 4° valem a pena.

vitor.1 07/07/2021

Eldest
Livro bom , recomendo.
Leitura como Harry Potter talvez seu único defeito seja que ele e meio maçante e talvez grande de mais.Mas para quem está a procura de um livro bom e está disposto a ler bastante, super recomendo
Ira 14/10/2021minha estante
?????

Yann Almeida 02/02/2022

Durante a leitura de Eragon, por vezes me pareceu que a escrita do Paolini variava entre 8 e 80. Porém, ao longo da leitura de Eldest algo estalou dentro de mim, como que uma vontade de não pensar mais sobre nada além das palavras e visualiza-las em minha mente. Somado a trama começar a fluir de forma mais rápida com as divisões de capítulos por personagens, a narrativa se tornou mais fluida.

É um ótimo livro, tô ansioso pelo que vem na próxima metade da saga.
Bru 04/02/2022minha estante
nossa sim, isso da divisão de capítulos por personagem deixou tudo muito melhor, adorei demais

Miss.Jackð 14/10/2020

Não mate as formigas!
Achei esse livro por acaso na biblioteca da escola, e graças ao lindo dragão na capa, resolvi ler. Foram mais de seiscentas páginas lidas com gosto, porque o mundo fantástico criado nesse cenário é maravilhoso.
Depois de ler uma passagem desse livro, eu comecei a ter mais compaixão com insetos pequenos, afinal, são importantes, existem por um motivo, certo? Você sabe que um livro é incrível quando você aprende uma lição que leva para vida depois de lê-lo, mesmo que essa lição seja algo "pequeno", do tipo não matar formigas ou pequenos insetos inofensivos.
Soybean 14/10/2020minha estante
Esse texto que você escreveu toca lá no fundo da alma, sério, perfeito :,)